Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a estudar alternativas a fibra para um sítio que não a tem, e lembrei-me que 5G já está prometido há bastante tempo.
    Depos de uma pesquisa preliminar fiquei a saber que já há tarifários para telemóvel.
    Alguém sabe se é possível (ou num futuro próximo) usar 5g para substituir a fibra em casa?
  2.  # 2

    atualmente os dados moveis são mais caros e tem limite mensal. muito provavelmente com o 5G irá acontecer o mesmo.

    depois tem a questão da cobertura, o 5G irá aparecer primeiro nos grandes centos urbanos, vai demorar a se espalhar por todo o território. Em muitas terras isoladas o 4G ainda é mentira.


    para mim um bom acesso à internet é um dos factores a ter em conta na escolha do local de residência. morar num sitio isolado, pode ser relaxante, mas se não tiver acesso à internet não serviria para mim.
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosatualmente os dados moveis são mais caros e tem limite mensal. muito provavelmente com o 5G irá acontecer o mesmo.

    depois tem a questão da cobertura, o 5G irá aparecer primeiro nos grandes centos urbanos, vai demorar a se espalhar por todo o território. Em muitas terras isoladas o 4G ainda é mentira.


    para mim um bom acesso à internet é um dos factores a ter em conta na escolha do local de residência. morar num sitio isolado, pode ser relaxante, mas se não tiver acesso à internet não serviria para mim.


    exato, essa questão dos limites de dados é que inviabiliza usar um telemóvel como hotspot ou assim.
    neste caso concreto a casa fica num grande centro urbano, mas numa travessa onde provavelmente não compensa às operadoras (a 500metros tem).
    as alternativas parecem muito más. o melhor que vi até agora foi satélite 100mb, e isso seria o mínimo.. por causa do trabalho.
  4.  # 4

    Colocado por: buraburamono

    exato, essa questão dos limites de dados é que inviabiliza usar um telemóvel como hotspot ou assim.
    neste caso concreto a casa fica num grande centro urbano, mas numa travessa onde provavelmente não compensa às operadoras (a 500metros tem).
    as alternativas parecem muito más. o melhor que vi até agora foi satélite 100mb, e isso seria o mínimo.. por causa do trabalho.


    Starlink, 300mb, 100€ por mês.
  5.  # 5

    Colocado por: buraburamonoas alternativas parecem muito más


    e o ADSL? agora tenho fibra, mas antes tinha ADSL e era mais do que suficiente a nível de velocidade.
  6.  # 6

    Atualmente existe 4G vodafone (200GB de tráfego) por 25€/mês, se existisse 5g com esse valor era excelente. O 5g obriga à instalação de muitas mais antenas do que o 4g, por isso fora das grandes cidades vai demorar muito tempo a termos serviço 5g.
  7.  # 7

    Colocado por: Joves

    Starlink, 300mb, 100€ por mês.


    mais 560€ por kit e envio. grande estouro.

    Colocado por: pauloagsantos

    e o ADSL? agora tenho fibra, mas antes tinha ADSL e era mais do que suficiente a nível de velocidade.


    penso que anda nos 20Mbps, ainda longe dos 100Mbps. o problema é que não sou só eu a sugar a banda.
  8.  # 8

    Na terrinha da avó da minha mulher instalámos MEO Satélite, TV por satélite + router via 4G + telefone fixo via GSM (34.99€)
    A internet bate nos 50Mb +/-

    Na minha zona consigo 100-150Mb com o 4G do telefone (NOS e Vodafone)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: buraburamono
      Screenshot_20211212-230709112 (1).jpg
  9.  # 9

    Por aqui no **** de judas, não está muito mal o 4g entre paredes .
    Ainda sou do tempo em que muitas vezes, ligava o Hotspot do tlm para ter velocidades muiiiiito superiores à ADSL de casa .

    O problema do 4g é entre paredes, no entanto havendo a possibilidade da operadora instalar a antena 4g em casa, penso que o serviço pode ser bastante bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: buraburamono
      IMG_20220109_204831.jpg
  10.  # 10

    Em minha casa o ferro não deixa entrar grande coisa, só mesmo na rua é que apanha.

    Na altura em que montaram o router 4G, fui pesquisa-lo na net e custa cerca de 130€ se bem me recordo.

    Edit: se a memória não me falha era este
    https://www.jorsat.com/product/router-exterior-zte-mf266-4g-cat-6/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: buraburamono
    •  
      Dom
    • 10 janeiro 2022

     # 11

    https://cdn.nperf.com/pt/map/5g
    Este site indica a cobertura das redes moveis mas não sei se está atualizado.
    Infelizmente, os routers 5G ainda estão a preços proibitivos.
  11.  # 12

    Ainda não esmiucei bem as condições do 5G, mas julgo que existem tarifários móveis já elegíveis a 5G sem custos e outros que o acesso custa 5€/mês (Vodafone), isto para dizer que o facto de a rede/velocidade ser maior não terá necessariamente de haver uma redução ao plafond mensal.

    Colocado por: buraburamonoBoa tarde,

    Estou a estudar alternativas a fibra para um sítio que não a tem, e lembrei-me que 5G já está prometido há bastante tempo.
    Depos de uma pesquisa preliminar fiquei a saber que já há tarifários para telemóvel.
    Alguém sabe se é possível (ou num futuro próximo) usar 5g para substituir a fibra em casa?
  12.  # 13

    Colocado por: Vítor MagalhãesAinda não esmiucei bem as condições do 5G, mas julgo que existem tarifários móveis já elegíveis a 5G sem custos e outros que o acesso custa 5€/mês (Vodafone), isto para dizer que o facto de a rede/velocidade ser maior não terá necessariamente de haver uma redução ao plafond mensal.


    Até fim de Janeiro é grátis para experimentar (pelo menos nas 3 grandes), depois há tarifários em que está incluído, noutros é preciso pagar mais.
    No outro dia tinha mais velocidade em 4G que em 5G (testei em Lisboa), aqui na minha zona é pra esquecer durante uns anos 😛
  13.  # 14

    Colocado por: rjmpiresAté fim de Janeiro é grátis para experimentar (pelo menos nas 3 grandes), depois há tarifários em que está incluído, noutros é preciso pagar mais.
    No outro dia tinha mais velocidade em 4G que em 5G (testei em Lisboa), aqui na minha zona é pra esquecer durante uns anos 😛


    Pois, eu por acaso tenho um dos tarifários elegíveis (Yorn XL 10Gb), a cena é que ainda não testei nem conto em fazê-lo nos próximos meses pois o meu equipamento não é 5G nem estou a prever trocar só por esse motivo 😄
  14.  # 15

    Venho desenterrar este tópico porque estou neste momento a planear a internet na casa (cabos e afins) mas sendo o local um ponto onde só existe 5G, ando aqui a dar voltas para encontrar a melhor solução.

    - Antena 5G
    - Starlink (+caro)

    Caso haja alguém que já tenha um setup montado....

    Desde já agradeço a partilha.

    Info:
    A Anacom já mapeou a cobertura em PT
    https://geo.anacom.pt/publico/home
  15.  # 16

  16.  # 17

    Eu acho que portugal oferece pacotes de internet móvel muinto caros e não acredito que 5G vai ser para internet doméstica no futuro próximo.
    Reino Unido e muinto normal ter internet sim limites 4G / 5G.
  17.  # 18

    A nos tinha pacotes 4g para usar em casa sem limites, nas instalações de TV por satélite, não sei se têm agora 5g, mas é provável.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • Troino
    • 19 setembro 2023 editado

     # 19

    O plano será instalar uma antena exterior e depois replicar o sinal pela casa, basicamente é uma questão de hardware, porque quem fornece será quem tiver o melhor sinal de 5G no local.
  18.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaA nos tinha pacotes 4g para usar em casa sem limites, nas instalações de TV por satélite, não sei se têm agora 5g, mas é provável.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    A MEO também têm internet 4G (talvez 5G agora) na tv por satélite.
 
0.0253 seg. NEW