Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia..
    Sou administrador do prédio a onde vivo, apesar de termos empresa de gestão, fico com a sensação que a empresa é o "deixa andar". Fica sempre a espera que sejamos nos arranjar soluções e até pessoas/empresas para dar orçamento s.

    O problema é o seguinte: um vizinho no RC tem humidade/infiltração numa parede. Essa mesma parede tem em comum a entrada do prédio. Ele informa que é culpa do condomínio e que a reparação deve ser suportada por "todos nós". Toda a gente que lá foi dar orçamento (nunca menos de 2000€) para picar toda a parede, revestir novamente e até e substituir os degraus do prédio que tem uma fuga por baixo. Mesmo que a água da chuva passar se por baixo dos degraus, como iria para dentro da casa do vizinho? A água desce, não sobe. Penso eu. Porém percebi que nessa mesma parede passa os tubos de respiração do WC. Que está na divisão ao lado desse quarto a qual aparece humidade na parede.
    A dúvida aqui é, de quem é a culpa? Da parede externa, ou da casa de banho que pode ter fuga nas tubagens da respiração. Quem tem que pagar? Se for WC não é culpa do condomínio... Se for da parede externa mas a humidade aparece no interior da fração já é culpa de quem?

    Obrigado
  2.  # 2

    Como já começou a perceber, o primeiro passo (e muitas vezes o mais difícil) é perceber de onde vem esta infiltração. Se quiserem ser muito simpáticos, o ideal seria chamar um perito que agrade a ambas as partes (r/c e condomínio) que faça um relatório, sendo pago pela parte a que a culpa for imputada. Sendo mais agressivo, o ónus está no seu vizinho do R/C em provar que a culpa da infiltração é de outra fracção ou das áreas comuns.

    O que é certo é que o sujeito não tem poderes para "informar" o condomínio seja do que for, quanto mais para exigir uma reparação antes dos factos serem claros.
    • size
    • 16 janeiro 2022 editado

     # 3

    Forçosamente, tem que ser apurado qual a origem da infiltração.

    - Será do ramal que conduz a água da rede para o prédio, que geralmente circula na caixa das escadas, entrada do prédio ? Responsabilidade do condomínio
    - Será de uma canalização privada de qualquer fracção ? Responsabilidade do proprietário da fracção.
    - Será, realmente, de água pluvial ? Responsabilidade do condomínio-

    Não me parece que as condutas de ventilação possam possibilitar a infiltração..
  3.  # 4

    Boa tarde,

    Colocado por: sarmentoA água desce, não sobe. Penso eu.


    Não sei se é o que está a acontecer aí mas a água também sobe :) Chama-se "efeito de capilaridade".

    Para saber quem é o responsável por pagar a reparação é preciso aferir ao certo a origem do problema. Quem foi lá dar o orçamento não chegou a nenhuma conclusão?

    Colocado por: sarmentoSe for WC não é culpa do condomínio... Se for da parede externa mas a humidade aparece no interior da fração já é culpa de quem?


    Se a origem for no WC será o dono desse wc a pagar a reparação, se for algum problema na parede exterior do prédio que esteja a afetar o interior da fração, então tem que ser todo o condomínio a pagar (incluindo a fracção afetada).
  4.  # 5

    O problema passa se deste modo, para perceber o RC, informou o condomínio que tinha a chaminé entupida. Pois fazia grelhados e o cheiro ficava no interior da sua casa. Como administrador fui até a casa dele e analisei a situação. Não sou perito mas tento ajudar. Ao ligar o exaustor a tubagem saia do tubo/parede devido ter muita potência. Sugeri a tubagem que sai do exaustor ser "colada" ao buraco. Na altura deu como resolvida a situação. Semana depois disse que cheiro do peixe permanecia no interior da casa. Que toda a chaminé estava entupida e que a culpa era do condomínio. Que devia vir uma pessoa limpar toda a chaminé. Analisei e após falar com todos os vizinhos, ninguém em baixo da casa dele, como todos em cima dele, ninguém tinha problemas com a chaminé e todos os cheiros saiam. Nada ficava retido não pisos superiores. A culpa mais uma vez é do condomínio que deve limpar toda a chaminé. Ou resolver o problema do cheiro ficar na respectiva fracção. Complicado.
  5.  # 6

    Passamos de problemas de humidade para problemas de um exaustor de cozinha?? Não percebo nada...
  6.  # 7

    Foi de modo a perceberem que tudo é culpa do condomínio. Todos os orçamentos ninguém dá garantia que problema é da parede e degrau. Quando pergunto se problema permanecer existe devolução do valor ou então reparação, ninguém assume. Vamos gastar 2000€ a picutar parede, revestir novamente, silicones novos nas juntas e substituir dois degraus. Pois alguns orçamentos que se recebeu ninguém dá garantia. E o que me faz confusão, é que ninguém deve perceber que ao lado dessa divisão está uma casa de banho. Que no inverno, todos os vapores vão pela tubagem/respiradores que passam nessa parede. Claro que no inverno devido ao choque de temperatura pode originar essa humidade na parede. Aqui o fato é que toda a gente fala em grandes orçamentos e nada de garantia.
  7.  # 8

    Colocado por: sarmentoBom dia..
    Sou administrador do prédio a onde vivo, apesar de termos empresa de gestão, fico com a sensação que a empresa é o "deixa andar".

    Obrigado


    Caro, se também é administrador, recorde que TUDO o que a "gestão do deixa andar" fizer, por ação ou omissão, é, também, de SUA responsabilidade, a administração é solidária.
    Se o "deixa andar", um destes dias, pegar nos pés e se for embora, então a responsabilidade de TUDO, havido e por haver, é SUA.

    Essa "gestão" responsabiliza-se até ao limite do seu capital social, geralmente irrisório, suficiente para pagar um tapete da entrada do prédio, mas a sua responsabilidade, como condómino, vai até ao limite dos seus bens penhoráveis.

    Cada um gasta, ou despilfarra, o seu dinheiro como entende...

    Sobre o tema tem aí um forista - elfo106 - que já lhe disse tudo, duvido que haja mais a dizer.
  8.  # 9

    Não concordo mas respeito. Obrigado
 
0.0138 seg. NEW