Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Existem imensos terrenos que não servem absolutamente para nada, não têm dimensão suficiente para serem explorados profissionalmente na área da agricultura.

    Ao mesmo tempo, existe uma enorma falta de casas, e alguns proprietários destes terrenos se lhes deixassem construir, teriam ao menos uma casa para viver ou ajudar os filhos que nem conseguem entrar no mercado. É também mais que óbvio que se uma pessoa viver no terreno, vai-lhe dar mais utilidade, normalmente vai até plantar umas árvores, e o terreno estará mais protegido contra incêndios.

    Mas porquê esta burocracia na construção, e porquê esta dificuldade enorme?

    Não deviam as leis ser mais flexíveis e olhar mais para a necessidade das pessoas?
  2.  # 2

    Porque o nosso país já está desordenado que chegue, imagine se cada um construisse onde lhe apetece. Primeiro fazia a casa, depois exigia, água e esgotos lá. Depois havia um incêndio e era cada um a exigir um carro dos bombeiros junto à sua casa isolada no meio do monte.
  3.  # 3

    carros de bombeiros, ramais de eletricidade, ramais de água, ramais de esgotos, comunicações , iluminação publica, rua asfaltada, etc. etc..., era um rol de despesa publica espalhada por ai fora.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, tviegas, antonylemos, jorgemlflorencio
  4.  # 4

    Esta a referir-se a que tipo de terrenos, em REN, RAN ? Na minha opinião não existem falta de casas, existem aldeias com placas porta sim porta sim a dizer vende-se e outras a cair de podre. Talvez exista alguma burocracia e mais uma vez na minha opinião esta historia de só arquitetos poderem assinar tudo o que diz arquitetura so veio promover a corrupção e a burocracia. se recuar aos anos 80 no tempo em que quase nao existiam regras ou as mesmas eram ignoradas vai ver os erros urbanísticos e territoriais que por ai existem. Eu entendo o que diz mas num pais cada vez mais desertificado e com cada vez mais problemas de seca e incêndios andar a promover a dispersão de casario é um erro, depois querem um bombeiro em cada casa espalhada pelos montes para alem dos recursos que tem de ser gasto em infra estruturas (agua, electricidade esgotos ruas, etc) para alimentar uma ou duas casas isoladas. Aqui no forum problemas de vizinhança sao mato e muitos justamente por mau planeamento urbanistico e desrrespeito pelas regras.
  5.  # 5

    Colocado por: tviegasEsta a referir-se a que tipo de terrenos, em REN, RAN ? Na minha opinião não existem falta de casas, existem aldeias com placas porta sim porta sim a dizer vende-se e outras a cair de podre. Talvez exista alguma burocracia e mais uma vez na minha opinião esta historia de só arquitetos poderem assinar tudo o que diz arquitetura so veio promover a corrupção e a burocracia. se recuar aos anos 80 no tempo em que quase nao existiam regras ou as mesmas eram ignoradas vai ver os erros urbanísticos e territoriais que por ai existem. Eu entendo o que diz mas num pais cada vez mais desertificado e com cada vez mais problemas de seca e incêndios andar a promover a dispersão de casario é um erro, depois querem um bombeiro em cada casa espalhada pelos montes para alem dos recursos que tem de ser gasto em infra estruturas (agua, electricidade esgotos ruas, etc) para alimentar uma ou duas casas isoladas. Aqui no forum problemas de vizinhança sao mato e muitos justamente por mau planeamento urbanistico e desrrespeito pelas regras.




    Refiro-me principalmente a zonas onde já existem infra-estruturas, e obviamente quando não existem terão sempre que ser a cargo de quem constrói.

    Pelo menos no meu caso tive eu que pagar todo o ramal de electricidade. A estrada alcatroada já existia. Não estou a ver que algum custo tenha sido imputado a outros.

    O que não falta é terrenos no meio de outros onde já existe construções e infraestruturas, mas por variadas razões não são permitidos construir. REN obviamente tem que ser sempre salvaguardado.
  6.  # 6

    Eu diria era o contrário: em zonas agrícolas, a existência de terrenos tão pequenos que para nada servem deveria ser um incentivo à venda e reunificação. Só a junção de vários terrenos permite a escala que a atividade agrícola/silvícola precisa para ser rentável.
  7.  # 7

    A burocracia dos nossos tempos serviu para pôr travão à salganhada que foram os anos 70 e 80 em que ocorreu construção em massa sem planeamento, o que originou desordenamento do território e dificuldades do normal funcionamento dos serviços e infraestruturas. Tem de haver fiscalização, não queremos mais AUGI's para o futuro
  8.  # 8

    Colocado por: exlybrisNão deviam as leis ser mais flexíveis e olhar mais para a necessidade das pessoas?

    Olá,
    A maioria das leis que o condicionam no momento de construir até são bastante antigas, veja-se o RGEU com 70 anos por exemplo. O que mudou foi a "necessidade das pessoas" como diz.

    Há 70-100 anos, um terreno de 1'000-1'500m2, era dividido em 4 ou 5, uma parcela para cada filho, e lá se construiam casinhas com uma hortazinha ao lado. Eram as tais "ilhas". Hoje em dia, e nos últimos 30 anos as construções passaram a ser enormes (em comparação). Uma garagem hoje mede facilmente o mesmo que uma casa inteira com 70 anos.

    Não faltam casas para recuperar por esse país fora.

    Quanto à agricultura, o que diz também se deve há mudança de paradigma. Há 70 anos quase todos teriam uma horta e um galilheiro pelo menos, onde eram investidas sempre umas 2h diárias na sua manutenção. Hoje compramos tudo feito.

    Para a agricultura, não faltarão grandes terrenos que permitam a exploração a grande escala. Claro que se quiser ter isso a 4 ou 5kms duma cidade é mais complicado.

    Apesar de criar comichão a muita gente, o que é certo é que a centralização da população em loteamentos ou edificios em altura, ajudam bastante a concentrar esforços de modo a permitir que mais gente tenha acesso às infraestruturas de água, gás, saneamento, internet, transportes, serviços próximos, deslocações mais curtas, etc etc.
  9.  # 9

    Colocado por: exlybrisAo mesmo tempo, existe uma enorma falta de casas,
    nao acredito que haja uma imensa falta de casas.

    Colocado por: exlybrisMas porquê esta burocracia na construção, e porquê esta dificuldade enorme?
    porque nem todos os terrenos que 'nao servem para nada' têm de servir para construir. o mundo não é só agricultura e construção. não vivemos neste mundo sozinhos
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • imo
    • 1 janeiro 2022 editado

     # 10

    Colocado por: exlybrisNão deviam as leis ser mais flexíveis e olhar mais para a necessidade das pessoas

    Não, já foi assim e veja no que deu.
    Já ouviu falar em planeamento urbano, uso do solo, e outras "burocracias"?
    Já viu o que seria se toda a gente pudesse construir o que entendesse em todo o lado?
    Pense nisso.
  10.  # 11

    Colocado por: exlybrisNão deviam as leis ser mais flexíveis e olhar mais para a necessidade das pessoas?


    o interesse de uma determinada pessoa pode ser contrario ao interesse da restante população.
  11.  # 12

    Colocado por: imo
    Não, já foi assim e veja no que deu.
    Já ouviu falar em planeamento urbano, uso do solo, e outras "burocracias"?
    Já viu o que seria se toda a gente pudesse construir o que entendesse em todo o lado?
    Pense nisso.


    Em algum local me ouviu falar em construir em todo o lado?
    E fui bastante claro que reservas naturais e tudo o que justifique tem que ser preservado.

    A questão é mesmo para terrenos onde já passa a estrada alcatroada, já existe eletricidade, e nalguns casos até água. Muitas das vezes terrenos que se encontram no meio de outros dois que já estão construídos, que pertencem ao sr Manuel ou Sr. António e que a eles não lhes deixam contruir.

    Falo do Algarve e isto é um problema bastante comum, que origina muitas queixas por parte das populações.
    Portanto não reaja como se eu estivesse a dizer alguma barbaridade.

    Continuamos com um sistema burocrático que não serve a população mas se você esta contente ainda bem.
    Posso falar porque não conheço apenas o sistema Português.
 
0.0178 seg. NEW