Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho uma moradia com recuperador de calor,

    Tem 12 radiadores com circulação a água, espalhados pela casa.
    A alimentação tem de ser a lenha, na sala.

    Procuro uma solução em conta para outro tipo de alimentação, para maior comodidade, sem cheiros e fumo.

    Pouca manutenção.

    Pago +- 45 euros de media mensal entre luz e gás natural.   Mes de novembro foi 60 euros.


    Pensei colocar um sistema de alimentação com  apoio de bomba de calor ou fotovoltaico, inscrevendo me no apoio do fundo ambiental criado pelo estado para apoio financeiro mas exigem que o processo tenha de ser seguido e assinado por um técnico credenciado em certificação energética ( neste caso tem de ser um arquiteto ou engenheiro), entre outras obrigatoriedades.

    Acho muita burocracia sem saber se eventualmente poderei ser ressarcido de parte do investimento.

    Muito se fala em poupança mensal na conta da luz mas pouco se fala no dinheiro que se gasta com as manutenções e problemas que eventualmente poderão surgir.

    Acho também que são investimentos exagerados. Painel fotovoltaico, bomba de calor etc.

    Não consigo visualizar um retorno a curto prazo face ao que gastamos mensalmente.


    Qual será a solução mais em conta, com pouca manutenção , para alimentar no inverno, o aquecimento central sem ser lenha?
    E porquê?

    Futuramente investirei também na refrigeração da sala.


    Procuro algum conforto na casa.

    Fumo e cheiro na sala não são compativeis com uma recém nascida.


    Desde já agradeço a quem puder ajudar com conhecimento de causa.
  2.  # 2

    Caldeira a gás natural
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João manuel Esteves
  3.  # 3

    pellets.

    manda abaixo a lareira, retira o recuperador (deve ser bem pesado) e coloca uma caldeira a pellets.

    é o que eu vou fazer daqui a 50 anos quando já não forças para arranjar lenha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João manuel Esteves
  4.  # 4

    Colocado por: João manuel Estevesmas exigem que o processo tenha de ser seguido e assinado por um técnico credenciado em certificação energétic

    Não é verdade. Apenas as instalações têm de ser feitas por técnicos credenciados que cumpram alguns requisitos.

    Em relação ao retorno financeiro, sem dúvida que nunca vai acontecer. Além de que a lenha é o mais barato que pode ter, em meses mais frios e com pouco apoio solar deve contar com uns bons 150€ (para mais) só para a BC dependendo de diversos factores.
    Agora... a lenha no recuperador só arde quando se está a metê-la lá dentro. Eu fiz isso (instalei uma BC em vez do recuperador a lenha) mas pelo conforto de utilização, nunca a pensar em poupança. Agora chego a casa e tenho a casa quente.

    Se tiver acesso a gás canalizado e puder instalar uma caldeira de condensação essa será do ponto de vista do investimento a melhor opção. Mas atenção aos preços do gás.
    Pellets também é boa opção, ainda que tenha algum trabalho a abastecer e limpeza (incomparavelmente menos que a lenha)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João manuel Esteves
  5.  # 5

    Desde já agradeço o feedback.

    No meu caso em concreto não quero despender tanto dinheiro em prol do conforto. Tenho outras prioridades financeiras para esses valores, necessárias.

    Terei de encontrar uma solução mais equilibrada.

    A utilização seria apenas um pouco ao fim do dia e inicio de noite.

    Terei de analisar o gasto energético de uma bomba de calor com capacidade necessária para o meu caso.
    Comparar com os Pellets, caldeira de condensação, outras soluções.

    Somos apenas 2 adultos e um recém nascido.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  6.  # 6

    Colocado por: João manuel EstevesTenho outras prioridades financeiras para esses valores,

    200% de acordo. Mais uma vez o meu exemplo, passei alguns anos já chateado com a lenha (quando era de borla tinha muito mais piada) antes de achar que conseguia gastar o que gastei em conforto.
    Prioridades são prioridades ;-)

    Colocado por: João manuel EstevesA utilização seria apenas um pouco ao fim do dia e inicio de noite.

    Para isso só a lenha funciona. A BC funciona mas a temperatura de água inferior (ou muito maior gasto energético). O gás também tem densidade energética para isso, as restantes são mais na onda de "manter a trabalhar muitas horas por dia". Ir aquecendo em vez de aquecer à bruta ;-)
 
0.0112 seg. NEW