Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Na geração dos meus pais o senhorio cortava a água e luz dos inquilinos indesejáveis que não pagavam a renda, como forma de os levar a ir embora.

    Hoje quando um cliente vem ter comigo com pretensões lunáticas, do tipo construir uma moradia T4 com 150.000 € eu respondo: "o senhor está disposto a abdicar de ter água e luz em casa portanto". É a minha forma de afugentar esta gentalha que não sabe o que custa a vida.
  2.  # 22

    420.000€ uma casa?
    De luxo certamente.
  3.  # 23

    Colocado por: marteloescoproÉ a minha forma de afugentar esta gentalha que não sabe o que custa a vida.
    Em tempos de vacas gordas fala de peito, basta o sector da construção levar um abanão que mete o rabinho entre as pernas e anda com a “gentalha” como diz ao colo.
    400k no mínimo para construir uma casa? Menos, muito menos
    Concordam com este comentário: Allegrodx, desofiapedro, frpin, NPRP, SMBS, A. Madeira
  4.  # 24

    Colocado por: DR1982400k no mínimo para construir uma casa? Menos, muito menos
    Será mesmo?...
    No meu périplo para construção, bem feita (pontes térmicas, isolamentos), com materiais de qualidade (janelas boas, nada de esferovites para isolamento), bons acabamentos (bom soalho, boas loucas, moveis e cozinha), baixo custo de operação (fotovoltaicos, BC, baterias...) e confortável (PRH, VMC)...
    Entre projectos (que não de 3500€), licenças, taxas, taxinhas, um ou outro extra (tipo a tua banheira de 2500+ :) )...

    Facilmente cheguei a valores de 400k. Achando eu que tinha uma casa pequena (pouco maior que a tua - 170m2 uteis).
    Ou seja para descer dos 400k andamos numa "luta" para manter a qualidade, restando apenas áreas e simplificação da planta.


    Atenção que refiro os 400 000€ já incluindo o IVA.
    Portanto, depressa e bem, não há quem. O barato, sai caro. O bom não é barato...
    Concordam com este comentário: NTORION, zeto
  5.  # 25

    Colocado por: gil.alvesSerá mesmo?...
    No meu périplo para construção, bem feita (pontes térmicas, isolamentos), com materiais de qualidade (janelas boas, nada de esferovites para isolamento), bons acabamentos (bom soalho, boas loucas, moveis e cozinha), baixo custo de operação (fotovoltaicos, BC, baterias...) e confortável (PRH, VMC)...
    Entre projectos (que não de 3500€), licenças, taxas, taxinhas, um ou outro extra (tipo a tua banheira de 2500+ :) )...

    Facilmente cheguei a valores de 400k. Achando eu que tinha uma casa pequena (pouco maior que a tua - 170m2 uteis).
    Ou seja para descer dos 400k andamos numa "luta" para manter a qualidade, restando apenas áreas e simplificação da planta.


    Atenção que refiro os 400 000€ já incluindo o IVA.
    Portanto, depressa e bem, não há quem. O barato, sai caro. O bom não é barato...
    Concordam com este comentário:NTORION

    Obviamente que o minimo não será, mas a do DR, como está no projeto, não andará longe.
    Agora resta saber o q vai fazer pela mão dele e como vai adjudicar as várias fases da obra. Pelos 3d só em carpintarias tem uma pequena fortuna.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  6.  # 26

    Colocado por: NTORION
    Obviamente que o minimo não será, mas a do DR, como está no projeto, não andará longe.
    Agora resta saber o q vai fazer pela mão dele e como vai adjudicar as várias fases da obra. Pelos 3d só em carpintarias tem uma pequena fortuna.

    Pelos 3D também acho que em carpintarias tem bem acima 30k, só aquele corredor tem ali muitos €€€€ para gastar
  7.  # 27

    Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Contrói-se por bem menos e com conforto: https://nsgarq.wixsite.com/casa100
    Concordam com este comentário: desofiapedro, frpin
  8.  # 28

    Colocado por: nunogouveiaNem tanto ao mar nem tanto à terra. Contrói-se por bem menos e com conforto:https://nsgarq.wixsite.com/casa100
    Concordo Nuno.
    Quantos m2 tem a casa?
    Tem prh, vmc, etc... ...
    E mais ainda... 2017...
    E diga-me ficou mesmo acabada por 100 000€ (IVA incluído)?


    P.S. - Vi agora no site, era 100 mais IVA. ;)
    • Jome
    • 3 dezembro 2021 editado

     # 29

    400k euros por uma casa? Não vamos perder a noção das coisas, é fácil chegar a esse valor com acabamentos xpto, piso radiante, bomba de calor, soalhos, grandes envidraçados, etc etc, no entanto, há pessoas com orçamentos contidos que constroem e constroem com qualidade e conforto.
    Quando uma casa de 400k for considerado o básico, estamos muito mal.
    Concordam com este comentário: ricat, desofiapedro, frpin, dmatos
  9.  # 30

    Colocado por: JomeNão vamos perder a noção das coisas

    No contexto actual... Não sei já como são as coisas...
    As casa que aqui aparecem são todas de 200+m2 mais piscina, mais caves... ...
    Depois é que se põem a pensar... e o soalho? é barato.
    Ah e aquecimento? - Põe-se pré de AC.
    Caixilharia? 10000€... Nem pensar. PVC e que passe os mínimos.
    Depois, loucas... torneiras boas são caras.
    Isolamento, cumpre os mínimos... esta bom.
    Projectos, idem... Pagar 10k+ (+iva) por um projecto completo e de qualidade? Não... Aquele outro faz um projecto por 5000€ (já com iva)...

    Vamos fazer umas contas... pelas bitolas de valores m2 que valem o que valem.
    200m2 brutos de casa (só casa, sem garagem nem caves). 1000€/m2 = 200 000€ + IVA
    150m2 de cave (assumindo pouca escavação e condicionantes. 600€/m2 = 90 000 + IVA
    Piscina (sem complexidades) + 50m2 de decks/alpendres/palas. 15 000€+10 000€ = 25 000€ + IVA
    Arranjos exteriores, portões, painéis... 10/15 000€ (?) + IVA

    Totais estúpidos.
    330 000€...

    Agora é somar o IVA...


    P.S. - e atenção que contra mim falo. - "Ainda sou do tempo" que achava que era possível construir "bom" e barato em Portugal.
    Concordam com este comentário: Djdasa
    • Jome
    • 3 dezembro 2021 editado

     # 31

    Colocado por: gil.alves
    No contexto actual... Não sei já como são as coisas...
    As casa que aqui aparecem são todas de 200+m2 mais piscina, mais caves... ...
    Depois é que se põem a pensar... e o soalho? é barato.
    Ah e aquecimento? - Põe-se pré de AC.
    Caixilharia? 10000€... Nem pensar. PVC e que passe os mínimos.
    Depois, loucas... torneiras boas são caras.
    Isolamento, cumpre os mínimos... esta bom.
    Projectos, idem... Pagar 10k+ (+iva) por um projecto completo e de qualidade? Não... Aquele outro faz um projecto por 5000€ (já com iva)...

    Vamos fazer umas contas... pelas bitolas de valores m2 que valem o que valem.
    200m2 brutos de casa (só casa, sem garagem nem caves). 1000€/m2 = 200 000€ + IVA
    150m2 de cave (assumindo pouca escavação e condicionantes. 600€/m2 = 90 000 + IVA
    Piscina (sem complexidades) + 50m2 de decks/alpendres/palas. 15 000€+10 000€ = 25 000€ + IVA
    Arranjos exteriores, portões, painéis... 10/15 000€ (?) + IVA

    Totais estúpidos.
    330 000€...

    Agora é somar o IVA...


    P.S. - e atenção que contra mim falo. - "Ainda sou do tempo" que achava que era possível construir "bom" e barato em Portugal.

    Tudo certo, mas está a esquecer-se que tudo isso são escolhas. Tal como referi, pode pagar isso quem quer, quem quer fazer por menos também o faz, só tem de assim o queree/escolher e fazer as escolhas de acordo.
    Repare que meteu piscina, cave, etc nas contas so para chegar ao valor que pretende, eu até posso fazer o mesmo exercício para chegar ao dobro do seu valor, isso não prova absolutamente nada a não ser que quem tem dinheiro, não falta em que gastar.
    O gil.alves está a fazer uma casa espetacular e o preço reflecte isso mesmo, no entanto podia fazer uma casa confortável e também ela esteticamente apelativa por bem menos. São opções.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 32

    Colocado por: JomeRepare que meteu piscina, cave, etc nas contas so para chegar ao valor que pretende
    As contas foi com base nas plantas que se vêem por aqui.

    Claro que no fim são sim escolhas.
    Ter ou não piscina -15000€
    Ter ou não cave -90000€
    fazer 160m2 em vez de 200 -40000€

    Reduz-se logo para 185000€ (+IVA) mas se calhar assim ganho-se folga para fazer com melhores materiais.
    Lá está... escolhas.
    • Jome
    • 3 dezembro 2021

     # 33

    Colocado por: gil.alvesAs contas foi com base nas plantas que se vêem por aqui.

    Claro que no fim são sim escolhas.
    Ter ou não piscina -15000€
    Ter ou não cave -90000€
    fazer 160m2 em vez de 200 -40000€

    Reduz-se logo para 185000€ (+IVA) mas se calhar assim ganho-se folga para fazer com melhores materiais.
    Lá está... escolhas.

    Não tinha entendido que usou o projecto do user em causa como exemplo, nesse caso, sim pode ir para os valores que referenciou, mas tal como disse, serão escolhas que cada DO irá fazer. Eu reagi mais ao user que disse que 400k para uma casa é o "novo normal".
  11.  # 34

    Colocado por: JomeEu reagi mais ao user que disse que 400k para uma casa é o "novo normal".

    Lol. Mesmo.
    Mas aqui é fácil ver o historial de cada user, para se ficar com uma noção das bacoradas que se vão dizendo :)
  12.  # 35

    Colocado por: pguilherme
    Lol. Mesmo.
    Mas aqui é fácil ver o historial de cada user, para se ficar com uma noção das bacoradas que se vão dizendo :)


    Se está cansado de ler bacoradas porque é que não tenta contribuir para o tópico? Pode começar com um breakdown orçamental de uma moradia de 4 quartos como acha que deve ser feita. Talvez a malta aprenda consigo.
    • Jome
    • 3 dezembro 2021 editado

     # 36

    Colocado por: zemvpferreira

    Se está cansado de ler bacoradas porque é que não tenta contribuir para o tópico? Pode começar com um breakdown orçamental de uma moradia de 4 quartos como acha que deve ser feita. Talvez a malta aprenda consigo.

    Achar que se chega a um preço sem sequer haver um projecto, é como perguntar quanto é que custa um carro de 5 lugares.
  13.  # 37

    Colocado por: NTORION
    Obviamente que o minimo não será, mas a do DR, como está no projeto, não andará longe.
    Agora resta saber o q vai fazer pela mão dele e como vai adjudicar as várias fases da obra. Pelos 3d só em carpintarias tem uma pequena fortuna.
    Nao conto ultrapassar 250k apenas para a casa sem arranjos exteriores
  14.  # 38

    Colocado por: Jome
    Achar que se chega a um preço sem sequer haver um projecto, é como perguntar quanto é que custa um carro de 5 lugares.


    Exactamente, boa analogia! Se alguém perguntar eu diria que um Dacia se arranja por 15K, um diesel média gama costuma ficar pelos 30K e que se o seu orçamento não passar os 10, comece a pensar em usados a gasolina. E se discordar das opiniões, tente avançar umas suas. É mais produtivo.

    Se eu concordo que 400k é o mínimo para ter uma casa decente? Claro que não. Mas muito dificilmente constrói uma casa de 4 quartos com 150K sem sacrifícios. Se quiser mostrar como é que se faz, o palco é seu, espero aprender umas coisas.
    • Jome
    • 3 dezembro 2021

     # 39

    Colocado por: zemvpferreiraSe alguém perguntar eu diria que um Dacia se arranja por 15K, um diesel média gama costuma ficar pelos 30K e que se o seu orçamento não passar os 10, comece a pensar em usados a gasolina. E se discordar das opiniões, tente avançar umas suas. É mais produtivo.

    Exacto, um conjunto de generalizações que não dizem absolutamente nada, se for um diesel de média gama com 450k km é 15 anos de idade, isso é um roubo.



    Colocado por: zemvpferreiraMas muito dificilmente constrói uma casa de 4 quartos com 150K sem sacrifícios. Se quiser mostrar como é que se faz, o palco é seu, espero aprender umas coisas.

    Onde é que eu disse que isso se fazia? Tem de ir reler os comentários.
  15.  # 40

    Colocado por: DR1982Nao conto ultrapassar 250k apenas para a casa sem arranjos exteriores


    Só confirma o que disse, tal como está no projeto, sem meter mãos na massa e sem adjudicação direta, facilmente fica em 400k.
 
0.0326 seg. NEW