Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: jmabem, aqui no escritório já tive colegas a desesperar com o aparelhinho... que já tava a 30º e não havia meio de aquecer... e quando fui lá ver, tinham carregado no botanito com o "cristal de neve" - portanto a pobre da máquina não conseguia fazer frio a 30º!!! :)

    Sim, isso pode acontecer...LOLOLLL...
  2.  # 102

    Já confirmei. O meu botanito do aparelho está com o símbolo do sol (é o correcto certo?). Mas calhou! Preferia que se estivessem todos a rir de mim agora. Era sinal de que tinha o problema do aquecimento resolvido. Mas valeu. Obrigada
    • naar
    • 11 janeiro 2010

     # 103

    Colocado por: sandrasemedoJá confirmei. O meu botanito do aparelho está com o símbolo do sol (é o correcto certo?). Mas calhou! Preferia que se estivessem todos a rir de mim agora. Era sinal de que tinha o problema do aquecimento resolvido. Mas valeu. Obrigada


    Não terá uma fuga de gás na instalação?
  3.  # 104

    Colocado por: J.FernandesFazendo de advogado do Diabo, também pode ser que o projecto de térmica tenho sido bem feito, que a obra o tenha cumprido sem máculas, mas que o dimensionamento do aquecimento, mesmo com esses aparelhos de ar condicionado, tenha pecado por defeito, dada a enormidade de volume de ar para aquecer. A própria localização dos aparelhos pode não ser a melhor, acontece muitas vezes, aparelhos colocados muito alto, concentrarem o calor perto do tecto - o ar quente sobe.

    Não chegou a dizer onde, na sala, estão localizados os aparelhos e a que alturas.
  4.  # 105

    Umas fotos dos espaços.. eram bem-vindas...
    Os sistemas de correr tem muitas perdas... não são "estanques" à passagem de ar.
  5.  # 106

    Olá a todos. Respondendo a J.Fernendes uns dos ares condicionados está a 5,80 metros de altura, e o outro também já lá esteve mas já o mudei para 2,80 metros de altura. Estão em lados opostos, um aquece a parte superior (incluindo o mezanine) e o outro a parte de baixo, mas o calor sobe rápido. Os ares têm de estar sempre ligados para ter o pouco aquecimento. Posso dizer que já tive os dois a 5,80 metros mas o calor não chegava cá abaixo. Reclamei para a LG que mandou cá o técnico, pois o limite máximo de altura (segundo o manual do instalador) é de 4 metros. Decidi mudar um para ver o efeito (pouco!). O outro ficou (para justificar o investimento no tecto falso e para aquecer o mezanine mais rápido). Reparei que há um tópico novo sobre "fechar o mezanine", penso que alguém está com o mesmo problema do que eu. Amanhã também vou colocar umas fotos para melhor me poderem ajudar. Obrigada
  6.  # 107

    foto da sala
      sala4.JPG
  7.  # 108

    foto sala2
      sala5.JPG
  8.  # 109

    Olá. Respondendo a aprendiz2 peço imensa desculpa, pois não me tinha apercebido que ainda não lhe tinha respondido em relação à localização. Isto de andar a correr para ir trabalhar, ser dona de casa, vir ao forum, etc, mais o meu stress de inverno. Olhe que isto só eu sei o que estou a passar. A cabeça começa a não dar conta de todos os recados! A casa é em Coimbra. Menos mal!
    Obrigada. Logo volto! Bom dia a todos
  9.  # 110

    De facto o isolamento não é o melhor, também já percebi. Mas agora não posso deitar as paredes abaixo. Os vidros são muitos,mas também não os vou agora eliminar ou substituir,pois não foram propriamente baratos! Também gostava de saber a opinião sobre a instalação do aquecimento central (com o recuperador a lenha mais radiadores), pois é feita de tubos pex (não sei como se escreve) de 12. Obrigada
  10.  # 111

    A minha opinião, e confirmando o que já tinha suspeitado, é que os aprelhos de ar condicionado estão demasiado altos. Como o ar quente sobe, junto ao tecto deve ter uma boa temperatura e quem estiver em baixo sentado num sofá sentirá frio.
    Com a ressalva de que não sou nenhum técnico de AVAC, se fosse em minha casa, faria o seguinte: deixaria ficar os aparelhos onde estão, para funcionarem apenas de verão ( o ar frio desce) e para aquecimento redimensionava os radiadores do aquec. central. Nem que fosse preciso colocar mais um ou dois radiadores, e colocaría-os no parte de baixo, nunca na mezzanine.
  11.  # 112

    Colocado por: J.Fernandes...faria o seguinte: deixaria ficar os aparelhos onde estão, para funcionarem apenas de verão ( o ar frio desce) e para aquecimento redimensionava os radiadores do aquec. central. Nem que fosse preciso colocar mais um ou dois radiadores, e colocaría-os no parte de baixo, nunca na mezzanine.

    Concordo.

    (excepto com uma palavra: «colocá-los-ia») ;-)
  12.  # 113

    Sim. São dois ACs de 18mil btu, um no tecto e outro a meia altura, e dois radiadores de 14 elementos cada, ligados ao recuperador a lenha, que na minha opinião não é funcional, pois por muita lenha que coloque, por vezes a temperatura baixa e a água falta. O aquecimento nos radiadores não é contínuo e há uma quebra no fluxo de calor.
    Em resposta a J.Fernandes, eu já tive os dois aparelhos no tecto, e com a mudança de um eu não tive grande mudança no termómetro. E para que consiga alguma temperatrura, os aparelhos têm de estar sempre ligados! Sempre a bombar, o que aumenta a factura da electricidade e além disso seca muito o ar e, como já aqui referi, fico rouca e faz tosse. Obrigada.
  13.  # 114

    Colocado por: sandrasemedoEm resposta a J.Fernandes, eu já tive os dois aparelhos no tecto, e com a mudança de um eu não tive grande mudança no termómetro. E para que consiga alguma temperatrura, os aparelhos têm de estar sempre ligados!


    Claro. Mas tudo seria diferente se você fizesse a sua vida junto ao tecto, onde seguramente está uma temperatura mais agradável.
    ;-)
  14.  # 115

    Acho que há umas ventoínhas com as palas ao contrário.
  15.  # 116

    Colocado por: lobitoAcho que há umas ventoínhas com as palas ao contrário.

    LOL
  16.  # 117

    Colocado por: aprendiz2nem que estivessem em baixo,.com aquele pé direito o calor fica sempre lá em cima.

    Discordo. Independentemente do pé-direito da sala, a eficiência do aquecimento é superior se a fonte de calor estiver a baixa altura, ou ainda melhor, no chão. As correntes de convecção que se criam - ar quente a subir e ar frio que desce e é novamente aquecido pela fonte de calor - tendem a homogeneizar a temperatura no compartimento. Ao contrário, se o aparelho estiver alto, o ar frio abaixo deste, manter-se-á frio (ou pouco vai aquecer), enquanto que acima vai aquecer.

    Eu já tive esta experiência num escritório em que trabalhava, muito frio no Inverno e muito quente no verão, o aparelho de a/c estava fixado na parede acima da porta. No inverno ficava com a cabeça quente e os pés frios, mas no verão tinha sempre um ambiente muito confortável.
  17.  # 118

    Não esqueçam que além dos ACs, eu também tenho os radiadores. E ainda o recuperador de calor, que me parece ser ainda a fonte que mais calor me produz na sala. E estes não estão no tecto como devem calcular. Além da temperatura não ter passado os 17-18 graus este Inverno, e nos dias muito frios a temperatura pouco sobe dos 15-16 graus, eu acho que as temperaturas da sala não são homogéneas, decerto que tenho 14, 15, 16, 17 graus em sítios diferentes da mesma divisão. E sou da opinião que o calor sobe, e subirá, por muitas mais fontes de calor que coloque. A minha experiência leva-me a tirar esta conclusão. Valha-me os cobertores! O pior é o nariz! He he
    • X-Men
    • 22 fevereiro 2010

     # 119

    Após visualizar as fotos que postou, e as descrições que fez, volto a recomendar:

    Colocado por: X-Men
    - Verificar se as juntas entre os caixilhos (das portas e janelas) e as paredes estão vedadas com silicone - caso não estejam tente arranjar um artista para o fazer;
    - Vedar o melhor possível os contornos entre as caixilharias e os seus caixilhos (com fitas adesivas);

    Além disto, terá ainda o problema do aquecimento para resolver, o que no seu caso não me parece muito fácil.
    Em relação aos ACs creio que não há muito que possa fazer, a não ser colocar também em baixo o que ainda está lá em cima. Gostaria de lembrar o comentário do Pedrodias, que me parece bastante correcto relativamente a este assunto:

    Colocado por: pedrodias
    1 - as unidades de ar condicionado têm uma má colocação e o calor esteja limitado apenas a uma zona, sendo que o resto está a ir fora. Repare que se estiver calor a 2m de altura não altera o seu problema.
    Se as máquinas à altura em que estiverem tiverem o ar de retorno mais quente, vão baixar a sua produção. No fundo estão a aquecer o tecto e a receber ar do tecto; pensam que está tudo bem, e diminuem o regime.

    Além disso, aqui considerava um conjunto de efeitos, incluindo: mau posicionamento das unidades de climatização, fluxo de ar quente a dirigir-se para os pisos superiores, efeito de chaminé algures, perdas de ar pelas caixilharias.

    Parece-me que tem também um problema com o seu sistema de aquecimento central!?

    Colocado por: sandrasemedo... dois radiadores de 14 elementos cada, ligados ao recuperador a lenha, que na minha opinião não é funcional, pois por muita lenha que coloque, por vezes a temperatura baixa e a água falta. O aquecimento nos radiadores não é contínuo e há uma quebra no fluxo de calor.

    Creio que se o sistema de aquecimento central estivesse a funcionar correctamente, ou seja, que conseguisse produzir calor em continuo, teria grande parte do problema resolvido. Creio que os 2 radiadores de 14 elementos que possui seriam suficientes, se estiverem minimamente bem distribuidos, uma vez que são complementados pelos ACs
    Não conheço o funcionamento deste sistema, mas creio que com o sistema tradicional de caldeira isto não aconteceria. Se não quiser ponderar esta alternativa, creio que só lhe resta complementar com um aquecedor eléctrico junto a si.

    De qualquer maneira, volto a repetir (já estou a ser chato!), tente vedar as janelas o melhor possível.
  18.  # 120

    Tive uma vivenda que nunca conseguia aquecer a sala. Na lareira com recuperador chegava a colocar 6 troncos de madeira.

    Só no dia em que um pássaro desceu pela chaminé é que o construtor achou que havia algo mal. A zona à volta do recuperador estava mal isolada fazendo que o calor saísse directo para o exterior.

    Depois de isolada esta fuga um ou dois troncos passaram a ser suficientes para aquecer a sala.
 
0.0299 seg. NEW