Iniciar sessão ou registar-se
    • SlotB
    • 21 dezembro 2021 editado

     # 1

    Tenho uma bomba de calor Termobrasa Gold de 280 l. para as AQS e que tem uma serpentina ligada a um recuperador de calor a lenha.

    O que acontece é que quando a bomba de calor está em funcionamento e não tenho o recuperador de calor aceso, os radiadores da casa ficam mornos, ou seja, parece haver de algum modo uma circulação de água no circuito que passa pelo deposito da bomba de calor. Repito que esta situação só verifico exclusivamente enquanto a bomba de calor está a trabalhar. Com esta situação, havendo perdas de calor, a bomba de calor fica a trabalhar horas seguidas para conseguir recuperar a temperatura.

    A solução que me foi dada é a de instalar um passador para fechar a água que sai da serpentina e, claro, sempre que ligar o recuperador de calor terei de abrir o passador. Gostaria de saber se esta é facto a única solução ou se existe outra que não exija a minha intervenção manual ou se acham que há algum problema.



    Obrigado desde já pela informação que possam prestar sobre esta dúvida.
  1.  # 2

    Colocado por: SlotBA solução que me foi dada é a de instalar um passador para fechar a água que sai da serpentina e, claro, sempre que ligar o recuperador de calor terei de abrir o passador. Gostaria de saber se esta é facto a única solução ou se exista outra que não exija a minha intervenção manual ou se acham que há algum problema.


    posso estar a ver mal a coisa, mas isso não se resolve com uma válvula anti-retorno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SlotB
  2.  # 3

    Tem aí alguma coisa mal montada, a bomba calor de aqs não faz circular a água pelo circuito de aquecimento central.

    Alguém se enganou a montar isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SlotB
    • SrR
    • 21 dezembro 2021

     # 4

    A bomba de calor está num nível inferior aos radiadores?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SlotB
  3.  # 5

    Colocado por: SrRA bomba de calor está num nível inferior aos radiadores?


    Boa tarde,

    Sim. A bomba de calor está na cave/garagem.

    Obrigado.
    • SrR
    • 21 dezembro 2021

     # 6

    Entao isso esta a funcionar por termossifao
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SlotB
  4.  # 7

    Colocado por: SrREntao isso esta a funcionar por termossifao


    Obrigado.

    Isso significa então que a única solução (uma vez que não é possível colocar a bomba de calor no piso de cima) será colocar um passador para fechar/impedir a circulação da água no circuito do aquecimento?
    • SrR
    • 21 dezembro 2021

     # 8

    Colocado por: SlotB

    Obrigado.

    Isso significa então que a única solução (uma vez que não é possível colocar a bomba de calor no piso de cima) será colocar um passador para fechar/impedir a circulação da água no circuito do aquecimento?
    não, ou usar umas valvulas de retenção ou fazer um sifao termico, ou ambos em conjunto coisa simples.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SlotB
  5.  # 9

    SrR explique lá isso para ficar a saber mais um bocado pf
    • SrR
    • 21 dezembro 2021

     # 10

    Explicar o k?
  6.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoSrR explique lá isso para ficar a saber mais um bocado pf


    Sifão térmico acho que é fazer o S à saída do depósito, assim a saída da água primeiro desce e depois é que sobe para os radiadores. Isto deve impedir a água quente de subir por termossifao. Acho que há uns tópicos sobre isso pelo fórum
  7.  # 12

    Colocado por: SrRExplicar o k?


    Como é que a água de uma bomba calor aqs se mistura com a do aquecimento central
    • SrR
    • 21 dezembro 2021

     # 13

    Colocado por: RicardoPorto

    Como é que a água de uma bomba calor aqs se mistura com a do aquecimento central
    nao mistura, mas a bomba de calor ao trabalhar vai aquecer as aqs, as aqs estando quentes vai passar calor para o permutador que tem dentro e esta ligado ao aquecimento, essa agua que esta dentro do permutador vai aquecer e á semelhança do ar quente vai subir pela tubagem do aquecimento acima o tal efeito termossifao, nao é a primeira vez que vejo isso e certamente nao será a ultima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SlotB, RicardoPorto, Bruno.Alves
    • SrR
    • 21 dezembro 2021

     # 14

    Colocado por: RicardoPortoSrR explique lá isso para ficar a saber mais um bocado pf
    ja ficou a saber mais alguma coisa?
  8.  # 15

    Provavelmente com uma válvula de retenção na entrada da serpentina(radiadores), não deixa fazer efeito termossifão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SlotB
  9.  # 16

    Colocado por: SrRja ficou a saber mais alguma coisa?


    Já sim, obrigado pela explicação.
  10.  # 17

    Colocado por: VarejoteProvavelmente com uma válvula de retenção na entrada da serpentina(radiadores), não deixa fazer efeito termossifão.
    não tem qualquer resultado pois é condução termica sem fluxo de fluido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SlotB, Varejote
    • SrR
    • 22 dezembro 2021

     # 18

    Colocado por: jorgealvesnão tem qualquer resultado pois é condução termica sem fluxo de fluido
    por isso é k gosto mais do sifão, mas com a anti retorno ja reduzes substancialmente a circulação parasita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SlotB, Varejote
    • SrR
    • 22 dezembro 2021

     # 19

    Por ex este depósito ja vem com os sifoes termicos instalados, isto para evitar as circulações parasitas
    Concordam com este comentário: Dmnspl
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SlotB, Varejote
      62603-16611241.jpg
  11.  # 20

    Muito obrigado por todas as respostas!
 
0.0167 seg. NEW