Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite e bom ano a todos !

    Estou a construir um tanque semi-enterrado para armazenar a chuva que cai no telhado.
    Vou por uma primeira camada de cimento reforçado por dentro, e inicialmente tencionava meter mais uma camada de cimento puro (cimento + água) para melhorar a impermeabilização. Mas procurei alternativas porque o tanque pode também servir de mini-piscina. O tanque tem ~1.5 metros de profundidade, mas não é um cubo, é mais um semi-cilindro um pouco irregular, onde poderemos nos apoiar/encostar quando dentro da água. Mas o cimento não é um revestimento muito agradável.

    Será que podia utilizar uma última camada de cortiça projetada em vez de cimento puro ? Seria muito mais confortável.
    As minhas principais dúvidas:
    1- Será impermeável, a curto e longo prazo ?
    2- É resistente suficiente a abrasão e outras pancadas que possa levar quando funcionar como piscina ?
    3- Há químicos que seriam libertados na agua (quero usar também para rega e para acolher salamandras e outros bichos) ?
    4- É um disparate total ? :)

    Muito obrigado !
    Yannick
    • Sujo
    • 3 janeiro 2022 editado

     # 2

    Eu voto na 4a.

    "Piscina" e "acolher salamandras/tanque com agua da chuva" não combinam. Uma envolve cloro/sal e maquinaria/filtragem da àgua, a outra é só uma poça com agua e bicharada, na qual eu não me atreveria a nadar :D
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 3

    1. nunca
    2. não
    3. não
    4. Obviamente que sim. É um disparate.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 4

    Faz um tanque em blocos de cimento/betão, reveste com argamassa de impermeabilização (quase todas as marcas tem soluções para isto), fica com um reservatório. A cena das salamandras, tritões, rãs, etc... é naquela, se não tratar a água e não usar detergentes na mesma eventualmente irão aparecer esses anfíbios e batráquios (a mim não me meteria aflição pois parte dos verões da minha infância foram a desfrutar tanques de rega com muita bicharada dessa. A cena é: com água estagnada irá ter uma fábrica de mosquitos e melgas, como um íman de vespas nos tempos mais quentes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • niquya
    • 4 janeiro 2022 editado

     # 5

    Muito obrigado a todos pelas respostas ! Ficou claro que a cortiça projetada é um disparate ! :)
    Vou então avançar com revestimento de argamassa de impermeabilização.
    Também não me faz confusão nadar no meio da bicharada, mas claro não quero mosquitos. Ainda não investiguei bem essa parte, mas talvez uma pequena bomba ou outro dispositivo que mexe a superfície da água ? Salvo erro as larvas precisam de água estagnada para se manterem a superfície e respirar. Também ouvi falar dalguns peixes que são bons predadores, mas não a gambuzia claro, vi no fórum que é invasora.

    Alguém já experimentou estas soluções ou outras para os mosquitos ?
    Obrigado !!
  4.  # 6

    As larvas dos mosquitos, ou "caganatos" como chamamos por aqui, não estão sempre à superfície, normalmente encontram-no no fundo ou em suspensão.
    Sobre as gambúsias, não considero uma espécie invasora desde que esteja confinada a um reservatório de água isolado. O mal das gambúsias é comerem os alevins dos outros peixes autóctones dos rios. Em qualquer albufeira encontra gambúsias fáceis de apanhar. Entre ter gambúsias num lago e ter mosquitos eu não pensava duas vezes.
 
0.0090 seg. NEW