Iniciar sessão ou registar-se
    • Ndts
    • 26 outubro 2021

     # 1

    Bom dia caros membros deste forum.
    Agradeço desde já toda a ajuda e opiniões que queiram partilhar.

    Estamos agora a iniciar este sonho, construção de moradia.
    Tendo o terreno algumas limitacoes
    303m2 total
    Area implantação 85m2
    Anexo 30m2

    Foi me proposta pela arquitecto 2 soluções

    Deixem as vossas opiniões por favor
    • Ndts
    • 26 outubro 2021

     # 2

    Proposta A
    Proposta B
    • Ndts
    • 26 outubro 2021

     # 3

    A e B
      Screenshot_20211026-053128_Office.jpg
      Screenshot_20211026-053156_Office.jpg
  1.  # 4

    Onde é o Norte?

    Aquelas varandas /palas... Ou são ou não são.
    Ou estão localizadas em locais estratégicos que façam falta ou mais vale não ter.
    Veja a relação dos espaços interiores com a envolvente exterior,nomeadamente os percursos de chegada e espaços de estar.

    Trabalhem isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ndts
    • Ndts
    • 26 outubro 2021

     # 5

    Para Norte será a zona cozinha,lavandaria

    Podia ser mais preciso?

    Quando fala na relação dos espaços interiores com a envolvente exterior,nomeadamente os percursos de chegada e espaços de estar?
  2.  # 6

    Colocado por: NdtsPodia ser mais preciso?

    quer que lhe faça/ resolva o projecto? ;)
  3.  # 7

    Colocado por: NdtsPara Norte será a zona cozinha,lavandaria

    Isso é muito escasso, onde anda a rosa dos ventos?
  4.  # 8

    Colocado por: NdtsQuando fala na relação dos espaços interiores com a envolvente exterior,nomeadamente os percursos de chegada e espaços de estar?

    Não vou resolver o projecto... São coisas para o/a fazer pensar e abordar/ discutir com o arquitecto. Afinal está perente um amoradia e não um apartamento.
    • Ndts
    • 26 outubro 2021

     # 9

    Bem sei que ainda estamos numa fase embrionária. Ainda existirá muitos promenores a alterar com o arquitecto.

    Sr.Pedro Barradas não espero que ninguem me resolva nada, somente e quem quiser dar opiniões validas , eu agradeço. É para isso que existem foruns, troca de ideias.
    Concordam com este comentário: treker666
  5.  # 10

    Sim, eu dei-jhe umas achegas, poderão ser muito genéricas, certo,mas considero-as válidas e pertinentes.
    Espero que as minhas palavras o tenham posto a pensar./ colocar em causa o que lhe foi apresentado.. não foram para "espicaçar"... de todo foram para o alertar.
    Também não mete muito mais informação. Estando em fase muito embrionária, é ir fazendo o seu percurso, sem grandes entrosamentos do exterior.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Ndts
  6.  # 11

    penso que ao nivel do RC o caminho será pela proposta A
    já ao nivel do 1ºandar prefiro a B claro que com a escada do A

    estranho é terem o anexo de um lado e a entrada dos carros noutro, regra geral nestes casos não costuma ser assim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, AAFF
  7.  # 12

    Eu pedia um segundo estudo prévio a outro aerquiteto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ndts
  8.  # 13

    Imagine-se a chegar com as compras do supermercado.
    Não acha que a porta principal da casa e a cozinha devem estar perto uma da outra e da garagem/ parqueamento (é coberto ou ao ar livre?)
  9.  # 14

    A porta, parece-me perto do estacionamento, entra na casa pela cozinha, não tem problema.
    Fará mesmo falta uma porta de entrada formal? Numa casa em que se entra no dominio privado logo após se passar o muro. Recebe visitas formais? Quantas vezes irá usar aquela porta "principal" lateral? E as viaturas e o acesso rodo/ pedonal principal que estão no lado oposto.

    Mais umas questoes para pensar...
  10.  # 15

    Colocado por: marco1estranho é terem o anexo de um lado e a entrada dos carros noutro, regra geral nestes casos não costuma ser assim

    Verdade, neste caso até hipotecando o espaço livre exterior do lote. e.. ter um estacionamento defronte da zona social.
    Não menos verdade que não conhecemos a inserção urbanistica, a topografia, os condicionantes do lote, a orientação solar, etc...
  11.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasFará mesmo falta uma porta de entrada formal


    Faz "falta" a área ocupada pelo hall... poderia ser aproveitada para ser mais "útil"
  12.  # 17

    Colocado por: nunogouveiaEu pedia um segundo estudo prévio a outro aerquiteto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ndts

    Já que referiu este ponto, queria endereçar uma pergunta aos arquitetos aqui do fórum...por exemplo que custo associado tem um estudo prévio, imaginando que um arquiteto apresenta um estudo prévio mas que o trabalho em nada me agrada e peço a um outro arquiteto outro estudo, no meio deste processo quanto custará apenas o estudo prévio?
  13.  # 18

    depende do conteúdo do "estudo prévio"... se for somente a resolução em planta será um valor, se for um estudo com plantas diversas, varias hipoteses, discussão das opções e ainda a resolução em volumetria do edifício, será outro valor.
    Depende, tem de pedir cotação. a complexidade do terreno/ situação, as exigências de programa e suas também são a considerar quando se dá cotação para o serviço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
    • RCF
    • 26 outubro 2021

     # 19

    Prefiro a A
    Em qualquer uma delas, tentaria alterar o modelo de escada. Para uma escada principal, de uso corrente, é de evitar os degraus em triângulo, tipo rabo de bacalhau.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ndts
  14.  # 20

    Colocado por: Djdasa...por exemplo que custo associado tem um estudo prévio, imaginando que um arquiteto apresenta um estudo prévio mas que o trabalho em nada me agrada e peço a um outro arquiteto outro estudo, no meio deste processo quanto custará apenas o estudo prévio?
    depende.. mas o estudo prévio é o que mais custa no processo todo de licenciamento... por norma o estudo prévio prevê alterações até acertar n oque vc pretende porque irá trocar de arqº a meio do estudo prévio?
 
0.0186 seg. NEW