Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GMCQ
    • 17 janeiro 2022 editado

     # 1

    Boa noite abri este tópico para mostrar como será feita a instalação de AC de raiz, sem calhas tecnicas (se possível!), e com abertura de roços.

    Tendo em conta que a casa já está feita e é uma casa antiga, e já habitada, em termos de aquecimento e arrefecimento foi a melhor solução possível.

    O sistema será composto por:


    9m2 - Daikin Perfera

    UNIDADE SINGLE-SPLIT
    MODELO: 1 x FTXM20R (7.000 BTU/H)
    CAPACIDADE DE ARREFECIMENTO: 2.00 kW
    CAPACIDADE DE AQUECIMENTO: 2.50 kW
    NÍVEL DE RUÍDO: 19 dB
    SEER/ SCOP: 8.65 (A+++)/ 5.10 (A+++)


    15m2+19m2 Mitsubishi Kirigamine Zen

    UNIDADE SINGLE-SPLIT
    MODELO: 2 x MSZ-EF25VGKS (9.000 BTU/H)
    CAPACIDADE DE ARREFECIMENTO: 2.50 kW
    CAPACIDADE DE AQUECIMENTO: 3.20 kW
    NÍVEL DE RUÍDO: 19 dB
    SEER/ SCOP: 9.10 (A+++)/ 6.00 (A+++)

    + PRÉ INSTALAÇÃO.

    O custo desta instalação irá ficar na casa dos 3200€

    A abertura dos roços ficará por minha conta e serão feitos circuitos independentes para as 3 máquinas, optei por não ligar às tomadas como me haviam sugerido, desta forma os circuitos e as máquinas irão ficar melhor protegidas e a gente também.
    •  
      GMCQ
    • 17 janeiro 2022 editado

     # 2

    Para abrir os roços usei uma rebarbadora de Parkside para marcar os roços e um martelo demolidor para partir, também da Parkside. A ideia aqui nestas fotos foi abrir os roços para a fazer a passagem da parte elétrica das máquinas. Que são as que estão mais afastadas no quadro elétrico.
      IMG_20220103_081832-min.jpg
      Screenshot_2022-01-17-21-16-51-337_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2022-01-17-21-17-02-118_com.miui.gallery.jpg
    •  
      GMCQ
    • 17 janeiro 2022 editado

     # 3

    Todo este percurso ainda será para fazer a passagem dos cabos elétricos vindos das máquinas mais distantes do quadro elétrico.
      IMG_20220112_134104-min.jpg
      IMG_20220112_173134-min.jpg
      IMG_20220112_173149-min.jpg
    •  
      GMCQ
    • 17 janeiro 2022

     # 4

    Aqui nestas fotos já irão entrar a parte elétrica das duas máquinas mais próximas juntamente com a canalização das mesmas, mais a parte elétrica das máquinas mais afastadas, que neste caso é o quarto mais pequeno.
      IMG_20220112_173200-min.jpg
      IMG_20220112_160028-min.jpg
  1.  # 5

    Tão junto ao chão por alguma razão?

    Não lhe dava mais jeito não andar de joelhos'
    •  
      GMCQ
    • 17 janeiro 2022 editado

     # 6

    Depois a medida que for avançado irei tirar mais fotos.

    A ideia aqui é que todas as máquinas fiquem com circuitos independentes e que na parte exterior a instalação fique toda escondida.

    Em relação ao escoamento dos condensados irei também esconde-los. Não sei muito bem com irei fazer mas penso que haverá uma mangueira para condensados, e a minha ideia será colocar essa mangueira denteo de um outro tubo, com a devida inclinação e chumbar tudo também, deixando uma boca no fundo da parede onde irão sair os condensados.

    Alguém já fez alguma operação deste género?

    Irei consultar tb o técnico para ver se começo a planear essa parte tb.

    Obrigado!
    •  
      GMCQ
    • 17 janeiro 2022 editado

     # 7

    Colocado por: sergioemsTão junto ao chão por alguma razão?

    Não lhe dava mais jeito não andar de joelhos'


    Boa pergunta! Por acaso tem mesmo uma explicação, apesar de não ter sido preciso estar de joelhos :))

    É que no final da parede existem cerca de 40 cm que estão revestidos em mármore, mais coisa menos coisa, que estão para dentro da parede. E aproveitei esse desnivel para abrir os roços e não ter que afundar tanto dentro do reboco.

    Após a colocação dos cobres e da parte elétrica vou tapar tudo, vou aproveitar o alinhamento do reboco já existente e fechar até ao chão. Depois ando a ponderar colocar umas cantarias e tal... Mas isso já são outros 500. :-)
      IMG_20220117_215951.jpg
  2.  # 8

    O tubo deve ser PVC 25 de pressão de colar, depois a uns 30cm da caixa de AC leva um bocado do flexível de condensados, encaixa na ponta da caixa pré-instalação e entra dentro do PVC.
    •  
      GMCQ
    • 18 janeiro 2022 editado

     # 9

    Colocado por: VarejoteO tubo deve ser PVC 25 de pressão de colar, depois a uns 30cm da caixa de AC leva um bocado do flexível de condensados, encaixa na ponta da caixa pré-instalação e entra dentro do PVC.
    Certo vou esperar que eles façam a instalação dos cobres. Pelo que percebi... Vai ser um dia para os cobres, e depois de chumbar tudo eles voltam para finalizar o serviço.
    Concordam com este comentário: sergioems
    •  
      GMCQ
    • 26 janeiro 2022

     # 10

    A minha instalação ficou pendente devido ao covid. Seria esta semana. Vamos aguardar...
  3.  # 11

    Amigo,a extensão dos tubos parece ser bastante grande. Lembre se que para obter um melhor desempenho das máquinas pode ser preciso acréscimo de gás.
  4.  # 12

    Boa noite , sinceramente não entendo muito bem esse trabalho todo . Quanto a parte elétrica óbvio que fica melhor com circuitos independentes . Mas já pensou que o consumo dessas máquinas é de uns 6-7 amperes ? Ou seja consome bem menos que um ferro de passar /secador de cabelo / radiador a óleo ? Sinceramente eu faria a instalação toda a vista e mais tarde se tivesse dinheiro colocaria capoto na casa . 1 ficava com a casa isolada e depois tapava os tubos de cobre /condensados e parte elétrica . Mas é só uma opinião.
  5.  # 13

    Outra sugestão seria fazer isso tudo pelo sótão caso exista , fazemos isso muitas vezes .
  6.  # 14

    Colocado por: Tiago Filipe AlvesBoa noite , sinceramente não entendo muito bem esse trabalho todo . Quanto a parte elétrica óbvio que fica melhor com circuitos independentes . Mas já pensou que o consumo dessas máquinas é de uns 6-7 amperes ? Ou seja consome bem menos que um ferro de passar /secador de cabelo / radiador a óleo ? Sinceramente eu faria a instalação toda a vista e mais tarde se tivesse dinheiro colocaria capoto na casa . 1 ficava com a casa isolada e depois tapava os tubos de cobre /condensados e parte elétrica . Mas é só uma opinião.


    Neste caso o capoto cobriria toda a instalacao de tubos de cobre, condensados e afins? Pergunto pois estou na mesma situacao, me preparando para instalar capoto E ar condicionado. Se for mesmo caso e o capoto cobrir a superficie com estes tubos a idea me parece bem interessante!
    •  
      GMCQ
    • 28 janeiro 2022

     # 15

    Colocado por: Tiago Filipe AlvesBoa noite , sinceramente não entendo muito bem esse trabalho todo . Quanto a parte elétrica óbvio que fica melhor com circuitos independentes . Mas já pensou que o consumo dessas máquinas é de uns 6-7 amperes ? Ou seja consome bem menos que um ferro de passar /secador de cabelo / radiador a óleo ? Sinceramente eu faria a instalação toda a vista e mais tarde se tivesse dinheiro colocaria capoto na casa . 1 ficava com a casa isolada e depois tapava os tubos de cobre /condensados e parte elétrica . Mas é só uma opinião.
    Entenda assim: juntou-se a fome à vontade de comer... Coisa que não me massa é andar de martelo atrás e maço. Outra coisa, calhas tecnicas não gosto... capoto sim... Está previsto, aliás já aqui pedi um orçamento mas ao q parece fui ignorado...

    Colocado por: Tiago Filipe AlvesOutra sugestão seria fazer isso tudo pelo sótão caso exista , fazemos isso muitas vezes .
    Ora aí está outra questão que dá que pensar, isto porque, como ainda n sei o q vou fazer do sótão mais vale deixar como está, além de que seria preciso uma bomba para fazer subir os condensados.
    •  
      GMCQ
    • 28 janeiro 2022

     # 16

    Colocado por: FrioSol climaAmigo,a extensão dos tubos parece ser bastante grande. Lembre se que para obter um melhor desempenho das máquinas pode ser preciso acréscimo de gás.
    Mas não é... A maior extensão que tem é mesmo para a parte elétrica que são uns 14 metros a contornar a parede para chegar ao quadro elétrico, ou isso ou pôr calhas tecnicas dentro de casa.
    •  
      GMCQ
    • 1 fevereiro 2022

     # 17

    Bem, entretanto já tenho nova marcação para a instalação! Só espero que agora o bicho 🦠 não se meta pelo meio! 🤞🤞
    •  
      GMCQ
    • 11 fevereiro 2022 editado

     # 18

    Boa noite... Já aqui comprei o material de guerra que estaria em falta para a instalação.
      IMG_20220211_201427-min.jpg
  7.  # 19

    Boa tarde , desculpem a demora , sim é possível tapar os tubos de cobre com o capoto já fizemos isso várias vezes ,nos tubos tem de ser colocados de uma maneira que se retire o minimo possível a placa de esp . Por norma quando sabemos que vai colocar capo até colocamos os suportes na parede e assim o capoto faz um remate perfeito , onde só se vê a sair da parede um perfil/barra para fixar o ar condicionado . Agora se vai colocar capoto e preferiu abrir os rasgos também não se perde nada . Sinceramente não me dava a esse trabalho . 😅😅😅😅😅. Se ainda for a tempo use tubo de pvc pelo menos 25mm na parede exterior para os condensados assim evita entupimentos .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 12 fevereiro 2022 editado

     # 20

    Colocado por: Tiago Filipe AlvesSe ainda for a tempo use tubo de pvc pelo menos 25mm na parede exterior para os condensados assim evita entupimentos .
    Sim ainda vou a tempo. A instalação está prevista para terça-feira. E por acaso já não me lembrava do PVC para os condensados 😅. Vou comprar o tubo entretanto mas só vou abrir novo roço durante a instalação ou mm depois, pq preciso saber exatamente onde vão ficar as máquinas. Já temos uma ideia mas depois de lá ter o equipamento fica mais fácil. Até pq há algumas condicionantes por causa dos cabos elétricos. Mas a princípio está definido.

    Quem vai fazer a instalação ao quadro elétrico vai ser mm um eletricista de profissão. Como é uma instalação de alguma responsabilidade, prefiro deixar para quem seja da aérea. 😏
 
0.0227 seg. NEW