Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Pedro Barradas
    se é 10m, são sempre lineares ;)
    100€/m2 Vs 500€/m2 + IVA ... mas depende da constituição das paredes e vãos..... pode ser mais, facilmente... o seu arquteicto não sabe ordem de grandezas, mesmo que sejam , assim expeditas!? para fazer uma rápidas contas de "sumir"?

    Tem razão 10m é sempre linear, mas foi para os menos atentos perceberem 😂 o meu arquiteto até pode saber eu é q ainda não tive oportunidade de lhe perguntar. São questões que vão surgindo aqui no tópico, e para quem não é da área não tem noção...
    • VCG
    • 26 novembro 2021

     # 42

    Colocado por: Edfbrg
    Boa tarde. No meu caso foi mesmo pela estética embora tenha a noção disso, em relação as paredes exteriores. Vai colocar telha na sua, para evitar esses problemas?


    Sim, vou usar telha e palas dimensionadas por esses motivos. Eu compreendo a sua opção e o conselho que lhe posso dar é fazer boas palas (protecão das fachadas), dar 1 ou 2 mão de tinta acrilica, senão terá que pintar o exterior da casa daqui a 3/4 anos.
  2.  # 43

    Colocado por: VCG

    Sim, vou usar telha e palas dimensionadas por esses motivos. Eu compreendo a sua opção e o conselho que lhe posso dar é fazer boas palas (protecão das fachadas), dar 1 ou 2 mão de tinta acrilica, senão terá que pintar o exterior da casa daqui a 3/4 anos.

    E mesmo optando por colocar telha vai meter palas tb só por causa das paredes?
  3.  # 44

    Colocado por: Edfbrgmeter palas tb só por causa das paredes


    Não menospreze a necessidade de sombreamento no Verão.
  4.  # 45

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Não menospreze a necessidade de sombreamento no Verão.
    Sim mas uma coisa e meter palas para sombreamento, outra é só para proteger paredes mesmo com telhado..
  5.  # 46

    Bem, a minha opinião (e vale o que vale) reflete-se no seguinte:
    -O salão polivalente da cave está a ser pensado para que fim? Festas de família? Se sim convinha um wc de serviço nesse piso.
    -Piso principal, o espaço habitável da sala/cozinha parece-me que não tem grande espaço para móveis. Por exemplo, se quiseres um móvel aparador ou algo do género tens localização para o colocar? ou uma mesa de apoio/café?
  6.  # 47

    Gosto muito da sua planta.
    Qual é o orçamento expectável para essa casa?

    Outra questão: um arquiteto pode fazer um projeto sem visitar o terreno?
    Ou seja, sendo eu do centro posso ir contratar um arquiteto a braga ou ao algarve? Isso faz sentido?

    Cumprimentos e desculpem pelo off topic
  7.  # 48

    Colocado por: JCoimbraGosto muito da sua planta.
    Qual é o orçamento expectável para essa casa?

    Outra questão: um arquiteto pode fazer um projeto sem visitar o terreno?
    Ou seja, sendo eu do centro posso ir contratar um arquiteto a braga ou ao algarve? Isso faz sentido?

    Cumprimentos e desculpem pelo off topic
    Um projeto pode fazer, um bom projeto tenho muitas duvidas.
  8.  # 49

    Colocado por: JCoimbraGosto muito da sua planta.
    Qual é o orçamento expectável para essa casa?

    Outra questão: um arquiteto pode fazer um projeto sem visitar o terreno?
    Ou seja, sendo eu do centro posso ir contratar um arquiteto a braga ou ao algarve? Isso faz sentido?

    Cumprimentos e desculpem pelo off topic

    Poder acho que podem! Mas sou da opinião que é melhor contratar alguém na proximidade por diversas razões, tais como, capacidade de acompanhar o projeto de perto (reuniões, visitas a obra), melhor conhecimento das exigências das câmaras municipais e do território!
  9.  # 50

    Colocado por: Djdasa
    Poder acho que podem! Mas sou da opinião que é melhor contratar alguém na proximidade por diversas razões, tais como, capacidade de acompanhar o projeto de perto (reuniões, visitas a obra), melhor conhecimento das exigências das câmaras municipais e do território!


    Um arquiteto vai assim tantas vezes visitar a obra?
    Em relação a reuniões, isso hoje em dia já é contornado...
    Visitar o terreno, talvez uma vez chegue, certo? E é sempre necessário visitar o terreno?

    Por acaso gostaria de obter opiniões de arquitetos do forum sobre este tema. Se é fazivel, se já fizeram , etc.

    Cumprimentos
  10.  # 51

    Um arquiteto que faça um projeto pelo Google.. só se for para loteamentos em banda com alçados já definidos no alvará loteamento e for fazer uma cópia do que existe e dar um jeito no interior.
    Concordam com este comentário: Djdasa
  11.  # 52

    Colocado por: JCoimbraGosto muito da sua planta.
    Qual é o orçamento expectável para essa casa?

    Outra questão: um arquiteto pode fazer um projeto sem visitar o terreno?
    Ou seja, sendo eu do centro posso ir contratar um arquiteto a braga ou ao algarve? Isso faz sentido?

    Cumprimentos e desculpem pelo off topic


    Boa tarde,

    O orçamento espectável é por volta dos 230k+iva, embora eu queria ver se não passava muito dos 200k+iva. Vamos ver o que se consegue arranjar. Tudo vai depender também dos acabamentos que escolher.


    Quanto a escolha do arquiteto de longe não acho muito boa ideia por tudo que foi dito atras e principalmente pelo acompanhamento da construção.
  12.  # 53

    Colocado por: JCoimbraUm arquiteto vai assim tantas vezes visitar a obra?
    Em relação a reuniões, isso hoje em dia já é contornado...
    Visitar o terreno, talvez uma vez chegue, certo? E é sempre necessário visitar o terreno?

    Por acaso gostaria de obter opiniões de arquitetos do forum sobre este tema. Se é fazivel, se já fizeram , etc.


    Reunião pessoalmente sempre pelo menos umas duas vezes. Mas já fiz uns quantos somente atraves vídeochamada, fotos do local e etc..

    Normalmente é imprescindível visita ao local do crime, pelo menos uma vez.
    Depois consoante a câmara e o projecto, tento sempre contacto com a câmara ou técnico que irá analisar o processo. Depende do tipo de procedimento e do tipo de trâmites que a câmara obriga.

    Visitas à obra. Se for contratado, se for aceite os honorários devidos, faz se. De resto isso, fiscalização é responsabilidade do director de fiscalização de obra.

    Por último, já recusei diversos trabalhos de raiz por estarem demasiado longe, por exemplo no Minho.
    Muitos clientes estrangeiros que tenho, o projecto é desenvolvido à distância.

    Portanto não é impedimento, mas, para mim é fundamental a visita ao local, para identificação e fruição prévia do mesmo. Sentir o local...
    Concordam com este comentário: nunogouveia, JCoimbra
  13.  # 54

    Colocado por: EdfbrgAcho a solução engraçada visualmente, mas ia ficar com muita área inclinada, não tirando tanto partido do espaço exterior. A ideia do jardim em baixo é criar um espaço onde as minhas filhas possam brincar e num terreno inclinado é mais difícil colocar um baloiço ou um escorrega.


    Há 1000 modos de fazer. O que eu queria "dizer" é que, a meu ver, teria todo o interesse unir os dois jardins, seja em rampa, socalcos ou uma mera escada verde... numa vivenda que não toca os limites do terreno, é uma pena não deixar os miúdos (ou o cão, ou o jardineiro...) andarem às voltas da casa :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, lpereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edfbrg
      822.jpg
  14.  # 55

    Colocado por: nunogouveiavoltando à questão do custo em função das áreas de supercície exterior,


    é a velha questão... ambas as figuras têm a mesma área de fachada...
    por isso é que nos países em que a construção é cara, só vemos cubos e prismas puros...

    mas, por esta ou aquela razão, nem sempre é possível fazer o mais "barato"
    Concordam com este comentário: Edfbrg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edfbrg
      ab.png
  15.  # 56

    Obrigado Pedro. Era o que calculava.
    Cumprimentos
  16.  # 57

    Edfbrg

    [email protected]

    Pode enviar os dados do arquiteto?
    Cumprimentos
  17.  # 58

    Colocado por: Pedro Barradas

    Reunião pessoalmente sempre pelo menos umas duas vezes. Mas já fiz uns quantos somente atraves vídeochamada, fotos do local e etc..

    Normalmente é imprescindível visita ao local do crime, pelo menos uma vez.
    Depois consoante a câmara e o projecto, tento sempre contacto com a câmara ou técnico que irá analisar o processo. Depende do tipo de procedimento e do tipo de trâmites que a câmara obriga.

    Visitas à obra. Se for contratado, se for aceite os honorários devidos, faz se. De resto isso, fiscalização é responsabilidade do director de fiscalização de obra.

    Por último, já recusei diversos trabalhos de raiz por estarem demasiado longe, por exemplo no Minho.
    Muitos clientes estrangeiros que tenho, o projecto é desenvolvido à distância.

    Portanto não é impedimento, mas, para mim é fundamental a visita ao local, para identificação e fruição prévia do mesmo. Sentir o local...
    Concordam com este comentário:nunogouveia,JCoimbra

    Se um dia aceitar um projeto no Minho avise, conheço uns bons restaurantes que acho que ia gostar! PS. A conta pago eu!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 59

    Colocado por: JCoimbraOutra questão: um arquiteto pode fazer um projeto sem visitar o terreno?
    Ou seja, sendo eu do centro posso ir contratar um arquiteto a braga ou ao algarve? Isso faz sentido?


    É como em tudo nas obras: "depende".

    Depende do tipo de obra, de cliente, do local em si, do mercado local, da participação que se espera do Arquitecto, etc...
    Não é nenhum impedimento, mas pelas razões obvias, se tem dois profissionais em vista equivalentes (em qualidade, preço, disponibilidade), opte pelo mais próximo.

    Agora impedimento não é.
    No meu caso por exemplo (Braga-Matosinhos), fazemos vários projetos na Córsega, como a maioria são de remodelação, por medidas e fotografias, faz-se a coisa. Porque há lá quem acompanhe a obra. Quando se trata de obra nova, é sempre melhor ir lá ver como é. Nada se compara a sentir o sítio, uma vez no mínimo. O projecto até se inicia por vezes sem lá ir... mas convém lá passar para confirmar. Por vezes há surpresas. Ainda há pouco fomos numa tarde a Paris e voltamos, apenas para ver e medir um apartamento, é sempre melhor que ver por fotos apenas. Ou à Suíça apenas para ver um terreno e perceber a vista/incidência solar. É diferente.

    Sobre as questões camarárias, as pessoas ainda têm muito a noção do "o Arquitecto sendo daqui pode mexer os cordelinhos na Câmara". Acho que é estúpido isso. Se a lei for cumprida, pode dormir descansado. Se a lei é ignorada ou subvertida mais dia menos dia chega a consequência. Aos herdeiros eventualmente. A lei é de acesso público, está tudo na internet, é só lê-la e aplicá-la. Mesmo as normas municipais, estão todas no site da sua Câmara. Regra geral a lei serve para o proteger até. É como o cinto de segurança, pode ser uma chatice usá-lo, mas no fundo é para o seu bem.

    Sendo um Arquitecto local, pode ser que se lembre das regras municipais pela repetição. Isso é uma vantagem? Talvez...
    Eu, pessoalmente, admito que tenho pouca memória. Mesmo sendo nos municípios onde actuo com maior regularidade (zona Minho-DouroLit), em cada projecto faço sempre o mesmo por principio/hábito. Faço download novamente das regras (mesmo tendo feito lá um proj. há uns meses)... isto porque por vezes as regras mudam (veja-se o que tem acontecido com o proj. térmico, avac, eletrico nos ultimos tempos...)... e porque me aconteceu uma vez, começar um processo com uma lei, e ao instruir a coisa já ser diferente, (mudança de RMUE Valongo naquele caso). Assim, para evitar o risco de esquecer ou confundir (esta regra com a do município ao lado), para cada projecto, há uma seleção de legislação, a qual tenho que ler de fio a pavio. Não vejo outro modo.

    É sempre útil se fôr de perto, caso seja preciso ir à obra.
    Mas convém não confundir o projectista com o fiscal ou com o diretor de obra.
    O que faz o projecto não deve ser o mesmo que fiscaliza.
    E as pessoas confundem muito isso, o "acompanhamento" com a "fiscalização" ou "direção de obra".

    Há ainda a questão do mercado. Um Arquitecto local deve, à partida, ter melhor noção dos preços da zona.

    Resumindo, diria que há uns 20-30 anos, seria mesmo recomendável optar por alguém de perto.
    Hoje em dia, é apenas mais um factor.

    No final, cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 60

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Há 1000 modos de fazer. O que eu queria "dizer" é que, a meu ver, teria todo o interesse unir os dois jardins, seja em rampa, socalcos ou uma mera escada verde... numa vivenda que não toca os limites do terreno, é uma pena não deixar os miúdos (ou o cão, ou o jardineiro...) andarem às voltas da casa :)
      822.jpg

    Muito obrigado pelo dica. Realmente faz sentido unir nem q seja por uma escada. Vou ver essa questão com o arquiteto.
 
0.0311 seg. NEW