Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Eu felizmente vou me safar com 12.20x 30.5
    Ainda vai sobrar uma tira de 12.20 X 5 mais ou menos. O problema do EPDM é esse desperdício
    • MrR
    • 21 março 2022

     # 42

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Não é muito barato, mas se considerarmos que é camada única, comparado com telas asfalticas.

    Esse custo já inclui colas, ou como é fixada ao isolamento térmico?

    Também leva xps, ou tem outra solução?


    Já inclui todas as colas e acessórios necessários.
    A arquitetura da casa faz com que exista muito desperdício, talvez poupasse 1000€ se não tivesse tantos recantos e cantinhos.
    Leva EPS200 na cobertura com pendente já no EPS, geotextil, EPDM.
    É colado apenas nas laterais das platibandas.
    Depois devo colocar godo rolado apenas para proteger um pouco mais.
    As telas asfálticas não me convenceram, espero daqui a 20anos não estar enganado 😉.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
    • MrR
    • 21 março 2022

     # 43

    Colocado por: DR1982Eu felizmente vou me safar com 12.20x 30.5
    Ainda vai sobrar uma tira de 12.20 X 5 mais ou menos. O problema do EPDM é esse desperdício

    Eu tive que comprar duas telas, a de 15,20x30,50 mais a 12,2x15,25.
    Vai-me sobrar muito, mas preferi assim que andar a colar telas de 1,2m de largura e ter muitas colagem, originando mais pontos para dar problemas.
  2.  # 44

    Colocado por: MrR
    Eu tive que comprar duas telas, a de 15,20x30,50 mais a 12,2x15,25.
    Vai-me sobrar muito, mas preferi assim que andar a colar telas de 1,2m de largura e ter muitas colagem, originando mais pontos para dar problemas.
    Eu vou colocar 1.52mm de espessura, tambem desperdíço cerca de 1000€ pelas minhas contas, vou tentar usar a tela que sobra para alguma coisa
  3.  # 45

    Colocado por: MrRLeva EPS200 na cobertura com pendente já no EPS,


    Qual a pendente do eps?

    Isso permite pendentes para vários pontos, ou tem que ser sempre para o "mesmo lado"
    • MrR
    • 24 abril 2022

     # 46

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Qual a pendente do eps?

    Isso permite pendentes para vários pontos, ou tem que ser sempre para o "mesmo lado"


    Permite para vários lados, é cortado a medida em fábrica.
    Infelizmente com a guerra tive o optar por outro sistema, pois o EPS subiu para o dobro e não estava a espera.
    Vou optar por fazer em XPS com pendente para dois lados. Mais trabalho, mas poupo 2000€.
    • riscos
    • 25 abril 2022 editado

     # 47

    Colocado por: MrR

    Permite para vários lados, é cortado a medida em fábrica.
    Infelizmente com a guerra tive o optar por outro sistema, pois o EPS subiu para o dobro e não estava a espera.
    Vou optar por fazer em XPS com pendente para dois lados. Mais trabalho, mas poupo 2000€.
    😁
      IMG-20220223-WA0006.jpg
      IMG202204211029032.jpg
      IMG-20220422-WA00052.jpg
  4.  # 48

    O sistema de cobertura invertida ainda não me convence pois acredito que em caso de chuva cria uma poonte térmica, mesmo que reduzida, com a água que vai escorrendo pelas juntas e criando uma lâmina fria sob o isolamento. Por norma prefiro criar a barreira à água acima do isolamento.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  5.  # 49

    Colocado por: nunogouveiaO sistema de cobertura invertida ainda não me convence pois acredito que em caso de chuva cria uma poonte térmica, mesmo que reduzida, com a água que vai escorrendo pelas juntas e criando uma lâmina fria sob o isolamento. Por norma prefiro criar a barreira à água acima do isolamento.
    Concordam com este comentário:pc ferreira


    E é totalmente correto aquilo que refere, pois a água conseguirá infiltrar-se pelas juntas do isolamento e acaba depositada entre as telas de impermeabilização e o isolamento.
    Isso irá prejudicar a capacidade do isolamento isolar, passe a redundância.
    Além de que essa água que ficará nessa zona será de difícil evaporação.

    Contudo, há poucos materiais que admitem a aplicação direta de telas asfalticas diretamente aos mesmos, ora porque com o calor da tocha podem derreter ou deformar, ora porque em termos de composição são incompatíveis, e por isso usam a cobertura invertida como solução de recurso.

    Um dos poucos produtos que se consegue fazer uma correta aplicação de telas diretamente é o FOAMGLAS.
    Além de todas as outras características, unicas, que o FOAMGLAS tem, também permite que a aplicação de telas seja feita diretamente ao seu revestimento betuminoso, formando assim um sistema de impermeabilização e isolamento "Blindado", onde mesmo que haja algum problema com a tela (rasgo, perfuração, buraco) o sistema continua impermeável.

    Deixo aqui uns links sobre o mesmo:
    https://eurobuild.pt/coberturas-tecnicas-suporte-de-betao/
    https://eurobuild.pt/isolamento-foamglas-para-desempenho-termico-garantido/
      24-Le-nouvel-isolant-Foamglas-READY-T3-contribue-a-la-lutte-contre-le-rechauffement-climatique.jpeg
  6.  # 50

    Colocado por: Atlas EurobuildUm dos poucos produtos que se consegue fazer uma correta aplicação de telas diretamente é o FOAMGLAS.


    Dará para usar numa caleira de 14m X 20cm?
    Por exemplo a opção que faz pendente? Ou fará muito desperdício? Ou a opção normal para aplicar tela betuminosa?
    Obrigado
  7.  # 51

    Colocado por: LrLisboa

    Dará para usar numa caleira de 14m X 20cm?
    Por exemplo a opção que faz pendente? Ou fará muito desperdício? Ou a opção normal para aplicar tela betuminosa?
    Obrigado


    Sim dá.
    O problema do pendente será a largura que pede de apenas 20cm, pois as placas mais pequenas são de 60x40.
    Nesse sentido iria haver muito desperdício.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  8.  # 52

    Colocado por: Atlas EurobuildNesse sentido iria haver muito desperdício.


    OK, obrigado. É como imaginava.
    Sendo assim, talvez será melhor fazer a pendente no suporte e usar placas normais.
    Vou guardar como referência para quando chegar à altura de 'tratar' aquela caleira.
  9.  # 53

    E não permite cortar tiras? 20 é múltiplo dessas placas
  10.  # 54

    Colocado por: RicardoPortoE não permite cortar tiras? 20 é múltiplo dessas placas


    Nunca vi o material, mas para fazer uma pendente de por exemplo 7 metros a última peça tem que ser mais baixa do que a primeira.
    No meu caso, 15m dava para fazer 2 pendentes uma para cada lado... 60x40 se 40 se refere à medida longitudinal da pendente até dá, sem desperdício.
  11.  # 55

    Retirado da ficha
      Screenshot_2022-11-08-23-48-45-22_e2d5b3f32b79de1d45acd1fad96fbb0f.jpg
  12.  # 56

    Colocado por: LrLisboa

    Nunca vi o material, mas para fazer uma pendente de por exemplo 7 metros a última peça tem que ser mais baixa do que a primeira.
    No meu caso, 15m dava para fazer 2 pendentes uma para cada lado... 60x40 se 40 se refere à medida longitudinal da pendente até dá, sem desperdício.


    Sim peço desculpa, as placas são de 60x45cm, e a pendente, tal como a imagem apresentada é sempre na menor dimensão.
  13.  # 57

    Colocado por: RicardoPortoE não permite cortar tiras? 20 é múltiplo dessas placas


    Dar dá, contudo, ficaria sempre com placas com a mesma inclinação e haveria parte que não iria usar, portanto iria ser desperdicio.
  14.  # 58

    Colocado por: Atlas Eurobuildtal como a imagem apresentada é sempre na menor dimensão.


    Pois, só fui ver a ficha depois de comentar.
    Mesmo assim é uma boa solução, pode não o ser no meu caso, mas não invalida muitos outros casos que seja a solução mais perfeita.

    Então a "cola" por baixo das placas e entre juntas é a mesma? É específica do sistema?
    E para assentar tela asfaltica é direto?
    Obrigado
    Concordam com este comentário: Atlas Eurobuild
  15.  # 59

    Colocado por: LrLisboa

    Pois, só fui ver a ficha depois de comentar.
    Mesmo assim é uma boa solução, pode não o ser no meu caso, mas não invalida muitos outros casos que seja a solução mais perfeita.

    Então a "cola" por baixo das placas e entre juntas é a mesma? É específica do sistema?
    E para assentar tela asfaltica é direto?
    Obrigado
    Concordam com este comentário:Atlas Eurobuild


    Sim a "cola" é uma emulsão betuminosa da própria Foamglas.
    Serve para aderir o foamglas ao suporte, e como se trata de uma emulsão betuminosa, selamos as juntas das placas com o mesmo produto. Pode-ser fazer isto porque não temos nada cimentício. Digo isto porque nos sistemas ETICS não devemos aplicar cola nas juntas das placas, mas aí deve-se ao facto de estarmos perante uma argamassa cimentícia.

    Quanto às telas, sim é aplicar diretamente as telas nas placas.
    As placas tem um recobrimento betuminoso, que com o calor da tocha derrete e funde-se com o betume das telas também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  16.  # 60

    Colocado por: Atlas EurobuildAs placas tem um recobrimento betuminoso, que com o calor da tocha derrete e funde-se com o betume das telas também.

    Não há dúvida que o foamglass é uma solução excelente, mas neste particular, não será muito diferente das placas de lã de rocha que têm a face superior impregnada com emulsão betuminosa (precisamente para aderir às telas)
 
0.0269 seg. NEW