Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Preciso de ajuda de entendidos na que eu sou uma zero à esquerda em relação a isto.
    Vou construir casa e não sei por qual optar, bomba de calor ou painel solar ?
    Quais os custos de manutenção e acessórios que estás bombas precisam ?
    Para o painel Solar eu tenho que ter uma caldeira acessória para os dias em que não houver sol é isso ?
    Com a bomba de calor eu tenho água quente todo o ano produzido pela bomba ?
    A posição em que eles ficam influência ? Enquanto que o painel ficaria no telhado do 1 piso a bomba ficaria na garagem que fica no piso 0.

    Obrigada
  2.  # 2

    bomba de calor é atualmente a melhor solução.

    mais barata e com menos manutenção e comparando com um termosifão é ainda por cima muito mais eficiente, além de evidentemente mais simples e menos propensa a avarias e falhas (desde que minimamente cumpridos os requisitos de instalação da mesma)
  3.  # 3

    Para as mesmas condições a bomba de calor será mais vantajosa.
    • NPRP
    • 15 novembro 2021

     # 4

    Jorge, uma questão:
    Painéis solares térmicos em Drainback não acarretam nem de perto nem de longe os mesmos custos de manutenção que os pressurizados pois não?
    Ainda assim, em Drainback, deve-se contar com algum para manutenções anuais? Se sim, mais ou menos quanto?
  4.  # 5

    Colocado por: NPRP


      Pelo custos dos painéis Drainback da Daikin coloque painéis fotovoltaicos (uns 2500W) e ainda lhe sobra dinheiro..

      Tinha a ideia de colocar a ECH2O de 300L com os respetivos paineis drainback mas calhou em conversa com o canalizador que iria por fotovoltaicos já não me aconselhou a colocar os drainback.
    •  # 6

      Colocado por: NPRPJorge, uma questão:
      Painéis solares térmicos em Drainback não acarretam nem de perto nem de longe os mesmos custos de manutenção que os pressurizados pois não?
      Ainda assim, em Drainback, deve-se contar com algum para manutenções anuais? Se sim, mais ou menos quanto?
      Em termos práticos a solução solar Daikin em drainback com depósitos higiénicos dispensa manutenção
      • SrR
      • 15 novembro 2021

       # 7

      Alem de que aproveitam melhor a energia solar que os fotovoltaicos
      • NPRP
      • 15 novembro 2021

       # 8

      Colocado por: jorgealvesEm termos práticos a solução solar Daikin em drainback com depósitos higiénicos dispensa manutenção

      Depósitos higiénicos? Os painéis solares térmicos drainback não estão directamente ligado ao depósito de inércia da bomba de calor de 300 litros por exemplo? Ou há aqui um depósito adicional para além dos 300 litros já existentes duma bomba de calor que faça climatização e AQS?
    •  # 9

      Colocado por: NPRPOs painéis solares térmicos drainback não estão directamente ligado ao depósito de inércia da bomba de calor de 300 litros por exemplo?
      existem mais soluções em drainback no mercado alem da daikin
    •  # 10

      Bomba de calor e AC chega para aquecer a casa e para ter água quente? São os melhores sistemas em relação ao preço e conforto?
      Ou existe melhor?
    •  # 11

      Colocado por: RessureicaoBomba de calor e AC chega para aquecer a casa e para ter água quente?
      bem calculado sim.

      Colocado por: RessureicaoSão os melhores sistemas em relação ao preço e conforto?
      depende daquilo que chamar de conforto e da sua carteira

      Colocado por: RessureicaoOu existe melhor?
      sim, muito melhor.
    •  # 12

      Colocado por: NPRPOu há aqui um depósito adicional para além dos 300 litros já existentes duma bomba de calor que faça climatização e AQS?
      pode ter sistemas de múltiplos depositos em serie ou paralelo seja por necessidades do projeto seja por outras razões
    •  # 13

      sim, muito melhor.


      Quais?
      Ou depende das necessidades?
      • NPRP
      • 16 novembro 2021

       # 14

      Colocado por: jorgealvespode ter sistemas de múltiplos depositos em serie ou paralelo seja por necessidades do projeto seja por outras razões

      Em bom rigor não queria á 1.ª vista dispensar demasiado espaço com depósitos de inércia. A solução que temos pensada não comporta painéis solares térmicos em Drainback como futuro upgrade sem necessidade de depósitos de inércia adicionais?
    •  # 15

      Colocado por: jorgealvesbomba de calor é atualmente a melhor solução.

      mais barata e com menos manutenção e comparando com um termosifão é ainda por cima muito mais eficiente, além de evidentemente mais simples e menos propensa a avarias e falhas (desde que minimamente cumpridos os requisitos de instalação da mesma)


      Jorge, vamos comprar uma moradia e queremos alterar o modo de aquecimento de águas quentes, atualmente é feito com caldeira a gás natural (Roca Vitória 20/20).
      Equacionamos instalar um painel solar térmico, visto que é o que temos na casa onde estamos atualmente e tem funcionado sempre sem problemas (Vulcano ts200).
      No entanto, as opiniões que tenho visto apontam para as bombas de calor serem mais eficientes mas como nunca tivemos não sabemos como funciona.
      Na casa onde estamos o painel aquece água de borla durante os meses de sol, no inverno ligo a resistência (2000W) 2/3 horas durante a noite em vazio é mais que suficiente para ter água quente.
      Que consumos iríamos ter com uma bomba de calor?
      Se fosse para bomba de calor a ideia no futuro será apoiar com painéis fotovoltaicos durante o dia.
     
    0.0134 seg. NEW