Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

    Colocado por: nbastos
    Tudo comecou aqui, generalizou... ( obrigaria é muito forte ) percebe agora porque é que eu gosto de chatea-lo...

    Profissionalmente quando me toca a mim,coloco sempre vidro temperado nestes casos e de preferência com o soak teste!
    Cada um que puxe para si,como disse eu apenas demonstro o meu conhecimento aqui,e quem não quizer saber;(siga)
  2.  # 402

    Colocado por: Jorge Rocha
    Profissionalmente quando me toca a mim,coloco sempre vidro temperado nestes casos e de preferência com o soak teste!
    Cada um que puxe para si,como disse eu apenas demonstro o meu conhecimento aqui,e quem não quizer saber;(siga)

    Jorge , nao ponho em causa o seu grande profissionalismo, mas uma coisa é colocar sempre outra coisa é colocar quando se justifica...
  3.  # 403

    Colocado por: nbastosJorge , nao ponho em causa o seu grande profissionalismo, mas uma coisa é colocar sempre outra coisa é colocar quando se justifica...

    Eu coloco SEMPRE que se justifique...em todos os casos anteriormente referidos por mim,e existem muitos outros casos que dava trabalhinho estar aqui a exemplificar.
  4.  # 404

    Jorge

    Isso é muito vago. Acredito que possa acontecer em casos pontuais, mas não posso dizer que tenha visto isso acontecer ou sequer que aconteça com regularidade. Por outro lado parece-me que o Jorge não sabe muito bem quando acontece - com que temperaturas, com que dimensão de vidros, com que percentagem de sombreamento, etc. Como é natural se não soubermos muito bem quando acontece e porquê não seremos capazes de saber quando e quais providências tomar pelo que de nada nos adianta esse tipo de "conhecimento".
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 405

    Agora percebi porque num edifício de escritórios (na zona de oeiras) com grandes vidros estão sempre a trocar vidros partidos. O edifício tem palas para cortar um bocado o sol que bate nas janelas.
    Os enormes vidros (é sempre o exterior) simplesmente desfazem-se todos com alguma regularidade e lá estão a substituir.
  6.  # 406

    Colocado por: j cardosoJorge

    Isso é muito vago. Acredito que possa acontecer em casos pontuais, mas não posso dizer que tenha visto isso acontecer ou sequer que aconteça com regularidade. Por outro lado parece-me que o Jorge não sabe muito bem quando acontece - com que temperaturas, com que dimensão de vidros, com que percentagem de sombreamento, etc. Como é natural se não soubermos muito bem quando acontece e porquê não seremos capazes de saber quando e quais providências tomar pelo que de nada nos adianta esse tipo de "conhecimento".


    J.Cardoso...
    Eu já percebi bem a sua contínua presunção em dizer que não sei bem o que digo várias vezes...umas no valor U do vidro,outras nas posições do sol em que o J.Cardoso gosta de contrariar mesmo sabendo que o sol nunca tem a mesma posição...e outras tais como agora...devo chamar-lhe a atenção que nunca coloque um vidro nas zonas atrás referidas por mim sem ser temperado,se não o fizer está a trabalhar mal...se diz que quando não se pode ter a certeza,o melhor é não meter endurecedor no cimento em pilares que estão bastante sujeitos a pressões!........pois não se tem a certeza que possam ceder né?
  7.  # 407

    Colocado por: bino_Agora percebi porque num edifício de escritórios (na zona de oeiras) com grandes vidros estão sempre a trocar vidros partidos. O edifício tem palas para cortar um bocado o sol que bate nas janelas.
    Os enormes vidros (é sempre o exterior) simplesmente desfazem-se todos com alguma regularidade e lá estão a substituir.

    E os gajos continuam burros sem colocar vidro temperado né?
  8.  # 408

    Apresentei uma questão de uma forma que acho correcta:

    Gostava que me mostrassem exactamente em que condições isso acontece: em que tipos de vidro, com que dimensões e sujeitos a que variações de temperatura - se é que acham possível.


    O Jorge respondeu com um exemplo de um edifício não se enquadra com o tipo que aqui normalmente se discute e com características muito próprias. Refere também problemas com o apito dos barcos, má colocação de objectos, etc. Ou seja, deu uma resposta que não me elucidou porque o que eu quero saber é as condições em que se verificam os problemas que o Jorge aponta:

    - Com que dimensões? 2,00 x 2,00? 2,00 x 3,00? 2,00 x 4,00? A partir de que dimensões tenho de usar o vidro temperado?
    - Qual a diferença de temperaturas provocadas pelo sombreamento que um vidro pode suportar?

    Percebe a minha dúvida? Quanto à questão dos pilares, ainda bem que a colocou; é que nesse caso basta-me fazer as contas e sei exactamente quando e em que condições devo usar um ou outro. É precisamente isso que procuro na pergunta que lhe fiz, já percebi o porquê agora quero entender como. Mas não se enerve, não torno a perguntar-lhe e vou fazer o que já devia ter feito não fosse a preguiça: pegar nos coeficientes de dilatação linear do vidro e fazer umas continhas.
  9.  # 409

    Colocado por: j cardosoApresentei uma questão de uma forma que acho correcta:

    Eu não disse o contrário.

    Colocado por: j cardosoparece-me que o Jorge não sabe muito bem quando acontece - com que temperaturas,

    Aqui digo o contrário...o J.Cardoso gosta falar de vez em quando das minhas(imprecisões)
    Os vidros quando quebram nunca é por causa do frio,é por causa dos choques de temperatura que referi conjugados com as vibrações ou outras...


    Colocado por: j cardosoO Jorge respondeu com um exemplo de um edifício não se enquadra com o tipo que aqui normalmente se discute e com características muito próprias. Refere também problemas com o apito dos barcos, má colocação de objectos, etc. Ou seja, deu uma resposta que não me elucidou porque o que eu quero saber é as condições em que se verificam os problemas que o Jorge aponta:

    Eu apenas dei este como um pequeno exemplo em que se deve colocar sempre vidro temperado quando existem choques térmicos e é disso que estamos a falar(presumo)
    As condições que refiro são as condições de choques térmicos provocadas nos vidros pela colocação de palas exteriores,fitas cola no centro dos vidros,objectos colocados nas imediações dos vidros que provoquem aquecimentos ou resfriamentos pontuais nos vidros...

    Colocado por: j cardoso- Com que dimensões? 2,00 x 2,00? 2,00 x 3,00? 2,00 x 4,00? A partir de que dimensões tenho de usar o vidro temperado?
    -Qual a diferença de temperaturas provocadas pelo sombreamento que um vidro pode suportar?

    Quando digo vidros com dimensões consideráveis são vidros considerados grandes para que quer a minha interpretação rigorosa neste assunto?Não sabe o que é um vidro grande?Quer uma medida correcta para considerar um vidro grande?
    Quer que eu lhe diga quando um gajo está com uma grande constipação exactamente a que ponto posso considerar grande?
    As temperaturas que os vidros aguentam nestes casos divergem consuante o tipo de vidro...
    De uma coisa eu posso garantir...se eu coloco a minha mão num vidro e não consiga ter lá a mão sem sofrer queimadura e que me perturbe,estou em condições em lhe dizer que esse vidro aquece excessivamente...se eu colocar a mão no lugar da sombra no vidro e o vidro estiver pouco quente ,estou em condições de querer a todo o custo que o vidro tenha que ser temperado...isto é ponto assente.
    Estando as condições referidas nos casos anteriores com possibilidade de haver transito em que a passagem dos veículos provoquem pressão de ar sobre o envidraçado,ou estremecimento,ou até portas interiores a bater sem arejamento provocando pressão nos envidraçados e em que se coloquem objectos junto aos vidros que provoquem diferenciais de temperatura pontuais,ou até a colocação indevida de cortinas,películas,papeis ou plásticos...
    São as condições ideais para nunca se colocarem vidros sem ser temperados.

    Ninguém ou qualquer normal lhe vai dizer as temperaturas exactas em graus para que os vidros se partam,porque ninguém consegue dizer também o grau exacto de estremecimto que um motor de um camião pode provocar num vidro quando está em esforço...muitas vezes estou em obra,e observo os vidros a estremecer,e com isto só quero dizer que...

    Nunca arrisquem a colocar vidro sem ser temperado nas condições de choques térmicos intensivos em zonas que o sol faça ferver os vidros com sombreamentos a provocar choques térmicos,como também sabendo que alguém vá colocar cortinas por causa dos raios solares,há gente com olhos claros que não suporta a claridade ermanada pelo sol.

    Um profissional nunca em caso algum deve colocar vidro sem ser temperado sem ter em atenção as determinadas situações que possam advir nestes casos.
  10.  # 410

    J.Cardoso...
    Este sr.com S grande pulava em cima da pala do estádio de Alvalade para provar que esta não estava em condições,e não anadava lá a medir nada nem com exactidões!
    http://www.rtp.pt/gdesport/?article=601&visual=3&topic=20
  11.  # 411

    Já não me lembro se era para provar que estava em condições ou o contrário.
  12.  # 412

    Colocado por: Jorge RochaE os gajos continuam burros sem colocar vidro temperado né?

    Creio que o vidro é temperado porque fica em pedaços pequenos. Se assim não fosse seria um perigo.

    Este lado é o nascente, (indicado) os vidros que partem são do lado sul, iguais a estes com palas iguais.
      Janelas.jpg
  13.  # 413

    Vou tentar explicar o meu "problema":

    O Jorge aparece por aqui a dizer que há vidros a partir devido à diferença de temperatura provocada pelas palas. Eu nunca tinha pensado nisso mas, ao contrário do que parece pensar, admiti essa possibilidade. Fi-lo não por ter conhecimento de casos desses mas porque não tinha conhecimento disso, e quando não tenho conhecimento admito todas as hipóteses. Dei comigo a pensar no que responderia se um cliente meu me colocasse essa questão e na dificuldade que teria em responder. Foi por isso que perguntei o que perguntei e foi por isso que estou (quase) desde então a fazer umas continhas. Tenho que amadurecer isto e verificar se estou a olhar devidamente para todos os aspectos da questão, mas estou inclinado a pensar que há algum alarmismo nas suas afirmações.

    Ninguém ou qualquer normal lhe vai dizer as temperaturas exactas em graus para que os vidros se partam,porque ninguém consegue dizer também o grau exacto de estremecimto que um motor de um camião pode provocar num vidro quando está em esforço.

    É aqui que estamos em profundo desacordo; posso até nem conseguir calcular isso, mas não tenho dúvidas que há quem saiba e que é perfeitamente possível. Digo
    -lhe mais, se levar em consideração só o efeito térmico e tirar daí os camiões, fazer as "continhas" está ao alcance de muitos aqui do fórum - antes que se irrite não tem a ver com a inteligência, tem a ver com a formação em física e matemática.
    Concordam com este comentário: nbastos
    • eu
    • 1 agosto 2011

     # 414

    E será que os vidros partiram, não pelas diferenças térmicas, mas sim pela falta de espaço para dilatar?

    Não seriam os primeiros... e quanto maior o vidro, mais espaço é necessário para a dilatação...
  14.  # 415

    Folgas a considerar em vãos
    "O Vidro" de João Guerra Martins e Emanuel Lopes Pinto

    (Não consegui colocar de outra forma)
  15.  # 416

    Colocado por: bino_
    Creio que o vidro é temperado porque fica em pedaços pequenos. Se assim não fosse seria um perigo.

    Este lado é o nascente, (indicado) os vidros que partem são do lado sul, iguais a estes com palas iguais.
      Janelas.jpg

    Hó Bino...se os vidros partem como diz;são vidros laminados e não temperados,porque os vidros temperados só partem de uma forma(rebentam)
  16.  # 417

    Em PDF irá facilitar um pouco...grato pela partilha J Cardoso.

    Cumps,
  17.  # 418

    Colocado por: euE será que os vidros partiram, não pelas diferenças térmicas, mas sim pela falta de espaço para dilatar?

    Isto que diz só pode acontecer quando se colocam vidros encostados ao alumínio sem vedantes(isolados com silicone impróprio contra o alumínio)ou em séries em que o espaço de topo a topo entre o vidro e o alumínio sejam quase nulos...

    Colocado por: euNão seriam os primeiros... e quanto maior o vidro, mais espaço é necessário para a dilatação...

    Nem os primeiros nem os últimos enquanto houver labregos a fazer caixilhos com vidro isolados com silicone,e clientes a aceitar trabalhos desse tipo(proibidos)fora da legislação actual!
    Concordam com este comentário: two-rok
  18.  # 419

    Colocado por: j cardosoÉ aqui que estamos em profundo desacordo; posso até nem conseguir calcular isso, mas não tenho dúvidas que há quem saiba e que é perfeitamente possível. Digo

    Nem pense!
    Existem as mais variadas metamorfoses físicas na envolvência que influenciam os comportamentos dos materiais atrás descritos(vidros)


    Colocado por: j cardosoantes que se irrite não tem a ver com a inteligência, tem a ver com a formação em física e matemática.

    Física e matemática?
    Mas a práctica não diz nada?
    Antes das matemáticas aparecerem,já existia construção!
  19.  # 420

    Jore Rocha,
    antes da matemática aparecer, já existia sim construção, mas esta era feita por tentativas. O edificio caia, então fazia-se de novo mas aumentava-se na resistência.

    j cardoso,
    calcular este tipo de fissura do vidro parece-me um pouco difícil. Medidas dos vidros diria que poderia acontecer em qualquer um, o mesmo para as temperaturas. O que vai interessar, pelo menos a meu ver, é as tensões que vão ser geradas na zona de encontro da parte quente do vidro e da parte fria. A vibração do vidro vai gerar também tensões de tracção e compressão nas faces do vidro. Quando estas tensões de tracção actuam na mesma face há o risco de quebra, e aqui vai depender da resistência do vidro, e dai o Jorge Rocha falar em vidro temperado, que tem maior resistência. E como me parece difícil calcular o valor máximo desta tensão, daí o Jorge Rocha dizer para se usar "sempre" vidro temperado actuando-se pelo lado da segurança.
    O mesmo acontece para os pilares, do qual deu exemplo, o j cardoso consegue calcular simplesmente porque usa artifícios, ou seja, estima um valor para as cargas a que este vai estar sujeito e acrescenta-lhe os devidos coeficientes de segurança.

    No entanto, a situação para um vidro complica-se, logo pelo difícil que é calcular a temperatura do vidro em sobra e exposto ao sol (vidros de cor têm maior coeficiente de absorção logo aquecem mais). Depois ainda tem que entrar com os coeficiente de dilatação na caixilharia, pois aqui também vão entrar tensões de compressão e tracção (depende da fixação). Tem ainda a transmissão térmica, ou seja, a parte que aquece vai aquecer a parte que esta à sombra (mas por segurança pode-se considerar que a resistência térmica é infinita logo o vidro ao sol não aquece a parte do vidro que está em sombra).
    Depois vem a parte mais difícil, que é saber o valor máximo da pressão que vai ter o seu vidro sujeito. Pode sempre entrar com um valor majorado, talvez uma pressão oscilante de 100 a 110dB digo eu.
    Para mim parece-me algo de difícil calculo, mas eu também não sou especialista nesta área, logo acredito que com alguns artifícios o j cardoso o consiga fazer, ou alguém do fórum. Parece-me um exercício interessante a desenvolver em conjunto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, two-rok
 
0.1030 seg. NEW