Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Rufio, as caixas tas tomadas são em plástico logo não se podem considerar pontes térmicas.

    Quanto ao afastamento necessário, é aquele que entender, desde que não encoste, não é uma ciência exata. Pode colocar o isolamento aderido à parede como colocar entre montantes, como ambos, logicamente que ambos será melhor e entre montantes será menor porque não será uniforme na superfície.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rufio
  2.  # 22

    Colocado por: RufioAproveitando o tópico, também quero isolar uma parede do meu quarto mas tenho dúvidas se uso placas de gesso com isolamento incorporado ou se faço a divisória de gesso afastada.

    Nessa parede tenho um tomada elétrica, uma tomada de TV e um interruptor dos estores. Se usar placas com isolamento incorporado, não há o risco de criar pontes térmicas nesses pontos?

    Na alternativa da divisória afastada, qual o afastamento necessário? A lã de rocha encosta diretamente à parede? Como garanto que não há pontes térmicas?

    Esqueça a lã de rocha, coloque pladur com isolamento eps incorporado e fica um trabalho bem feito.
    Nas tomadas não há ponte térmica nenhuma.
  3.  # 23

    Colocado por: dom123Esqueça a lã de rocha, coloque pladur com isolamento eps incorporado e fica um trabalho bem feito.
    só por curiosidade.. porque ficaria um trabalho mal feito com o uso de lã de rocha?

    😂😂😂
    • dom123
    • 18 novembro 2021 editado

     # 24

    Colocado por: antonylemossó por curiosidade.. porque ficaria um trabalho mal feito com o uso de lã de rocha?

    😂😂😂

    Respondo a sua curiosidade...
    Se a parede tem humidade, o que acha que vai acontecer à lã de rocha daqui a uns tempos?
    Mas cada um é livre de fazer o que quiser, eu nem dada a queria na parede.
  4.  # 25

    Colocado por: dom123Se a parede tem humidade
    a queixa não foi da parede ter humidade. foi de a parede ser fria sem isolamento e por isso haver condensação.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 26

    Colocado por: antonylemosa queixa não foi da parede ter humidade. foi de a parede ser fria sem isolamento e por isso haver condensação.
    E a parede vai continuar fria e a condensação vai existir igual o que vai humedecer a lã de rocha e passar para o pladur.
    Na minha humilde opinião o melhor é pladur com isolamento eps, mas isto sou eu que não percebo nada da poda.
    Concordam com este comentário: NBA
    • Rufio
    • 18 novembro 2021 editado

     # 27

    No meu caso não há humidade, a parede é que não tem isolamento.

    Sobre as placas com isolamento térmico, quais são as que têm melhor comportamento, EPS ou lã de rocha? Qual é o índice que devo procurar na ficha técnica?

    dom123 eu não estou a duvidar da sua experiência pessoal com a lã de rocha mas da maneira que fala esse material não serve como isolamento térmico.

    Também irei colocar tecto falso com isolamento e a ideia é usar lã de rocha.
  6.  # 28

    Colocado por: RufioNo meu caso não há humidade, a parede é que não tem isolamento.

    Sobre as placas com isolamento térmico, quais são as que têm melhor comportamento, EPS ou lã de rocha? Qual é o índice que devo procurar na ficha técnica?

    dom123 eu não estou da sua experiência pessoal com a lã de rocha, da maneira que fala esse material não serve como isolamento térmico.

    Também irei colocar tecto falso com isolamento e a ideia é usar lã de rocha.

    A lã de rocha é um excelente isolamento térmico só que nas paredes eu não a quero, já nos tetos a coisa é diferente
    Concordam com este comentário: NBA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rufio
  7.  # 29

    Colocado por: dom123
    Respondo a sua curiosidade...
    Se a parede tem humidade, o que acha que vai acontecer à lã de rocha daqui a uns tempos?
    Mas cada um é livre de fazer o que quiser, eu nem dada a queria na parede.



    A la de rocha não é impermeável mas não se degrada com a humidade,
    O pladur a meter é hidrofugo logo não penso que haverá grandes problemas..
  8.  # 30

    Colocado por: luixmod


    A la de rocha não é impermeável mas não se degrada com a humidade,
    O pladur a meter é hidrofugo logo não penso que haverá grandes problemas..

    Se o diz, eu só relatei o que se passou comigo
    O pladur também era hidrofugo e passado 2 anos notavam-se os parafusos todos, era só humidade.
    Quando retirei a lã de rocha a mesma estava toda húmida
    Se quer colocar lá de rocha na vez de pladur já com isolamento eps você é que sabe, daqui a 2 ou 3 anos falamos
  9.  # 31

    Colocado por: dom123
    Se o diz, eu só relatei o que se passou comigo
    O pladur também era hidrofugo e passado 2 anos notavam-se os parafusos todos, era só humidade.
    Quando retirei a lã de rocha a mesma estava toda húmida
    Se quer colocar lá de rocha na vez de pladur já com isolamento eps você é que sabe, daqui a 2 ou 3 anos falamos


    Daqui a dois anos no máximo estou na minha casa.

    Eu sempre soube que isto era uma coisa provisória, eu é que já não aguentava ver aquela parede a escorrer água todos os dias 😩😩
    Aquilo metia nojo.
    • dom123
    • 18 novembro 2021 editado

     # 32

    Colocado por: luixmod

    Daqui a dois anos no máximo estou na minha casa.

    Eu sempre soube que isto era uma coisa provisória, eu é que já não aguentava ver aquela parede a escorrer água todos os dias 😩😩
    Aquilo metia nojo.

    Então vá pelo mais fácil e económico, pladur com isolamento eps colado na parede
    Concordam com este comentário: luixmod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonvier
  10.  # 33

    Pelo que vi no site da Knauf, as paletes do gesso cartonado com isolamento trazem bastante mais quantidade do que preciso. Só se vende à palete?

    Outra questão que não sei se é parva. Fazendo tectos falsos e isolando a parede desta forma, qual é a ordem correcta dos trabalhos? Parede e depois tecto?
    Eu vou ser o servente, vou ajudar um familiar que trabalha na construção neste serviço cá em casa mas gosto de saber qual a maneira correcta de fazer as coisas.
  11.  # 34

    Isso até vende no bricomarche
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rufio
    • dom123
    • 19 novembro 2021 editado

     # 35

    Colocado por: RufioPelo que vi no site da Knauf, as paletes do gesso cartonado com isolamento trazem bastante mais quantidade do que preciso. Só se vende à palete?

    Outra questão que não sei se é parva. Fazendo tectos falsos e isolando a parede desta forma, qual é a ordem correcta dos trabalhos? Parede e depois tecto?
    Eu vou ser o servente, vou ajudar um familiar que trabalha na construção neste serviço cá em casa mas gosto de saber qual a maneira correcta de fazer as coisas.

    Primeiro as paredes e levar o pladur até ao mais próximo do teto, deixando só uns 2cm tanto do teto como do chão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rufio, Antonvier
  12.  # 36

    Também tem a opção
    m-systems para montar isso afastado da parede (e também pode ser com eps...)
  13.  # 37

    Bom domingo!
    Aproveitando o tópico, pretendo colocar isolamento com placas de gesso acartonado já com EPS, essa daqui:

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Placas-gesso/Paineis-transformados/WPR_REF_15951852

    gostava de saber, sff:

    1 - trata-se de bom material? Bom preço?

    2 - Quero colar à parede, podem me indicar a cola e a quantidade necessária para unir 27 placas à parede?

    3 - sei que necessito de fita para as juntas, e gesso estuque, preciso de mais algum item / acessório ?

    4 - o espaço que necessito deixar em baixo e em cima da placa são de 2 cm? não entendo bem o porque, se puderem me esclarecer... depois o que coloco ali em baixo ? Algum componente especifico? Ou apenas espuma de poliuretano?


    não irei fazer o teto falso, vou colocar a lã de rocha pelo sótão (duas camadas cruzadas como li aqui no forum), mas preciso antes mexer no telhado e corrigir umas telhas, por isso começarei pelas paredes para ganhar tempo.
    Aproveitando que estou em modo perguntador :) :) , essa ripa de pinho é a indicada para substituir as empenadas / podres na armação do telhado (telhas marselhe) ? https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Madeiras-acrilicos/Ripas/WPR_REF_16475095

    Agradeço desde já a todos que puderem auxiliar-me nessas dúvidas.
  14.  # 38

    Bom domingo, desejo que todos tenham tido um excelente Natal com vossas familias e entes queridos!

    O ítem 1 já me foi respondido, o EPS não é dos melhores, embora a placa seja boa, portanto alterei para placas de EPS com 50mm e placas de gesso acartonado comuns, usando hidrófugas nas áreas húmidas.

    No ítem 2 permaneço em dúvida, qual adesivo uso para colar o EPS à alvenaria e em seguida o painel de gesso ao EPS ? Imagino que o mesmo produto deve funcionar, estou correto?

    Novamente agradeço desde já.
    • dom123
    • 26 dezembro 2021 editado

     # 39

    Colocado por: Antonvier, qual adesivo uso para colar o EPS à alvenaria e em seguida o painel de gesso ao EPS ?

    Eu tenho colado com A50, não é caro e adere bem
    Mas na vez de usar EPS porque não usar XPS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonvier
  15.  # 40

    Olá dom123, obrigado.

    Optei pelo EPS , em primeiro lugar pelo custo-beneficio, e em segundo lugar por entender que o XPS é mais indicado para ambientes em que a humidade é um problema, aqui não tenho tido problema algum com condensações ou infiltrações, imagino que se eu efetuar a aplicação do EPS + gesso corretamente não devo ter problemas quanto à isso. Porém esqueci de colocar que nas áreas húmidas além do gesso hidrófugo irei usar XPS.

    PS: percebi agora que essa A50 é uma argamassa, não sou muito afeito a usar argamassa, preferia uma cola de contato em termos de praticidade, porém se a argamassa for superior em termos de resultado / durabilidade / custo eu adotaria essa solução sem problemas. Não ha colas de contato eficazes e com custo equivalente ?
 
0.0259 seg. NEW