Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma casa em construção, já totalmente pintada internamente nas paredes e tectos.
    Nos últimos dias, dada as chuvas e alta humidade, formaram-se muitas gotas nos tectos e nas paredes da casa, tendo mesmo a mesma caido e acumulado no chão da casa.
    Depois de uns dias sem chuva e com menos humidade, essas gotas secaram deixando pequenas manchas no tecto e as marcas da água que escorreu pelas paredes.
    Acredito que essas gotas não provêm de infiltrações mas sim de "ressoado".

    Alguém poderá ajudar com ideias das razões a ocorrência e se a mesma tem solução?

    Abç
    mendes
    • eu
    • 4 janeiro 2010 editado

     # 2

    Esse fenómeno chama-se condensação e resolve-se melhorando o isolamento térmico desses pontos.

    Que isolamento térmico foi feito?
  2.  # 3

    Não faço ideia do que seja "ressoado" (para além de "soar de novo").
    :-)

    Com a humidade e frio que tem feito, é natural que as casas em construção tenham condensações por todo o lado.
    As massas e as tintas das paredes e tectos estão a tentar secar (= eliminar água), e esta água que sai das paredes e tectos vai imediatamente condensar nas zonas mais frias.

    Solução: numa obra em curso, não estou a ver...
    Só se fechar a obra colocar uns desumidificadores a trabalhar 24h/dia e aquecer a casa.
  3.  # 4

    Pela descrição, parece-me condensação. Foi pintada recentemente? A própria humidade que passa para o ar interior devido à secagem das tintas, pode ser a responsável.
    Tem de garantir alguma ventilação que permita a secagem dessas humidades, janelas entreabertas por exemplo.

    Espero que não sejam humidades provenientes das massas de revestimento das paredes, que nesta fase, lhe iriam fazer descascar a pintura.
    • eu
    • 4 janeiro 2010

     # 5

    Colocado por: Luis K. W.e aquecer a casa.


    Aquecer a casa pode ser ainda pior, pois facilita a condensação do ar quente na estrutura fria.
  4.  # 6

    Colocado por: eu
    Colocado por: Luis K. W.e aquecer a casa.

    Aquecer a casa pode ser ainda pior, pois facilita a condensação do ar quente na estrutura fria.

    Pior não pode ser.

    A quantidade de água/humidade no ar é a mesma.

    Ao aquecer o ar, poderá haver um maior diferencial de temperatura entre o ar e a parede? O.K. ...
    Mas:
    1. É temporário porque a parede também acabará por aquecer (por troca térmica com o ar).

    2. A capacidade de absorção de humidade pelo ar aumenta (para o mesmo grau de "humidade absoluta", ao aumentar a temperatura diminui a "humidade relativa" - i.e. diminui a possibilidade de condensação).

    E o que eu-eu escrevi foi: «colocar uns desumidificadores a trabalhar 24h/dia E aquecer a casa». ;-)
    • eu
    • 4 janeiro 2010

     # 7

    Caro Luis, ao aquecer o ar, não tenho a mínima dúvida que vai piorar a condensação, pelo menos até a parede aquecer.

    A ventilação com ar frio é mais aconselhável.
  5.  # 8

    Colocado por: euCaro Luis, ao aquecer o ar, não tenho a mínima dúvida que vai piorar a condensação, pelo menos até a parede aquecer..
    Depende do grau de humidade relativa, da temperatura do ar e da temperatura da parede.
    Com esses dados, eu poderia dizer-lhe se é ou não pior.
    Se tiver a parede a 0ºC e uma humidade de 100%, tenho a certeza que você tem razão e que será melhor entrar em casa de gabardine e chapéu-de-chuva! :-))

    A ventilação com ar frio é mais aconselhável.
    O problema é que lá fora está mesmo um frio do caraças, mas não só... lá fora a humidade é de 100%.
    Isto é, mal você feche as janelas e o ar da casa aquecer com um bocadinho de radiação solar (efeito de estufa pelo vidro das janelas), a condensação recomeçará com a força toda. :-))
    • eu
    • 4 janeiro 2010

     # 9

    Colocado por: Luis K. W.Isto é, mal você feche as janelas

    Por isso, uma vez que se trata de uma casa em construção, na minha opinião o ideal é manter as janelas sempre ligeiramente abertas.
  6.  # 10

    Colocado por: mendesaTenho uma casa em construção, já totalmente pintada internamente nas paredes e tectos.
    Nos últimos dias, dada as chuvas e alta humidade, formaram-se muitas gotas nos tectos e nas paredes da casa, tendo mesmo a mesma caido e acumulado no chão da casa.
    Depois de uns dias sem chuva e com menos humidade, essas gotas secaram deixando pequenas manchas no tecto e as marcas da água que escorreu pelas paredes.
    Acredito que essas gotas não provêm de infiltrações mas sim de "ressoado".

    Alguém poderá ajudar com ideias das razões a ocorrência e se a mesma tem solução?


    Abç
    mendes


    Isso aconteceu há dias pela primeira vez nos 7 anos que moro na minha casa, que é uma casa que não tem quaisquer problemas de humidade, e apenas aconteceu nas paredes exteriores e alpendres. A dinâmica foi a seguinte:

    1. O ocorreram vários dias de temperaturas de cerca de 5 a 7 graus e ar seco.
    2. No espaço de 3 ou 4 horas a temperatura aumenta e o teror de humidade sobe a valores à volta de 90%
    3. Estando as paredes e alpendres exteriores ainda frios (por inércia térmica) relativamente ao ar ambiente, e estando este muito húmido as leis da física funcionaram: gotas de humidade nas paredes exteriores e alpendres.

    Nunca tinha registado uma variação tão abrupta da humidade e temperatura. Cerca de 2 horas depois evaporou-se tudo

    Portanto se esses tectos e paredes a que se refere estão expostos e deduzo q sim pq é uma casa em construção, não quer dizer q a casa venha a ser húmida.
  7.  # 11

    Com os periodos de chuva e humidade que temos tido, sendo uma obra a acabar ou recentemente acabada é normal.


    Não será normal se isso continuar depois de habitada e passado algum tempo.

    Por curiosidade qual o tipo de isolamento termico tem a habitação?
  8.  # 12

    Colocado por: vasco tomeCom os periodos de chuva e humidade que temos tido, sendo uma obra a acabar ou recentemente acabada é normal.


    Não será normal se isso continuar depois de habitada e passado algum tempo.

    Por curiosidade qual o tipo de isolamento termico tem a habitação?


    é verdade isto anda mal com a humidade, pode ser disso e ser nova, se repararem e colocarem um pano a secar vão ver a diferença do normal.
    • eu
    • 5 janeiro 2010

     # 13

    Colocado por: Fernando Gabrielé verdade isto anda mal com a humidade, pode ser disso e ser nova, se repararem e colocarem um pano a secar vão ver a diferença do normal.


    Até as folhas de papel têm uma textura diferente: vê-se que estão cheias de humidade! As impressoras do meu local de trabalho já nem puxam as folhas como deve ser...
 
0.0170 seg. NEW