Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite Forum,

    Sou emigrante desde 2000 num país da comunidade Europeia, e consegui juntar umas poupanças as quais estava a pensar em investir numa propriedade em Portugal. A ideia é comprar um apartamento talvez no Algarve, para rentabilizar. Eu não declaro IRS em Portugal já há muitos anos, mas agora se chegar a concretizar esta ideia, compreendo que o tenho de fazer. Li também que precisava de me registar como Alojamento local, mas não é muito claro para mim os impostos a pagar aí em Portugal. Será que há alguem com experiência que me possa ajudar? Basicamente precisava em compreender o seguinte exemplo:

    Assumindo que a propriedade me custa por exemplo 200.000 euros. Eu alugo a propriedade em alojamento local e no final do ano totalizo 20.000 em rendas. Que responsabilidades tenho tanto para com os clientes como para o estado? Tenho de pagar IVA?


    Muito obrigado.

    MT
  2.  # 2

  3.  # 3

    O regime de Alojamento Local é diferente do Regime de Arrendamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: megatask
  4.  # 4

    Caro Pedro Barradas, obrigado pelos links. Só para esclarecer, eu pesquisei no google, mas infelizmente é-me dificil mesmo assim perceber exactamente o que vem descrito nesses links que contêm uma linguagem mais técnica. Daí eu ter pedido ajuda no exercicio que coloquei. Mas compreendo que não seja assim tão fácil.

    Cumprimentos,

    MT
  5.  # 5

    Se por acaso alguem estiver à procura da mesma informação, acabei de encontrar este link que explica como calcular o rendimento e que tem informação fácil de perceber:

    https://www.feelslikehome.pt/calcular-rendimento-alojamento-local/
 
0.0106 seg. NEW