Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Adquiri recentemente uma casa (não estando ainda a habitar na mesma) onde tem um termoacumulador da marca Fagor com capacidade para 150L. O modelo é o CB-150 N (ver imagem). Segundo os ex donos ele funcionava sem problemas mas a casa esteve sem ser habitada uns 2/3 anos, sendo que eles só iam lá algumas vezes passar fim de semanas. Nunca tive nenhum termoacumulador e como tal estou com algumas dúvidas.

    1ª questão: Estou a usar o programa 'e' (suponho que seja o programa eco). Quanto tempo demorará mais ou menos até aquecer a capacidade toda do termo?

    2ª questão: Reparei que tem um botão a dizer power com '1/2' em cima e '1' em baixo. Do pouco que encontrei na internet, entendi que se refere ao botão de dupla potencia (1/2 potencia normal e 1 dupla potência). No entanto não entendi se o botão metido para dentro é potência normal ou dupla potência e qual a diferença e efeito de usar uma ou outra potência.

    3ª questão: Com o programa 'e' e o botão power metido para dentro deixei estar assim cerca de 1h30 e quando me vim embora ainda estava com a luz ligada. Passado de cerca de 2h30 quando voltei à casa já estava desligada a luz. A água na cozinha (onde se encontra o termoacumulador) sai até quente (mas nada daquele ferver que até queima as mãos, temperatura que até daria para tomar um daqueles banhos mais quentes talvez). Nas wc que são mais distantes a água sai apenas morninha. É normal? Percebo que mais distante do termoacumulador possa demorar mais a chegar água mais quente e que haja mais perdas de calor, mas ao fim de 2h30 eu pelo menos esperei que na cozinha já saísse a ferver e nas casa de banho mais quente do que saia. Nos wc deixei a agua correr cerca de 5min e não passava de morninha.

    4ª questão: É normal ele se desligar? Ontem já tinha deixado ligado (programa 'e' e botão power metido para dentro) e hoje quando cheguei à casa estava desligado (uma vez que não tinha luz ligada) e a água na cozinha saia muito pouco quente e ele não voltou a ligar a luz. Tive de abrir a tampa por baixa e carregar no botão/fusível laranja para ele ligar para voltar a começar a aquecer a água.

    Acredito que ele se desligue quando atinge certa temperatura mas é normal de um dia para o outro a temperatura da água baixar muito e ele não volte a ligar sozinho para voltar a aquecer água para a temperatura do programa 'e'? E se ele se desliga neste caso a temperatura da agua não devia ser superior, por exemplo sair tipo a ferver na cozinha pelo menos, onde esta mais perto do termoacumulador? Será que é do programa 'e' que estou a usar ou do botão power metido para dentro?

    Hoje à noite deixei novamente no 'e' mas botão power sem ser metido para dentro para experimentar (ainda não entendi bem que potencia corresponde de ter o botão numa ou outra posição).

    Obrigado desde já.

    Cumprimentos
      fagor.PNG
  2.  # 2

    O melhor é comprar um medidor de potência e ligar aí o termoacumulador, para ver esse funcionamento do botão.

    Sobre o "programa e" (eco?), o mais normal creio que seja ele definir o aquecimento para os 3/4 do total. Talvez 60º... Por isso a água devia sair (algum tempo depois de aberta a torneira) a escaldar.

    Pode estar aí com problemas, mas só com medições.

    Quanto ao tempo que demora a aquecer, são sempre umas 2-3h. Isto claro que depende da temperatura inicial e final, da temperatura de entrada da água, e parece que no seu caso também da regulação de potência (nível 1/2).
  3.  # 3

    Caro jorgemlflorencio obrigado desde já. Sendo assim eu não preciso de esperar essas 2-3h (em média) para aquecer o termo todo para puder ter água a ferver? Ou só ao fim do termo aquecer a capacidade toda é que consigo ter água a ferver?

    Pergunto isto porque por exemplo de ontem para hoje ele desligou (ja vi que desliga ao fim de umas 2h-3h mais coisa menos coisa) e quando cheguei hoje à casa, para ele ligar tive de abrir a tal tampa e fazer o que já descrevi. E depois disso ele ligou mas até a água começar a ficar morna tive de esperar 1h por ai. Porque logo depois de ele ligar abri a água quente da cozinha e deixei correr uns bons minutos e não vinha praticamente nada quente. Passado 1h abri novamente para testar e já vinha mais quente. Hoje à noite quando voltei já vinha mais quente ainda do que quando saí. Agora na cozinha não é aquele escaldar que nem se aguente a mão lá de baixo. É quente sim, suficiente para lavar uma boa loiça (até porque se vê o vapor a sair) mas nada que até escalde a mão.. mas como ele ao fim de algum tempo desliga, não sei até que ponto não aqueceu o termo suficiente para água a escaldar.

    Peço desculpa as dúvidas mas nunca tive nenhum nem nunca funcionei com nenhum... não percebo quase nada do suposto funcionamento correto destes aparelhos :)
  4.  # 4

    Bom, o melhor é ver se isso funciona ou não. Regule-o para o máximo, e faça o teste. Se quando ele desligar a água não estiver bem quente (cuidado com as queimaduras!!), é porque tem alguma avaria. Pode ser o termostato, pode ser a resistência, aí só um técnico poderá ver.

    Relativamente a ele aquecer a água toda ou não, os termoacumuladores aquecem sempre a água toda por inteiro. Apesar de poder haver pequenas variações dentro do depósito (entre o fundo e o topo), a posição da resistência faz com que quase toda a água do termoacumulador esteja "quente".

    Uma questão importante:
    Por acaso isso não está deitado, ou está? Um termoacumulador preparado para estar na vertical não se pode colocar na horizontal (há excepções, mas regra geral não pode)
  5.  # 5

    Colocado por: RMaster21Hoje à noite deixei novamente no 'e' mas botão power sem ser metido para dentro para experimentar (ainda não entendi bem que potencia corresponde de ter o botão numa ou outra posição).

    Se pesquisar nas especificações tecnicas disso. esse botão "power# refere-se ao modo de aquecimento. ou seja, Esse TE é bipotência. Presumo que tenha duas resistências, modo de verão 1 resistencia, modo de inverno, trabalham as duas. Ou seja, ligado, aquecerá a agua mais rapidamente, compensa assim o diferencial de temperatura maior da agua durante o inverno.

    são uns bons TE. desde que não avariem ;)

    Se acha que não chega a temperatura seleccionada, rode o termoestato para o máximo.
  6.  # 6

    Colocado por: jorgemlflorencioPor acaso isso não está deitado, ou está?

    Por acaso este modelo permite instalação horizontal. Mas se funcionava bem com os anteriores proprietários, não será essa a causa da queixa.
  7.  # 7

    jorgemlflorencio Hoje já faço o teste com ele no máximo. Qualquer das formas devo chamar um técnico. Já li que a resistência pode estar com calcário e não aquecer tão bem e precisar de uma limpeza. Ele funcionar funciona porque aquece água, não me parece que aqueça tanto como esperava, por isso nada como uma técnico dar uma vista de olhos e por isto como deve ser, até porque uma manutenção é sempre importante.

    O termoacumulador esta na vertical.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  8.  # 8

    Pedro Barradas começo a desconfiar que precise de uma limpeza ou assim. Teve parado algum tempo. Hoje vou por no máximo, espero um bocado e vejo se a água sai ou não muito mais quente
  9.  # 9

    Mas uma questão, é normal ele desligar ao fim de algum tempo? Provavelmente porque a água atingiu certa temperatura não? Ele depois não devia voltar a ligar quando a temperatura da água baixa? Porque ele desliga e no dia a seguir a água já estava bem mais morna mas ele não ligou novamente... tive de ser eu a obrigá-lo a arrancar manualmente
  10.  # 10

    Pedro Barradas obrigado desde já. Eu percebi que era bi potência. O que ainda não percebi é se o botão metido para dentro é potência normal ou dupla potência (não encontrei nenhuma explicação nem em manuais de TE da fagor a explicar isso). Apenas dizem que o botão permite escolher entre potencia normal e potência dupla
  11.  # 11

    Colocado por: RMaster21á li que a resistência pode estar com calcário e não aquecer tão bem e precisar de uma limpeza.

    Essas resistências são embainhadas, não ganham calcareo.
    Pode ser problema do termoestato ou da sonda. ele liga e desliga atraves do termoestato. Não necessita de fazer nada manualmente.
    Pode igualmente necessitar de ser substituido o anodo de magnésio.

    Presumo que a potencia maxima seja com o botão para dentro. mas não tenho a certeza. Tem de monitorizar os tempos de liga-desliga.

    Quantas pessoas é que tem em casa, para 4, o de 100l chega mas não permite 4 banhos seguidos.

    PS: por 200€ compra um TE novo... A FAGOR já não existe, para Termoacumuladores. Faliu e foi/ está em reformulação, partes dela foram vendidas a outras. um te´cnico ir aí e efectuar essa verificação e substituição de peças nao vai ser menos de uns 100-150€...
  12.  # 12

    Para já somos 2 pessoas. É verdade em relação ao ânodo de magnésio reparei ontem ao abrir a tampa de baixa que estava lá um pó preto, será sinal de que o ânodo de magnésio foi à vida?

    Pois vou ter de avaliar essa questão então. Qual as melhores marcas que andam agora por ai em relação a qualidade/preço? Um TE que dê para 4 pessoas (a pensar no futuro e assim, ou algo que dê para pelo menos 2/3 banhos seguidos) e que não seja caro era o ideal. Depois de se comprar casa o que menos se procura... é gastar muito dinheiro :)
  13.  # 13

    Eu tive varios anos para 2+2 crianças, um de 50l. da Ariston.
    Depois passei para 80l, da ariston
    Estes assim com anodo e cuba vitrificada, não duram mais que uns 8 anos...
    Fartei-em e comprei um de 80l cuba cobre da VIDEIRA. Tem servido para 3 banhos (duches rápidos) seguidos.

    Mas há outras opções, supostamente mais eficientes energeticamente...mas com custo de aquisição bem superior. não sei se realmente a medio prazo, valerá apena. Se avariarem/ durarem como os outros. não vale.
    Pesquise, que existem diversos topicos sobre o assunto aqui.
  14.  # 14

    Obrigado pela ajuda.

    Ainda vou ver se o meu técnico habitual nestas coisas consegue dar uma vista de olhos nisto sem gastar muito ou me dar uma opinião se vale a pena ou não por já um novo
  15.  # 15

    Colocado por: RMaster21Ainda vou ver se o meu técnico habitual nestas coisas consegue dar uma vista de olhos nisto sem gastar muito ou me dar uma opinião se vale a pena ou não por já um novo


    Veja bem o custo do técnico. Os Termoacumuladores são baratos. Poderia encontrar um que usasse a mesma furação de parede. Eu penso que por menos de 200€ leva um novo para casa com garantia.
    Tem apenas de ter atenção à fixação à parede (afinal são 150l mais o peso do aparelho) e de ter as ligações bem feitas e o tubo da válvula de segurança a dar para um esgoto (já vi instalações em que este detalhe é esquecido).
  16.  # 16

    O meu neste caso tem válvula de segurança e vaso de expansão mas sim a válvula não esta ligada a nenhum esgoto e durante o aquecimento pareceu me que as vezes pinga (apesar que já li num manual da fagor que durante o aquecimento pode ocorrer algum gotejamento e que era normal). Fora isso do que vi e do que percebo as ligações parecem estar bem feitas.

    Pois, já vi dezenas de marcas e preços para todos os gostos e vários relatos de certas marcas em que há quem fale maravilhas e outros horrores, fico assim na dúvida. Penso que um de 80L ou 100L seja o suficiente mas não estou por dentro das marcas e fico sem saber o que escolher. Quando falam que por menos de 200eur arranjo um, estão a falar em relação a que marcas e capacidades? Se tiverem por ai alguns links de exemplo agradecia.
  17.  # 17

    Já falei com o técnico e vai la esta tarde. Ele também é técnico especializado em gás e como tem la uns tubos do gás natural para passar por outro sítio é tipo um 2 em 1 e dá lá uma vista de olhos e logo vemos :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 18

    Colocado por: RMaster21Quando falam que por menos de 200eur arranjo um, estão a falar em relação a que marcas e capacidades?

    Um Ariston ECO de 80l por exemplo. ( bom já passou o ano e já subiu, encontra por volta de 210€)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMaster21
  19.  # 19

    Pelos vistos hoje estava tudo bem. Cheguei a casa e tinha o termoacumulador ligado e tinha agua a ferver que ate queimava, tanto na cozinha como nos wc's. Passado umas horas desligou e liguei um bocado as torneiras e continuava com agua super quente que entretanto voltou a ligar sozinho. Aparentemente esta tudo a funcionar bem e ele liga e desliga consoante precisa para manter a agua à temperatura normal (isto com o tal botão power sem ser metido para dentro, nos proximos dias testo o botão metido para dentro). Em principio irá apenas precisar de um vaso de expansão novo que aquele segundo o técnico não esta a funcionar bem, até porque pinga as vezes agua pela valvula. De resto hoje esteve tudo bem
  20.  # 20

    Encontrei um manual do meu termoacumulador mas no idioma tcheco para tentar perceber a que se refere a posição do botão.. ao lado acrescentei a tradução. Olhando para isto podemos concluir que com o botão metido para dentro é potencia máxima/dupla e o botão sem ser metido para dentro é potência normal certo?
      fagor2.PNG
 
0.0216 seg. NEW