Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, decidimos construir a nossa casa com a proposta Predileta SI, andamos à 9 meses a espera para começar a obra, desde as especialidades a CMA estão sempre a inventar desculpas, nós já demos uma boa parte do dinheiro para o projeto mas estamos a ficar preocupados com tanta demora.. Alguém que nos possa dar boas noticias!?
  2.  # 2

afinal o que diz a informação tecnica da CM? Concerteza que tem acesso a isso? Certo? O processo foi submetido em seu nome.
  3.  # 3

O "A" é de que municipio?
  4.  # 4

9 meses ou mais para aprovar a arquitectura, especialidades e levantar a licença de construção, é infelizmente normal em muitos municípios.
    Concordam com este comentário: Palmix
  5.  # 5

6.  # 6

Soraia, agora já não há muito que possa fazer senão ir insistindo com as pessoas que costuma contactar para que lhe digam o que se está a passar. Eu já fiz tudo por tudo para lhes dar a entender que a comunicação é péssima. Infelizmente estou na mesma situação, tive 9 meses a ouvir que ia começar 'no próximo mês'...enfim, lá começaram mas digo-lhe que está a passo de caracol, estimo bem que nem no final do próximo ano tenho casa, é revoltante e muito frustrante, especialmente a falta de comunicação da parte deles! Desmotivei-me de tal forma que estou a deixar andar, eles fazem o que querem, têm a faca e o queijo na mão. Já contratou coordenação de segurança e fiscalização independente? Eles não a vão avisar que precisa disso. Quanto à camara de Almada digo-lhe que até tremo cada vez que alguem do banco me pede algum documento que tenho que pedir à CMA... neste momento estou à espera de uma simples cópia há 1 mês! A minha comunicação prévia desde que entrou na CMA até que saiu o oficio de aprovação foram 4 meses! Ah e se ainda não chegou a essa fase prepare-se para os cerca de 10.000€ de taxas que terá que pagar, terá 60 dias para o fazer a partir do momento que receber o oficio da Comunicação prévia. Também ninguem a vai avisar desse pequeno pormenor.
  7.  # 7

Existem riscos que simplesmente nao devemos compra-los.
    Autênticas mafias da construcao.
  8.  # 8

Se tivesse estudado bem isto tudo antes, nunca me aventuraria na construção, mas nunca mesmo! Nem com esta empresa nem com nenhuma na verdade. Isto é uma dor de cabeça tão grande que dura tanto tempo, é preciso ter tanto dinheiro e uma dose gigante de paciência. Para quem não percebe absolutamente nada de construção é mesmo dar um tiro no pé, ou bem que se tem alguem próximo para dar as dicas ou então é para esquecer.
  9.  # 9

Colocado por: Soraia AlexandraBoa noite, decidimos construir a nossa casa com a proposta Predileta SI, andamos à 9 meses a espera para começar a obra, desde as especialidades a CMA estão sempre a inventar desculpas, nós já demos uma boa parte do dinheiro para o projeto mas estamos a ficar preocupados com tanta demora.. Alguém que nos possa dar boas noticias!?

Boa noite
    Nunca pare de insistir , seja via email ou telefone.
    2 anos estive para aprovar licenciamento….com

Colocado por: Soraia AlexandraBoa noite, decidimos construir a nossa casa com a proposta Predileta SI, andamos à 9 meses a espera para começar a obra, desde as especialidades a CMA estão sempre a inventar desculpas, nós já demos uma boa parte do dinheiro para o projeto mas estamos a ficar preocupados com tanta demora.. Alguém que nos possa dar boas noticias!?

Boa noite
    Quando iniciei este passo não sabia o que era a comunicação prévia tive que me sujeitar a quem transportou o projeto em modo de licenciamento, posso lhe dizer que foram 2 anos de puro nervosismo e desespero .
    Não pare de insistir seja email telefone e ou outros.
    As taxas da câmara são brutais atualmente ando a analisar propostas de construção.
    Boa sorte
  10.  # 10

Boa tarde
    Estou na mesma situação com a proposta predileta. A comunicação é péssima, ou não respondem ou dizem um prazo qualquer e depois não cumprem nada. Iniciamos contrato em março 2021 e nesta fase, tenho o projeto na câmara em análise. Supostamente ia ser rápido por causa de ser comunicação prévia....um pesadelo.
  11.  # 11

Colocado por: Famel85Soraia, agora já não há muito que possa fazer senão ir insistindo com as pessoas que costuma contactar para que lhe digam o que se está a passar. Eu já fiz tudo por tudo para lhes dar a entender que a comunicação é péssima. Infelizmente estou na mesma situação, tive 9 meses a ouvir que ia começar 'no próximo mês'...enfim, lá começaram mas digo-lhe que está a passo de caracol, estimo bem que nem no final do próximo ano tenho casa, é revoltante e muito frustrante, especialmente a falta de comunicação da parte deles! Desmotivei-me de tal forma que estou a deixar andar, eles fazem o que querem, têm a faca e o queijo na mão. Já contratou coordenação de segurança e fiscalização independente? Eles não a vão avisar que precisa disso. Quanto à camara de Almada digo-lhe que até tremo cada vez que alguem do banco me pede algum documento que tenho que pedir à CMA... neste momento estou à espera de uma simples cópia há 1 mês! A minha comunicação prévia desde que entrou na CMA até que saiu o oficio de aprovação foram 4 meses! Ah e se ainda não chegou a essa fase prepare-se para os cerca de 10.000€ de taxas que terá que pagar, terá 60 dias para o fazer a partir do momento que receber o oficio da Comunicação prévia. Também ninguem a vai avisar desse pequeno pormenor.
  12.  # 12

Famel85 quanto tempo esteve à espera para que lhe começassem a obra?
  13.  # 13

Colocado por: mel21Boa tarde
    Estou na mesma situação com a proposta predileta. A comunicação é péssima, ou não respondem ou dizem um prazo qualquer e depois não cumprem nada. Iniciamos contrato em março 2021 e nesta fase, tenho o projeto na câmara em análise. Supostamente ia ser rápido por causa de ser comunicação prévia....um pesadelo.

Está registada na plataforma digital da CMA?
    Embora por vezes não esteja atualizada eu no leu caso cheguei a ver por essa plataforma a evolução.
    O meu processo foi em licenciamento iniciei em 2019…com entraves burocracias apenas em 2021 consegui o projeto aprovado, atualmente aguardo envio do alvará de construção.
    Não foi nada fácil porque em 2019 não existia covid etc etc etc o meu orçamento teve um incremento de aproximadamente 35.000€ , olho para o presente e a unica vantagem foi a aquisição do terreno que hoje certamente estaria pelo dobro do valor…
    Aconselho a contactar o departamento do urbanismo da câmara e tentar perceber com que técnico responsável se encontra o processo.
  14.  # 14

Boa tarde, estou na mesma situação e a ficar preocupado com tantos relatos semelhantes.
    Tenho o meu processo todo entregue à proposta predileta, com um valor considerável já investido.

Colocado por: Famel85Soraia, agora já não há muito que possa fazer senão ir insistindo com as pessoas que costuma contactar para que lhe digam o que se está a passar. Eu já fiz tudo por tudo para lhes dar a entender que a comunicação é péssima. Infelizmente estou na mesma situação, tive 9 meses a ouvir que ia começar 'no próximo mês'...enfim, lá começaram mas digo-lhe que está a passo de caracol, estimo bem que nem no final do próximo ano tenho casa, é revoltante e muito frustrante, especialmente a falta de comunicação da parte deles! Desmotivei-me de tal forma que estou a deixar andar, eles fazem o que querem, têm a faca e o queijo na mão. Já contratou coordenação de segurança e fiscalização independente? Eles não a vão avisar que precisa disso. Quanto à camara de Almada digo-lhe que até tremo cada vez que alguem do banco me pede algum documento que tenho que pedir à CMA... neste momento estou à espera de uma simples cópia há 1 mês! A minha comunicação prévia desde que entrou na CMA até que saiu o oficio de aprovação foram 4 meses! Ah e se ainda não chegou a essa fase prepare-se para os cerca de 10.000€ de taxas que terá que pagar, terá 60 dias para o fazer a partir do momento que receber o oficio da Comunicação prévia. Também ninguem a vai avisar desse pequeno pormenor.

A que taxas se refere?
  15.  # 15

Colocado por: urubu_Boa tarde, estou na mesma situação e a ficar preocupado com tantos relatos semelhantes.
    Tenho o meu processo todo entregue à proposta predileta, com um valor considerável já investido.
    A que taxas se refere?
    ~
    provavelmente refere-se a isto
    https://forumdacasa.com/discussion/36276/quanto-custa-a-licenca-de-construcao-na-sua-camara/
  16.  # 16

Colocado por: urubu_Boa tarde, estou na mesma situação e a ficar preocupado com tantos relatos semelhantes.

A que taxas se refere?

Licença de construção….9000€ no meu caso
  17.  # 17

Colocado por: urubu_
    A que taxas se refere?

A isto:
    Colocado por: IronManSousa
    provavelmente refere-se a isto
    https://forumdacasa.com/discussion/36276/quanto-custa-a-licenca-de-construcao-na-sua-camara

E isto:
    Colocado por: Casinha2020
    Licença de construção….9000€ no meu caso

Quase 9000€ de taxas urbanisticas para construir uma casa com menos de 150m2 uteis.
    A PP vai-lhe dizer que você é que tem de pagar essas taxas... quando esse oficio chegar terá 60 dias para pagar esse valor ou a CP caduca.
    Concordam com este comentário: Casinha2020
  18.  # 18

Colocado por: Famel85

A isto:

E isto:

Quase 9000€ de taxas urbanisticas para construir uma casa com menos de 150m2 uteis.
    A PP vai-lhe dizer que você é que tem de pagar essas taxas... quando esse oficio chegar terá 60 dias para pagar esse valor ou a CP caduca.
    Concordam com este comentário:Casinha2020

No meu caso, o contrato espelha bem a exclusão de encargos com Licenças CM. Assim sendo naão vejo motivos para o pagamento de qualquer taxa.

Podia por em equação a existência de infraestruturas por pagar associado ao terreno, mas se assim fosse, dir-lhe-ia que a omissão dessa informação por parte do consultor não era de esperar.

Muito obrigado e saude!
  19.  # 19

No meu caso, o contrato espelha bem a exclusão de encargos com Licenças CM. Assim sendo naão vejo motivos para o pagamento de qualquer taxa.

Podia por em equação a existência de infraestruturas por pagar associado ao terreno, mas se assim fosse, dir-lhe-ia que a omissão dessa informação por parte do consultor não era de esperar.

Muito obrigado e saude!

O contrato é igual para todos, chapa 5. Não se esqueça que é você o requerente da CP e para a CMA não interessa quem é que paga, interessa é que seja pago nos 60 dias após a recepção do oficio.
    Concordam com este comentário: Casinha2020
  20.  # 20

Muito obrigado e saude!

O contrato menciona que o mesmo exclui qualquer taxa ou despesa com a CMA certo? Qualquer um julgo eu menciona essas situações e todas as taxas serão a seu encargo aconselho a se informar pois tal como foi aqui falado e por experiência própria as taxas de alvará são elevadas e os tempos de espera são muitos elevados pelo que deitar “abaixo “ em 60 dias pagamento tudo o que já foi feito pode ser um problema.
    Também me foi dito que caso seja comunicação prévia tem que arranjar à sua responsabilidade um fiscal de obra no caso de licenciamento apenas é necessário da parte da entidade construtora …
    Informações transmitidas via telefone ….

0.0173 seg. NEW