Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,venho pedir ajuda e esclarecimento. Passa-se o seguinte...Comprei casa sozinho á cerca de quatro anos e para tal pedi um emprestimo no valor da casa 127.000euros, que atraves de um conhecimento do vendedor foi aceite mesmo á margem da taxa de esforço. O credito demorou algum tempo a ser aceite e para tal,o imovel teve que ser sobreavaliado. Na altura estava empregado e efectivo na empresa,mas tal nao durou uma vez que fui despedido. Hoje tenho um rendimento mensal bastante inferior, prestaçoes em atraso, bens essenciais em atraso como a agua, a luz e o condominio. A casa esta á venda á cerca de um ano e meio e nem consigo vender nem alugar o imovel, os juros das despesas em atraso aumentam de mes para mes e eu nao consigo suportar mais, estou á beira da roptura emocional. Ja fui ao banco e o proprio gerente do balcao que fez com que o credito fosse aprovado nem sequer me quer renegociar o contrato, tentei que a casa fosse dada ao banco para daçao mas nao querem a casa. A minha maior preocupaçao sao os meus pais,meus fiadores, que choram noite e dia. Ninguem melhor que eu sabe que o culpado disto sou eu mas haverá alguma maneira de sair deste poço sem fundo? Por favor ajudem-me.
  2.  # 2

    So mais um aspecto, indo a outro balcao do millenium ninguem me consegue aceder á conta, dizer me valores de prestaçoes ou qlqr tipo de informaçoes,dizem me que tenho que contactar o balcao onde tenho a conta. Tb nunca recebi nenhuma carta do banco em casa, nem de estratos nem nada. Caçaram me os cartoes multibanco e o de credito que nem tinha utilizado. Neste momento nem sei ao certo qt e o que estou a pagar ao banco.
  3.  # 3

    Alô Boa Tarde!

    Se ainda não recebeu qualque carta do banco é porque ainda não estão mais de 2 prestações atrasadas. Caso contrário, já teria o processo passado para recuperação de crédito com a consequente emissão de uma carta.

    Segundo percebi a casa está sobreavaliada o que por si só constitui um problema para o banco. Se os seus pais não fossem fiadores estava o problema resolvido mas uma vez que são, pergunto-me o que poderá ser penhorado? Só com uma análise dos "estragos" é que poderemos ver o q é mais vantajoso.

    Entretanto dá sempre para vender a casa... é só colocar ao preço de mercado que os compradores aparecem. Obvio que é triste perder dinheiro na venda mas neste momento tem que analisar qual será A SOLUÇÂO MENOS MÁ e deixar de pensar em soluções ideais.

    Boa Sorte!

    Eles
  4.  # 4

    Eu ja tenho mais de duas prestaçoes em atraso,ja me ligaram pra resolver o assunto mas nada por escrito o que acho estranho. Eu nao tenho meio de pagar as dividas e os meus pais estao desempregados. o facto da casa estar sobreavaliada pelo banco nao me vai dar ainda mais problemas do que ja tenho?
  5.  # 5

    E os seus pais têm algum bem que possa ser penhorado?
  6.  # 6

    A casa dos meus pais é deles mas o terreno é da camara de lisboa,o meu pai tem um carro. mas nao queria que eles perdessem o que é deles.
  7.  # 7

    Nao ha nada que eu possa fazer? O banco esta prestes a acabarem com a minha vida e a dos meus pais e nem sequer me ajuda, pra eles o importante é o dinheiro.
  8.  # 8

    josh2779,

    1. Primeiro que tudo, isso porque você está a passar são vicissitudes que todos podemos ter. Seria pior se fosse uma doença grave, ou sofrermos um acidente grave provocado por terceiros. Não podemos encarar isto com desespero, mas sim com cabeça fria e frontalidade.

    2. Para darmos sugestões de maneiras de ATENUAR o problema, precisaríamos de mais dados. Exemplo: por quantos anos fez o contrato? Quanto valia realmente a casa (/por quanto a comprou)? Que tipo de «casa» é e onde se situa?

    3. Que tentativas sérias fez para vender a casa (valores de venda, publicidade, empresas de mediação?), ou para arrendar a casa (valor de renda, etc.?).

    4. Suponho que NÃO está desempregado?
    Não poderá, portanto, recorrer ao Decreto-Lei 103/2009 que permite aos desempregados reduzir temporariamente a prestação do seu crédito habitação em 50% (até um limite de €500), durante um prazo máximo de 24 meses. De qualquer maneira, esta solução é apenas temporária porque terá de reembolsar o Estado por esta ajuda.

    Exemplo: Se você contraiu um empréstimo de 127.000€ por 35 anos, ao fim de 4 anos pagou uns 8 ou 9mil euros de capital, e tem actualmente uma prestação de menos de 500€/mês.
    MAS se foi por 25 anos, já pagou uns 14mil e tem uma prestação de 600€/mês.
    Convém saber em que ponto Você está. Para isso Você tem de ir ao banco pedir um documento em que esteja claro quanto Capital ainda está em dívida, e quantas/qual o valor das prestações que estão em atraso.
  9.  # 9

    Contraí o emprestimo em 45 anos,mas os primeiros cinco anos so estou a pagar os juros da casa,ou seja ainda nao amortizei nada do emprestimo. Neste momento estou a pagar cerca de 500 euros ao banco. O contrato esta a fazer 4 anos em julho e a casa valia cerca de 120.000euros, comprei-a como sendo nova mas descobri que ja tinha sido habitada,a casa situa-se perto de lisboa e odivelas. Ja meti a casa em tres imobiliarias e possuo os contratos dessas imobiliarias, e para arrendar ja mostrei varias vezes a casa,tenho um placard na janela a indicar a venda ou o aluguer. Ajudem me
  10.  # 10

    Colocado por: josh2779Ninguem melhor que eu sabe que o culpado disto sou eu

    Gostava que houvesse mais pessoas a assumir isso tão frontalmente!

    Colocado por: josh2779Contraí o emprestimo em 45 anos,mas os primeiros cinco anos so estou a pagar os juros da casa

    Colocado por: josh2779foi aceite mesmo á margem da taxa de esforço

    Colocado por: josh2779imovel teve que ser sobreavaliado


    Eu despedia os gajos que puseram as assinaturas no seu contrato! dass... não ajudaram ninguém, só puseram pessoas honestas a pensarem que são um lixo, quando são "apenas" crédulas...


    Colocado por: josh2779nao consigo suportar mais, estou á beira da roptura emocional

    Colocado por: josh2779A minha maior preocupaçao sao os meus pais,meus fiadores, que choram noite e dia.


    Penso que a situação requer grandes sacrifícios... Pense em reduzir o preço que pede em 10%, mesmo que fique abaixo da sua dívida ao banco organize-se com os seus pais para pagar essa diferença... garanto-lhe que vale a pena só pela redução do juros de mora e compensatórios;
    Se quer arrendar passe pelas escolas, há muitos professores que vêm de fora e precisam de uma casa por pouco tempo...


    Colocado por: josh2779Ja meti a casa em tres imobiliarias e possuo os contratos dessas imobiliarias, e para arrendar ja mostrei varias vezes a casa,tenho um placard na janela a indicar a venda ou o aluguer

    Não chega pois não? veja quem está interessado e porque deixam de estar quando lá chegam. Post na Net em tudo o que é site e forum (neste foi feito um mini-manual para casos de "vendas difíceis").

    Será que é possível arranjar um segundo trabalho? um part-time de fim-de-semana no Continente ou parecido?


    Colocado por: Luis K. W.4. Suponho que NÃO está desempregado?
    Não poderá, portanto, recorrer aoDecreto-Lei 103/2009que permite aos desempregados reduzir temporariamente a prestação do seu crédito habitação em 50% (até um limite de €500), durante um prazo máximo de 24 meses.


    Fico lixado da vida quando os meus impostos continuam a servir para acomodar os empregados (que ficam à espera que os subsídios chegem ao fim, para procurar algo para fazer), e os trabalhadores que fazem tudo para reconstruir a sua vida e ficam desamparados... força Josh!
    • eu
    • 2 janeiro 2010

     # 11

    Caro Josh, não vale a pena entrar em depressão. O erro foi feito e não pode ser desfeito, agora há que tentar minimizar os estragos.

    O Luis já lhe deu excelentes conselhos. Siga-os. E... não desespere.

    PS: os Bancos que andaram a iludir as pessoas desta forma deviam ser responsabilizados.
  11.  # 12

    Colocado por: josh2779Contraí o emprestimo em 45 anos,mas os primeiros cinco anos so estou a pagar os juros da casa,ou seja ainda nao amortizei nada do emprestimo. Neste momento estou a pagar cerca de 500 euros ao banco.

    Não sei se isto é uma ajuda, mas... QUE RAIO de taxa de juro é que você está a pagar?
    Suponho que uma boa parte das pessoas com empréstimo bancário feito há 4 anos estará hoje a pagar cerca de 2% a 2,5% de taxa de juro. Por alto, isso daria uns 265€/mês!
  12.  # 13

    O pior é que o banco nem sequer aceita negociar as taxas de juros nem o spread que esta em 0.9%... Agradeço os conselhos que me deram e vou tentar segui-los religiosamente,mas será algo que eu possa fazer mais pra chamar a atençao deste meu problema que é tb o de milhares de pessoas? Será que o banco nao aceita a casa afim de liquidar a divida uma vez que o valor dado por eles é superior á propria divida?
  13.  # 14

    Será que o banco nao aceita a casa afim de liquidar a divida uma vez que o valor dado por eles é superior á propria divida?

    Correção
    Sera que o banco nao aceita a casa afim de liquidar totalmente a divida, uma vez que a avaliaçao do imovel é superior ao valor do emprestimo?
  14.  # 15

    Colocado por: josh2779mas será algo que eu possa fazer mais pra chamar a atençao deste meu problema que é tb o de milhares de pessoas?


    A DECO tem um gabinete de apoio ao sobre-endividado, não precisa de ser sócio.


    Colocado por: josh2779Sera que o banco nao aceita a casa afim de liquidar totalmente a divida, uma vez que a avaliaçao do imovel é superior ao valor do emprestimo?


    Não, o que o banco faz é "fechar" a hipoteca, vender em leilão (muitas vezes por -30% da avaliação) e voçê fica com a dívida do que o banco não conseguiu cobrar com o imóvel ( E SEM O IMOVEL)!!!

    esqueça defenitivamente essa hipótese...

    e da próxima vez respeite a taxa de esforço e faça um seguro com cobertura de desemprego...
  15.  # 16

    Ok entao doar a casa ao banco esta fora de questao? Sera possivel que haja trafulhice da parte de quem gere as dividas dos clientes ao dito banco/balcao,sem que os superiores saibam? Estou a referir me a taxas injustas e a negaçao em renegociar termos do contrato.
  16.  # 17

    Deixar o casa ir a leilão não quer dizer que você fique livre de pagar uma dívida.
    Se no leilão só derem 90mil pela casa, você continua a dever 37mil (mais os juros em atraso, etc.) ao Banco.

    Josh. Eu gostaria de ter mais elementos para poder dizer alguma coisa, mas você tambem nao ajuda muito.

    1. "Taxas injustas"?
    Se você tem um spread de 0,9% não se pode queixar muito.
    O melhor que conseguiria, em circunstâncias muito boas seria 0,5%. Há quem tenha tido a sorte de obter 0,3% (quando a "guerra" entre bancos estava no auge).

    Continuo sem perceber como é que com um spread de 0,9% e um empréstimo de 127mil de que só está a pagar juros, você paga 500euros por mês!
    A Euribor 6 meses ainda está abaixo de 1%. Por outras palavras, você devia estar a pagar menos de 2%/ano (127x2%=2.540euro/ano; 2540/12 = 212,00euros/mês!

    COMO é que você paga 500!?!

    2. "Renegociar", não estou a ver como nem o quê.
    Você já esticou a corda até onde podia (prazo de 45 anos, ultrapassou a taxa de esforço

    3. Você devia ter uma maior fonte de rendimento, e a casa tem esse potencial, portanto...
    - Você está a viver na casa?
    - Quantas assoalhadas tem a casa?
    - Não acredito que não consiga alugar quartos ou uma casa numa zona densamente povoada como Odivelas-Lisboa! Quanto está a pedir pela renda?
    - Identificou a razão pela qual as pessoas que visitaram a casa NÃO A ARRENDARAM?
  17.  # 18

    Colocado por: Luis K. W.Deixar o casa ir a leilão não quer dizer que você fique livre de pagar uma dívida.
    Se no leilão só derem 90mil pela casa, você continua a dever 37mil (mais os juros em atraso, etc.) ao Banco.

    Josh. Eu gostaria de ter mais elementos para poder dizer alguma coisa, mas você tambem nao ajuda muito.

    1. "Taxas injustas"?
    Se você tem um spread de 0,9% não se pode queixar muito.
    O melhor que conseguiria, em circunstâncias muito boas seria 0,5%. Há quem tenha tido a sorte de obter 0,3% (quando a "guerra" entre bancos estava no auge).

    Continuo sem perceber como é que com um spread de 0,9% e um empréstimo de 127mil de que só está a pagar juros, você paga 500euros por mês!
    A Euribor 6 meses ainda está abaixo de 1%. Por outras palavras, você devia estar a pagar menos de 2%/ano (127x2%=2.540euro/ano; 2540/12 = 212,00euros/mês!

    COMO é que você paga 500!?!

    2. "Renegociar", não estou a ver como nem o quê.
    Você já esticou a corda até onde podia (prazo de 45 anos, ultrapassou a taxa de esforço

    3. Você devia ter uma maior fonte de rendimento, e a casa tem esse potencial, portanto...
    - Você está a viver na casa?
    - Quantas assoalhadas tem a casa?
    - Não acredito que não consiga alugar quartos ou uma casa numa zona densamente povoada como Odivelas-Lisboa! Quanto está a pedir pela renda?
    - Identificou a razão pela qual as pessoas que visitaram a casa NÃO A ARRENDARAM?


    Acho que nem vale a pena avançar muito mais nesta questão enquanto as perguntas do Luis não estiverem respondidas.
    É muito estranho vc estar a pagar 500€ estando em carência de capital ...
  18.  # 19

    O mais certo é já estar a pagar os juros de mora e compensatórios (entre 1 e 2 % ao mês penso eu de que...)
    • luisvv
    • 4 janeiro 2010 editado

     # 20

    Ok entao doar a casa ao banco esta fora de questao?

    Com dívida superior a 100% do valor de compra, o banco não fica com a casa. Se a vender, a dívida remanescente será astronómica.

    Sera possivel que haja trafulhice da parte de quem gere as dividas dos clientes ao dito banco/balcao,sem que os superiores saibam?




    Estou a referir me a taxas injustas e a negaçao em renegociar termos do contrato.


    Taxas injustas? Em todos os bancos o crédito é aprovado por comissões especializadas, sob proposta do balcão. A partir de determinados montantes vai ainda mais acima...
    A taxa aplicada é a contratada, ponto final.
 
0.0218 seg. NEW