Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    A minha casa foi construída com instalação elétrica trifasica, devido ao uso de equipamentos que necessitavam desse tipo de corrente.
    Há cerca de um ano instalei 12 painéis solares e um inversor (que transforma a energia solar em energia eléctrica) necessariamente trifásico também.
    Acabo, agora que tenho estado atento a todos os detalhes, de perceber que estou a tirar muito pouco partido do meu sistema e a economizar muito menos do que wconomizaria com um sistema monofásico (o mais comum).
    Com efeito, com o inversor trifásico a energia gerada é injectada na rede de forma equitativa em cada uma das três fases. Ora, se eu tiver um equipamento a consumir energia (o forno, por exemplo) ele só vai aproveitar a energia que foi injectada na fase onde está a operar, desperdiçando a energia solar que está a ser injectada nas outras duas fases e consumindo da rede pública a restante energia de que necessita.
    Exemplo: num determinado momento o meu inversor está a injectar na rede 1500Kw, 500Kw em cada uma das 3 fases. Se eu ligar o forno (que está, por exemplo, na fase 2) e ele consumir 1000Kw/h, sucede que ele vai usar os 500Kw que estão a ser injectados nessa fase e vai consumir os outros 500Kw da rede pública.
    Ora, isto é péssimo para mim porque na verdade estou a consumir 500kw/h da rede pública quando o meu inversor está a gerar energia suficiente mas está a ser desperdiçada nas duas outras fases.
    Há alguma solução para isto? O que me sugerem?
    Muito obrigado pela vossa ajuda.
      IMG_20211024_113759.jpg
  2.  # 2

    Viva,

    Não sei qual o seu inversor, mas já tem inversores atuais que fazem essa gestão.
  3.  # 3

    O seu inversor duvido que injecte na rede 1500Kw você quiz dizer 1,5KW

    Quanto ao seu problema, você deve ter daquelas instalações antigas onde as pessoas tinham 3 fases mas a casa ficava pendurada numa só fase… terá de fazer a escolha, entre mudar para monofásico ou falar com um electricistas e refazer o quadro principal.
  4.  # 4

    Colocado por: luixmodO seu inversor duvido que injecte na rede 1500Kw você quiz dizer 1,5KW

    Quanto ao seu problema, você deve ter daquelas instalações antigas onde as pessoas tinham 3 fases mas a casa ficava pendurada numa só fase… terá de fazer a escolha, entre mudar para monofásico ou falar com um electricistas e refazer o quadro principal.


    Sim, 1,5Kw como é evidente.
    A minha casa é relativamente recente e tenho mesmo três fases a funcionar. Determinados equipamentos estão numa fase (fogão e frigorífico estão na mesma fase, por exemplo) e outros estão noutra e a iluminação geral noutra.
    Deveria de haver uma forma de em momentos de consumo maior de uma determinada fase o inversor injectar toda a energia produzida nessa fase, caso contrário é um desperdício enorme, como está a acontecer comigo.
    Não sei se o meu inversor (solaX x3) está preparado para fazer essa gestão. Talvez necessite de alguma configuração que eu não sei fazer.
  5.  # 5

    Colocado por: Salomao

    Sim, 1,5Kw como é evidente.
    A minha casa é relativamente recente e tenho mesmo três fases a funcionar. Determinados equipamentos estão numa fase (fogão e frigorífico estão na mesma fase, por exemplo) e outros estão noutra e a iluminação geral noutra.
    Deveria de haver uma forma de em momentos de consumo maior de uma determinada fase o inversor injectar toda a energia produzida nessa fase, caso contrário é um desperdício enorme, como está a acontecer comigo.
    Não sei se o meu inversor (solaX x3) está preparado para fazer essa gestão. Talvez necessite de alguma configuração que eu não sei fazer.



    Você quando diz que o fogão e o frigorífico estão na mesma fase, tem a certeza disso ou você pensa que está assim?
    Já agora o que o fez instalar 3 fases na casa? A bomba de calor? Secalhar os seus painéis foram instalados para auxiliar a bomba de calor durante o dia claro!
  6.  # 6

    Colocado por: luixmod


    Você quando diz que o fogão e o frigorífico estão na mesma fase, tem a certeza disso ou você pensa que está assim?
    Já agora o que o fez instalar 3 fases na casa? A bomba de calor? Secalhar os seus painéis foram instalados para auxiliar a bomba de calor durante o dia claro!


    Tenho 3 fases (S, R e T). Estão todas identificadas no quadro geral e cada disjuntor identifica os equipamentos que estão nessa fase.

    Instalei sistema trifásico porque a minha mulher usava máquina de custura industrial que requeria corrente trifásico. Neste momento já não necessito.
  7.  # 7

    Colocado por: Salomao

    Tenho 3 fases (S, R e T). Estão todas identificadas no quadro geral e cada disjuntor identifica os equipamentos que estão nessa fase.

    Instalei sistema trifásico porque a minha mulher usava máquina de custura industrial que requeria corrente trifásico. Neste momento já não necessito.



    Se isso é verdade significa que não está mal de todo, tentaram equilibrar a carga pelas 3 fases o que quer dizer que os 500w que estão nas 3 fases podem ser usados por outros equipamentos. O problema é que neste caso não há muito a fazer, e eu também não conheço nenhum inverter que consiga fazer o que o colega disse atrás.
    • zed
    • 25 outubro 2021

     # 8

    Pode ser uma não questão se tiver o net metering a funcionar.
    Concordam com este comentário: mruas
  8.  # 9

    Colocado por: Salomao
    Instalei sistema trifásico porque a minha mulher usava máquina de custura industrial que requeria corrente trifásico. Neste momento já não necessito.


    Então nesse caso chame um eletricista para passar para monofásico e tem o problema resolvido.
    Concordam com este comentário: Dias12
  9.  # 10

    Colocado por: ruicarlov

    Então nesse caso chame um eletricista para passar para monofásico e tem o problema resolvido.


    se ele fizer isso vai ter de trocar o inverter dos painéis solares. alem dos custo de troca do quadro para monofasico, e da mudança de contrato, e se não tiver de trocar o contador é uma sorte.
  10.  # 11

    Colocado por: luixmod

    se ele fizer isso vai ter de trocar o inverter dos painéis solares. alem dos custo de troca do quadro para monofasico, e da mudança de contrato, e se não tiver de trocar o contador é uma sorte.


    Quanto ao inversor não me posso pronunciar, mas na maioria dos casos basta fazer um shunt das fases sem ser necessário nada de mais. O contrato de eletricidade não tem nada a ver com monofásico ou trifásico a menos que esteja com uma potência muito elevada, e de qualquer forma baixar a potência não tem custos.
  11.  # 12

    Colocado por: ruicarlov

    Quanto ao inversor não me posso pronunciar, mas na maioria dos casos basta fazer um shunt das fases sem ser necessário nada de mais. O contrato de eletricidade não tem nada a ver com monofásico ou trifásico a menos que esteja com uma potência muito elevada, e de qualquer forma baixar a potência não tem custos.


    varias asneiras em conjunto! se ele fizer um "shunt" como voces diz nas fases vai curto-circuitar tudo. o contrato tem tudo haver, ele deve ter trifasico 10,45kvA precisa de mudar de trifasico para monofasico com a mesma Potencia.
    Concordam com este comentário: rui coutinho
  12.  # 13

    Colocado por: luixmodvarias asneiras em conjunto! se ele fizer um "shunt" como voces diz nas fases vai curto-circuitar tudo

    De todo não vai. Altera o fornecimento para monofásico (passa a levar só uma fase ao quadro) e, no quadro, liga todas as anteriores 3 fases numa, mas em caso de dúvida é ver com um electricista.

    Só curto-circuita se a entrada (o que vem do fornecedor) for trifásica e as fases ligadas entre si. Claro que depois tem de inutilizar qualquer tomada trifásica que tenha em casa, mas o que se sugere é primeiro passar a monofásico no fornecimento e depois alterar o quadro.

    Eu também recomendaria esta hipótese, caso o custo do novo inversor seja controlado (pode sempre realizar algum dinheiro com a venda desse). Com 6,9kVA certamente que alimenta a casa toda, poupa no termo de potência mensal e será sempre muito mais fácil gerir as cargas sem disparar a entrada por sobrecarregar uma das fases enquanto que as outras estão "a dormir".
  13.  # 14

    Colocado por: Bruno.Alves
    De todo não vai. Altera o fornecimento para monofásico (passa a levar só uma fase ao quadro) e, no quadro, liga todas as anteriores 3 fases numa, mas em caso de dúvida é ver com um electricista.

    Só curto-circuita se a entrada (o que vem do fornecedor) for trifásica e as fases ligadas entre si. Claro que depois tem de inutilizar qualquer tomada trifásica que tenha em casa, mas o que se sugere é primeiro passar a monofásico no fornecimento e depois alterar o quadro.

    Eu também recomendaria esta hipótese, caso o custo do novo inversor seja controlado (pode sempre realizar algum dinheiro com a venda desse). Com 6,9kVA certamente que alimenta a casa toda, poupa no termo de potência mensal e será sempre muito mais fácil gerir as cargas sem disparar a entrada por sobrecarregar uma das fases enquanto que as outras estão "a dormir".




    Ele disse::: “mas na maioria dos casos basta fazer um shunt das fases sem ser necessário nada de mais.”
    Hora se fazes um shunt nas fases sem alterar para monofásico da asneira 🤦‍♂️ A não ser que ele queira desligar 2 fases continuar a pagar as 3 fases e usar só 1 🤣 o que ainda é pior…

    Estar a advinhar a potência dele e dizer o que deve ou não contratar é asneira… depois isto tudo implica sempre troca de contrato de contador e alterar o quadro, que para muitos é simples para o colega pode não ser. Eu não sei quem é que muda o contador mas o quadro deveria ser o electricista a mexer. Ainda vai ter de vender o inversor antigo e comprar um novo.. tudo isto acarreta despesas que o colega pode não estar interessado…
  14.  # 15

    Colocado por: luixmod
    Ele disse::: “mas na maioria dos casos basta fazer um shunt das fases sem ser necessário nada de mais.”
    Hora se fazes um shunt nas fases sem alterar para monofásico da asneira 🤦‍♂️ A não ser que ele queira desligar 2 fases continuar a pagar as 3 fases e usar só 1 🤣 o que ainda é pior…

    Estar a advinhar a potência dele e dizer o que deve ou não contratar é asneira… depois isto tudo implica sempre troca de contrato de contador e alterar o quadro, que para muitos é simples para o colega pode não ser. Eu não sei quem é que muda o contador mas o quadro deveria ser o electricista a mexer. Ainda vai ter de vender o inversor antigo e comprar um novo.. tudo isto acarreta despesas que o colega pode não estar interessado…


    Claro que não estou a dizer para o homem se ir meter ele a shuntar fases. Falar com um eletricista para a passagem para monofásico ficar bem feita. O que estou a dizer é que não é uma grande obra que necessite trocar de quadro, contador e por aí fora. Já algumas pessoas conhecidas passaram para monofásico, até para poder reduzir a potência contratada, e apanhado um técnico da e-redes bem disposto, eles até fazem isso num instante.
    Concordam com este comentário: luixmod
  15.  # 16

    Obrigado a todos pelos contributos.
    Naturalmente que se optar por sistema monofasico terei que previamente solicitar à EDP a alteração e a um electricista as necessárias adaptações no quadro elétrico.
    Assim, neste momento o meu foco está em encontrar alguém que esteja interessado num inversor da Solax (X3 4Kw) para que eu possa trocar por um monofasico. De resto, os inversores monofasicos são mais baratos que os trifasicos pelo que, se tiver sorte, até posso nem ter grande prejuízo na troca.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  16.  # 17

    Colocado por: SalomaoObrigado a todos pelos contributos.
    Naturalmente que se optar por sistema monofasico terei que previamente solicitar à EDP a alteração e a um electricista as necessárias adaptações no quadro elétrico.
    Assim, neste momento o meu foco está em encontrar alguém que esteja interessado num inversor da Solax (X3 4Kw) para que eu possa trocar por um monofasico. De resto, os inversores monofasicos são mais baratos que os trifasicos pelo que, se tiver sorte, até posso nem ter grande prejuízo na troca.
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves



    já agora qual é a tua potencia contratada? numa situação mais pontual podes sempre reconfigurar as fases do quadro de maneira a colocar alguns electrodomésticos que estejam sempre ligados de dia pelas 3 fases de forma a consumir a energia que produzes, não é demais alertar que isto engloba mexer no quadro eléctrico e desequilibrar um pouco as fases ou equilibra, depende de como tenhas tudo ligado.
  17.  # 18

    13,8 kVA, mas já pedi para baixar para 10,45
  18.  # 19

    Pois o problema dos 10,35kVA trifásicos é que são apenas 16A por fase. Um pequeno desequilíbrio no consumo e já pufffffff.
    É (muito) mais fácil manter uma casa a funcionar com 6,9kVA monofásico do que 10,35kVA trifásico...

    Se já pediu a alteração é ver o que dá, para já nada mais há a fazer
  19.  # 20

    Colocado por: Bruno.AlvesPois o problema dos 10,35kVA trifásicos é que são apenas 16A por fase. Um pequeno desequilíbrio no consumo e já pufffffff.
    É (muito) mais fácil manter uma casa a funcionar com 6,9kVA monofásico do que 10,35kVA trifásico...

    Se já pediu a alteração é ver o que dá, para já nada mais há a fazer


    esse desequilíbrio só acontece se o quadro for mal montado, colocar vários aparelhos de potencias altas(placa indutiva e bomba de calor ou forno) na mesma fase, se for bem dimensionado esse problema não existe. os 10.35kva são 15A por fase e se o colega quiser pode ter a mesma potencia em monofasico.
 
0.0217 seg. NEW