Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Ontem ao ver uma casa com uma imobiliária, o agente disse que era possivel acordar o valor da escritura mais alto com o vendedor para que o banco empreste mais,isto é realmente possivel?O banco depois não sabe que o valor que foi transferido para o vendedor foi inferior?
    Muito obrigada desde já
  2.  # 2

    Escritura mais alto, paga menos, fica a dever !!
    • RCF
    • 2 dezembro 2021

     # 3

    Colocado por: yanulya95Boa tarde,
    Ontem ao ver uma casa com uma imobiliária, o agente disse que era possivel acordar o valor da escritura mais alto com o vendedor para que o banco empreste mais,isto é realmente possivel?O banco depois não sabe que o valor que foi transferido para o vendedor foi inferior?
    Muito obrigada desde já

    No momento da escritura, está presente um representante do Banco. Esse representante do Banco entrega o dinheiro (cheque) diretamente ao vendedor.
    Como o Banco, em princípio, não empresta 100% do valor do negócio mas, no máximo, 90%, podem esses 90% não ser superiores ao valor real do negócio e, por isso, daí não virá problema.
    Mas, na escritura, deve constar como foi efetuada a totalidade do pagamento. Claro que poderão dizer que foi em cheque, uma parte através de crédito bancário e outra parte em cheque e até pode entregar cópia de um cheque, passado pelo comprador ao vendedor, mas que nunca chega a ser depositado pelo vendedor.

    De qualquer forma, tenha em conta que o IMT e o imposto de selo são pagos sobre o valor da escritura e, se esta for por valor superior, pagará mais nestes impostos do que pagaria se escriturasse pelo valor real.
    Concordam com este comentário: yanulya95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yanulya95
  3.  # 4

    Fico a dever a quem?eu sou o comprador e vou combinar a escritura mais alta com o vendedor, pagando eu as mais valias do valor da diferença as finanças, neste caso ninguém fica a dever?
  4.  # 5

    Obrigada RCF neste caso como posso ter a certeza que o vendedor não vai querer depois depositar o cheque que lhe passei?Muito obrigada desde já
    • RCF
    • 2 dezembro 2021

     # 6

    Colocado por: yanulya95E como posso ter a certeza que o vendedor não vai querer depois depositar o cheque que lhe passei?

    Não lhe chegue a dar o cheque.
    Antes da escritura, fazem contrato promessa de compra e venda (CPCV). Neste contrato, fazem constar que paga de sinal um valor superior ao que realmente paga. Se, por exemplo, acordarem o negócio por 100.000 e a escritura por 120.000, façam constar que no CPCV entrega a título de sinal 21.000, quando, na verdade apenas lhe dá 1.000. Entrega-lhe um cheque de 1.000. Paralelamente, passa um cheque de 21.000, que não chega a entregar ao vendedor e tira uma cópia desse cheque.
    Desta forma fica o assunto resolvido
    Concordam com este comentário: yanulya95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yanulya95
  5.  # 7

    Muito obrigada RCF, ajudou-me muito =)tenha um bom dia
    • RCF
    • 2 dezembro 2021

     # 8

    Tenha atenção ao seguinte:
    1 - ao escriturar por valor superior, terá de pagar mais de IMT e imposto de selo;
    2 - o vendedor poderá ter de pagar mais de imposto de mais valias, apesar de só pagar mais se não reinvestir e se, efetivamente, tiver mais valias;
    3 - o Banco, para calcular o empréstimo, tem em conta o mais baixo de dois valores - o valor da compra (o valor da escritura) ou o valor da avaliação. Portanto, de nada lhe valera escriturar por um valor superior se o Banco avaliar a casa por um valor inferior. Imaginando que compra (escritura) por 100.000, mas se o Banco avaliar por 80.000, para o Banco o que interessa são os 80.000 e se apenas emprestar 90%, vai emprestar-lhe 72.000 (que são os 90% de 80.000)
    Concordam com este comentário: yanulya95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yanulya95
  6.  # 9

    No caso do vendedor ter que pagar mais de imposto de mais valias,posso concordar com ele que pago eu o imposto e pago o logo?muito obrigada=)
    • RCF
    • 2 dezembro 2021

     # 10

    Colocado por: yanulya95No caso do vendedor ter que pagar mais de imposto de mais valias,posso concordar com ele que pago eu o imposto e pago o logo?muito obrigada=)

    sim, pode fazer isso.
    Também o que vai a mais, entre o valor real e o valor escriturado, não há-de dar muito em mais valias.
    Sendo Habitação própria permanente, o imposto de mais valias incide sobre 50% da mais valia
    Concordam com este comentário: yanulya95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yanulya95
  7.  # 11

    Neste caso caso a mais valia seria 10000 euros a mais o imposto a pagar a mais era 50% dos 10000 euros=5000 euros ou era uma percentagem dos 5000 euros?Desculpe a minha ignorancia, sou mesmo leiga neste assunto.Obrigada=)
    • RCF
    • 2 dezembro 2021

     # 12

    Colocado por: yanulya95Neste caso caso a mais valia seria 10000 euros a mais o imposto a pagar a mais era 50% dos 10000 euros=5000 euros ou era uma percentagem dos 5000 euros?Desculpe a minha ignorancia, sou mesmo leiga neste assunto.Obrigada=)

    Se a mais valia a mais for de 10.000, são considerados 5.000 para impostos no IRS.
    Portanto, imaginando que o vendedor nesse ano tem rendimentos de 30.000, acrescenta mais 5.000, ficando a pagar IRS de 35.000.
    Se a taxa de IRS for de 28%, pagará de mais valia 28%x5.000€=1.400€. Assim neste caso hipotético a mais valia a pagar de imposto será 1.400€
    Concordam com este comentário: yanulya95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yanulya95
  8.  # 13

    E caso ele quiser reinvestir ou não tiver as mais valias não paga o imposto certo?
    • RCF
    • 2 dezembro 2021

     # 14

    Colocado por: yanulya95E caso ele quiser reinvestir ou não tiver as mais valias não paga o imposto certo?

    certo
  9.  # 15

    RCF

    apenas um pormenor por exemplo eu como vendedor nunca iria assinar um CPCV com sinal de 21 k e apenas receber 1K no momento.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    • RCF
    • 2 dezembro 2021

     # 16

    Colocado por: marco1RCF

    apenas um pormenor por exemplo eu como vendedor nunca iria assinar um CPCV com sinal de 21 k e apenas receber 1K no momento.

    eu também, muito dificilmente o faria...
    Mas, também, muito dificilmente, como comprador, faria constar na escritura um valor superior ao real
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
 
0.0163 seg. NEW