Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Tenho atualmente uma vivenda com potência contratada de 10,35kvA trifásica e queria alterar para monofásica 6,9kvA para poupar no preço da potência contratada, ainda poupava uns 6€/mês.

    Não tenho nenhum aparelho trifásico. É possível fazer isto? Tenho que contratar algum eletricista ou quando pedir a alteração da potência a edp trata disso sem encargos?

    Estou a pensar em colocar painéis solares fotovoltaicos e ter um sistema monofásico também seria muito mais vantajoso para usufruir ao máximo do mesmo.

    Obrigado
  2.  # 2

    Fale com um eletricista, isso é coisa que se faz em 10minutos
  3.  # 3

    A alteração no quadro é extremamente simples e pode ser feita por qualquer electricista, mas ao fazer o pedido de alteração a e-redes pode pedir uma declaração de cargas equilibradas ou coisa que o valha.

    Edit: veja este tópico
    https://forumdacasa.com/discussion/75271/mudanca-de-energia-trifasica-para-monofasica/
  4.  # 4

    Normalmente pedem uma declaração de que a instalação encontra se adaptata para monofásico. Algo muito simples, tanto pode ser o electricista ou um eng electrotécnico. N
    • zed
    • 28 novembro 2021

     # 5

    Eu tive dois orçamentos de electricista de 461€ e 479€ para efectuar essa mesma alteração. Por não conseguir orçamentos mais razoáveis acabei por englobar com a instalação dos painéis solares, que me ficou por 100€ +IVA.

    O trabalho cá em casa consistiu em desligar dois dos cabos que vinham do disjuntor não diferencial da E-Redes, deixando só um a fornecer a casa. Ainda tive de os chamar cá segunda vez para fazerem o serviço como deve ser e trocar o disjuntor principal por um monofásico, conforme exigido pela E-Redes. No total foi menos de 1 hora de trabalho.

    Depois houve toda uma parte burocrática com a E-Redes. Não sei quanto tempo gastou a empresa instaladora mas da minha parte foram se calhar umas 6 a 8 horas gastas nisso pois a E-Redes deixou um contador trifásico com o ramal em monofásico que só me deu problemas e entre a comercializadora, o instalador e a E-Redes foi uma bela jiga-joga para resolver.

    A justificar a diferença de preço talvez o facto de o serviço dos electricistas deixar tudo preparado para 10,35 kVA monofásico, o que implicava alteração do cabo entre o quadro e a P100 (que está a metro e meio de distância) enquanto que assim como foi feito penso que só suporta 6,9 kVA monofásico.
  5.  # 6

    Isso de fazer a alteração em 10 minutos, tem muito que se lhe diga.

    Grande parte dos casos, tem de se fazer alteração acima descrita, para conseguirem ficar com 10.35kva em mono.
  6.  # 7

    Em 10min é fazer um shunt nas fases
    Concordam com este comentário: zed
  7.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoEm 10min é fazer um shunt nas fases


    Já não se pode fazer isso, no mínimo tem de se trocar o corte geral, de trifásico(tetrapolar), para um monofásico(bipolar).

    Depois como a maior parte das instalações até 20.7kva tem condutores de 6mm, ao passar para monofásico se os condutores forem de 6mm, a e-redes só coloca 6.9kva, para 10.35kva já tem de alterar para condutores de 10mm desde a portinhola.
    Concordam com este comentário: zed
    • zed
    • 28 novembro 2021

     # 9

    Resumindo, quando o que se pretende são os 6,9 kVA não será o tal serviço de 10 minutos mas talvez de 30?
  8.  # 10

    Por aqui ainda deixam fazer como o RicardoPorto disse.

    Segundo a E-redes, até quem 20,7kVA, se solicitar 10,45kVA mono, pode vir a ser recusado.

    Colocado por: Varejote
    Já não se pode fazer isso, no mínimo tem de se trocar o corte geral, de trifásico(tetrapolar), para um monofásico(bipolar).
  9.  # 11

    Colocado por: zedResumindo, quando o que se pretende são os 6,9 kVA não será o tal serviço de 10 minutos mas talvez de 30?


    Para 6.9kva, tem de mudar o corte geral para Bipolar e alterar os shunts, trabalho para uns 30 minutos sensivelmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  10.  # 12

    Colocado por: Varejote

    Para 6.9kva, tem de mudar o corte geral para Bipolar e alterar os shunts, trabalho para uns 30 minutos sensivelmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zed


    Isso será trabalho para que valores +- ?
  11.  # 13

    100eur
    Concordam com este comentário: Varejote
  12.  # 14

    Colocado por: RicardoPorto100eur
    Concordam com este comentário:Varejote


    Com a substituição de cabos e diferencial?
  13.  # 15

    Não, só com diferencial e valor +iva.
    E mesmo assim, não sei se aparecem muitos a fazer esse valor.

    É a mesma coisa que dizerem que a construção está a 1000€m2, depois os orçamentos aparecem a 1500€m2.
 
0.0182 seg. NEW