Iniciar sessão ou registar-se
    • xTema
    • 3 janeiro 2010 editado

     # 1

    Vivam!!!

    Tal como tantos outros, "tropecei" neste forum um qualquer dia em que pesquisava assuntos relacionados com a construção de uma moradia. Felizmente!!!
    Sendo eu um perfeito leigo nestas matérias, e não tendo conseguido uma resposta conclusiva às minhas duvidas, gostaria de colocar algumas questões aos ilustres membros, que tanto (e bem!) tem esclarecido neste site.

    Estou a considerar adquirir uma moradia com um terreno com cerca de 2000 m2 na zona do Ribatejo (100% urbano). Em principio será uma moradia térrea (T3) com aproveitamento de sotão + garagem, perfazendo um total de 300 m2. Ou, alternativamente um T4, com sotão apenas para arrumos (não habitado) .
    Tenho duas propostas idênticas, mas de construtores diferentes, em que num, o piso superior é feito em "betão armado"/"Maciço" enquanto o outro faz uma "laje aligeirada". Os valores de um para o outro diferem em 5000€. Qual a melhor opção? quais as diferenças? Adianto ainda que toda aquela zona é de risco sísmico (desde Santarém até Setúbal).
    Quais as principais questões a ter em conta? e relativamente ao telhado, deverá ser em placa ou basta que fique sem "forro", apenas as telhas sobre as vigas ?


    Antecipadamente grato,

    Fcc
  1.  # 2

    Colocado por: xTemaTenho duas propostas idênticas, mas de construtores diferentes, em que num, o piso superior é feito em "betão armado"/"Maciço" enquanto o outro faz uma "laje aligeirada". Os valores de um para o outro diferem em 5000€. Qual a melhor opção? quais as diferenças? Adianto ainda que toda aquela zona é de risco sísmico (desde Santarém até Setúbal).
    Quais as principais questões a ter em conta? e relativamente ao telhado, deverá ser em placa ou basta que fique sem "forro", apenas as telhas sobre as vigas ?
    Fcc

    Caro Fcc,
    Quando se refere a «piso superior» refere-se exactamente a quê? À lage do piso do sotão?

    De qualquer maneira:
    1. QUEM deve decidir como é executada a cobertura é o projectista de estrutura, e não os empreiteiros.

    2. A minha opinião pessoal não será consensual, mas é a seguinte:
    Em princípio, DEVE SER TUDO em betão armado. Tanto as lages, como a cobertura inclinada.
    As telhas, quanto a mim, servem apenas para enfeitar as coberturas.

    A minha opinião baseia-se no seguinte:
    A construção de uma casa é o maior investimento da maioria das famílias. Não vejo porque hão-de querer poupar na segurança da estrutura, no isolamento térmico, e correr o risco de a casa ficar exposta aos elementos (se as telhas «resolverem» voar).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  2.  # 3

    Boas,

    Fica a minha opinião. visto ser uma zona de falha sísmica, optava por laje maciça em b.a. para ambas as situações sem dúvida por ter um comportamento superior nesse campo, mas quem tem que analisar isso é o seu projectista como referiu o Luis K. W.
  3.  # 4

    ... se a sua preocupação é o risco sismico, deveria ver outra tecnologia de construção, como por exemplo o light steel frame...
    - Antes de começar a pedir orçamentos, deve escolher a sua equipe projectista e mandar elaborar os Projectos. Depois é que se pedem os orçamentos.
    - Soluções construtivas são para ser discutidas com o Coordenador de Projectos e restante equipe tecnica pluridisciplinar, ttendo em atenção as tecnoligias existentes, as opções de projecto, o orçamento pré-definido, a disponibilidade tecnica e da mão-de-obra existente na zona de construção.

    Está a começar pelo fim... Preocupe-se 1º com os Projectos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  4.  # 5

    Vivam, de novo!

    Antes de mais, obrigado pelas vossas opiniões.

    Há uma coisa que não referi, mas que neste caso pode fazer toda a diferença. Esta situação é "Chave na mão". Passo a explicar, os construtor tem uma série de terrenos, uma serie de projectos e consequentemente, um valor final. Só tenho de dar o sinal, escolher materiais, e pagar o restante no acto da escritura. Todos os restantes aspectos são por conta do construtor. depois de algumas conversas com ambos, e como não percebo nada disto, surgiram as duvidas que enumerei.
    Tal com já referiram amiúde, este é um enorme investimento, e como tal gostaria de, junto dos que conhecem, saber quais os aspectos a ter em conta, e valorizar na construção.

    Obrigado,
    Fcc
  5.  # 6

    Colocado por: xTemaEsta situação é "Chave na mão". Passo a explicar, os construtor tem uma série de terrenos, uma serie de projectos e consequentemente, um valor final. Só tenho de dar o sinal, escolher materiais, e pagar o restante no acto da escritura. Todos os restantes aspectos são por conta do construtor.

    Nesse caso, em vez de se preocupar apenas em negociar o preço com os construtores-promotores imobiliários, VOCÊ devia era munir-se de um par de técnicos que percebessem de construção para que analizem DE_TA_LHA_DA_MEN_TE os projectos ANTES de você fechar o negócio.

    Como deve calcular, a questão não se situa apenas à volta do tipo estrutura da cobertura, ou do isolamento do telhado.
    COMEÇA NAS FUNDAÇÕES !
  6.  # 7

    Luis K.W.,

    No caso de as telhas voarem ou por outro motivo qualquer a agua passar, qual o material que aconselha para impermeabilizar a cobertura?

    Penso que normalmente são colocadas placas de roofmate no entanto tanto quanto julgo saber este material serve mais para isolamento termico e penso que deve ser complementado por outro que seja impermeabilizante.
    • naar
    • 4 janeiro 2010

     # 8

    Colocado por: miguelgLuis K.W.,

    No caso de as telhas voarem ou por outro motivo qualquer a agua passar, qual o material que aconselha para impermeabilizar a cobertura?

    Penso que normalmente são colocadas placas de roofmate no entanto tanto quanto julgo saber este material serve mais para isolamento termico e penso que deve ser complementado por outro que seja impermeabilizante.


    Chapas de Onduline!

    Ainda hei-de ver o Luis k w a vendê-las e dizer, "Bem se quer telhas voadoras leve pelo menos as chapinhas de Onduline, do mal ao menos! "

    Desculpe Luis k w, não me contive! :))
  7.  # 9

    Fale com clientes anteriores, peça para ir lá a casa e analise os acabamentos, que defeitos as construções já apresentam, etc.
    Relativamente ao telhado, já se disse o que havia a dizer. Uma cobertura, seja plana ou inclinada, dificilmente conseguirá cumprir os regulamentos se não tiver isolamento térmico. E se o projecto entra agora, os painéis solares têm que estar lá antes da emissão da licença, não basta a pré-instalação.
  8.  # 10

    O projectista fará o projecto de estabilidade que, naturalmente, respeitará o regulamento de estruturas de betão que, por sua vez, já prevê há muitos anos as acções sísmicas no cálculo. Assim, se a laje aligeirada cumprir, para quê aumentar custos com uma laje maciça?
  9.  # 11

    É necessário apresentar projecto de estabilidade, na Câmara Municipal, para a remodelação de uma casa antiga, onde se substitui toda a madeira da laje( barrotes e soalho) que divide o rés-do-chão do primeiro andar, por madeira nova e uma placa aligeirada que sirva de suporte a uma casa de banho? isto é, toda a placa continua em madeira, menos 5m2 onde se irá fa zer a casa de banho.
  10.  # 12

    se mexe na estrutura tem que ir a licenciamento.
  11.  # 13

    Colocado por: silva105É necessário apresentar projecto de estabilidade, na Câmara Municipal, para a remodelação de uma casa antiga, onde se substitui toda a madeira da laje( barrotes e soalho) que divide o rés-do-chão do primeiro andar, por madeira nova e uma placa aligeirada que sirva de suporte a uma casa de banho? isto é, toda a placa continua em madeira, menos 5m2 onde se irá fa zer a casa de banho.

    sim é
    cumps
 
0.0148 seg. NEW