Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    1- Tenho uma dúvida quanto ao termo mais correto para se utilizar num assunto relativo ao arrendamento de quarto numa casa partilhada.
    Diz-se hóspede ou inquilino?
    Eu sei que num hotel se diz hóspede, ou cliente.
    Mas será correto chamar hóspede a alguém que arrendou um quarto numa casa partilhada onde o senhorio não habita?
    Não serão estas pessoas inquilinos e não hóspedes?

    2- Quando queremos fazer queixa do estado em que uma casa se encontra e das más condições de habitabilidade, ou insalubridade, onde apresentamos queixa e a quem?
    Existe em Portugal alguma entidade reguladora deste tipo de coisas, ou andamos aqui sozinhos e quem quiser que faça queixa na polícia ou contrate um advogado?

    obrigado pela vossa ajuda, e ideias
  2.  # 2

    ????
  3.  # 3

    Se o quarto não tem condições pode opor-se à renovação do contrato e alugar outro com melhores condições, é tudo uma questão de mercado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lemos A.
  4.  # 4

    Colocado por: Lemos A.Não serão estas pessoas inquilinos e não hóspedes?


    Hóspede, não.
    Se não quer chamar-lhe inquilino, chame-lhe arrendatário.




    Colocado por: Lemos A.Quando queremos fazer queixa do estado em que uma casa se encontra e das más condições de habitabilidade, ou insalubridade, onde apresentamos queixa e a quem?


    Quem é responsável por esse estado da habitação ? O arrendatário ? O senhorio ? Outro ?



    Colocado por: Lemos A.Existe em Portugal alguma entidade reguladora deste tipo de coisas


    Em último caso, podem sempre sair ... Se tiveram "azar" com os parceiros arrendatários, podem mudar de local arrendado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lemos A.
  5.  # 5

    Colocado por: Lemos A.Quando queremos fazer queixa do estado em que uma casa se encontra e das más condições de habitabilidade, ou insalubridade, onde apresentamos queixa e a quem?

    Na Camara Municipal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lemos A.
  6.  # 6

    Olá boa tarde, e obrigado pelos comentários


    1- Concordo, creio que arrendatário/inquilino será o mais correcto

    2- Estava a referir-me ao senhorio, quando este se recusa a consertar um dano que já existe na casa há algum tempo.

    Pensei que fosse possível denunciar a negligência, mas sim, quem não está bem muda-se.

    Contudo já ouvi falar de casos em que os vizinhos nos apartamentos adjacentes acabam também por sofrer com essa negligência; questões de humidade, higiene, cheiros etc.

    Talvez então a entidade mais indicada para receber uma queixa seja a Câmara Municipal. A qual decidirá depois se vale a pena intervir, ou pelo menos enviar uma cartinha sugerindo que cuide do imóvel.
    Uma espécie de conselho para cuidar da propriedade,... hmmmmm

    Qual a vossa opinião?
    A que outra entidade faria sentido enviar um alerta?
  7.  # 7

    Colocado por: Lemos A.quando este se recusa a consertar um dano que

    Há danos ... e ... danos.

    Especifique qual é o dano.
  8.  # 8

    Colocado por: Lemos A.Talvez então a entidade mais indicada para receber uma queixa seja a Câmara Municipal. A qual decidirá depois se vale a pena intervir, ou pelo menos enviar uma cartinha sugerindo que cuide do imóvel.
    Uma espécie de conselho para cuidar da propriedade,... hmmmmm

    Tem de pedir uma VISTORIA DE SEGURANÇA E SALUBRIDADE

    Leia aqui:
    https://escritosdispersos.blogs.sapo.pt/10493.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lemos A.
  9.  # 9

    Colocado por: JOCOR
    Há danos ... e ... danos.

    Especifique qual é o dano.


    Deixe-me contextualizar a minha questão porque penso que é importante para me fazer compreender.
    Estou a referir-me sobretudo ao arrendamento por quarto em casa partilhada, e não ao arrendamento a uma família, ou a pessoa singular, a qual terá o usufruto de toda a casa.

    Danos relativos a problemas na canalização, no sistema elétrico, e outros que ponham em perigo os arrendatários e os vizinhos.

    Sim, eu sei; não vivemos numa sociedade civil perfeita, estamos mais perto de uma sociedade liberal; daí que "quem não está bem muda-se"

    Mas como agora é moda o Estado estimular os proprietários a limpar e a cuidar da floresta, talvez esteja na hora de promover nos senhorios a vaidade de cuidarem também dos seus imóveis e preocuparem-se com a qualidade do que têm para oferecer no negócio do arrendamento por quarto.
    Qualidade é beleza.

    Câmara Municipal parece-me correto, mas não haverá outra Entidade que mereça saber destas coisas?
    A proteção civil?
  10.  # 10

    Na CM - pedir uma VISTORIA DE SEGURANÇA E SALUBRIDADE



    Colocado por: Lemos A.Câmara Municipal parece-me correto, mas não haverá outra Entidade que mereça saber destas coisas?
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasNa CM - pedir uma VISTORIA DE SEGURANÇA E SALUBRIDADE



    Sim, obrigado pelo link, eu fui ver.

    Arrendatários e inquilinos terão então as seguintes entidades a quem enviar um alerta: Câmara, Junta, Condomínio (se houver) e talvez a própria Associação de Proprietários, pois eles também têm interesse em conhecer comportamentos, vícios e bons exemplos. É a eles que cabe o papel pedagógico de incentivar os seus associados a promover a qualidade.

    Caso os proprietários não tenham rendimentos talvez possamos propor uma ajuda para eles.


    Obrigado, eu estou a fazer o mestrado e toda a ajuda que me possam dar com opiniões e sugestões será bem vinda
  12.  # 12

    Colocado por: Lemos A.Associação de Proprietários

    Serve de alguma coisa ISSO!? é um associação. não é uma entidade com poderes para fazer nada. O seu senhorio é associado? Se não for, ainda menos sentido fará, entende?



    Colocado por: Lemos A.Caso os proprietários não tenham rendimentos talvez possamos propor uma ajuda para eles.

    Claro, se chegarem a um ACORDO.
  13.  # 13

    Colocado por: Lemos A.Obrigado, eu estou a fazer o mestrado e toda a ajuda que me possam dar com opiniões e sugestões será bem vinda

    Pois, mas já deu uma olhada na legislação aplicável?
    NRAU
    RJUE
    Código Civil
    REgulamentos municipais

    ...
  14.  # 14

    è o que estou a fazer,
    a ler a legislação
  15.  # 15

    e qual é o tema em concreto da Tese?
  16.  # 16

    Eu já li essa legislação, mas ainda bem que referiu porque não tinha pensado nos regulamentos municipais. E vou ler.

    Colocado por: Pedro Barradase qual é o tema em concreto da Tese?



    Há um capítulo da minha tese que lhe pode interessar, chama-se "Residências"

    Não lhe posso dizer ainda do que se trata, mas um dia digo-lhe. Ainda estou em estudos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

    Colocado por: Lemos A.Eu já li essa legislação, mas ainda bem que referiu porque não tinha pensado nos regulamentos municipais. E vou ler.




    Há um capítulo da minha tese que lhe pode interessar, chama-se "Residências"

    Não lhe posso dizer ainda do que se trata, mas um dia digo-lhe. Ainda estou em estudos.


    Só de curiosidade: o orientador da sua tese de Mestrado tem estado a par das suas pesquisas ou ainda é permaturo incomodar o Prof.?
    Muito curiosa a sua metodologia... mas terá que ver com a hipótese de trabalho, digo eu.
  18.  # 18

    ..
  19.  # 19

    Boa tarde Lemos A
    Encontrei este fórum e as suas questões que vêm ao encontro das minhas, pois vivo num quarto arrendado sem higiene do wc a que fui obrigada a partilhar com dois homens que de higiene nada têm, o apartamento não permite privacidade devido ao tamanho e ouve-se absolutamente tudo de uns quatros para os outros, assim como qualquer conversa tida dentro do quarto passa para as áreas comuns e é escutada por todos e também pela câmara de vigilância colocada no hall. Não tenho contrato nem recibos Contactei polícia, advogada e ASAE. A advogada e a polícia, questionaram se eu apresentar queixa, não será pior para mim, e sofrer retaliações por parte do senhorio e vir parar á rua.
    O senhorio, suborna autoridades.
    Claro que quero sair deste local, mas encontrar quarto está extremamente difícil. Tenho o direito de viver com dignidade e há não sei o que fazer. Alguma sugestão? Obrigada
 
0.0223 seg. NEW