Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá estou em fase de estudo de projetos de especialidade e as duvidas começaram já nas fundações... gostaria de perguntar aqui aos mais entendidos se a solução apresentada é uma solução boa para um terreno com um nivel friatico alto.

    nao fiz estudo ao terreno, mas sei que tem muita agua, o vizinho por exemplo quando fez a piscina teve de fazer um poco ao lado para ir drenando a água.
  2.  # 2

    Isso está muito pobre, e não detalha nada.

    Em que consiste o sistema de impermeabilização?

    Para que serve a parede dupla na cave?
    Como é que mete reboco no teto, em cima de isolamento?

    Se tem nível freático elevado tem que ter uma solução reforçada, incluíndo juntas waterstop e drenos interiores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
  3.  # 3

    Veja esta receita, por exemplo, que não é para um terreno com nível freático elevado.

    Aproveite e leia esse tópico de fio a pavio, que tem lá casos em que "nasce" água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  4.  # 4

    Colocado por: ricardo.rodriguesIsso está muito pobre, e não detalha nada.

    Em que consiste o sistema de impermeabilização?

    Para que serve a parede dupla na cave?
    Como é que mete reboco no teto, em cima de isolamento?

    Se tem nível freático elevado tem que ter uma solução reforçada, incluíndo juntas waterstop e drenos interiores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cris.pereira


    Boas perguntas... enfim...não se pode confiar no trabalho de ninguém.

    Obrigada pela ajuda
  5.  # 5

    Que raio de isolamento termico é aquele no tecto da cave, que leva directamente sobre o mesmo reboco pintado!?

    O detalhe generalista que aí tem é o decorrente de um projecto de licenciamento.
    Já vi piores. Não detalha mais porque não é projecto de execução. Mas ao menos que tivesse as espessuras dos elementos constituintes e o tipo de material.
    Tem de pedir soluções concretas aos seus projectistas. Se for caso disso que pague peças/ consultoria avulso.

    a parede dupla na cave, pode fazer sentido... se fizer parte de um sistema de drenagem redundante naquela caixa de ar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
  6.  # 6

    Tem ponte termica na soleira da porta de entrada..
    Falta a impermeabilização no interior da floreira ;) - Grande fundação que aquela floreira tem!!!
    Concordam com este comentário: Cris.pereira
  7.  # 7

    Geodreno ma localizado.
    O pormenor que apresente já tem ar de desenho de projeto de execução, se assim for, tem aí um muito mau projeto de execução.
    Se for só um pormenor de licenciamento, esqueça isso e peça aos técnicos que façam algo com pés e cabeça
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaGeodreno ma localizado.
    O pormenor que apresente já tem ar de desenho de projeto de execução, se assim for, tem aí um muito mau projeto de execução.
    Se for só um pormenor de licenciamento, esqueça isso e peça aos técnicos que façam algo com pés e cabeça


    É pormenor de licenciamento.
    ok.Obrigada
  9.  # 9

    Na garagem da minha casa que assenta em terreno com nível freático elevado e que foi construída há 20 anos, tenho várias «linhas» de tubos de drenagem perfurados, assentes em cascalho e que coletam a água para um poço com uma bomba de nível que, sempre que necessário, envia a água para o exterior.
  10.  # 10

    Colocado por: Cris.pereiraÉ pormenor de licenciamento.

    Nesse caso, era bom que o autor da arquitetura não fosse o coordenador de projeto pois parece que não domina as coisas
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Nesse caso, era bom que o autor da arquitetura não fosse o coordenador de projeto pois parece que não domina as coisas


    E poucos dominam ou se interessam em mostrar. Ora para quem nao entende facilmente se entrega... não está facil, mesmo procurando aqui no forum as informacoes dividem-se....

    Eu ainda só adjudiquei a arquitetura, ainda estou á espera dos valores para os restantes projetos(quando lhe disse que a casa ia ter a estrutura de madeira, ia caindo para o lado...pois nao sabe nada deste sistema e nao trabalhava com nenhum engenheiro que já tivesse feito, disse que ia ver(isto a semana passada). Mas pensei que o coordenador teria de ser o arquiteto, está a dar-me uma novidade. Quem neste caso pode ser o coordenador?
    Obrigada
  12.  # 12

    Um bom fiscal por exemplo
    • riscos
    • 7 dezembro 2021 editado

     # 13

    Colocado por: Cris.pereira

    E poucos dominam ou se interessam em mostrar. Ora para quem nao entende facilmente se entrega... não está facil, mesmo procurando aqui no forum as informacoes dividem-se....

    Eu ainda só adjudiquei a arquitetura, ainda estou á espera dos valores para os restantes projetos(quando lhe disse que a casa ia ter a estrutura de madeira, ia caindo para o lado...pois nao sabe nada deste sistema e nao trabalhava com nenhum engenheiro que já tivesse feito, disse que ia ver(isto a semana passada). Mas pensei que o coordenador teria de ser o arquiteto, está a dar-me uma novidade. Quem neste caso pode ser o coordenador?
    Obrigada
    o coordenador costuma ser o arquiteto sim porque o termo de responsabilidade de coordenação de projeto tem de entrar em fase de entrega do projeto de arquitetura. Se quer uma casa em madeira, com estrutura em madeira o projeto de arquitetura deve ser enquadrado para esse sistema, não é meter paredes de espessura x e vãos y sem saber como funciona e é projetada uma estrutura desse tipo. Um projeto de estrutura em madeira custa o dobro de um projeto em betão devido as especificidades da mesma e aos pormenores necessários para a sua execução, senão é daqueles que nada diz e na obra fazem como querem e seja o que Deus quiser. O valor tbem é porque poucos são os gabinetes com técnicos que o sabem fazer.
  13.  # 14

    Diria mais Cris.
    As especialidades deviam andar a par da Arquitectura.
    Não sei bem o que pretende com "estrutura de madeira", woodframe(?)
    Com estrutura de madeira não dá para inventar passagens de cabos, roços e afins... Tem de ser tudo (bem) planeado, levando como diz o "riscos" a um projecto mais caro específico que não dispensará projecto de execução.
    Digo ainda mais. Até o constructor deveria estar já envolvido em projecto para perceber e alinhar-se com os projectistas para saber/contar com o que tem de fazer e sugerir simplificações que lhe façam poupar a si no fim dinheiro.

    Abr.


    P.S. - Onde será essa obra?
    Concordam com este comentário: riscos
  14.  # 15

    Eu disse ao arquiteto que ainda não sabia como seria a casa,se em Lsf ou em Wood frame. Ele disse não haver problema.
    A arquitetura foi adjudicada independente dos restantes projetos por causa disso. Mas agora que temos de colocar as restantes especialidades é que lhe vieram as duvidas todas e percebi que isso pode ser um problema.

    Aqui é Câmara de Sintra e já por si é complicada, já é a 2casa que construo e sei do que falo. Desta vez escolho o arquiteto que mais trabalhasse nesta Câmara.
    Não sei se ap escolher fazer as restantes especialidades noutro gabinete se isso me trará problemas com ele....
    O que ele me disse foi para eu arranjar quem me fizesse o projeto de wood frame e que depois conciliaria com os restantes, mas estou a ter dificuldades em arranjar quem me faça só esse projeto.
    Além de que comecei a pensar que até para as fundações o cálculo será diferente por ser tratar de uma estrutura leve, podendo aqui poupar algum dinheiro, visto que está tudo imensamente caro!
  15.  # 16

    Colocado por: gil.alvesDiria mais Cris.
    As especialidades deviam andar a par da Arquitectura.
    Não sei bem o que pretende com "estrutura de madeira", woodframe(?)
    Com estrutura de madeira não dá para inventar passagens de cabos, roços e afins... Tem de ser tudo (bem) planeado, levando como diz o "riscos" a um projecto mais caro específico que não dispensará projecto de execução.
    Digo ainda mais. Até o constructor deveria estar já envolvido em projecto para perceber e alinhar-se com os projectistas para saber/contar com o que tem de fazer e sugerir simplificações que lhe façam poupar a si no fim dinheiro.

    Abr.


    P.S. - Onde será essa obra?


    Estrutura é exatamente isso, interior em gesso carbonato ou MGO (ainda a decidir) e exterior em étics ou fachada ventilada.
    Irá estár tudo especificado, depois irei abrir um tópico aqui para acompanharem a obra ☺
    As canalizações passam todas na 2parede,interior, na minha primeira casa tb fiz assim, e é uma obra mais limpa e rápida.
 
0.0212 seg. NEW