Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      aacc
    • 13 novembro 2021

     # 41

    Colocado por: luixmodcomo resolvias o problema de as baterias mandarem a energia para a rede quando não tens consumo suficiente para usar a energia?


    Ligar um aquecedor
  1.  # 42

    Colocado por: aacc

    Ligar um aquecedor


    nice génio, a tua produção maior é no verão e tu ligas o aquecedor :D :D :D
  2.  # 43

    Problema resolvido com um inversor híbrido
  3.  # 44

    Sim, os próprios inversores fazem isso. Quando a bateria está cheia deixam de mandar para lá "xixa" e passa a funcionar como um sistema de painéis sem bateria: quando a produção é superior ao consumo, vai para a rede
  4.  # 45

    Colocado por: Bruno.AlvesSim, os próprios inversores fazem isso. Quando a bateria está cheia deixam de mandar para lá "xixa" e passa a funcionar como um sistema de painéis sem bateria: quando a produção é superior ao consumo, vai para a rede

    E quando não tem energia dos painéis solares vai buscar às baterias
  5.  # 46

    Colocado por: luixmod

    tu serias capaz de montar um sistema de FV com inversor e baterias numa casa com ligação á rede? como resolvias o problema de as baterias mandarem a energia para a rede quando não tens consumo suficiente para usar a energia?

    Sim, tanto é, que já o fiz.
    O sistema carrega as baterias com o excedente da produção solar, ou se programado de outra forma.
    Quando a bateria estiver 100% o excedente da produção vai para a EDP.
  6.  # 47

    então e quando os painéis não têm produção e a bateria está carregada, a energia da bateria vai para a rede, ou existe algo que a impeça de descarregar?
  7.  # 48

    Colocado por: luixmodentão e quando os painéis não têm produção e a bateria está carregada, a energia da bateria vai para a rede, ou existe algo que a impeça de descarregar?
    chama-se injecção zero, leva um contador na entrada de energia da rede e corta o inversor quando não é absorvido.
  8.  # 49

    Colocado por: jorgealveschama-se injecção zero, leva um contador na entrada de energia da rede e corta o inversor quando não é absorvido.


    ok era isso que gostava de saber, porque não compreendia como é que o inversor conseguia controlar a injecção de energia na rede da casa com a mesma ligada na rede publica.
    •  
      aacc
    • 14 novembro 2021

     # 50

    Colocado por: luixmod

    nice génio, a tua produção maior é no verão e tu ligas o aquecedor :D :D :D


    não é obrigatório que o aquecedor fique dentro de casa :D
  9.  # 51

    Colocado por: luixmodentão e quando os painéis não têm produção e a bateria está carregada, a energia da bateria vai para a rede, ou existe algo que a impeça de descarregar?

    Tem um aparelho ligado na entrada da casa, que monitorizar a entrada e saida de energia da casa. Esse aparelho a par com a bateria ou inversor, dá indicação para a bateria libertar energia ou não.

    Por exemplo, há excesso de produção, o medidor verifica que há energia a sair de casa, logo da instruções para a bateria carregar.
    A bateria tem carga, nem que seja 15%, o medidor mede energia a sair, da instruções para a bateria descarregar.
    Há milissegundos em que a energia entra ou sai. Em menos de 5 segundos acontece o que vê nas imagens seguintes.
      IMG_20211114_100017.jpg
      IMG_20211114_100038.jpg
      IMG_20211114_100057.jpg
      IMG_20211114_095936.jpg
  10.  # 52

    Colocado por: aacc

    não é obrigatório que o aquecedor fique dentro de casa :D





    Tu és o sinonimo de eficiência 🤣🤣🤣
    Estou a brincar 😅
  11.  # 53

    Colocado por: callinas
    Tem um aparelho ligado na entrada da casa, que monitorizar a entrada e saida de energia da casa. Esse aparelho a par com a bateria ou inversor, dá indicação para a bateria libertar energia ou não.

    Por exemplo, há excesso de produção, o medidor verifica que há energia a sair de casa, logo da instruções para a bateria carregar.
    A bateria tem carga, nem que seja 15%, o medidor mede energia a sair, da instruções para a bateria descarregar.
    Há milissegundos em que a energia entra ou sai. Em menos de 5 segundos acontece o que vê nas imagens seguintes.
      IMG_20211114_100017.jpg
      IMG_20211114_100038.jpg
      IMG_20211114_100057.jpg
      IMG_20211114_095936.jpg


    Bastante interessante 👍
    Qual é o kit que tens? Ou foi instalado por uma empresa? O teu sistema faz a gestão em caso de dias com chuva ou nublado em que a produção solar seja inferior para carregar as baterias, e faz a carga antes em bi horario durante a noite? Deves conseguir grandes poupanças.
  12.  # 54

    Baterias BYD e inversor Vênus, fui eu que instalei. Comprado na Solarshop.

    Se quiseres esse sistema de previsão do tempo, podes instalar adicionalmente o sistema da Solarimpact da imagem seguinte.
      IMG_20211114_133238.jpg
  13.  # 55

    Colocado por: callinasBaterias BYD e inversor Vênus, fui eu que instalei. Comprado na Solarshop.

    Se quiseres esse sistema de previsão do tempo, podes instalar adicionalmente o sistema da Solarimpact da imagem seguinte.
      IMG_20211114_133238.jpg



    estava a pensar usar o Victron Venus GX com ligação modbus e fazer a gestão dele pelo Home assistant, visto que lá já tenho o plano semanal do tempo.
  14.  # 56

    Também tenho o Vênus GX .
    O problema da previsão, é que nalguns sítios a previsão sai errada.

    O que faço , é quando chega altura ano em que a produção diária não é suficiente para carregar a bateria durante o dia, dou a indicação de carregar durante a noite, 50%, 70%, etc
    Como gere o Vênus com o HA, não faço mínima ideia
    Concordam com este comentário: SS1128
  15.  # 57

    Colocado por: callinasTambém tenho o Vênus GX .
    O problema da previsão, é que nalguns sítios a previsão sai errada.

    O que faço , é quando chega altura ano em que a produção diária não é suficiente para carregar a bateria durante o dia, dou a indicação de carregar durante a noite, 50%, 70%, etc
    Como gere o Vênus com o HA, não faço mínima ideia


    a conecção TCP tem dois protocolos MQTT and Modbus penso que não será dificil gerir isso pelo home assitant. no pior dos casos fico so com os consumos da rede.


    https://community.victronenergy.com/questions/63997/home-assitant-integration-with-victron.html



    os seus consumos durante o anoitecer até se deitar ficam em quanto?
  16.  # 58

    Ontem ao final do dia fui até á quinta e mesmo já sem sol era umas 17:40 +- e aí dá dizia que estava a produzir 87vlts e a carregar as baterias
      IMG_20211124_075452.jpg
    •  
      aacc
    • 24 novembro 2021

     # 59

    Não diz a potência efectiva de produção?
  17.  # 60

    Provavelmente nao...acho que só ligando o PC..
 
0.0289 seg. NEW