Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Peço a quem tenha conhecimento sobre o tema que me esclareça o seguinte:
    - no projecto da térmica aprovado na câmara municipal, consta que o sistema de AQS será com 2 painel solares e um depósito para armazenamento de água quente com capacidade para 293 litros com apoio eléctrico. (isto é o que faz parte do pré certificado energético)

    Após nossa análise (donos de obra), consideramos mais vantajoso optar por um sistema de termossifão.

    Comunicámos esta alteração aos arquitectos e os mesmos indicam que não podemos fazer essa alteração, pois consta da apreciação do projecto de arquitectura uma nota que informa que devem ser representados os painés solares (nos cortes e alçados) e que o depósito da água deverá ser instalado no interior da moradia, numa zona técnica. Faz sentido interpretar esta nota como regra para uma não alteração do sistema de AQS? Desde que se cumpra ou ultrapasse a classificação do pré-certificado energético, não é possível alterar o sistema de aquecimento de águas? (o mesmo se passa com caixilharia por exº: se quiser mudar de alumínio para PVC).

    Obrigado desde já.
    Cumprimentos.
    • SrR
    • 2 dezembro 2021

     # 2

    Colocado por: ajg010627consideramos mais vantajoso optar por um sistema de termossifão.
    so se for a nivel de espaço interior e custo de aquisição porque de resto o sistema solar com o depósito no interior é melhor em tudo
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  2.  # 3

    veja se não fica + bem servido com uma bomba de calor para AQS
  3.  # 4

    Tinha ideia que o sistema com bomba de calor para AQS ficava mais caro (não me refiro a custo inicial, mas sim custo mensal), dado ter que estar ligado à electricidade.
    Essa foi a razão que nos fez ir para o termossifão.

    Qual o melhor sítio para me informar?
    Obrigado pelos comentários.
  4.  # 5

    Colocado por: ajg010627custo mensal


    Na minha opinião, a opção com menos custo mensal (é a solução que tenho atualmente) é:
    Painel solar térmico termossifao ou circulação forçada + esquentador solar, sem resistência elétrica (desligada).
    Com gás natural é uma solução bastante económica porque o esquentador só funciona para perfazer a temperatura de água pré-definida; mesmo no inverno a água chega ao esquentador já "morna", e o esquentador só aquece exatamente a água que é preciso (outros sistemas aquecem um volume de água que nem sempre é utilizado); e nunca falta água quente mesmo que num dia excepcional haja 50 banhos!

    Mas claro, implica instalar gás e exaustão do esquentador e isso tem custos que podem ser poupados com outras soluções....

    Tb pode optar por BC com apoio de um painel solar térmico ou BC com apoio de painéis fotovoltaicos que apoiam o resto da casa... É uma questão de equacionar os custos
  5.  # 6

    Colocado por: ajg010627sistema de termossifão.

    Este sistema (sozinho) tb teria de ter apoio por resistência elétrica cerca de 4-5 meses por ano
    • jrap
    • 3 dezembro 2021

     # 7

    Colocado por: fernandoFerreiraveja se não fica + bem servido com uma bomba de calor para AQS


    Tive a mesma dúvida... e cheguei à conclusão que não se pode generalizar. ajg qual a sua solução para o aquecimento da moradia?
 
0.0112 seg. NEW