Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas Malta do Forum da Casa,

    Vou trocar de casa em breve e tenho esta situação na porta de acesso ao exterior:
    Foto 1
    Como podemos ver na foto o ferro que tranca a porta em baixo bate fora do furo, não permitindo fechar a porta à chave. No entanto se retirar a tranca de baixo, verifico que em cima fecha sem problemas( à justa).
    Foto 2

    Sabem me dizer qual o problema, será uma simples afinação?

    Já agora a fechadura atual é uma Fichet 787, e pretendo colocar uma nova. Compatíveis só encontrei a MT5 + MTL800 da Multilock por metade do preço da 787. Aconselham?

    A porta em questão é esta. Conseguem identificar o modelo?
    Foto 3


    Obrigado
    • size
    • 21 dezembro 2021

     # 2

    Colocado por: gatewAy10
    Problema com porta de entrada+ novo cilindro


    O problema, nada tem a ver com a marca da fechadura nem com o modelo da porta.

    Está à vista que o problema está na deficiente instalação da barra vertical da fechadura. Será necessário ajustar os suportes, de forma a coincidir com os furos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gatewAy10
  2.  # 3

    Colocado por: size

    O problema, nada tem a ver com a marca da fechadura nem com o modelo da porta.

    Está à vista que o problema está na deficiente instalação da barra vertical da fechadura. Será necessário ajustar os suportes, de forma a coincidir com os furos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gatewAy10


    A porta em questão já trabalhou bem, nos últimos anos é que a barra vertical começou a não trabalhar direito. Deduzo que tenha havido um desgaste nas dobradiças não?

    Relativamente à fechadura, sim trabalha bem, mas decidi trocar porque o antigo proprietário não tem todas as chaves.
  3.  # 4

    Olhe, eu trocava isso tudo.
    A porta em questão não é de segurança. Nunca tinha visto uma fechadura fichet assim aplicada.
    Esse Canhão é muito bom.A troca disso custa cerca de 400€.

    Nunca tinha visto uma porta de entrada... instalada na face oposta da aduela, face a abertura da mesma.
  4.  # 5

    Tente aliviar os parafusos na zona inferior da barra que segura à folha da porta e re-alinhe o passa barras de forma a conseguir que fique alinhado com a furação no piso. ( tam´bem poderá ter de aliviar a porca que segura a barra infeirior á zona fixa do canhão, por forma a permitir jogar com a nova posição do passa-barras)
    Se a porta não está descaída duvido que seja das dobradiças...Essas dobradiças não permitem afinação.
    Também pode ter sido o encaixe de pavimento que saiu do sitio....
    Tem de analizar o problema no seu todo, no LOCAL, por forma a re-afinar tudo.

    Não sei se me fiz entender....
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasOlhe, eu trocava isso tudo.
    A porta em questão não é de segurança. Nunca tinha visto uma fechadura fichet assim aplicada.
    Esse Canhão é muito bom.A troca disso custa cerca de 400€.

    Nunca tinha visto uma porta de entrada... instalada na face oposta da aduela, face a abertura da mesma.


    Obrigado desde já pela ajuda. Vou fazer os passos que indicou.

    O antigo proprietário indicou que era uma porta de segurança, mas já vi que foi induzido em erro. Esta porta foi montada há uns 25 anos.

    Não pretendia trocar de porta tão cedo. Acha que tem a segurança comprometida? Sabe-me dizer quanto ronda uma porta com seg. classe 3 ou superior?
  6.  # 7

    Colocado por: gatewAy10Não pretendia trocar de porta tão cedo. Acha que tem a segurança comprometida? Sabe-me dizer quanto ronda uma porta com seg. classe 3 ou superior?

    Em 2008, uma FICHET Invicta S, folheada a madeira de cerejeira brasileira, fornecimento, e montagem ficou em 5000€ (classe 4)
    De resto é ver o que há no mercado e pedir cotação para a sua situação.
  7.  # 8

  8.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    Em 2008, uma FICHET Invicta S, folheada a madeira de cerejeira brasileira, fornecimento, e montagem ficou em 5000€ (classe 4)
    De resto é ver o que há no mercado e pedir cotação para a sua situação.


    Vou pedir cotações. Relativamente à fechadura sabe me dizer se é possível trocar o segredo, ou compensa € mais mudar ?
  9.  # 10

    Colocado por: gatewAy10fechadura sabe me dizer se é possível trocar o segredo

    custa cerca de 400€
  10.  # 11

    Colocado por: gatewAy10ou compensa € mais mudar ?

    Isso , você é que tem de analisar, face as propostas que lhe fizerem e se nessa porta vale apena ter uma fechadura de 400€
  11.  # 12

    entenda que a´te a porta está mal montada na aduela. está alinhada à face contrária à de abertura. ou seja quando abre a porta, ela não roda mais do que uns 90º... certo?
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradasentenda que a´te a porta está mal montada na aduela. está alinhada à face contrária à de abertura. ou seja quando abre a porta, ela não roda mais do que uns 90º... certo?


    Sim, apenas 90 graus
  13.  # 14

    Que estranho, a porta tem as dobradiças do lado de dentro ou do lado de fora? A porta abre para fora?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gatewAy10
  14.  # 15

    Colocado por: luixmodQue estranho, a porta tem as dobradiças do lado de dentro ou do lado de fora? A porta abre para fora?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gatewAy10


    Anexo foto da parte de fora. A porta abre para dentro
    Foto
  15.  # 16

    Colocado por: gatewAy10Anexo foto da parte de fora. A porta abre para dentro

    a porta é bonita.. Deveria estar montada na aduela, na face interior, por forma a permitir a porta rodar >120º.

    A porta por fora é bem bonita. Mudando essas ferragens e o segredo para um mais barato, fica nova.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gatewAy10
  16.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    a porta é bonita.. Deveria estar montada na aduela, na face interior, por forma a permitir a porta rodar >120º.

    A porta por fora é bem bonita. Mudando essas ferragens e o segredo para um mais barato, fica nova.


    Obrigado pela ajuda e pelos detalhes.
    Quanto á porta rodar 120 graus não existe necessidade porque imediatamente á esquerda é parede, pelo que a porta não tem mais zona para circular.

    Aconselha mudar as ferragens a nível de segurança ou estética? Posso colocar uma foto da mesma caso ajude.
  17.  # 18

    estetica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gatewAy10
 
0.0189 seg. NEW