Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 10 novembro 2021 editado

     # 1

    Vivam,

    Estou a considerar fazer uma remodelação um pouco mais profunda que apenas pintar paredes e mudar alguns pavimentos.
    O plano é também abrir uma parede da sala para a cozinha para ficar openspace e mudar a cozinha para a parede oposta.

    A parede a derrubar tem actualmente o tubo do gás que ia para a placa.
    A casa tem instalação de gás natural e têm um CPE, mas o gás está desativado e não tem contador sequer.

    Como é para levar placa de indução não quero/preciso de reconduzir esse tubo para o outro lado.
    Na zona do WC tem um pequeno arrumo onde está o esquentador com o seu próprio acesso de gás.

    Pessoalmente não quero gás, e o esquentador vai ser trocado por um equipamento eléctrico (Termo ou BC) por isso o gás vai ficar desligado.

    Mas também não queria eliminar a possibilidade de gás esquentador/caldeira caso seja necessário no futuro. Ou caso venda a casa e alguém prefira gás. Não vá depois alguém mandar ligar e ter problemas.

    Ao pedir orçamentos indico sempre isto e pergunto se é um problema.
    Foi-me dito que a solução será seguir o tubo da parede até ao tudo principal e tamponar ai definitivamente, continuando o mesmo para o esquentador como está.

    Mas foi-me também dito que pode ser necessário novo projecto de gás. mas não me sabem muito bem dizer em que condições isso será necessário. que "só vendo".

    Como posso saber? Não queria estar a adjudicar a obra e depois a meio "ah e tal é preciso projecto".

    Posso simplesmente desistir de ter gás e anular o CPE? ou isso precisa algum projecto também?
  1.  # 2

    Eu julgo que se alterar as condições do projeto aprovado, e se quer ter tudo conforme, terá de submeter um novo projeto para que a entidade certificadora do projeto e a entidade licencidadora saibam onde passa a rede.
    Senão não haveria necessidade de apresentar projetos às entidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 10 novembro 2021 editado

     # 3

    Colocado por: nunogouveiaEu julgo que se alterar as condições do projeto aprovado, e se quer ter tudo conforme, terá de submeter um novo projeto para que a entidade certificadora do projeto e a entidade licencidadora saibam onde passa a rede.


    Eu queria ter tudo conforme, até porque a casa passou por um processo completo de re-licenciamento (não tinha licença de utilização) e foi tudo verificado inclusive especialidades que não eram necessárias à data de construção.

    Ainda assim o projeto desta especialidade não corresponde ao que foi implementado em termos de localização, apenas em numero de pontos que é aquilo que o processo parece incidir sobre (débitos etc)

    Do ponto de vista prático apenas me interessa que o ponto de gás em causa seja fechado de forma segura e testado por um técnico certificado (só para o caso de se um dia se ligar o gás não haver surpresas). Porque por mim e nos proximos anos não tenho intenção o ativar, vai ficar sem contador e com a válvula geral fechada.

    No caso se ser preciso projecto, isto é algo a tratar apenas com uma entidade certificadora ou requer processos na câmara?
  2.  # 4

    Tem de falar com o coordenador de projectos.
    Pois se fala que precisa de projectos, obras de remodelação profunda e quer licença de utilização... Vai precisar de projectos e alguns poderão ser alvo de isenção.

    Essas coisas discute-se com os tecnicos de projecto... não é com os fulanos das obras. Não comece qq obra sem ter essa parte, dos projectos, esclarecida.
    • hangas
    • 11 novembro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: Pedro BarradasPois se fala que precisa de projectos, obras de remodelação profunda e quer licença de utilização...


    Eu não sei se preciso de projetos. e não me parece que seja uma remodelação profunda.
    Está tudo incluído naquelas exceções que nem de comunicação à camara precisam.

    É maioritariamente troca de pavimentos, portas interiores e rodapés e pintura.
    A alteração de maior é mesmo a abertura de uma parede que não afeta a estabilidade, mas que tem a questão do gás.

    Se for apenas garantir que a alteração é feita por um técnico certificado e fazer um teste de estanquicidade, tudo bem. Eu próprio apesar de não ir ligar o gás vou querer que assim seja.

    Agora uma alteração destas obrigar a projectos e toda a burocracia com a câmara, simplesmente não faço esta alteração.

    Não me parece que seja obra com uma dimensão para coordenador de projectos e especialidades.
    Estou a pedir orçamentos a empresas com alvarás que verifiquei no site do impic.

    Agora uns dizem que não há qualquer problema (faço questão de referir a questão do gás) e só um referiu que pode ser preciso projecto, mas que "só vendo". Curiosamente foi um arquitecto.

    Agora o que eu não quero é adjudicar a obra para a meio descobrir que preciso de projecto. Se precisar simplesmente não a faço no todo.


    A minha questão, e que ninguém me soube responder durante as visitas, é.

    Quando é que uma alteração na rede de gás obriga a novo projeto. Pelo que pesquisei quase todas as alterações apenas precisas de ser feitas por um técnico credenciado e feita uma inspeção após a alteração.
    Uma exceção que encontrei é quando há um redimensionamento para uma capacidade/debito superior.
  3.  # 6

    Para instalar um rede nova preparada para gas natural. tem de ter projecto. mesmo que não haja o licenciamento na CM.
    Assim sendo, se não existe rede de gas natural aí. Eu não me metia em tal trabalho. Cada vez as pessoas fogem do gas...

    Se está a referir-se a obras que não estão sujeitas a controle prévio.. Não complique.
    Olhe que necessita de ter ITED.
    Veja se valerá pena ter projecto de inst. electricas e aumentar a potência eléctrica disponível para o imóvel ( Ter a instalação cetificada para pelo menos 13.8kVA -carregamento de VE, etc)

    Tem é de arranjar alguem apto para o aconselhar técnicamente face os cenários aplicáveis. Está a navegar muito ao sabor do vento...
    • hangas
    • 11 novembro 2021 editado

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasAssim sendo, se não existe rede de gas natural aí. Eu não me metia em tal trabalho. Cada vez as pessoas fogem do gas...


    Existe rede de gás, e casa tem um CPE atribuido. Esteve a funcionar com esquentador e placa a gás até ao verão passado.
    Agora eu vou remover a placa a gas e o esquentador, porque não quero o gás para nada.
    Mas o raio do tubo está na parede que queria ver derrubada.

    Mas também não posso simplesmente desistir do gás, ou posso?
    Dar baixa do CPE não é mais complicado? É possível sequer?
  4.  # 8

    Colocado por: hangasMas também não posso simplesmente desistir do gás, ou posso?

    Basta eliminar a rede interior/ particular e pronto. fica somente com o posto de contagem/ redutor e o tubo selado. não faz contrato, não há lá nada para abastecer.
    simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 11 novembro 2021 editado

     # 9

    Colocado por: Pedro BarradasBasta eliminar a rede interior/ particular e pronto. fica somente com o posto de contagem/ redutor. não faz contrato, não há lá nada para abastecer.
    simples.


    Isto é que já está feito.
    Não há contador, fechei a válvula geral no inicio da rede particular. E não vou fazer contrato.

    Mas fiquei com a ideia que havendo projeto de gás, que tinha que manter a rede funcional.
    Dai estar a pensar manter pelo menos o ponto do esquentador caso eu ou alguém o queira no futuro.
  5.  # 10

    Colocado por: hangasMas fiquei com a ideia que havendo projeto de gás, que tinha que manter a rede funcional.
    Dai estar a pensar manter pelo menos o ponto do esquentador caso eu ou alguém o queira no futuro.

    eu eliminava tudo.
    Detesto as valvulas na parede, na cozinha... é aberrante ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  6.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradaseu eliminava tudo.
    Detesto as valvulas na parede, na cozinha... é aberrante ;)


    Pois eu também sou da mesma opinião.. por mim nem a portinhola do gás ficava no muro técnico.
    Mas fiquei com a ideia, talvez errada e talvez aqui no fórum, que a instalação de gás era obrigatória.


    Quando à sua sugestão de melhorar a rede electrica, é algo que posso vir a fazer, mas não agora.
    A casa está certificada para 6.9KVa e para já chega que só vou contratar 4.60KVa.
  7.  # 12

    Colocado por: hangasque a instalação de gás era obrigatória

    em obra nova, é sempre...
 
0.0148 seg. NEW