Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boa tarde,

    Estive a fazer uns cálculos "por alto" do valor por m2 apenas do isolamento para ter uma ideia do custo de uma solução face ao meu orçamento, e resultou no seguinte (salientar que os preços são "médios" face ao que consegui encontrar em pesquisa):

    Tabela

    Face a estes valores, diria que no meu orçamento apenas cabem confortávelmente as 2 primeiras opções, sendo que a 3a opção já levaria a um esforço extra, talvez demasiado até.

    A opção 2 face a opção 3 terá uma redução de eficácia muito significativa?

    Cumprimentos
  2.  # 22

    Eu escolhia a opção 4 e tirava a lá de rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoSaa
  3.  # 23

    Bom dia,

    Uma pequena questão, caso tenham feedback sobre tal...

    Som de "descargas" de wc, agua a correr de banhos, tubos quer de agua quente/fria e escoamento destes certamente a passar na laje de tecto que é alijeirada e devem ter sido colocados no meio da abobadilha (esburacada certamente, após obras de remodelação e desconfio eu ter sido feito outro WC e os respectivos tubos terem sido ligados entre o novo e o wc existente) pelo que suspeito que haja apenas 2/3cm de espessura de abobadilha + 2 cm de reboco a separar os tubos do tecto.

    O uso de tecto falso com membrana acustidan ou apenas lã de rocha tenderá a atenuar estes ruidos? ou serão semelhante ao ruido de percução dificil impossivel de atenuar com esta solução de lã de rocha?

    Cumprimentos
  4.  # 24

    Boa noite,

    Uma outra questão que me tem dado que pensar... No isolmento acustico de tecto falso no caso com 60mm lã de rocha + 60mm lã mineral + 20mm perfil + 13mm = 153mm, ou seja os tais 15cm maximos que pretendo.

    Não seria necessária uma caixa de ar entre o isolamento? ou podem estar ambos "juntos e apertados"? ou isto terá alguma conseqência na eficácia?

    Cumprimentos
  5.  # 25

    Porque vai colocar lá Rocha e lá mineral? Coloque 2 camadas de lá Rocha de densidade diferentes, por exemplo 60 e 90
  6.  # 26

    Boa noite ricardo,

    Será colocado ambas em lã de rocha uma com densidade 70kg/m3 e outra com 40kg/m3
  7.  # 27

    Em qualquer caso , defnedo que +e prefe´rivel ter caixas de ar interpostas entre materias (caso haja espaço para tal); elimina-se melhor a propagação do som entre materiais.
    Mas seja como for, a situação do NunoSaa é difícil de resolver. O som aéreo não vai ser muito atenuado com materias leves e para eliminar o som percutido, precivava de destacar paredes divisórios do teto, por exemplo. Mas alguma melhoria vai sempre ter.
    Tente antes conhecer casos de sucesso com problemas como o seu e analise as soluções adotadas.
    Concordam com este comentário: NunoSaa
  8.  # 28

    Viva.

    Tive uma situação igual, fiz algo semelhante, e as melhorias foram reduzidas. Se ouve assim tanto, dificilmente vai conseguir defender-se ou isolar-se significativamente do que ouve. O edifício já foi feito assim, quando muito pode minimizar um pouco, com o investimento que isso implica.

    Se gostar de ver o teto falso, os focos etc então vale a pena e a boleia mete isolamento, mas se a prioridade é o isolamento e o resto é secundário, atrevo-me a dizer que não lhe vale a pena o investimento.
  9.  # 29

    Bom dia

    O objectivo é colocar também o teto falso de modo a embutir a iluminação. Adicionando então o isolamento de modo a melhorar um pouco o conforto e isolamento face ao andar superior e assim atendendo aos dois objectivos!

    Na verdade é sendo realista sabendo das dificuldades de isolar ruídos, não sei espero mais do que 20/25% de melhorias, traduzindo isso em 4/5db’s no isolamento sobretudo das vozes do andar de cima, mas que é sempre uma melhoria!
  10.  # 30

    Não sei se há algum tipo de fundamento, mas por curiosidade gostava de saber se o ruido aéreo de um piso superior se propaga mais pela lage ou através das paredes para o piso abaixo deste.

    Hipoteticamente as paredes terão mais “barreiras” até chegar ao andar de baixo que apenas uma lage aligeirada que terá provavelmente uns 30cm de espessura.

    É uma questão que me intriga, alguém tem opinião?
  11.  # 31

    Colocado por: nunogouveiaEm qualquer caso , defnedo que +e prefe´rivel ter caixas de ar interpostas entre materias (caso haja espaço para tal); elimina-se melhor a propagação do som entre materiais.
    Mas seja como for, a situação do NunoSaa é difícil de resolver. O som aéreo não vai ser muito atenuado com materias leves e para eliminar o som percutido, precivava de destacar paredes divisórios do teto, por exemplo. Mas alguma melhoria vai sempre ter.
    Tente antes conhecer casos de sucesso com problemas como o seu e analise as soluções adotadas.
    Concordam com este comentário:NunoSaa


    Pelas soluções que pesquisei aqui no fórum, apontam praticamente todas no teto em gesso cartonado e 2 camadas de la de rocha, uma mais densa contra a laje é uma menos densa como absorsor sobre a placa de gesso cartonado!

    Vi está solução ser várias vezes recomendado pelo @alv aqui do fórum, como sendo uma solução com um “razoável” custo benefício
  12.  # 32

    Também estou a ponderar fazer um isolamento acústico no teto devido aos vizinhos de cima.
    Será que compensa o investimento?
    Podem indicar as empresas que adjudicaram os trabalhos?
    Obrigado
  13.  # 33

    Boa tarde,

    Tenho o objectivo de recolocar tomadas electricas e interruptores numa parede interior já existente, sem abrir roços numa parede que por si só já conduz bastante ruido aéreo (vozes bem audiveis se encostar a cabeça a parede) vindo do apartamento de cima, tendo para isso pensado numa solução de revestimento com pladur que não ocupasse mais que 5cm no total.

    Pensei no seguinte:

    Perfis omega 30mm altura
    Banda acustica vitolen entre parede existente e o perfil omega
    Lã rocha Rockwool roxul 208 de 40mm
    Placa gesso cartonado 1.3mm

    Acham que vale a pena esta solução? Sei que a nivel acustico não é de todo o ideal, mas certamente terá uma minima melhoria, sendo que o objectivo principal é mesmo recolocar as tomadas e interruptores.

    Com esta opção ficaria em cerca de 45mm de espessura contra cerca dos 70mm ocupados pelo perfil 48mm afastado 10mm da parede + 13mm da placa de gesso.

    Qual a vossa opinião para este caso em específico? Acusticamente terá algum impacto? ou servirá apenas apra a recolocação de tomadas electricas e interruptores sem necessário rasgas paredes?

    Cumprimentos
  14.  # 34

    Colocado por: NunoSaaBoa tarde,

    Estive a fazer uns cálculos "por alto" do valor por m2 apenas do isolamento para ter uma ideia do custo de uma solução face ao meu orçamento, e resultou no seguinte (salientar que os preços são "médios" face ao que consegui encontrar em pesquisa):

    Tabela

    Face a estes valores, diria que no meu orçamento apenas cabem confortávelmente as 2 primeiras opções, sendo que a 3a opção já levaria a um esforço extra, talvez demasiado até.

    A opção 2 face a opção 3 terá uma redução de eficácia muito significativa?

    Cumprimentos


    Caro NunoSaa, pode partilhar que opção escolheu e dar algum feedback?

    Tenho um cenário semelhante numa obra que vou realizar, a diferença sendo que vou passar a canalização/tubagens pelo tecto falso.
  15.  # 35

    Colocado por: NunoSaaBoa tarde,

    Tenho o objectivo de recolocar tomadas electricas e interruptores numa parede interior já existente, sem abrir roços numa parede que por si só já conduz bastante ruido aéreo (vozes bem audiveis se encostar a cabeça a parede) vindo do apartamento de cima, tendo para isso pensado numa solução de revestimento com pladur que não ocupasse mais que 5cm no total.

    Pensei no seguinte:

    Perfis omega 30mm altura
    Banda acustica vitolen entre parede existente e o perfil omega
    Lã rocha Rockwool roxul 208 de 40mm
    Placa gesso cartonado 1.3mm

    Acham que vale a pena esta solução? Sei que a nivel acustico não é de todo o ideal, mas certamente terá uma minima melhoria, sendo que o objectivo principal é mesmo recolocar as tomadas e interruptores.

    Com esta opção ficaria em cerca de 45mm de espessura contra cerca dos 70mm ocupados pelo perfil 48mm afastado 10mm da parede + 13mm da placa de gesso.

    Qual a vossa opinião para este caso em específico? Acusticamente terá algum impacto? ou servirá apenas apra a recolocação de tomadas electricas e interruptores sem necessário rasgas paredes?

    Cumprimentos



    Olá NunoSaa e demais membros que contribuíram para este assunto.

    Eu juntei-me a este forum para tentar encontrar uma solução de isolamento acústico no meu apartamento.

    Nomeadamente numa parade de um quarto que dá para a sala do vizinho. Ouvem-se vozes e TV se estiver em niveis médios/elevados. Ao encostar na parade ouve-se com clareza. Eu não quero cuscar a vida deles :D

    Tenho tb uma parede da sala que dá com um quarto que tb gostaria de isolar, diminuindo o impacto que possa ter o aspecto social do espaço como o recato de um quarto.

    Sobre os tectos, tenho tb barulhos que viajam do andar de cima - notoriamente saltos-altos, arrastamentos e quedas de objectos.

    Como vou ter de fazer obras de melhoria na cozinha e casas de banho, estou tb a considerar acrescentar estas também.
    O teto falso será para avançar, pelo menos nos corredores, que esconderá também a canalização das aguas frias/quentes para as casas de banho (as tubagens antigas eram de metal e tinham mt ferrugem interna, há uns anos foi instalada uma solução externa em cobre/pvc).

    Gostaria de saber qual foi a solução que usou e se os resultados obtidos foram satisfatórios.

    Muito obrigado desde já a todos os membros que contribuem para uma saudável partilha de informação.
  16.  # 36

    Uma outra consideração,
    isolamento reflector. Alguns têm bolhas de are no meio e folhas de aluminio no exterior, outros como os de baixo são mais omplexos. Dizem ter um isolamento ate 60dB. Tb se pode aplicar entre camadas de placas de gesso.
    Preço ronda entre os 5.5EUR-6EUR /m2.

    https://www.bricodepot.pt/rolo-de-isolamento-refletivo-15-camadas-1-5-x-10-m-air-bur-8420000100517
    https://www.bricodepot.pt/rolo-de-isolante-refletor-9-camadas-1-5-x-10-m-air-bur-8420000100425

    Alguem tem opinião formada sobre estes productos?
  17.  # 37

    essas cenas de bolhas, temricamente, funcionam, mas em determinadas condições de aplicação. tera de garnatir uma caixa de ar so longo do material reflectivo, etc..
    Acusticamente. sinceramente não estou ver como possa ter uma atenuação acustica de 60dB (rw60dB), isso é o milagre!!! a manos que o ensiao seja efectuado com uma solução construtiva que garanta isso e depois meteram este material para dar mais ums "pozinhos".

    Não há milagres de desempenho de materiais. muito menos com custos de somente 6€/m2 e com espessuras tão finas.
  18.  # 38

    Você tem de usar um asolução diferente. Termicamente , não precisa de desempenho. e acusticamente, os ruídos de impacto não vai resolver. portanto tem de arranjar uma solução com gesso cartonado que resolva/ atenue os ruídos aos sons aéreos. Ou seja necessita de "massa" e alguma espessura. Existem mantas acusticas apropriadas.. há diversas soluções.
  19.  # 39

    Colocado por: _curioso_da_casa_Uma outra consideração,
    isolamento reflector. Alguns têm bolhas de are no meio e folhas de aluminio no exterior, outros como os de baixo são mais omplexos. Dizem ter um isolamento ate 60dB. Tb se pode aplicar entre camadas de placas de gesso.
    Preço ronda entre os 5.5EUR-6EUR /m2.

    https://www.bricodepot.pt/rolo-de-isolamento-refletivo-15-camadas-1-5-x-10-m-air-bur-8420000100517
    https://www.bricodepot.pt/rolo-de-isolante-refletor-9-camadas-1-5-x-10-m-air-bur-8420000100425

    Alguem tem opinião formada sobre estes productos?


    Como o nome indica, reflecte. O quê e para onde é que não sabemos… o melhor é absorção, lã de rocha mais pladur por camadas e sem buracos
  20.  # 40

    Não recomenda o pladur com buracos?

    O pladur acústico das marcas tem buracos. Não resulta?
 
0.0244 seg. NEW