Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Aceitei uma proposta de trabalho pelo que me irei desvincular por iniciativa própria da empresa onde estou há quase 9 anos.
    Nao me recordo nunca de ter tido tido as 35 horas de formação obrigatória apesar de ser uma empresa que investe bastante na formação dos trabalhadores. Os cursos que tínhamos eram 1,5h (normalmente on-line e ocorriam algumas vezes por ano).
    Agora que irei sair, gostaria de saber até quanto tempo para trás posso pedir compensação da formação em falta. (Isto porque sei que eles nunca pagam a formação em falta e também porque a maioria das pessoas nunca reclama por desconhecimento)
    Pesquisei na internet e encontrei isto:

    https://www.e-konomista.pt/empresa-nao-deu-formacao-tenho-direito-a-indemnizacao/

    Da interpretação que faço poderei reclamar a formação dos últimos três anos?

    Obrigada
  2.  # 2

    Olá, pode pedir até 3anos para tras. Com toda a certeza, foi o que fiz, qd me despedi em agosto deste ano e foram as directizes dadas por um diretor de recursos humanos.
  3.  # 3

    Entretanto coloquei a questão aos meus colegas dos RH e parece que não fica bem pedir o pagamento das horas de formação em falta. Alegam que nós trabalhadores não tivemos formação porque não quisemos pois eles têm um leque vasto de oferta interna formativa (o que é verdade) e que estão sempre a dizer para participarmos em formações (o que também é verdade). No entanto, no meu caso, a oferta existente não só não correspondia às minhas necessidades como também eu não tinha Back up para assegurar as minhas tarefas na minha ausência.. de qualquer forma obrigada pela informação. Vou aguardar para ver se de facto se vão pagar as horas em falta.
  4.  # 4

    Colocado por: Raquel AEntretanto coloquei a questão aos meus colegas dos RH e parece que não fica bem pedir o pagamento das horas de formação em falta. Alegam que nós trabalhadores não tivemos formação porque não quisemos pois eles têm um leque vasto de oferta interna formativa (o que é verdade) e que estão sempre a dizer para participarmos em formações (o que também é verdade). No entanto, no meu caso, a oferta existente não só não correspondia às minhas necessidades como também eu não tinha Back up para assegurar as minhas tarefas na minha ausência.. de qualquer forma obrigada pela informação. Vou aguardar para ver se de facto se vão pagar as horas em falta.


    Isso é desculpa de mau pagador.
  5.  # 5

    Colocado por: Raquel AEntretanto coloquei a questão aos meus colegas dos RH e parece que não fica bem pedir o pagamento das horas de formação em falta. Alegam que nós trabalhadores não tivemos formação porque não quisemos pois eles têm um leque vasto de oferta interna formativa (o que é verdade) e que estão sempre a dizer para participarmos em formações (o que também é verdade). No entanto, no meu caso, a oferta existente não só não correspondia às minhas necessidades como também eu não tinha Back up para assegurar as minhas tarefas na minha ausência.. de qualquer forma obrigada pela informação. Vou aguardar para ver se de facto se vão pagar as horas em falta.


    Isso é conversa da treta. Se a empresa forçar a formação, o trabalhador obviamente que a fará. Esperar que o trabalhador tome a iniciativa, quando muitas vezes não existe depois ninguém para substituir esse mesmo trabalhador enquanto ele faz a formação e o trabalho tem que ser assegurado à mesma, não é realista.

    Ainda este mês mudei de emprego e a empresa anterior pagou-me as horas dos 3 anos de formação sem eu ter de sequer mencionar o assunto.

    O que "não fica bem" é as empresas fugirem à sua obrigação, quando os trabalhadores também não fogem às suas.
  6.  # 6

    Colocado por: Raquel AEntretanto coloquei a questão aos meus colegas dos RH e parece que não fica bem pedir o pagamento das horas de formação em falta. Alegam que nós trabalhadores não tivemos formação porque não quisemos pois eles têm um leque vasto de oferta interna formativa (o que é verdade) e que estão sempre a dizer para participarmos em formações (o que também é verdade). No entanto, no meu caso, a oferta existente não só não correspondia às minhas necessidades como também eu não tinha Back up para assegurar as minhas tarefas na minha ausência.. de qualquer forma obrigada pela informação. Vou aguardar para ver se de facto se vão pagar as horas em falta.


    A Raquel não tem de colocar questão nenhuma, tem é de fazer uma cartinha registada com aviso de receccao a pedir os seus direitos e nada mais. Voce tem direito nao desista do que é seu!
 
0.0105 seg. NEW