Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal.

    A certa de 2 anos comprei uma casa que tem um termoacumulador ( penso ser de 50 litros) instalado na cozinha

    Já desde que começou o inverno que tenho vindo a reparar que a pressão da água quente tem diminuído e como sempre venho aqui ao fórum a procura de soluções ( um muito obrigado já agora por toda a informação que vocês disponibilizam ) .

    A questão é a seguinte, depois de alguma pesquisa por aqui venho a reparar que o meu termoacumulador está instalado sem nenhuma válvula de segurança ( foto em baixo) e isto começou me a preocupar como é óbvio .
    Também já andei a pesquisar sobre a marca do termoacumulador e não encontrei nada de jeito , marca é Olympic, nunca tinha ouvido falar .

    A minha questão é isto acaba por ser perigoso não ? Ou será que ele está preparado para estar instalado assim sem nenhuma válvula de segurança externa ?

    Obrigado desde já
  2.  # 2

    Foto
      IMG_20211130_084212.jpg
  3.  # 3

    Quanto à marca do termoacumulador, não se preocupe muito com isso. São máquinas extremamente simples no seu funcionamento.
    De resto, é obrigatório ter aí um grupo de segurança com válvula antiretorno e válvula de sobrepressão. Isso é barato e faz toda a diferença em caso de avaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gobacktowork
  4.  # 4

    Obrigado pela resposta

    Válvula de sobre pressão é está certo?
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Acessorios-aquecimento-agua/WPR_REF_11026505

    A válvula anti retorno é que não sei o que é ...

    Outra coisa as ligações estão com alguma ferrugem isso pode querer dizer que o interior também não deve estar em bom estão .se calhar é melhor mandar instalar um novo ?
    Obrigado
  5.  # 5

    Perca o amor a uns euritos mais e instale um grupo de segurança de boa qualidade, que inclui a válvula de sobrepressão, a válvula antiretorno (não deixa que água que já entrou no termoacumulador volte para trás) e válvula de corte ("torneira"):

    https://www.nicolaurosa.com/valvulascaleffi/9379-grupo-seguranca-para-termoacumulador-vertical-1-2-526140-caleffi-8016615048728.html

    As ligações ferrugentas em princípio devem-se ao facto de as ligações não terem ficado devidamente apertadas e estanques, o gotejamento provocou essa ferrugem, não quer dizer que o depósito esteja estragado.

    A água quente vem castanha quando se abre a torneira?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gobacktowork
  6.  # 6

    Colocado por: ClioIIPerca o amor a uns euritos mais e instale um grupo de segurança de boa qualidade, que inclui a válvula de sobrepressão, a válvula antiretorno (não deixa que água que já entrou no termoacumulador volte para trás) e válvula de corte ("torneira"):


    E já que vai mexer nisso, considere também adicionar uma misturadora termostática à saida do acumulador.
    Não só garante que a agua não sai excessivamente quente a ponto de queimaduras, como faz render melhor a capacidade do acumulador.

    Estas pessoas agradeceram este comentário: gobacktowork
  7.  # 7

    Não vem castanha pelo menos que eu note. Só tem tido um pouco de falta de pressão e só no chuveiro . Porque na torneira que fica na cozinha parece normal.

    Já tinha visto esses grupos de segurança , mas o meu problema é que não tenho forma de fazer ligação ao esgoto . Pois fica em cima da bancada e nao quero estar a fazer um furo na bancada e móveis .
    Obrigado
  8.  # 8


    E já que vai mexer nisso, considere também adicionar uma misturadora termostática à saida do acumulador.
    Não só garante que a agua não sai excessivamente quente a ponto de queimaduras, como faz render melhor a capacidade do acumulador.


    Já tinha visto esses misturadores também . Mas não assim como esse que enviou na foto . Isso dá para comprar já assim e montar ou tem que ser comprado as peças ?
    Obrigado
  9.  # 9

    Colocado por: gobacktoworkJá tinha visto esses grupos de segurança , mas o meu problema é que não tenho forma de fazer ligação ao esgoto


    Todos os grupos de segurança têm um escape, que deve ser encaminhado para onde não prejudique. Esgoto, exterior, etc... O que não deve ter é um termoacumulador sem grupo de segurança, para sua integridade, da sua família e dos seus bens. Eventualmente pode disfarçar isso com um tubito até ao lava-louça, não?
  10.  # 10

    Colocado por: hangas

    E já que vai mexer nisso, considere também adicionar uma misturadora termostática à saida do acumulador.
    Não só garante que a agua não sai excessivamente quente a ponto de queimaduras, como faz render melhor a capacidade do acumulador.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:gobacktowork


    Eu prefiro ter a termoestática diretamente na banheira, por exemplo. Para lavar a loiça dá jeito por vezes ter a água o mais quente possível.
  11.  # 11

    Todos os grupos de segurança têm um escape, que deve ser encaminhado para onde não prejudique. Esgoto, exterior, etc... O que não deve ter é um termoacumulador sem grupo de segurança, para sua integridade, da sua família e dos seus bens. Eventualmente pode disfarçar isso com um tubito até ao lava-louça, não?


    Acredite que concordo consigo , mas não tenho forma de fazer isso . Fica longe o lava loiça e o esgoto mais próximo .

    A outra válvula não resolve ? Tenho um familiar que me mandou está foto da instalação dele . Se.fizer uma coisa do gênero não fico seguro ?
    Obrigado
      IMG-20211129-WA0001.jpg
  12.  # 12

    Repare que a primeira válvula que sugeriu do Leroy, que é igual a essa do seu familiar, tem uma saída também (aquele orifício mais fininho ao lado da alavanca preta).

    É natural que essa válvula pingue de vez em quando, especialmente durante o aquecimento. Algumas pessoas limitam-se a ter um frasquito aí debaixo que esvaziam uma vez por semana.

    O fluxo de água nessa válvula só será grande em caso de avaria catrastófica do termoacumulador (aquecimento excessivo, por exemplo).
  13.  # 13

    Já tinha visto sim , mas isso não tem problema .

    Agora tenho que acrescentar uma válvula anti retorno também ? Ou aquela faz o papel ?

    Ele tem ali outra coisa na ligação de água quente que eu não percebo o que é .

    Consegue-me esclarecer ?

    Obrigado
    • SrR
    • 30 novembro 2021

     # 14

    Colocado por: gobacktoworktem ali outra coisa na ligação de água quente que eu não percebo o que é .
    isolantes
  14.  # 15

    Colocado por: gobacktoworkEle tem ali outra coisa na ligação de água quente que eu não percebo o que é .


    Água quente e fria. Isoladores galvânicos em nylon. Para evitar corrosão electrolítica entre o metal do termoacumulador e o metal dos flexíveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed, gobacktowork
  15.  # 16

    Colocado por: ClioII

    Água quente e fria. Isoladores galvânicos em nylon. Para evitar corrosão electrolítica entre o metal do termoacumulador e o metal dos flexíveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gobacktowork


    Obrigado por toda a ajuda
  16.  # 17

    Colocado por: gobacktoworkTenho um familiar que me mandou está foto da instalação dele .


    73 °C!! Eu nunca tive os meus termos com mais de 60. Isso gasta uma fortuna em energia, estraga prematuramente o equipamento e a tubagem de água quente. É um perigo também, pode provocar queimaduras.
  17.  # 18

    Colocado por: gobacktoworkAgora tenho que acrescentar uma válvula anti retorno também ? Ou aquela faz o papel ?


    Julgo que não faz esse papel, pelo menos nas especificações nada é dito.
    Portanto, ou compra um grupo de segurança do género que lhe aconselhei, ou compra válvula antiretorno separada.
    A ordem pela qual mete os componentes é obrigatoriamente assim:

    Termoacumulador
    ^
    |
    Isolador galvânico (não é obrigatório, mas dá mais durabilidade ao depósito)
    ^
    |
    Válvula de segurança
    ^
    |
    Válvula antiretorno
    ^
    |
    Flexível
    ^
    |
    Cano água fria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gobacktowork
  18.  # 19

    Colocado por: ClioII

    Julgo que não faz esse papel, pelo menos nas especificações nada é dito.
    Portanto, ou compra um grupo de segurança do género que lhe aconselhei, ou compra válvula antiretorno separada.
    A ordem pela qual mete os componentes é obrigatoriamente assim:

    Termoacumulador
    ^
    |
    Isolador galvânico (não é obrigatório, mas dá mais durabilidade ao depósito)
    ^
    |
    Válvula de segurança
    ^
    |
    Válvula antiretorno
    ^
    |
    Flexível
    ^
    |
    Cano água fria
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gobacktowork


    Muito obrigado pela ajuda

    Aproveito só uma última pergunta . Já procurei no Google mas só encontrei válvulas antiretorno para bombas de água . São essas ?
  19.  # 20

    Colocado por: ClioIIEu prefiro ter a termoestática diretamente na banheira, por exemplo. Para lavar a loiça dá jeito por vezes ter a água o mais quente possível.


    Esta não impede a da banheira, que também é a que prefiro para temperar a água.
    Mas a do acumulador por estar para uns 50º ou 60º em vez de 40. Não vejo necessidade de ter agua a sair das torneiras a mais que isso.

    Se for necessário pontualmente, uma dose de jarro electrico resolve o problema mais eficientemente.
 
0.0234 seg. NEW