Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola a todos, tenho a minha casa a venda e depois de os interessados mandarem fazer avaliaçao a imobiliaria quer fazer o cpcv! a minha duvida e o seguinte:

    fala que se nao tiverem a avaliaçao boa etc podem cancelar o CPCV etc ora isso nao me deixa muito " a vontade", pois se eu falhar tenho de devolver etc mas se eles desistirem etc fico agarrado!

    isto e normal vir nos cpcv ou e melhor nao acordar com estas lineas e nao assinar? pelos vistos ainda nem se sabe se vao ou nao ter credito!! parece que é mais para "segurar a casa" sem certezas...Preferia aguardar por um cpcv ou cliente ja com mais segurança. Mas estao a pressionar ja para assinatura amanha.

    e outra coisa... tenho de pagar 50% a imobilairia... e depois se cancelarem eu peço valor tambem a imobiliaria?


    obrigado pela ajuda nesta questao vim aqui registar para obter opinioes

    deixo aqui link do CPCV obrigado https://postimg.cc/2bJgMqJZ
  2.  # 2

    Primeiro faz a avaliação, se estiver tudo ok, deixa de fazer sentido a cláusula do financiamento, eu seja como comprador ou vendedor, nunca aceito a clausula de financiamento, CPCV sempre após avaliação.

    Se paga 50% de comissão à imobiliária no CPCV, mesmo que desistam, nunca mais vê o dinheiro.
  3.  # 3

    pois e Sr Varejote obrigado pela ajuda entao afinal ainda nem devem ter aprovaçao tou tramado e eles a insistirem ja todos chateados
  4.  # 4

    depois diz que eles tem 45 dias para a escritura, e nos temos 5 dias para devolver dinheiro se eles desistirem. Sera que posso exigir uma prova da decisão do banco? ou da avaliação etc antes do CPCV?
  5.  # 5

    Não precisa de prova nenhuma, só faz CPCV sem essa cláusula, ponto.
    Eles que que confirmem o financiamento/avaliação antes do CPCV.

    Este ano comprei um imóvel, só fiz CPCV após avaliação, naturalmente o CPCV não tinha a cláusula de financiamento.

    Tenho um amigo que neste momento está a vender um imóvel, o comprador fez avaliação, após avaliação, fez CPCV sem clausula de financiamento.

    A imobiliária quer já o CPCV mesmo sem a avaliação, para papar já 50% da comissão, se o negócio cair, já não devolve o que recebeu.
    Concordam com este comentário: luisnunes2
  6.  # 6

    Luís atente no seguinte:

    1º - O comprador nunca sabe se vai ter crédito ou não até depois do feedback do banco, depois da avaliação, ou seja , nem a avaliação é o passo final.
    2º - O comprador (informado) não se vai colocar numa posição de andar a pagar avaliações sem garantias que o imóvel fica "reservado" e sem ser poder ser vendido a outra pessoa enquanto trata dos processos

    Se a casa estiver à venda por um valor que faça sentido, também não deve ter problemas com a avaliação, acha que a casa está cara demais? Se há escrituras de imóveis semelhantes na zona por valores semelhantes então não deverá encontrar problemas.

    Agora você pode negociar uma compensação caso o negócio caia por ter tido a casa fora do mercado, mas lá está, sendo o cliente qualificado (ou seja, podendo, em teoria, pedir o valor em causa) as variáveis aqui estão todas do seu lado e não do lado do comprador. Pense nisso.
  7.  # 7

    Colocado por: VarejoteNão precisa de prova nenhuma, só faz CPCV sem essa cláusula, ponto.
    Eles que que confirmem o financiamento/avaliação antes do CPCV.

    Este ano comprei um imóvel, só fiz CPCV após avaliação, naturalmente o CPCV não tinha a cláusula de financiamento.

    Tenho um amigo que neste momento está a vender um imóvel, o comprador fez avaliação, após avaliação, fez CPCV sem clausula de financiamento.

    A imobiliária quer já o CPCV mesmo sem a avaliação, para papar já 50% da comissão, se o negócio cair, já não devolve o que recebeu.
    Concordam com este comentário:luisnunes2


    bom dia tem razao sim e complicado! aqui quem perde sou eu! isto mais parece uma "reserva" que um CPCV e a imobiliaria claramente esta mais a pensar na comissao olhar para a barriga deles
  8.  # 8

    Colocado por: Pobretanas90Luís atente no seguinte:

    1º - O comprador nunca sabe se vai ter crédito ou não até depois do feedback do banco, depois da avaliação, ou seja , nem a avaliação é o passo final.
    2º - O comprador (informado) não se vai colocar numa posição de andar a pagar avaliações sem garantias que o imóvel fica "reservado" e sem ser poder ser vendido a outra pessoa enquanto trata dos processos

    Se a casa estiver à venda por um valor que faça sentido, também não deve ter problemas com a avaliação, acha que a casa está cara demais? Se há escrituras de imóveis semelhantes na zona por valores semelhantes então não deverá encontrar problemas.

    Agora você pode negociar uma compensação caso o negócio caia por ter tido a casa fora do mercado, mas lá está, sendo o cliente qualificado (ou seja, podendo, em teoria, pedir o valor em causa) as variáveis aqui estão todas do seu lado e não do lado do comprador. Pense nisso.


    bom dia os compradores tem é de ver se conseguem ou nao comprar imovel e ver se tem condicoes para isso! eu nao vou estar a parar o imovel e depois se quiserem ja nao quero e tenho de devolver dinheiro!! Alem disso a imobiliaria leva logo 50% (o que e muito mau, nunca mais aceito isso) eles que resolvam a situaçao e depois sim CPCV So digo é que ainda bem que nao tenho exclusividade senao tava tramado! ja tinham o imovel na mao deles de como e quando querem as coisas!
    Concordam com este comentário: Varejote
  9.  # 9

    Colocado por: luisnunes2e outra coisa... tenho de pagar 50% a imobilairia... e depois se cancelarem eu peço valor tambem a imobiliaria?

    Aqui a culpa é toda sua porque aceitou estas condições aquando da assinatura do Contrato de mediação. Aceitou agora é pagar
  10.  # 10

    Colocado por: primavera
    Aqui a culpa é toda sua porque aceitou estas condições aquando da assinatura do Contrato de mediação. Aceitou agora é pagar


    sim e minha mas tambem so se paga se assinar CPCV
  11.  # 11

    Se o CMI dita que 50% da comissão é deviada na data da assinatura do CPCV, o seu pagamento é devido.

    Se o negócio cair, o pagamento em teoria já não volta atrás.

    Lamento dizer isto mas é a realidade.

    Daí sempre aconselhar, assinar CPCV apenas com a avaliação bancária favorável. Dificilmente o negócio cai por causa do Banco.

    Poderia comentar muito mais sobre as razões de ser assim mas nisso eu não concordo com a política de algumas imobiliárias e vou abster-me.
    Concordam com este comentário: ruimesquita
  12.  # 12

    Você não assine contrato nenhum. Espera quieto até lhe darem certezas que o empréstimo deles vai ser aceite. Além disso quem sabe aparece alguém que já tem crédito aprovado para financeiro ou até dinheiro próprio e lhe queira comprar a casa. Nunca assine nada. Você vai se meter em atalhos sem necessidade alguma disso. Faça as coisas com calma.
  13.  # 13

    Além disso você tem a faca e o queijo na mão. Você é o dono . Qualquer coisa mude de agência porque esses querem por lhe a corda ao pescoço.
    • AMVP
    • 1 novembro 2021

     # 14

    Um dia um agent da remax disse - me isto :"quando ha um contrato de exclusividade e aparece um comprador disposto a pagar o valor pedido a comissao é devida, mas... O proprietario nao é obrigado a aceitar a forma de pagamento", nao sei se é assim mas faz sentido pois senao tinham amigos a fazer propostas e estavam sempre a ganhar comissoes.
  14.  # 15

    Colocado por: AMVPUm dia um agent da remax disse - me isto :"quando ha um contrato de exclusividade e aparece um comprador disposto a pagar o valor pedido a comissao é devida, mas... O proprietario nao é obrigado a aceitar a forma de pagamento", nao sei se é assim mas faz sentido pois senao tinham amigos a fazer propostas e estavam sempre a ganhar comissoes.


    Existe muito a dizer sobre isto mas vou expor uma hipotese

    Sim a comissão tende a ser devida no momento que há uma proposta aceite pelo asking price. Mas essa comissão é deivada na data da assinatura do CPCV apenas.

    ora se o comprador faz uma proposta, ela sendo aceite, começa o processo de avaliaçao do imóvel. O banco avalia a casa por baixo e o comprador não tem capital para concretizar o negócio, a comissão não é devida porque o CPCV não foi assinado.

    O que realmente importa é a assinatura do CPCV, não a proposta aceite em si.

    Logo, amigos dos consultores não conseguem fazer isso.

    Mesmo que o Banco avalie o imóvel por cima, o CPCV é assinado, o proprietário recebe sinal, sim pode ter que pagar 50% da comissão. Se comprador desiste do negócio, também desiste do sinal..

    Claro que mesmo sendo um comissão paga 50% no CPCV, se o proprietário precisar do dinheiro para dar entrada numa nova casa, tudo é negociável com o Consultor e aí entra a parte humana e depende da pessoa que está à sua frente. Ele pode aceitar (com autorização da agência) em passar o pagamento da comissão na totalidade na data da escritura.
  15.  # 16

    Estou em situação que depois de ler esta thread me deixou ainda mais preocupado.

    Tenho o CPCV assinado antes de ter feito a avaliação. O crédito está pendente da avaliação, como seria de esperar, mas a vendedora mudou de ideias e já não quer vender pelo valor acordado no CPCV, e na semana passada impediu o agente imobiliário e o avaliador de procederem à mesma.
    Ela foi avisada com carta registada que teria que ser feita a avaliação, mas no CPCV não consta nenhuma cláusula sobre isso, e o banco confirmou que não poderia agendar escritura sem ser feita uma avaliação.
    Ela pode recusar a avaliação até à data que consta no CPCV para se fazer a escritura? Estarei em pior problema do que aquele que pensava?

    Como devem imaginar não têm sido uns dias nada tranquilos para mim e minha parceira... Já contactamos uma solicitadora para começar a preparar para o pior, mas mesmo assim não consigo descansar.
  16.  # 17

    Os CPCV referem que a parte vendedora obriga-se a entregar à parte compradora os documentos que mostrem necessários para a celebração de escritura.

    Nunca vi nenhum CPCV a dizer que tem de abrir a porta para avaliação bancária.

    Quanto deu de sinal no CPCV? Se calhar deu menos de 10% e agora a vendedora pode ter uma proposta melhor e por isso está a criar dificuldades.

    Por isso aconselho sempre a fazer avaliação antes do CPCV, eu faço o mesmo, seja como vendedor ou comprador.
  17.  # 18

    Colocado por: VarejoteOs CPCV referem que a parte vendedora obriga-se a entregar à parte compradora os documentos que mostrem necessários para a celebração de escritura.

    Nunca vi nenhum CPCV a dizer que tem de abrir a porta para avaliação bancária.


    Aqui está a fonte do meu receio. O CPCV refere-se a "todos e elementos e documentos", mas não faz menção ao processo de avaliação do imóvel.

    Quanto deu de sinal no CPCV? Se calhar deu menos de 10% e agora a vendedora pode ter uma proposta melhor e por isso está a criar dificuldades.

    Entregamos 10%.

    Agora a parte que é mesmo inesperada: é uma senhora de idade que quer ir para um apartamento (a moradia é em terreno inclinado com várias escadas), e a imobiliária acompanhou-a até encontrarem um que ela gostasse (que neste caso é de outra imobiliária). A nossa imobiliária em comum abdicou de receber a sua comissão quando nós assinamos o CPCV para que a senhora pudesse ter o suficiente para dar de entrada no apartamento pretendido.
  18.  # 19

    Colocado por: caseirovitorEstou em situação que depois de ler esta thread me deixou ainda mais preocupado.

    Tenho o CPCV assinado antes de ter feito a avaliação. O crédito está pendente da avaliação, como seria de esperar, mas a vendedora mudou de ideias e já não quer vender pelo valor acordado no CPCV, e na semana passada impediu o agente imobiliário e o avaliador de procederem à mesma.
    Ela foi avisada com carta registada que teria que ser feita a avaliação, mas no CPCV não consta nenhuma cláusula sobre isso, e o banco confirmou que não poderia agendar escritura sem ser feita uma avaliação.
    Ela pode recusar a avaliação até à data que consta no CPCV para se fazer a escritura? Estarei em pior problema do que aquele que pensava?

    Como devem imaginar não têm sido uns dias nada tranquilos para mim e minha parceira... Já contactamos uma solicitadora para começar a preparar para o pior, mas mesmo assim não consigo descansar.


    Holly cr@p... Isto é possível?

    É que se assim for teríamos pessoas a meter a casa à venda em várias imobiliárias que não exigem exclusividade e ganham 10% a meia dúzia de pessoas e ficam com parte da casa paga.

    Confesso que assinei com a cláusula da avaliação mas os compradores tinham apenas 10 dias úteis para conseguir a avaliação (normalmente já teriam pré-aprovação do banco e seria só agendar a mesma). Após esse tempo, mesmo que a avaliação não venha favorável, não tenho de devolver o "sinal"
    (Digo "sinal" porque sou coração-mole e aceitei apenas 1.000€ na venda da casa de 200.000€).

    Correu "mal": assinei o CPCV (a confiar que os compradores tivessem pré-aprovação, como eu tive quando comprei através da mesma imobiliária o apartamento, mas afinal não têm). Já se passou 1 mês e nem a avaliação está marcada. Dia 29 é a data limite para me darem a data de escritura e não acredito que consigam.

    O agente imobiliário meu amigo propôs:
    1. Os compradores conseguem avaliação - OK
    2. Os compradores não conseguem avaliação e desistem - eu perdi 1 mês e meio e eles 1.000€
    3. Os compradores pedem adenda: diminuímos o valor que aceitámos descontar no início (asking price era 205.000€ e aceitámos 200.000€. assim queremos 202.500).

    Sinceramente fiquei relutante em aceitar a proposta (sinto que me estou a aproveitar da situação e não gosto) mas ele disse que é justo uma vez que vamos estar 2 meses com a casa fora do mercado e, sem a avaliação, nem sequer é 100% seguro que consigam comprar.

    Já agora: não creio que o CPCV tenha sido feito com malícia do agente porque ainda nem contrato de mediação assinei... Sou das estúpidas que quer acreditar nas pessoas 😓
  19.  # 20

    O vendedor do imóvel pode só pagar a comissão com a realização da escritura e não do CPCV.
    Concordam com este comentário: LMDuarte
 
0.0209 seg. NEW