Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: N Miguel Oliveiraalguém que esteja habituado ao ambiente duma obra, que vê como se fazem as coisas, alguém curioso ou com ganas de meter a mão nas coisas... parte muitos metros à frente do que o melhor gestor/matemático/negociador... quando falamos no âmbito da Adjudicação Directa.

    Concordo com todo o seu comentário, inclusive com o que cito agora :)

    No entanto, faço só a ressalva que, embora alguém mais "mãos na massa" possa conseguir poupar uns euros aqui e acolá no acto de construção, estará a focar-se no detalhe e estará a descurar, pelo menos em parte, a perspetiva mais abrangente. Possivelmente estará a sub aproveitar o seu tempo que, outra forma, poderia ser mais rentável do que o que poupou.

    Exemplo: muita gente que usa serviços de limpeza doméstica, não o fazem por sair mais barato do que fazerem eles próprios. Fazem-no para libertar o seu próprio tempo, especialmente se nas suas actividades profissionais tiverem uma rentabilidade superior ao custo da tal limpeza. Estão, efectivamente, a comprar tempo. Seja para trabalhar ou para downtime, pois ambos são valiosos.

    Colocado por: jamaral.57No meu ponto de vista ele deve fazer esse pedido suportado numa discriminação item a item dividida por MO e MT onde justifica face aos aumentos extraordinários que invoca o novo preço de cada um dos itens.

    Se o empreiteiro geral não trancou valores com os sub-empreiteiros, essa revisão é simples de fazer e reflectir no MQT.
    A bem dizer, pode simplesmente reflectir um aumento generalizado da MO, ao longo de muitas linhas, tornado impossível a identificação de um ponto chave que se possa negociar ou remover.

    Tudo dependerá da intenção do empreiteiro (e da razão efectiva pela qual pretende aumentar preços contratados).
  2.  # 2

    Colocado por: Luis81Orçamento apenas para a mão de obra material por conta do DO….

    Oh, bem que pode tirar 20% e fornece só a MO, sem risco técnico e financeiro relativos ao material. Ainda ganha mais e com menos risco. Depende.
  3.  # 3

    Colocado por: pguilhermeA bem dizer, pode simplesmente reflectir um aumento generalizado da MO, ao longo de muitas linhas, tornado impossível a identificação de um ponto chave que se possa negociar ou remover.

    Não pode não.
    Cada item tem uma percentagem diferente de MO, depende da tabela de rendimento de cada atividade.
  4.  # 4

    Colocado por: Luis81Orçamento apenas para a mão de obra material por conta do DO….

    Não entendi isso no user inicial
  5.  # 5

    Colocado por: pguilhermeNo entanto, faço só a ressalva que, embora alguém mais "mãos na massa" possa conseguir poupar uns euros aqui e acolá no acto de construção, estará a focar-se no detalhe e estará a descurar, pelo menos em parte, a perspetiva mais abrangente. Possivelmente estará a sub aproveitar o seu tempo que, outra forma, poderia ser mais rentável do que o que poupou.


    Como referi antes. Uma obra não é só gestão e números...
  6.  # 6

    Colocado por: jamaral.57Não pode não.

    Então é o jamaral.57 que, com tabelas de rendimento, vai proibir o empreiteiro de aumentar o que este quiser?

    Como digo, depende da intenção por trás do aumento. Tanto se pode arranjar uma solução que funcione para ambos e resolva um obstáculo real ou até pode ser uma extorsão comercial se o empreiteiro atirou o barro à parede e angariou um cliente numa obra muito mais lucrativa.

    O contrato aqui pode ser importante, mas havendo mais dinheiro do lado do empreiteiro, infelizmente não é grande garantia.

    Colocado por: FT87Eu sinceramente não sei onde se tem visto estas alterações de preço que por aqui falam.

    A mim também nunca me aconteceu, mas não podemos, por isso, negar a sua existência nem a possibilidade de nos acontecer no futuro.
    Aliás, casos destes até servem como lição para se dar especial atenção em futuros empreendimentos.

    Colocado por: N Miguel OliveiraComo referi antes. Uma obra não é só gestão e números...

    Então? É preciso alma ou assim? Isso fica na fase de projecto, para se explorar com o arquitecto :)
  7.  # 7

    Colocado por: pguilhermeEntão é o jamaral.57 que, com tabelas de rendimento, vai proibir o empreiteiro de aumentar o que este quiser?

    Eu não vou proibir nada, mas aceito o que quero e portanto não aceito uma discussão de aumento do valor contratual que não seja baseada na constituição do preço e essa é a maneira mais transparente de fazer essa discussão.
    Tenho um preço X, constituído por diversas parcelas MO, MT, Eqip. etc, e as fichas de rendimentos dão uma aproximação da percentagem de cada uma das parcelas no preço do item. O resto é fácil.
  8.  # 8

    Colocado por: pguilhermeComo digo, depende da intenção por trás do aumento. Tanto se pode arranjar uma solução que funcione para ambos e resolva um obstáculo real ou até pode ser uma extorsão comercial se o empreiteiro atirou o barro à parede e angariou um cliente numa obra muito mais lucrativa.

    Estamos de acordo só que eu previligio a solução que funcione para ambos os lados discutida numa base o mais real possível. Se estivermos perante uma extorsão como diz é mais fácil desmontá-la como eu digo.

    Colocado por: pguilhermeO contrato aqui pode ser importante, mas havendo mais dinheiro do lado do empreiteiro, infelizmente não é grande garantia.

    Pois mas aqui é extremamente importante de facto não haver uma posição desiquilibrada o que pode e deve ser atenuado com pagamentos agarrados ao planeamento.
  9.  # 9

    Colocado por: pguilhermeEntão? É preciso alma ou assim? Isso fica na fase de projecto, para se explorar com o arquitecto :)


    Entendo que quem constrói para vender só veja o lucro à frente, se o barraco fica bem ou mal feito é um detalhe. Interessa é gastar pouco e fazer bonito por fora. Vejo mais facilmente um "promotor" ignorar um projecto que um dono de obra comum.

    Quem constrói para si próprio, além dos números, preocupa-se também se a massa não levou areia a mais, se a ponte térmica foi resolvida ou se o andam a enganar com a marca dos materiais, sobretudo se fôr um Dono de Obra do sector. Os outros também se preocupam em teoria, mas depois na prática nem sempre se apercebem do que lhe está a ser servido em obra.
  10.  # 10

    Quem constrói para vender pode e deve preocupar-se com a qualidade da construção. Certamente que não será ao mesmo nível de detalhe que se for o próprio DO mas este, frequentemente tb se preocupa muito com superficialidades.

    Até diria que há maior interesse em garantir a integridade “estrutural”, para evitar dissabores com garantias e revés na imagem. Se for o próprio DO e optar pelo mais barato e correr mal, não tem grande consequência.

    É muito frequente tópicos aqui no fórum sobre as minúcias mais insignificantes serem tratadas com uma importância extrema… se depois têm algum reflexo durante a vivência da casa, é algo que já não se fala.
    Concordam com este comentário: Apfm
  11.  # 11

    Espero que não seja normal ser o promotor a controlar a quantidade de areia na massa :) o fiscal não pode fazer isso? Alguém tem de controlar tudo o resto e o futuro da empresa.
  12.  # 12

    Colocado por: pguilhermeEspero que não seja normal ser o promotor a controlar a quantidade de areia na massa :) o fiscal não pode fazer isso? Alguém tem de controlar tudo o resto e o futuro da empresa.
    Se tiver um fiscal em obra 24h dia ou neste caso varios...

    Eu caso assuma a construção da minha casa dedico me a isso a 100 por cento, alguem que nao tenha essa disponibilidade é muito mais dificil e pode correr muito mal
    • Ener
    • 15 janeiro 2022 editado

     # 13

    Colocado por: DR1982Se tiver um fiscal em obra 24h dia ou neste caso varios...

    Eu caso assuma a construção da minha casa dedico me a isso a 100 por cento, alguem que nao tenha essa disponibilidade é muito mais dificil e pode correr muito mal

    De que que isso adianta? Como Do, até pode perceber de uma especialidade (aquela em que trabalha ou tem experiência) para poder deitar um olho, mas e o resto? Vai andar lá a fazer corpo presente, nada mais.
  13.  # 14

    E o empreiteiro diz que não e chega com paletes de material a obra e vai mandar tudo para trás?

    Ou vai pedir aprovação prévia de tudo e colocar um apontador na obra?
  14.  # 15

    Colocado por: Ener
    De que que isso adianta? Como Do, até pode perceber de uma especialidade (aquela em que trabalha ou tem experiência) para poder deitar um olho, mas e o resto? Vai andar lá a fazer corpo presente, nada mais.
    Nao ha bem assim, nao é bem assim
  15.  # 16

    Colocado por: pguilhermeEspero que não seja normal ser o promotor a controlar a quantidade de areia na massa :) o fiscal não pode fazer isso? Alguém tem de controlar tudo o resto e o futuro da empresa.


    Qual fiscal??? :)
    Vejo mais "fuga" à qualidade por parte de quem promove do que quem lá viverá...
    Concordam com este comentário: Djdasa
  16.  # 17

    Colocado por: DR1982Eu caso assuma a construção da minha casa dedico me a isso a 100 por cento, alguem que nao tenha essa disponibilidade é muito mais dificil e pode correr muito mal

    E com isto não aparece aqui o arq Nuno a dizer que isso é mais complicado do que parece e deve ficar para os profissionais e não para quem anda a brincar às casinhas? :)

    Agora a sério: acho que faz muito bem, se acha que é isso que vai fazer diferença e for o melhor uso do seu tempo, força! Sempre poupa na fiscalização :)
  17.  # 18

    Colocado por: N Miguel OliveiraQual fiscal??? :)
    Vejo mais "fuga" à qualidade por parte de quem promove do que quem lá viverá...

    Então é por isso que aí é tudo tão barato? :)
  18.  # 19

    Colocado por: pguilhermeAgora a sério: acho que faz muito bem, se acha que é isso que vai fazer diferença e for o melhor uso do seu tempo, força! Sempre poupa na fiscalização :)
    se eu nunca tivesse posto um pé numa obra nao falava assim.
  19.  # 20

    Colocado por: pguilhermeEntão é por isso que aí é tudo tão barato? :)


    Até digo mais. Vejo/oiço "mais areia que cimento" por parte de quem promove do que dos próprios empreiteiros.

    Desde capoto com xps 2cm, a poupar em tudo o que se pode naquilo que não fica à vista... Nunca vi/ouvi casos dum dono de obra comum tão preocupado em poupar no ferro, na qualidade do vidro ou estores. como por vezes vejo/oiço num "promotor"...

    Quem constrói para si terá outro tipo de cuidado além do custo. Já um promotor... Claro que estou a generalizar e isso não é propriamente correcto. Há gente boa e má em todo o lado.
 
0.0433 seg. NEW