Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Mk Pt
    • 5 janeiro 2010

     # 41

    O projecto está com aspecto engraçado, mas é de realçar algumas coisas:
    - 'Controlo de custos' com o que se vê pelo 3d... É algo que o projecto não está a prever...
    - O meu colega fez o projecto muito engraçado e tal, com aquelas lajes finas em consola [na zona da sala de estar/mezanine, laje do 1º piso e de cobertura] para ficar bonito, mas isso vai chegar aos chatos dos engenheiros e eles vão dizer que aquilo é maluquice de arquitecto e toca de acrescentar mais uns 10cm à esbelta laje do 3d, parece pouco 10cm, mas além de 'engrossar' a laje também é necessário resolver questões de pé-direito/nº de degraus.. E ainda há a questão da cobertura, que fazer uma laje de 30cm para cobertura é muito bonito para 'cliente ver' em 3d, mas depois como é com as pendentes....?
    Isto é parte 'chata', técnica, mas tem que ser prevista... Quer dizer a laje em consola assim fina até é possível, mas não com o sistema de construção 'tradicional' e equacionar outras soluções não são em nada compatíveis com 'controlo de custos'...
    - O duplo pé direito numa parte da sala de estar é engraçado [e eu gosto], mas é preciso ter noção que isso também acarreta custos em termos térmicos e também provavelmente acústicos...
    - Os degraus para a sala de estar são completamente desnecessários e também não ajudam nos 'custos', se a laje do piso térreo fosse plana, além de facilitar a utilização da casa ao longo da vida de quem viver lá dentro, seria mais barata...
    - O quarto de hóspedes abrir para a sala de estar é assim meio..estranho.. Mas também suponho que não seja muito utilizado [apenas uma vez ou outra]..
  1.  # 42

    Bom apontamento sem duvida, a questão é que eu fiz o meu estagio da ordem num gabinete de engenharia bastante conceituado, GOP- no porto no mesmo edifício do Siza Vieira, sendo que 85% do trabalho daquele gabinete era do arquitecto referido, e a metodologia de trabalho deles é fazer uns desenhos, descer as escadas e falar com o chatos do engenheiros :D. Pois bem eu sigo a mesma metodologia, é pratica e evita problemas :D.. pois bem é obvio que aquela parte da lage náo vai ser em vigotas e tijoleira :D mas em principio tb não será necessário recorrer a cabos de pre-esforço, bastará a parede lateral ser estrutural, assim como a zona da chaminé :D ... isto dito por um engenheiro :D
    mas obrigado pela critica.
    o quarto de hospedes primeiramente seria onde esta o escritório mas havia o problema de alongar demasiado a casa e não respeitar os afastamentos laterais. decidiu-se portanto criar um quarto independente, que pela lógica openspace que a casa apresenta ao nível térreo teria que eventualmente abrir para qq lado..
    O pé direito duplo... claro que acarreta custos ao nível térmico.. mas serão assim tão significativos perante a identidade que conferem ao espaço e ao bem estar que um espaço com aquelas características oferece.
  2.  # 43

    insight você não é o insight do forum de arquitectura autor de uma moradia em darque? de certeza que é
    a sua teoria da estrutura não é a correcta na minha opinião, esses balanços podem ser feitos? podem, mas é preciso alguem que os projecte e quem os pague, pois essa solução é cara e pode trazer problemas no futuro, já nessa moradia de darque se tinha falado nisso, na estrutura.
  3.  # 44

    Colocado por: Insight-ark"e se quiser colocar elevador na escada ele tem de estar indicado no plano, e instalado, além que essas escadas na sala não podem existir"- as escadas podem existir- o dec lei refere é "recomendável que não existam" no caso de existirem os degraus devem estar assinalados com material diferente e contrastante.


    onde diz isso, posso estar enganado, mas o que me ficou é que deve existir um percurso acessivel da porta de entrada à escada, se tiver elevador na escada.
  4.  # 45

    Como eu já disse, GOSTEI do projecto.
    Deve ser por causa da ENGENHARIA arrojada.
    É que fazer bonec..., digo, arquitectura é fácil! Tornar os bonec..., digo, os projectos viáveis é outra louça!(*).

    As modificações que eu sugeriria seriam mínimas:
    - como passei recentemente a ser fã de grandes bases de duche com coluna de hidromassagem, pelo menos uma das banheiras ia à vida;
    - trocaria o quarto de hóspedes pelo escritório (mas isso seria sobretudo uma questão de mobília, sofás-cama, etc.);
    - não sou partidário de degraus a separar salas relativamente pequenas;
    - arrumaria melhor a cozinha (precisa de mais detalhe, porque falta lá quase tudo);
    - dava um aspecto um pouco diferente ao walk-in closet da suite (talvez mais estreito, paredes todas em tijolo, com armários sem portas,...).
    - e como sou dextro, abriria as portas do corredor dos quartos e da entrada da suite para a direita (ao contrário do que lá está).

    Há outros aspectos que outros membros já tiveram o cuidado de assinalar (dimensão da garagem e do respectivo portão; etc.).

    Do que eu não abdicaria seria da piscina a começar quase no muro da frente, a acabar quase no muro de trás e a passar debaixo do chão EM VIDRO da sala de jantar.
    Tenho a certeza que não seria este último item a aumentar significativamente o custo da casa... :-)

    Já agora: qual é a orientação? A piscina está apontada para Sul?

    (*) espero que os Arquitectos tenham percebido que eu estava A GOZAR!
  5.  # 46

    Colocado por: Luis K. W.Como eu já disse, GOSTEI do projecto.
    Deve ser por causa da ENGENHARIA arrojada.
    É que fazer bonec..., digo, arquitectura é fácil! Tornar os bonec..., digo, os projectos viáveis é outra louça!(*).


    o luis tem razão, eu se calhar ao acabar o curso tinha feito algo parecido, bem, um pouco menos arrojado"" :) mas com algumas dificuldades entre projecto e realização, mas é normal, mas isso é evitavel.
    não leve a mal insight as palavras, mas como o luis diz" sobre o viavel, se quer fazer algo arrojado tem de mostrar que domina de alguma forma a situação.
    por exemplo esses balanços podem ser feitos, mas pode ajudar tecnicamente a que sejam feitos se colocar uma parede ali aqui etc.
  6.  # 47

    Boas

    é obvio que aquela parte da lage náo vai ser em vigotas e tijoleira :D mas em principio tb não será necessário recorrer a cabos de pre-esforço, bastará a parede lateral ser estrutural, assim como a zona da chaminé :D ... isto dito por um engenheiro

    Espero para ver:

    1 - O projecto da estrutura.
    2 - O comportamento da estrutura com o passar do tempo

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 48

    Colocado por: Fernando Gabriel
    o luis tem razão, eu se calhar ao acabar o curso tinha feito algo parecido, bem, um pouco menos arrojado"" :) mas com algumas dificuldades entre projecto e realização, mas é normal, mas isso é evitavel.
    não leve a mal insight as palavras, mas como o luis diz" sobre o viavel, se quer fazer algo arrojado tem de mostrar que domina de alguma forma a situação.
    por exemplo esses balanços podem ser feitos, mas pode ajudar tecnicamente a que sejam feitos se colocar uma parede ali aqui etc.


    Só uma coisa:
    E que tal para termos a laje em consola que falaram aqui, e para esta ser "viavel", colocar uns perfis de estrutura metálica no interior com os panos de vidro pelo exterior?...
    visualmente teriamos a mesma coisa pois a estrutura ficaria "diluida" nos vãos envidraçados e a secção da laje era já muito semelhante aos 3D...
    Uma laje com um balanço desses... uns 25 cm não, parece-me...? Minimos... para alem dos custos inerentes.
  8.  # 49

    Colocado por: j cardoso2 - O comportamento da estrutura com o passar do tempo


    este é que me assustava, se fosse engenheiro e tivesse entre mãos um desafio destes.
  9.  # 50

    Ola pessoal...

    estou a gostar... a conversa esta animada!!!!

    A piscina está orientada a sul....

    e a verdade é que estas imagens não estão actuais.. ha pequenas diferenças que foram pensadas posteriomente que penso vão fazer a diferença em termos estruturais.... de quaquer forma sou um leigo na materia... so estou mesmo preocupado é com os euros!!!!!!! :)
  10.  # 51

    Colocado por: bhp
    Colocado por: Fernando Gabriel
    o luis tem razão, eu se calhar ao acabar o curso tinha feito algo parecido, bem, um pouco menos arrojado"" :) mas com algumas dificuldades entre projecto e realização, mas é normal, mas isso é evitavel.
    não leve a mal insight as palavras, mas como o luis diz" sobre o viavel, se quer fazer algo arrojado tem de mostrar que domina de alguma forma a situação.
    por exemplo esses balanços podem ser feitos, mas pode ajudar tecnicamente a que sejam feitos se colocar uma parede ali aqui etc.


    Só uma coisa:
    E que tal para termos a laje em consola que falaram aqui, e para esta ser "viavel", colocar uns perfis de estrutura metálica no interior com os panos de vidro pelo exterior?...
    visualmente teriamos a mesma coisa pois a estrutura ficaria "diluida" nos vãos envidraçados e a secção da laje era já muito semelhante aos 3D...
    Uma laje com um balanço desses... uns 25 cm não, parece-me...? Minimos... para alem dos custos inerentes.


    se for estrutura metalica terá de levar cabos de sustentação, e não é facil a calibragem e na mesma a resposta de flecha.
    além que me parece demasiado o vão mesmo.
  11.  # 52

    Pois...
    Em suma Fernando... ou o engenheiro está desgraçado ou o dono de obra vai abrir os cordões à bolsa... ;)
  12.  # 53

    Colocado por: bhpPois...
    Em suma Fernando... ou o engenheiro está desgraçado ou o dono de obra vai abrir os cordões à bolsa... ;)


    exacto, será sempre algo que dará trabalho ao engenheiro logo mais custos, e trara a nivel de materiais e montagem mais custos ao dono de obra.
    •  
      Mk Pt
    • 5 janeiro 2010 editado

     # 54

    Colocado por: Insight-arkBom apontamento sem duvida, a questão é que eu fiz o meu estagio da ordem num gabinete de engenharia bastante conceituado, GOP- no porto no mesmo edifício do Siza Vieira, sendo que 85% do trabalho daquele gabinete era do arquitecto referido, e a metodologia de trabalho deles é fazer uns desenhos, descer as escadas e falar com o chatos do engenheiros :D. Pois bem eu sigo a mesma metodologia, é pratica e evita problemas :D.. pois bem é obvio que aquela parte da lage náo vai ser em vigotas e tijoleira :D mas em principio tb não será necessário recorrer a cabos de pre-esforço, bastará a parede lateral ser estrutural, assim como a zona da chaminé :D ... isto dito por um engenheiro :D
    mas obrigado pela critica.
    o quarto de hospedes primeiramente seria onde esta o escritório mas havia o problema de alongar demasiado a casa e não respeitar os afastamentos laterais. decidiu-se portanto criar um quarto independente, que pela lógica openspace que a casa apresenta ao nível térreo teria que eventualmente abrir para qq lado..
    O pé direito duplo... claro que acarreta custos ao nível térmico.. mas serão assim tão significativos perante a identidade que conferem ao espaço e ao bem estar que um espaço com aquelas características oferece.


    Acerca da estabilidade, eu não disse que a consola não se fazia, disse é que com aquela espessura de laje parece complicado..
    O quarto de hospedes como [penso que] não será utilizado muitas vezes não está muito mal..

    O duplo pé direito eu como disse gosto, mas tem os seus custos e é necessário perceber se quem financia a obra e depois vai viver e 'manter' a casa está consciente desses custos...

    E faltou explicar a questão dos degraus para a sala de estar, porquê estar mais elevada [tendo em conta que isso também acarreta custos e o cliente está preocupado com..os custos..]....?
    Aparentemente deve ser para manter a escada para o 1º piso 'curta' o suficiente para ter a circulação sala de estar-sala de jantar também do lado do quarto de hóspedes...
    Mas olhando melhor: Gostava de ver uns cortes do projecto, pela sala de estar/mezanine e respectiva escada, é que me parece que só tem uns 14 degraus do piso térreo para o 1º piso, e eu não consigo fazer escadas com menos de 16/17 degraus de piso a piso, que 2.60m[pé direito] + 40 cm [laje, reboco, isolamento, regularizações, pavimento,..] ou, vá-lá, 2.5m+40cm, nunca dá menos de 2.90/3m de limpo a limpo e fazendo contas a 14 degraus isso dá para cima de 20 cm de espelho de degrau...

    E falta ainda perceber a questão da laje de cobertura, não tem platibanda? Como é solucionada as pendentes?
    Pode ser ignorância minha e não conhecer alguma solução que permita fazer as lajes de cobertura com um aspecto tão 'fino' [será platibanda recuada da extrema da laje? No 3d não aparenta isso]...
  13.  # 55

    eu coloco as plantas cortes e alçados assim que possa. A lage não é assim tão fina.,. 28.5cm sem contar com a espessura do pavimento.


    insight você não é o insight do forum de arquitectura autor de uma moradia em darque? de certeza que é


    Sim. sou eu mesmo.

    Abraço.
  14.  # 56

    Colocado por: Insight-arkeu coloco as plantas cortes e alçados assim que possa. A lage não é assim tão fina.,. 28.5cm sem contar com a espessura do pavimento.


    Pois... a dúvida foi respondida, obga!...
    Afinal... com mais o enchimento e acabamento final... temos uns bons 35cm no mínimo... isto se não levar pavimento radiante...
  15.  # 57

    Não nessa parte não leva piso radiante.. o problema é que estamos neste momento a discutir sobre desenhos que já sofreram inúmeras alterações.. esta semana qnd preparar as folhas para entrega imprimo em Jpg para colocar aqui.
    no 3d as lages tem 25cm, qnd faço o 3d não estou preocupado com a questão estrutural mas sim com a representação do espaço, sendo que houve alguma alterações mas que em nada põem em causa a imagem do projecto.. quanto as lajes fininhas.. bem eu tou a fazer uma moradia assim que possa vou tirar uma foto do pormenor assim fica esclarecido :D
    obrigado
  16.  # 58

    Boas pessoal....

    Esta a ser muito construtiva esta discussão... ja estou a ver que a estrutura dá pano para mangas...

    Mais alguns pormenores que tenho pensado... e outras que apesar de ter pensado ainda me deixam duvidas!!!

    Aquecimento: Piso radiante + bomba de calor(Daikin ou Airmat... não sei o que pensam destas marcas?).

    Paineis Solares ou Paineis solares termodinamicos?... qual sera a melhor opção?... no meu entender e se estou enganado corrijam-me... os paineis solares termodinamicos não são nada mais que bomba de calor com apoio solar...

    Caixilharias. estou a pensar num perfil da grupo "sosoares euro 2000" se não estou em erro... não sei qual a serie... mas penso ser uma que lançaram ha pouco tempo... com perfis minimos... e o vidro ainda não pensei nisso... gostava que me dessem a vossa opinião

    Isolamento e Impermeabilizações: O que esta pensado... alvenaria tradicional( parede dupla com XPS no piso inferior) e capotto no restante. Lage de cobertura... grande indecisão... telas asfalticas, telas PVC ou placas de Zinco agrafado?... tb gostava da vossa opinião...

    peço desde ja desculpa por alguma incorrecção. pois isto não é a minha area... posso eventualmente estar a chamar algum nome feio a alguma coisa sem querer!!!!

    Procuro sobretudo soluçoes que combinem uma elevada relação preço/qualidade sem entrar em buracos muitos grandes!!!!

    Considero que a parte dos isolamentos e impermeabilização é dos mais importantes numa casa...

    desde ja muito obrigado!!!!
  17.  # 59

    Isto não é a minha área... mas com a experiência de alguns projectos vou tentar ajudar...

    Colocado por: ddgvcpt
    Aquecimento: Piso radiante + bomba de calor(Daikin ou Airmat... não sei o que pensam destas marcas?)

    Acho um exelente investimento... porêm é algo dispendioso... Veja se quer aquecimento ou aquecimento + refrigeração. Isto pode mudar a potencia da própria bomba de calor.
    A daikin da altherma dizem que é exelente, tem um bom "cop". Existem outras opções... depende dos instaladores do pavimento radiante. Aconcelho-o a pedir dois orçamentos a empresas para ter termos comparativos e uma boa relação Preço-Qualidade... Isto é o mais importante
    Colocado por: ddgvcpt
    Paineis Solares ou Paineis solares termodinamicos?... qual sera a melhor opção?... no meu entender e se estou enganado corrijam-me... os paineis solares termodinamicos não são nada mais que bomba de calor com apoio solar...

    O sistema de AQS (aquecimento das águas quentes sanitárias) podem funcionar com o apoio da própria bomba de calor do Pav.Radiante ou então com uma BC dedicada, ou que eu acho melhor...
    Depois tem de ter um depósito, no seu caso para um T4, uns 500Litros deve bastar...
    Quanto aos paineis solares, os termódinamicos têm alimentação elétrica (como os da energy)... isto também varia muito de fornecedor...
    Também tem outros muito bons, os paineis solares por tubo de vácuo (vissemann) que ficam totalmente horizontais na cobertura, se a questão estética for importante... é de ver isso!
    Colocado por: ddgvcpt
    Caixilharias. estou a pensar num perfil da grupo "sosoares euro 2000" se não estou em erro... não sei qual a serie... mas penso ser uma que lançaram ha pouco tempo... com perfis minimos... e o vidro ainda não pensei nisso... gostava que me dessem a vossa opinião

    sosoares... ou victrosca?... tenha atenção que, em folhas de correr, o vidro temperado deverá ser especial... sei de casos que, a janela quando fica totalmente corrida e fica totalmente sobreposta uma na outra, cria-se uma "nova caixa de ar" onde o sobre-aquecimento pode estalar o vidro...
    Logo, para nunca ter problemas, deverá ter sempre o cuidado de nunca correr totalmente o vão. Para solucionar este problema, houve um técnico da sain-globain que me disse que o vidro temperado "Planitherm II" resolvia esta situação.
    De qualquer maneira, qualquer perfil sosoares o victrosca é lindissimo. Na sua arquitectura vai ficar muito bem. (O alúminio anodizado)
    Colocado por: ddgvcpt
    Isolamento e Impermeabilizações: O que esta pensado... alvenaria tradicional( parede dupla com XPS no piso inferior) e capotto no restante. Lage de cobertura... grande indecisão... telas asfalticas, telas PVC ou placas de Zinco agrafado?... tb gostava da vossa opinião...

    Nas alvenarias, para um melhor comportamento térmico, peça um orçamento para tijolos de termoargila.
    O cappotto é um exelente isolamente térmico, faz uma boa escolha.
    Na lage de cobertura... o zinco conte com 5 vezes mais no preço comparada com à cobertura plana, e só uns 5% das habitações unifamiliares são feitas assim...
    Penso que na cobertura plana fica já muito bem servido:
    Tratando-se de uma cobertura “invertida”, a sua execução será feita da seguinte forma:
    •Camada de forma executada com betão “leca”.
    •Regularização e execução das pendentes apontadas no projecto, com argamassa de cimento e areia fina (regularização).
    •Aplicação de duas telas asfálticas duplas de 4Kg/m2 do tipo “Imperbor” com barreira de vapor.
    •Colocação de isolamento térmico (placas de poliuretano extrudido do tipo “Roof-mate” da “Dow”, com 8cm de espessura).
    •Colocação de uma manta geotextil por cima do isolamento térmico.
    •Colocação de uma camada de godo “rolado” do rio com granolumetria média de 6/7cm de diâmetro, encobrindo a totalidade da manta geotextil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ddgvcpt
  18.  # 60

    Colocado por: bhp•Aplicação de duas telas asfálticas duplas de 4Kg/m2 do tipo “Imperbor” com barreira de vapor.


    Mas se é uma cobertura invertida precisa de barreira e vapor?
 
0.0290 seg. NEW