Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Eu vou construir...
    Mas já alterei algumas pequenas coisas, com os comentários aqui porduzidos, ou descritos.
    Entendo que é uma pena que todos aqueles que estejam a fazer casa e fizeram recentemente não possam ver este forum, ou porque não se interessam, ou porque não querem saber, ou porque não podem, digo isto, porque é um forúm muito util a todos aqueles que estão a construir casa ou a comprar casa, ou mesmo a remodelar a sua habitação.
    Eu se fosse hoje também não fazia uma casa tão grande, mas também nunca o quis, mas exigimos coisas ao arquitecto que ele só teve como alternativa colocar a casa com as dimensões que têm, embora eu entenda que ela pareça grande pelo facto de ser totalmente terrea, e cria um aspecto de ilusão em termos dimensionais.
    Eu tenho os quartos grandes, diria mesmo grandes a suite tem 24m2, bastaria 15m2, os quartos dos filhos tem 15m2, talvez uns 10 ou 12 bastavam. O escritório está bem grande, mas como tenho trabalho empresarial em casa, talvez seja mesmo necessário e também preciso de espaço para os filhos mais tarde também poderem ter o seu canto de estudo no mesmo local, por isso entendo que os 17m2 se enquadram.
    De resto para já não mudava nada a não ser aquilo que já mudei, e que tem haver com o closet ou qaurto de vestir que deixa de ser junto ao WC da suite e passa a ficar ao fundo do quarto e diminuindo assim a sua area, e aumentando a area do wc do quarto que passa de 7,40m2, para 10,9 m2; um super WC, veremos depois a sua utilidade, mas as manias das esposas também tem de ser respeitadas.
    Em termos gerais gosto do sentido organizacional da minha casa, entendo que os compartimentos estão bem distribuidos de uma maneira geral, tendo em conta varias condicionantes como a exposição solar (quartos voltados a nascente e com possibilidade a poente), zona privada da casa num patamar superior para diferenciar a aerea social da area privada; cozinha em ilha, e com bastante arrumação e luz natural, fruto do aproveitamento do jardim interior que faz incidir luz na cozinha, e também luz que vem do norte; casa voltada para o interior do terreno, potenciando a privacidade do lar e das pessoas que nela habitam; sala de jantar e de estar tal como gosto, nem grandes nem pequenas, mas acolhedoras, com luz natural, e na sala de estar com um alpendre ou ""sala exterior" para disfrutar dos dias de verão e de primavera; e uma envolvente de fazer inveja (com o devido respeito), com pinhal e muito arvoredo e relvado para os meus animais e nós disfrutarmos.

    http://casa-do-bosque.blogspot.com/
  2.  # 162

    11m2 num WC é mesmo à patrão, tendo em atenção ao tempo relativo que lá vai passar vai-lhe ficar bem caro esse WC. Não dava para fazer uma divisão mais justa das IS dos quartos?Tipo 50%-50%.
  3.  # 163

    O WC à patrão não é bem assim , é mais à patroa. Elas é que mandam aqui, não é mesmo.
    Quanto à divisão dos wc dos filhos não ser 50%-50%, isso deve-se ao facto de uma das IS, ser a que é exigida legalmente para deficientes, logo tev de ter medidas diferentes, sendo a 1ª IS quem vem da entrada.
    Mas o que achou do resto da casa e respectiva distribuição, sendo que está a ver a planta com o Norte para cima, tal como vemos.
  4.  # 164

    Tinha-me palpitado que essa distribuição seria mesmo por requisitos da lei das acessibilidades. Tem razão as patroas têm muito poder, eheh.
    Quanto ao resto, na minha opinião claro, não gosto de ilhas nas cozinhas. O formato da casa condicionou muito as soluções. Acho que vai ficar ali com dois "corredores" de acesso à sala de estar desnecessariamente, mas lá está, foram opções para cumprir com os vossos requisitos. No geral até gosto, embora optasse provavelmente por outras soluções.Acho que está muito linear, tipo comboio.
    • eu
    • 2 dezembro 2010

     # 165

    Colocado por: rjmsilvaTem razão as patroas têm muito poder


    Entre:

    A - Fazer as coisas ao gosto delas, mesmo que não gostemos...

    ou...

    B ...passar o resto da vida a ouvir os seus queixumes...


    Acho que a opção A é bem menos desagradável ;)
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 166

    atenção uma área grande para uns, é pequena para outros...tentem dar elementos, números de pessoas a habitar, área total da casa, tipologia, isto para que haja uma opinião mais concreta em quem lê.
  6.  # 167

    Numa moradia de 2 pisos, em que no piso zero temos sala, cozinha, escritorio e WC e no piso superior temos 3 quartos e 1 WC, colocariam soalho flutuante em toda a casa ou optariam por piso cerâmico no res-do-chão (por dar acessos ao exterior e por ter maior circulação) e soalho flutuante em madeira no piso superior ?

    Tenho ouvido opiniões muito contraditorias a este respeito.

    Muita gente prefere soalho flutuante em madeira em toda a casa, por ser mais acolhedor, mais quente e talvez mais agradável estéticamente. Em contrapartida, muitos referem que preferem soalho flutuante apenas no piso superior porque no piso inferior circula-se mais, inclusivé com acessos a partir do exterior onde ha a probabilidade de circular com o calçado humido (em dias de chuva por exemplo), e os soalhos cerâmicos para esse efeito são mais duráveis e mais fáceis de manter ...

    Fico na duvida... Algúem aqui com experiência sobre este tema na casa que construiu ?

    Thanks.
  7.  # 168

    tem a ver com decisão do próprio na minha opinião, se colocar em r/c terá de ter mais cuidados claro, até mesmo na construção do piso devido a humidades(claro que sempre terá de se ter cuidado).
    Acho que passa mesmo por um cuidado e hábito dos ocupantes de limparem bem os pés ou mesmo trocar de calçado, eu por exemplo opto por esta última, prefiro zonas de madeira, acolhedoras e quentes e ter esse hábito de proteger.
    • eu
    • 2 dezembro 2010 editado

     # 169

    Colocado por: SchopferGottcolocariam soalho flutuante em toda a casa ou optariam por piso cerâmico no res-do-chão


    Não há dúvida que a madeira é muito mais acolhedora, mas a cerâmica é muito mais durável e fácil de limpar.

    Eu valorizo mais as questões práticas do que o aspecto, por isso coloquei cerâmica em todo o lado, inclusive nos quartos (com piso radiante). Penso que é uma decisão muito pessoal, depende muito do equilíbrio entre o emocional e o racional de cada um. Eu raramente tomo decisões importantes com base no emocional, daí a opção pela cerâmica...
  8.  # 170

    Reconstruimos uma pequena casa de pedra na serra de aires a única coisa que não faria de novo foi colocar o aquecimento radiante.
    Não que não seja bom e não funcione, pois até trabalha bem. O problema é que por ser uma segunda residência, só a usamos aos fins-de-semana e o tempo que demora para aquecer os quartos é muito longo e tiramos muito pouco proveito.
    • eu
    • 2 dezembro 2010

     # 171

    Colocado por: ?o problema está no sistema de gestão...ponha a aquecer com mais tempo de antecedência...com um simples telefonema consegue-o (dar ordem ao sistema)


    De qualquer forma, para casa de fim de semana, piso radiante não é o mais adequado...
  9.  # 172

    Boa tarde,

    No meu caso tb ponderei colocar flutuante nos quartos, como me diziam:
    "Ah e tal,... é mais acolhedor...!"

    Mas se for Inverno, é frio há mesma!!! O "acolhedor" é a cor que o cérebro nos transmite... penso eu de que!

    Vou colocar cerâmica em toda a casa. Já estou habituada, pois em casa dos meus pais é igual! Super fácel de limpar e mantêm-se para uma vida. Além disso, como vou colocar piso radinte hidraulico... é o ideal... pois com flutuate é investimento mal investido!!...

    Por falar em coisas que se fosse hoje não fazia/punha.... era mesmo... o piso radiantes!!! Nem sei onde estávamos com a cabeça!! Hje em dia existe no mercado marcas e aparelhos de AC´s fantásticos e gastam muito pouco e faz coisas que o radiante não faz.... arrefece!! :) E não me venham cá dizer que sim... pois não acredito... há vendedores que nem cálculos sabem fazer!

    Dito isto... resolvi colocar pré instalação de AC!! Foi a melhor coisinha, assim quando quiser, ponho, ou vou pondo..

    Espero ter ajudado de ajudado de alguma forma!
    Marta
    Concordam com este comentário: mags
  10.  # 173

    MartaG, já está em casa a usar o seu aquecimento por piso radiante?
    Parece-me que não.
    No próximo inverno venha cá nos dizer que ainda se mantem arrependida... Duvido!
  11.  # 174

    Não, Pedro ainda não estou na casa.... :)

    Fica combinado... daqui a um ano venho cá dizer se ele é mesmo bom ou não! :D
    Mau não deverá ser, senão ninguém punha!!

    Marta
  12.  # 175

    Colocado por: MartaGNo meu caso tb ponderei colocar flutuante nos quartos, como me diziam:
    "Ah e tal,... é mais acolhedor...!"

    Mas se for Inverno, é frio há mesma!!! O "acolhedor" é a cor que o cérebro nos transmite... penso eu de que!


    não é correcto, a madeira é mesmo um material mais quente, recolhe e conserva mais tempo a energia-calor.
    por exemplo os nórdicos usam muito a madeira, não só por a terem em abundância.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • kami
    • 2 dezembro 2010

     # 176

    Boas
    No meu caso tb ponderei colocar flutuante nos quartos, como me diziam:
    "Ah e tal,... é mais acolhedor...!"

    Mas se for Inverno, é frio há mesma!!! O "acolhedor" é a cor que o cérebro nos transmite... penso eu de que!


    Eu vivi durante 5 anos num apartamento que tinha piso flutuante apenas nos quartos... e com a experiência que tive a minha ideia seria manter essa ideia... apenas nos quartos... na casa que iria construir...
    Acontece que vendi o apartamento e aluguei outro enquanto vou construindo... e este novo apartamento apartamento tem piso flutuante em tudo excepto na cozinha e WC...

    A minha opinião mudou completamente... ou seja vou colocar piso flutuante em todo o lado excepto na cozinha e WC de banhos... pois mesmo o WC de visitas vai ser com piso flutuante...

    Não tem nada a ver... seja de Verão... seja de Inverno é um conforto inigualável em relação à cerâmica. Então com miúdos pequenos... é excelente mesmo. Mesmo de Inverno a criança pode estar deitada no chão a espernear, ou a brincar e não estou preocupado que o chão está muito frio... o que acontece quando por exemplo ela decide "espojar-se" no chão da cozinha (ceramico)... e lá começa a mulher aos gritos.... lol

    Assim... aconselho vivamente a todos colocarem piso de madeira (maciço ou flutuante) nas suas habitações... e se tiverem crianças pequenas aconselho ainda mais!

    Nota: A única desvantagem é mesmo quando a criança decide martelar no chão... em que ficam lá umas mossazitas... mas que se dane... a casa não é apenas para enfeitar... é para se usar e se gastar... (esse é outro motivo que me leva a colocar flutuante em detrimento do maciço... para além enorme diferença de preço... é fácil daqui a uns 7-10 anos, altura em que a criançada já se sabe comportar dentro de casa substituir por outro flutuante sem fazer muita porcaria...)

    Voltando ao tópico... se iniciasse a construção hoje talvez não fizesse palas tão largas a poente (2.7m)... uma vez que já passou o Verão e deu para ver com a casa ainda em bruto... que o sol bate na mesma. Ou seja poderia ter ficado com uma sala muito maior... pelos mesmos custos...
    Tenho ainda palas de 1.2 metros a nascente na zona dos quartos que servem perfeitamente. O sol bate nas janelas apenas até cerca das 10 horas da manhã... neste momento (apesar de no Inverno saberia bem se batesse mais algum tempo).
    Tenho uma pala de 3m noutra janela da sala (Sul) em que o objectivo seria para além de proteger do sol no Verão fazer uma sombrinha para ter uma mesa de verga e umas cadeiras para ir descontrair no Verão... mas pelo que me apercebi não vi resultar totalmente... ou seja funciona em relação ao Sol não bater nas janelas... mas é mesmo só isso porque a varanda acaba por ficar coberta de sol... inviabilizando o tal "relax" nos dias de calor...

    Cumps

    Cumps
  13.  # 177

    Então, mas o seu arquitecto não lhe conseguiu ver essas questões dos sobreamentos das palas?
    • kami
    • 3 dezembro 2010

     # 178

    É assim... as palas funcionam e sem elas de Verão seria uma estufa... mas uma pessoa quer sempre mais...
    • eu
    • 3 dezembro 2010

     # 179

    Colocado por: Fernando Gabriel arqa madeira é mesmo um material mais quente, recolhe e conserva mais tempo a energia-calor.


    Na realidade a madeira "é mais quente" exactamente por recolher pouca energia e por não a conservar. É o comportamento dos isolantes térmicos.
  14.  # 180

    Colocado por: eu

    Na realidade a madeira "é mais quente" exactamente por recolher pouca energia e por não a conservar. É o comportamento dos isolantes térmicos.


    user eu"" leia bem...
    se conserva""= mantém, não é influenciado tão facilmente por temperaturas não inerentes ao próprio material. condutividade térmica
    condutividade térmica
    veja o quadro também, agora compare vidro(área de cerâmicos-vitrificados, com madeira)

    Condutividade térmica de materiais a 27°CMaterial Condutividade térmica [J/s/(m·K)] ou [W/(m.K)]
    Prata 426
    Cobre 398
    Alumínio 237
    Tungstênio 178
    Ferro 80,3
    Vidro 0,72 - 0,86
    Água 0,61
    Tijolo 0,4 - 0,8
    Madeira (pinho) 0,11 - 0,14
    Fibra de vidro 0,046
    Espuma de poliestireno 0,033
    Ar 0,026
    Espuma de poliuretano 0,020
 
0.0572 seg. NEW