Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Comprei casa recentemente e é a primeira vez que vou viver sem ser em casa dos pais. Como tal nunca paguei contas de eletricidade, água e afins e não tenho noção de certos pormenores básicos.

    No contador da luz tenho contrato com a EDP com tarifa simples, até porque trabalho alguns dias por semana em casa e achei que para já não iria compensar outra tarifa. O meu contador tem sempre 3 leituras (1.8.1, 1.8.2, 1.8.3). Pelo que pesquisei na internet já entendi a que se refere cada leitura. Mas no meu caso, tendo tarifa simples o meu consumo total é a soma das 3 grandezas (1.8.1, 1.8.2, 1.8.3)? Fiquei com algumas dúvidas, tendo estas 3 grandezas como se processa o calculo do consumo tendo uma tarifa simples ou tarifa bi-horária por exemplo?

    Neste momento ando a controlar o consumo diário de um termoacumulador que já existia na casa. Somos apenas 2 e tem capacidade 150L ,com opção de bi-potência (tem 2 resistências de 1200w e do que entendi ele pode usar potencia máxima ou potencia mínima, acredito que a máxima use as duas resistências - 2400w e ontem deixei em teoria na máxima potência) e programa no eco (segundo li em manuais é temperatura a 55ºc). Apesar de ainda não estar a habitar na casa tenho-o sempre ligado para ver os consumos diários dele de ligar e desligar sozinho para manter os 150L à temperatura escolhida. Claro que depois isto vai gastar mais quando se tomar banhos e afins onde ele vai ligar mais vezes para compensar a agua fria que entrou, mas até lá queria monitorizar os consumos. Em 18h tive um consumo de 5kwh (isto somando as 3 grandezas) mas ontem à noite também tive algumas luzes ligadas enquanto andava a fazer alguns arranjos e limpezas na casa (mas são todas lâmpadas led com eficiência energética A+) e usei algumas vezes água quente nas torneias para andar a testar se chegava bem quentinhas aos wc e afins.

    Obrigado
  2.  # 2

    Termoacumulador é bom mas é necessario programar para nao estar a gastar se nao nai utilizar agua quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMaster21
    • size
    • 13 janeiro 2022

     # 3

    Colocado por: RMaster21 Mas no meu caso, tendo tarifa simples o meu consumo total é a soma das 3 grandezas (1.8.1, 1.8.2, 1.8.3)? Fiquei com algumas dúvidas, tendo estas 3 grandezas como se processa o calculo do consumo tendo uma tarifa simples ou tarifa bi-horária por exemplo?


    A tarifa simples resulta da soma das 3 variáveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMaster21
  3.  # 4

    Colocado por: nielskyTermoacumulador é bom mas é necessario programar para nao estar a gastar se nao nai utilizar agua quente.


    E sendo 150L e do que vi demora cerca de 3h40 a aquecer água toda (não sei se com potencia normal ou potencia dupla, é da marca fagor, ja nao existe e é dificil encontrar manuais esclarecedores) compensa andar sempre a desligar e a ligar? Por exemplo ligar as 5h manhã e desligar as 9h para ter agua para banhos de manhã que podem ser por volta das 7h e pouco? E à noite, será que ainda há agua quente o suficiente para lavar louça ou eventualmente tomar outro banho caso seja preciso?
  4.  # 5

    1.8.1 - vazio
    1.8.2 - ponta
    1.8.3 - cheio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMaster21
  5.  # 6

    Boas,

    Como já foi dito a sua leitura no final é o somatório das 3 leituras (vazio, ponta e cheio).
    Não tendo eu um termoacumulador não lhe consigo responder à sua ultima questão com 100% das certezas, mas do pouco que tenho lido e me tem dito alguns amigos, o ideal é programar para ligar de manhã antes de acordar para poder ter agua quente para os banhos da manhã. Para ter água quente para o banho da noite muito possivelmente terá de fazer o mesmo. Mas aguarde por mais respostas pois como disse o pouco que sei é de ir lendo e trocando umas ideias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMaster21
  6.  # 7

    Obrigado pelas respostas.

    É que somos apenas 2 e um cilindro de 150L neste momento é provavelmente demasiado para apenas 2 pessoas, mas era o que já existia na casa. Qualquer das formas acabei de por lá uma tomada inteligente para o ligar das 5h às 7h20 da manhã. Ele hoje já trabalhou normal sem o programador, neste momento esta então desligado. Como ainda não estamos lá a habitar, porque andamos a fazer pequenos arranjos e renovações, neste momento não consigo testar por exemplo duas tomas de banho de manhã. Logo à noite a única coisa que posso testar é se com ele desligado o resto do dia, a água se mantém minimamente quente sem perder muita temperatura ao longo do dia. Se isso acontecer pode chegar apenas ligar de manhã.

    Depois é ajustar o tempo que fica ligado de manhã porque 2h20 não faço ideia quantos L de água é que consegue aquecer porque é difícil arranjar manual e especificações técnicas deste termoacumulador (marca fagor que ja faliu segundo me disseram). Sei que tem duas resistências de 1200w cada uma e que tem um botão que dá para funcionar em potencia mínima e potencia máxima. Calculo que seja para funcionar a 1200w ou 2400w. E encontrei que este modelo demora 3h40 a aquecer 150L e calculo que seja a 2400w (potencia máxima).

    Mesmo que funcione sempre a 2400w e esteja a funcionar todas as manhas as tais 3h40 para aquecer a capacidade máxima (algo que até acho que chega e sobra para 2 pessoas), gasta 2kw por hora. 2kwh * 0,15 (preço médio do kwh na edp) * 3,4h = 1,02eur/dia que se traduz-se sensivelmente em 30eur mensais. Não sei se é muito ou não para ter agua sempre quente (depois há os outros gastos de frigorifico, tv, luz, computador, etc) não esquecendo que gás natural apenas irei gastar para cozinhar e não para aquecer água. No futuro se ficar muito caro posso trocar para esquentador mas sei que os anteriores donos tinham esquentador e trocaram para termoacumulador porque tinham níveis de monóxido acima do recomendável com o esquentador.

    Até la morar não dá para fazer grandes testes e contas mas tudo o que puder já ir testando e minimizando gastos é sempre melhor.
  7.  # 8

    E outra questão, se um termoacumulador demora por exemplo 4h a aquecer 150l (capacidade máxima) de água a 60°C, podemos concluir que se tiver ligado 2h consegue aquecer 75L (metade da capacidade) a 60ºC? É assim que funcionam?
  8.  # 9

    Não esse raciocínio é errado. Até porque se tens um deposito de 150l ele vai-te aquecer a globalidade ou seja passado 2 horas tens 150l de água a 40º ( apenas um exemplo/ estimativa)
  9.  # 10

    Colocado por: sergioemsNão esse raciocínio é errado. Até porque se tens um deposito de 150l ele vai-te aquecer a globalidade ou seja passado 2 horas tens 150l de água a 40º ( apenas um exemplo/ estimativa)


    Ok obrigado. Como nunca tive nenhum termoacumulador não faço ideia de como funciona. Ou seja os 150L estão sempre lá certo? O tempo que demora é para aquecer esses 150l com menos ou mais temperatura?
  10.  # 11

    Certo. Isso mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMaster21
  11.  # 12

    Olhando para estes tempos de referencia assinalados para meu modelo.. se calhar nem sei se 2h20 chegam para aquecer 150L de água para temperatura ideal para banhos (que julgo que seja a volta de 40º).. bem so testando, tenho de tentar gerir isto bem se nao vou ter gastos enormes provavelmente. A longo prazo se calhar pode compensar trocar de termoacumulador para um mais recente e se calhar no máximo com 100L porque 100L ate deve dar para mais que 2 pessoas a tomar banho diariamente.

    Mas amanhã com ele a funcionar 2h20 passo la a meio da manha e vejo a que temperatura sai a agua com a potencia normal e se achar pouco quente meto em potencia máxima (os supostos 2400w) a ver se fica mais quente com 2h20 no outro dia a seguir
      deqwewqe.PNG
 
0.0130 seg. NEW