Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Agradeço desde já a quem possa ajudar no esclarecimento das seguintes dúvidas:
    1.
    O meu pai pretende comprar um imóvel para habitação própria permanente (sem recurso a empréstimo), mas ainda não vendeu a casa antiga (e pretende ficar isento do pagamento de mais valias através da declaração de reinvestimento dentro do prazo legal, neste caso 24 meses).
    No entanto, ele quer que a nova casa fique também em meu nome. Haverá algum problema futuramente no que respeita à isenção de mais valias? Foi-me dito que seria mais fácil realizar a escritura apenas em nome do meu pai, constando eu como usufrutuária. Esta informação é correcta?

    2.
    O meu pai pretende vender a sua casa (habitação própria permanente) que faz parte de herança indivisa por morte da minha mãe. Nós os dois somos os únicos herdeiros e, por isso, nunca nos preocupámos em fazer partilhas. O meu pai continuou a viver sempre na sua casa.
    Se a casa for vendida como parte de herança indivisa, julgo que eu terei de pagar mais valias sobre a venda (mas o meu pai ficaria isento se reinvestir o valor da venda noutra habitação própria permanente). Será conveniente fazer a partilha do imóvel ficando apenas em nome do meu pai para evitar problemas futuros com a declaração de mais valias?

    Grata pela ajuda
    • RMPG
    • 6 dezembro 2021

     # 2

    Boa noite julgo nao estar enganado ao dizer-lhe que no caso de herdeiros diretos nao tera problemas com mais valias... mas havera certamente aqui pessoas melhor informadas do que eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmelosousa
 
0.0081 seg. NEW