Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Então não percebo o que quer dizer com isto
    Colocado por: luixmodEm geral o mundo não é perfeito, e esta transição energética vai ser a nossa desgraça sem fazermos grande impacto no ambiente!

    Se não há nada bom, então qual é a solução? 🤷🏻‍♂️
    Edit: estamos para lá de off-topic 😁
  2.  # 22

    Colocado por: jorgealvesnão deixa de absurdamente incompreensível com uma crise climatica sem precedentes haver quem ainda ache que queimar combustíveis fosseis é uma solução viável a ser usada só porque é mais barata,


    A combustão de biomassa poderá exercer um impacto significativo
    na qualidade do ar devido à emissão de poluentes atmosféricos,
    incluindo material particulado, que assume um papel importante
    devido às consequências que acarreta para o ambiente e saúde
    humana. Em Portugal, sabe-se que a combustão residencial
    contribui cerca de 18% para as emissões totais de PM10.


    In: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://ria.ua.pt/bitstream/10773/14523/1/Impacte%2520da%2520queima%2520residencial%2520de%2520biomassa%2520na%2520qualidade%2520do%2520ar.pdf&ved=2ahUKEwjKt4bfi7L0AhUF1RoKHeS9BJoQFnoECBkQAQ&usg=AOvVaw1NZGGISRIBBMjBVeRYv2nf
  3.  # 23

    Colocado por: Bruno.AlvesEntão não percebo o que quer dizer com isto

    Se não há nada bom, então qual é a solução? 🤷🏻‍♂️
    Edit: estamos para lá de off-topic 😁



    eu quando disse que vai ser a nossa desgraça é em termos económicos, em termos ambientais ainda está por saber qual é o impacto que isto vai ter, o mais certo é para o ano alguém dizer que não é suficiente e apertem a carteira :D
    • Rufio
    • 25 novembro 2021 editado

     # 24

    Eu gostei deste off-topic mas uma ajudinha também vinha a calhar :P

    Para uma moradia com fraco isolamento térmico (a resolver futuramente) com três pisos, 47 elementos e dois toalheiros uma caldeira de condensação de 24 kW não é suficiente?

    Alguém tem feedback da Ariston Clas One?
    Não é necessário ter acumulador na caldeira?
  4.  # 25

    😁😁😁😁😁

    Colocado por: RufioPara uma moradia com fraco isolamento térmico (a resolver futuramente) com três pisos, 47 elementos e dois toalheiros uma caldeira de condensação de 24 kW não é suficiente?

    É curioso ter apenas esses elementos em 3 pisos. Eu num apartamento tenho 60. O que poderá é ter poucos elementos para toda a área da casa.

    Em relação à potência, apenas para esses elementos eu diria que é mais que suficiente, mais uma vez pode é não ter elementos suficientes. Os meus radiadores dizem nos dados técnicos que têm uma emissão de 142W por elemento com um DeltaT de 50º, logo se fosse semelhante teria 6,7kW de emissão em 47 elementos.

    Com caldeiras e radiadores nunca vi acumulador (e já tive assim também).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rufio
  5.  # 26

    Colocado por: Bruno.Alves😁😁😁😁😁


    É curioso ter apenas esses elementos em 3 pisos. Eu num apartamento tenho 60. O que poderá é ter poucos elementos para toda a área da casa.

    Em relação à potência, apenas para esses elementos eu diria que é mais que suficiente, mais uma vez pode é não ter elementos suficientes. Os meus radiadores dizem nos dados técnicos que têm uma emissão de 142W por elemento com um DeltaT de 50º, logo se fosse semelhante teria 6,7kW de emissão em 47 elementos.

    Com caldeiras e radiadores nunca vi acumulador (e já tive assim também).


    Pela informação que fui lendo aqui no fórum também me parece que são poucos radiadores para a área a aquecer que são 160 m2 +-. Já comprei a casa assim.
    Para além da caldeira, devo ter que aumentar o número de radiadores. Vem muito mal ao mundo se eu comprar elementos iguais usados? Não deve haver idênticos novos.

    A minha dúvida na potência da caldeira tem a ver com os três pisos. Num dos instaladores disseram-me que era preferível uma caldeira mais potente para evitar esforço em demasia.
  6.  # 27

    Há aí várias coisas a analisar.
    Tem poucos elementos, mas vários radiadores em várias divisões (ou seja, muitos radiadores, mas pequenos), ou tem poucos radiadores, mas grandes?

    Outra questão é a tubagem: mais elementos implica mais água a circular. Se a tubagem for estreita pode estrangular e a bomba circuladora da caldeira pode penar um bocado para a fazer circular. Ainda por cima terá de elevar a água entre pisos. Só alguém experiente pode analisar e perceber se isso pode ser um problema. Não um problema da potência calorífica da caldeira, mas da capacidade de empurrar a água pelo circuito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rufio
  7.  # 28

    Colocado por: Bruno.AlvesHá aí várias coisas a analisar.
    Tem poucos elementos, mas vários radiadores em várias divisões (ou seja, muitos radiadores, mas pequenos), ou tem poucos radiadores, mas grandes?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rufio


    São 6 radiadores:

    - sala 35m2 10 elementos
    - cozinha 20m2 7 elementos
    - quarto 16 m2 8 elementos
    - quarto 20 m2 8 elementos
    - hall quartos 4 elementos
    - suite 22 m2 10 elementos

    A medidas das áreas são aproximadas. Não estou a contabilizar wc's e a escadaria que é aberta e com o pé direito duplo que só prejudica o equilíbrio térmico.
  8.  # 29

    Essa sala precisava de outro radiador e ambos maiores. De resto as áreas e o número de elementos por radiador até se parece bem com o meu apartamento (claro, um pouco maiores na sua casa).

    Essa escadaria aberta vai ser um pincel para aquecer. A minha irmã tem semelhante (e é só um piso!) com recuperador de calor e primeiro que a área da escadaria ganhe temperatura, é duro...

    Mas sim, à parte da escadaria a minha sugestão é só completar a sala. Não sei se terá possibilidade de colocar outro radiador da outra ponta (sem partir muitas coisas provavelmente é difícil), senão é fazer crescer esse radiador tanto quanto possível.

    Em relação à caldeira e respectiva potência, isso não sei ajudar. O cálculo da emissão é fácil de fazer (dissipação por elemento a Delta T de 50 graus, vezes o número de elementos, mais uns 400W por toalheiro), agora quanto acima disso deve ter a caldeira para trabalhar confortável, não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rufio
  9.  # 30

    Colocado por: RufioBoa tarde

    Eu tenho uma caldeira Baxi Nuvola com cerca de 20 anos. Sei que, mais tarde ou mais cedo, a caldeira irá ter uma avaria que não compensará reparar.

    Vou pedir orçamentos para a substituição da caldeira mas gostava de saber que instaladores de confiança existem na zona norte, próximos de Gaia/Espinho?

    Obrigado


    A quem é que pediu orçamento? Também estou a precisar de alguém que faça a instalação (trocar a Baxi R20a avariada pela Baxi Victoria Plus Ecox que já comprei) na zona de Gaia/Espinho.

    Tenho um contacto mas este ano já não aceita mais trabalho.
    • Rufio
    • 8 dezembro 2021 editado

     # 31

    Colocado por: caocomasas

    A quem é que pediu orçamento? Também estou a precisar de alguém que faça a instalação (trocar a Baxi R20a avariada pela Baxi Victoria Plus Ecox que já comprei) na zona de Gaia/Espinho.

    Tenho um contacto mas este ano já não aceita mais trabalho.


    Pedi alguns orçamentos. Alguns não responderam, outros não têm disponibilidade, só obtive uma cotação mais simpática da ATD-RM das Devesas.
    1871€ para o fornecimento e instalação de uma Ariston Clas One 30.

    Estou a ponderar comprar a caldeira numa loja online espanhola e contratar um instalador.
  10.  # 32

    Colocado por: Rufio

    Pedi alguns orçamentos. Alguns não responderam, outros não têm disponibilidade, só obtive uma cotação mais simpática da ATD-RM das Devesas.
    1871€ para o fornecimento e instalação de uma Ariston Clas One 30.

    Estou a ponderar comprar a caldeira numa loja online espanhola e contratar um instalador.


    Também pedi orçamento à ATD-RM mas eles informaram-me que só instalam equipamentos vendidos por eles. Esse é um problema adicional que tenho.

    Não está fácil arranjar alguém competente para me instalar a caldeira, sendo ela semi-nova.
    • FT87
    • 9 dezembro 2021

     # 33

    Colocado por: caocomasas

    Também pedi orçamento à ATD-RM mas eles informaram-me que só instalam equipamentos vendidos por eles. Esse é um problema adicional que tenho.

    Não está fácil arranjar alguém competente para me instalar a caldeira, sendo ela semi-nova.


    Bricovitor eles fazem
  11.  # 34

    Colocado por: FT87

    Bricovitor eles fazem


    Tem boa experiência com a empresa? Pesquisando aparecem várias reclamações no portal da queixa, DECO, Google...
    • FT87
    • 9 dezembro 2021

     # 35

    Colocado por: caocomasas

    Tem boa experiência com a empresa? Pesquisando aparecem várias reclamações no portal da queixa, DECO, Google...


    Na altura que os chamei e foi para uma urgência (fim de semana e depois de ligar demorou cerca de duas horas a chegar até foi bom) também fui ver a net antes do técnico chegar e fiquei com o pé atrás pois também li alguns comentários menos bons no entanto o técnico chegou super simpático fez o trabalho em 20min deu alguns concelhos aproveitou para purgar toda a instalação do aquecimento pois quando acabou disse que tinha de pagar uma hora na mesma sendo assim andou a fazer essas coisas e foi a vida dele.
    O trabalho ficou bem e paguei 80€ por uma hora de trabalho e deslocação e 7€ de uma borracha qualquer.
  12.  # 36

    Boa noite, venho dentro desta discussão pedir ajuda para quem perceba do assunto.
    Tenho hipótese de comprar uma caldeira Baxi Luna 1.310 Fi-Mv usada para instalar num apartamento T2 com 4 radiadores. O problema é que a caldeira está a utilizar gás propano e na casa em questão será para gás natural. Será possivel?
    Alguém recomendado para a mudança e instalação do equipamento na zona de Loures?
    Obrigado
 
0.0181 seg. NEW