Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos

    tenho uns amigos que tem um grande problema e como estudo direito pediram me ajuda so que nao sei como ajudar.
    Moram no rdc de um predio e sao proprietarios da casa, construiram uma cave (clandestinamente) que por acaso é grande, ja a têem ha um tempo e nunca houve problemas. O que acontece é que houve uma inundaçao, nao conseguem tirar a agua toda, e parece que continua a entrar alguma agua. Nao sabem como resolver o problema da agua, nao podem contratar ninguém sendo a cave ilegal, e tem medo que possa causar danos nas casas vizinhas.

    Alguém por acaso sabe quais sao os riscos que correm e o que podem fazer?

    Obrigado
  2.  # 2

    PODEM contratar, claro que podem!
    Podem falar com todo o tipo de técnicos, privados ou do Estado/Autarquia/ Protecção Civil, etc.
    A questão de ser uma cave ilegal é irrelevante quando estão construções (e, portanto, VIDAS) em risco!!

    - O risco que correm?
    Ponha a coisa o mais negra possível... que o prédio onde eles moram e os dos vizinhos venham todos abaixo.
    Multas/coimas camarárias são absolutamente irrelevantes nestes casos.
    Até porque, se autorizados pelo condomínio, as Câmaras geralmente aprovam o licenciamente de construções "para baixo".

    - O que podem fazer?
    Só vendo no local como estão as fundações, qual a origem da água, a localização dos esgotos, etc.
  3.  # 3

    Até porque, se autorizados pelo condomínio, as Câmaras geralmente aprovam o licenciamente de construções "para baixo".


    o problema maior é esse, é que ninguém sabe dessa cave nem os vizinhos!!!!!! Por isso é que eles estao com tanto medo!
    e teem medo que se contratarem alguém essa pessoa possa contar ao condominio ou aos vizinhos :s eles sabem que o que fizeram é grave e agora nem sabem o que fazer.
  4.  # 4

    Ó homem... Assumam o erro antes que as proporções se tornem MESMO graves !

    Têm medo que os vizinhos... lhes façam o quê? E não têm medo que o prédio venha abaixo? (*)

    Se não querem chamar os bombeiros, não conhecem um Engenheiro Civil (de estruturas) que possa lá ir ver isso com urgência?


    (*) ok.. admito que possa estar a exagerar, mas é melhor não facilitar quando está em causa a estabilidade das fundações de um prédio!
  5.  # 5

    Tirar a água de dentro é bastante facil, basta colocar uma bomba a puxar a água.


    A reparação o melhor será contratar um Eng. para ver a situação, como já disse o amigo Luis.
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.
    Até porque, se autorizados pelo condomínio, as Câmaras geralmente aprovam o licenciamente de construções "para baixo".


    errado, antes pelo contrario regra geral têm regulamentos camararios que proibem o uso das caves para outro fim senão de estacionamento ou arrumos, se a dita cave é usada para habitação então o mais certo é nunca vir a ser legalizada
  7.  # 7

    Colocado por: bruma2010Ola a todos

    tenho uns amigos que tem um grande problema e como estudo direito pediram me ajuda so que nao sei como ajudar.
    Moram no rdc de um predio e sao proprietarios da casa, construiram uma cave (clandestinamente) que por acaso é grande, ja a têem ha um tempo e nunca houve problemas. O que acontece é que houve uma inundaçao, nao conseguem tirar a agua toda, e parece que continua a entrar alguma agua. Nao sabem como resolver o problema da agua, nao podem contratar ninguém sendo a cave ilegal, e tem medo que possa causar danos nas casas vizinhas.

    Alguém por acaso sabe quais sao os riscos que correm e o que podem fazer?

    Obrigado


    Boas,

    A água poderá tirar com uma bomba como referiu o Vasco, e provavel que tenha sido por causa da subida do lençol freático.

    Nunca tinha ameaçado antes a água?

    Em relação ao que pode fazer já foi referido pelos meus colegas.

    Mas já agora, há quanto tempo está essa cave feita? Não me diga que é para fazer de adega?

    Não demoliram nada de estruturas pois n?

    Onde fica localizada essa maravilha?
  8.  # 8

    O que? bem isso é muito grave mesmo, mesmo muito. Não sabiam o que estavam a fazer, agora como alguém disse é assumir as consequencias antes que se tornem muito graves. Basta terem escavado junto à estrutura para poder existir um desabamento. Tratem disso o mais rápido.
  9.  # 9

    Colocado por: arq.MarcoCarriço
    Colocado por: Luis K. W.
    Até porque, se autorizados pelo condomínio, as Câmaras geralmente aprovam o licenciamente de construções "para baixo".
    errado, antes pelo contrario regra geral têm regulamentos camararios que proibem o uso das caves para outro fim senão de estacionamento ou arrumos, se a dita cave é usada para habitação então o mais certo é nunca vir a ser legalizada
    Caro Carriço
    Eu NÃO disse que a cave ia servir para habitação, pois não? :-)
    Qualquer Arquitecto com um mínimo de conhecimentos iria "mesmo" sugerir que se pusesse um processo na Câmara para legalizar uma coisa ilegalizável...! :-)
    É óbvio que a cave "seria" para ARRUMOS!
  10.  # 10

    Só por curiosidade (se me souber responder)...como é que conseguiram construir a cave sem os vizinhos se aperceberem? o que fizeram à terra toda que de lá saiu???? E as máquinas e tudo o resto????
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010

     # 11

    Colocado por: becaso que fizeram à terra toda que de lá saiu?

    Copiaram o que fizeram no Prison Break.
  11.  # 12

    Colocado por: FD
    Colocado por: becaso que fizeram à terra toda que de lá saiu?

    Copiaram o que fizeram no Prison Break.


    :))))
  12.  # 13

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: arq.MarcoCarriço
    Colocado por: Luis K. W.
    Até porque, se autorizados pelo condomínio, as Câmaras geralmente aprovam o licenciamente de construções "para baixo".
    errado, antes pelo contrario regra geral têm regulamentos camararios que proibem o uso das caves para outro fim senão de estacionamento ou arrumos, se a dita cave é usada para habitação então o mais certo é nunca vir a ser legalizada
    Caro Carriço
    Eu NÃO disse que a cave ia servir para habitação, pois não? :-)
    Qualquer Arquitecto com um mínimo de conhecimentos iria "mesmo" sugerir que se pusesse um processo na Câmara para legalizar uma coisa ilegalizável...! :-)
    É óbvio que a cave "seria" para ARRUMOS!


    qualquer arquitecto com o minimo de conhecimentos sabe que arrumos conta para area de construção e se os limites ja foram atingidos não é legalizavel. o que voce disse é que as camaras para baixo licenciam tudo, o que é bem errado
  13.  # 14

    Não, caro Carriço,
    ... o que voce disse é que as camaras para baixo licenciam tudo, ...
    o que eu disse não foi «bem» que as Câmaras "para baixo licenciam tudo".

    Foi:
    ..SE autorizados pelo condomínio, as Câmaras GERALMENTE aprovam o licenciamente de construções "para baixo".

    Sei de ruas de moradias (geminadas) em Lisboa, com alguma inclinação, em que quase todas as casas foram feitas com uma cave semi-entulhada e sem acesso.
    Muitos moradores (sobretudo os "segundos" moradores), quando começaram a fazer obras de remodelação descobriram com surpresa que tinham um volume de cave preparado para aumentar a área da casa em mais 50%, e até com a possibilidade de ter janelas (estreitas - porque a entrada no r/c tinha 4 ou 5 degraus)!
    Num caso em que a minha empresa teve intervenção, a Câmara licenciou esse espaço de arrumos em cave.
  14.  # 15

    Pois licenciou porque tinha area de construção disponivel para aumentar, mas caso os indices ja estivessem esgotados ja não era possivel licenciar. As caves só não contam para area de construção se se destinarem exclusivamente para estacionamento. Existem camaras que inclusive têm por habito restringir a area em cave mesmo que para estacionamento para que futuramente os proprietarios não resolvam utiliza-las para outros fins, nomeadamente habitação
  15.  # 16

    Colocado por: bruma2010tenho uns amigos que tem um grande problema e como estudo direito pediram me ajuda so que nao sei como ajudar.
    Moram no rdc de um predio e sao proprietarios da casa, construiram uma cave (clandestinamente) que por acaso é grande, ja a têem ha um tempo e nunca houve problemas. O que acontece é que houve uma inundaçao, nao conseguem tirar a agua toda, e parece que continua a entrar alguma agua. Nao sabem como resolver o problema da agua, nao podem contratar ninguém sendo a cave ilegal, e tem medo que possa causar danos nas casas vizinhas.

    Alguém por acaso sabe quais sao os riscos que correm e o que podem fazer?

    Não resolvem um problema que pode ser muito grave por não quererem que ninguém descubra a cave que construíram ilegalmente, e pedem antes "ajuda" a um estudante de direito. :))))
    • Neon
    • 5 janeiro 2010

     # 17

    Boas

    Realmente é uma inconsciência fazer um trabalho desses, agora o que há a fazer é enfrentar o problema.

    Em primeiro lugar devem contactar um engenheiro e avaliar se a intervenção promoveu ou pode promover prejuízo à estrutura (essencialmente se mexeram em algum elemento estrutural ou se promoveram alguma modificação significativa que possa ter alterado as condições de descarga no solo das fundações).
    Depois de avaliada esta questão e feitas as correcções de consolidação (caso sejam necessárias) passar para analisar se a situação é possível de legalizar (burocracias).

    A legalização vai envolver várias variáveis e penso que aqui pouco poderemos ajudar.
    Irão estar em causa questões de direito privado, envolvendo nomeadamente o condomínio, alterações à propriedade horizontal, que presumo também implicarão novas avaliações em termos de finanças.
    Este será primeiro obstáculo a ultrapassar - a colaboração dos vizinhos.
    Depois terá de avaliar na câmara municipal se a legalização é ou não possível, ou que condições são exigidas para a obter.
    Por exemplo se o prédio estiver inserido em operação de loteamento e não estiver contemplada uma cave, terá de fazer uma alteração ao loteamento e só depois legalizar a obra.
    Como vê as variáveis são imensas e só reunindo toda a informação em colaboração com um técnico e com a autarquia poderá resolver essa questão.

    Não sendo possível legalizar, olhe resolva o que tiver que ser resolvido e feche ;)

    Abraço e muito mas muito boa xorte
  16.  # 18

    o problema é que as pessoas julgam que fazer isto e aquilo não tem importancia nenhuma, mas de facto quando se "mexe" na estrutura poe-se em risco toda a estabelidade do edificio, e estamos agora a falar em vidas de pessoas e não num proveito individual
  17.  # 19

    Colocado por: becasSó por curiosidade (se me souber responder)...como é que conseguiram construir a cave sem os vizinhos se aperceberem? o que fizeram à terra toda que de lá saiu???? E as máquinas e tudo o resto????


    boa pergunta, tambem foi logo o que me ocorreu...

    quanto ao resto, é inacreditável a LATA de certas pessoas e do são capazes de fazer!
    • shc
    • 6 janeiro 2010 editado

     # 20

    essas pessoas deviam ter tirado 1 curso de construção com akele austriaco ke teve a filha fechada na cave 1 carrada de anos sem ninguem saber, so pode porke se os vizinhos n sabem dessa cave deve ser pra praticas ke so eles sabem.
 
0.0202 seg. NEW