Iniciar sessão ou registar-se
    • Pekas
    • 5 janeiro 2010 editado

     # 1

    Comprei uma moradia em construção em Abril de 2009.
    Esta foi sinalizada com um montante de 100.000,00€, tendo sido firmado um contrato de promessa compra e venda (não reconhecido notarialmente) em que ficou estipulado que a escritura deveria ser efectuada em Janeiro de 2010.
    Acontece porém que as obras têm estado praticamente paradas e com um atraso de no mínimo 3 meses.
    Tento falar com o construtor e este raramente me atende o telefone e quando o faz aceita marcar reuniões em que acaba por faltar ou então inventa todo o tipo de desculpas dizendo que será na semana seguinte que as obras irão avançar.
    Entretanto venho a saber que os seus funcionários têm ordenados em atraso, bem como os seus fornecedores e que por isso a obra não tem avançado.
    Sei também que o mesmo construtor tem para fazer 8 escrituras de um bloco de apartamentos e que só ainda não foram efectuadas por chumbo da Certiel, ou seja assim que resolver este problema deverá ter uma injecção de capital.
    Já sei que fui ingénuo (talvez por ter acreditado na agência imobiliária que me dizia que o construtor era sério e que era normal aquele montante de sinal e que não havia necessidade de reconhecer o contrato no notário), mas estou numa encruzilhada sem saber o que fazer e com um receio incrível de perder 100.000,00€.
    Haverá alguma forma de ainda me conseguir proteger?

    ob
  1.  # 2

    Colocado por: PekasJá sei que fui ingénuo (talvez por ter acreditado na agência imobiliária que me dizia que o construtor era sério e que era normal aquele montante de sinal e que não havia necessidade de reconhecer o contrato no notário), mas estou numa encruzilhada sem saber o que fazer e com um receio incrível de perder 100.000,00€.
    Haverá alguma forma de ainda me conseguir proteger?


    Uma consultazita preventiva ao advogado não lhe fazia mal nenhum...
  2.  # 3

    Percebi pelo texto que está envolvida uma imobiliária. O que diz ela Sobre o assunto?
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010

     # 4

    100.000€ de sinal?!
    Já é a segunda participação em dois dias que leio e que diz que "sei que fui, mas..."

    Colocado por: PekasHaverá alguma forma de ainda me conseguir proteger?

    Depende muito de como está redigido o contrato de promessa de compra e venda.

    A primeira coisa que eu fazia era, independentemente de a moradia estar ou não pronta, passar o terreno para meu nome. Pelo menos esse ninguém mo tiraria - reduzia logo o prejuízo.
    Claro que precisa da ajuda do construtor mas, se ligar o modo "perseguidor" em vez do "telefonador", é capaz de ter alguma sorte...
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010

     # 5

    Colocado por: Hugo S.Percebi pelo texto que está envolvida uma imobiliária. O que diz ela Sobre o assunto?

    Foi a imobiliária que sugeriu/aconselhou dar 100.000€ de sinal... eu não os queria ouvir/ver nunca mais.
  3.  # 6

    Colocado por: FD
    Colocado por: Hugo S.Percebi pelo texto que está envolvida uma imobiliária. O que diz ela Sobre o assunto?

    Foi a imobiliária que sugeriu/aconselhou dar 100.000€ de sinal... eu não os queria ouvir/ver nunca mais.


    Pois, mas tal como diz u ligaria o modo perseguidor sobre o construtor e sobre a imobiliária. Para mim, nestas questões ou se opta por uma atitude clama e soilenciosa falando com um advogado, ou se opta pela atitude mais drástica e barulhenta, e mete-se todos ao barulho ....

    A Imobiliária tb é responsável, e deixá-los de lado é reconhecer que o trabalho deles foi bom e que estamos satisfeitos com o mesmo.
  4.  # 7

    Colocado por: Hugo S.Percebi pelo texto que está envolvida uma imobiliária. O que diz ela Sobre o assunto?


    A imobiliária também esta a tentar reunir com o construtor, mas igualmente sem sucesso. A meu pedido, foi enviada uma carta registada com aviso de recessão a convocar o construtor para uma reunião. O construtor marcou dia e hora para a reunião no entanto faltou.

    Também pensei que haveria mais apoio por parte das imobiliárias, mas não me parece que seja verdade.
  5.  # 8

    Colocado por: FD100.000€ de sinal?!
    Já é a segunda participação em dois dias que leio e que diz que "sei que fui, mas..."

    Colocado por: PekasHaverá alguma forma de ainda me conseguir proteger?

    Depende muito de como está redigido o contrato de promessa de compra e venda.

    A primeira coisa que eu faziaera, independentemente de a moradia estar ou não pronta, passar o terreno para meu nome. Pelo menos esse ninguém mo tiraria - reduzia logo o prejuízo.
    Claro que precisa daajudado construtor mas, se ligar o modo "perseguidor" em vez do "telefonador", é capaz de ter alguma sorte...


    Não me parece que seja possível passar o terreno para meu nome pois esta hipotecado ao banco e o valor é bastante elevado.
  6.  # 9

    Pekas,

    Dificilmente isso vai acabar bem. Ora repare, isso de ter dado 100.000€ em troca de um simples papel que por acaso lhe chama contrato promessa compra-venda (nem sequer foi reconhecido notarialmente) era o mesmo que o banco emprestar a alguém 100.000€ título de crédito pessoal - ou seja sem qualquer tipo de garantia (hipoteca sobre uma casa, reserva sobre um carro, etc...) - ou seja um risco estupidamente alto. Ao menos pagou em cheque para deixar rasto comprovável em tribunal?

    Entre todas as dívidas que o construtor deve ter, a sua deve ser a que lhe dá menos dor de cabeça neste momento... logo...
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010

     # 10

    Colocado por: PekasNão me parece que seja possível passar o terreno para meu nome pois esta hipotecado ao banco e o valor é bastante elevado.

    Pior... fez o contrato com quem: uma empresa (pessoa colectiva) ou uma pessoa individual?

    Sabe o que fez? Deu um balão de oxigénio ao construtor. Quando o oxigénio se esgotar...
  7.  # 11

    Colocado por: FD
    Colocado por: PekasNão me parece que seja possível passar o terreno para meu nome pois esta hipotecado ao banco e o valor é bastante elevado.

    Pior... fez o contrato com quem: uma empresa (pessoa colectiva) ou uma pessoa individual?

    Sabe o que fez? Deu um balão de oxigénio ao construtor. Quando o oxigénio se esgotar...


    Pessoa Colectiva.

    Estou esperançado que com o valor a receber das escrituras que irá realizar possa finalizar a obra.

    O meu caso não é isolado já que existem mais duas moradias que estão a ser contruídas e com o mesmo problema.

    Por outro lado estaremos a falar de um montante final, de venda das moradias, na ordem de 1 milhão de euros. Valor que estou esperançado que ele não queira perder.

    Se o contrutor resolver os problemas que tem com a obtenção da licença da Certiel na contrução dos apartamentos, ainda não escriturados, poderá efectuar cerca de 1 milhão de euros. O que poderá, ou não ser um bom balão de oxigenio.

    Agora eu necessito de me preparar para o pior e ainda não sei muito bem como.
  8.  # 12

    Colocado por: aeglosPekas,

    Dificilmente isso vai acabar bem. Ora repare, isso de ter dado 100.000€ em troca de um simples papel que por acaso lhe chama contrato promessa compra-venda (nem sequer foi reconhecido notarialmente) era o mesmo que o banco emprestar a alguém 100.000€ título de crédito pessoal - ou seja sem qualquer tipo de garantia (hipoteca sobre uma casa, reserva sobre um carro, etc...) - ou seja um risco estupidamente alto. Ao menos pagou em cheque para deixar rasto comprovável em tribunal?

    Entre todas as dívidas que o construtor deve ter, a sua deve ser a que lhe dá menos dor de cabeça neste momento... logo...


    concordo,
    agora tem é de contratar um advogado, estamos a falar num montante que o justifica.
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010

     # 13

    Não sei que lhe diga... nesta altura do campeonato, que eu saiba, não há muito a fazer.
    Ou acredita no construtor e aguarda, ou denuncia o contrato por incumprimento. Se denunciar o contrato é bom que peça uma medida cautelar...
    • eu
    • 5 janeiro 2010 editado

     # 14

    Colocado por: PekasTambém pensei que haveria mais apoio por parte das imobiliárias, mas não me parece que seja verdade.


    As imobiliárias só estão interessadas numa coisa: a comissão ! Você foi ingénuo (as boas pessoas costumam sê-lo) e agora está a pagar por isso. Aconselho-o a contactar imediatamente um bom advogado, pois as coisas não estão nada boas para si...
    • Jonh
    • 5 janeiro 2010

     # 15

    Coloque aqui o nome da imobiliária!
  9.  # 16

    Pekas,
    1. Sabe, por acaso, qual o valor do empréstimo hipotecário (da sua moradia) JÁ feito ao construtor pelo banco?
    2. E o valor que você ainda deve é superior ou inferior ao montante do empréstimo ACTUAL?
    3. Quando se previa que a moradia estivesse pronta?
    4. O CPCV prevê penalidades para atraSos?
    5. Qual o estado (descreva no geral) da construção neste momento?
  10.  # 17

    Colocado por: Luis K. W.Pekas,
    1. Sabe, por acaso, qual o valor do empréstimo hipotecário (da sua moradia) JÁ feito ao construtor pelo banco? 305.000,00€ para duas moradias
    2. E o valor que você ainda deve é superior ou inferior ao montante do empréstimo ACTUAL? 205.000,00€
    3. Quando se previa que a moradia estivesse pronta? Janeiro 2010 (se bem que o construtor inicialmente tenha apontado como final de Dezembro de 2009)
    4. O CPCV prevê penalidades para atraSos? Não
    5. Qual o estado (descreva no geral) da construção neste momento? Wc´s com azulejo, tectos falsos a deteriorizarem-se por falta de remates no isolamento do telhado, já tem janelas, pavê exterior...blockquote>

    O existente vale claramente o valor do sinal, só que o existente está hipotecado.

    Obrigado pela Vossa atenção
  11.  # 18

    Faltam, portanto, louças+torneiras, pavimentos e carpintarias, e pinturas, é isso?

    O construtor pediu, portanto, um empréstimo de 305.000 para construir DUAS moradias.
    Provavelmente, como as moradias ainda não estão concluídas, o Banco ainda não passou todo o dinheiro para a mão do construtor. Admitemos que o Banco só entregou 85% e que estão ambas nas mesmas condições (isto é, metade do dinheiro é da sua casa). O banco terá, portanto, lá metidos uns 130mil euros.

    Mesmo que fossem 100% dos 305mil, metade seriam 152.500€.

    E VOCÊ DEVE AO CONSTRUTOR 205.000?? Não vejo qual o seu problema!

    De qualquer maneira, para «manter o CPCV válido» (digo-o entre aspas), você devia sugerir ao construtor um aditamento ao contrato, prevendo uma nova data para conclusão da obra e escritura.
    Olhe... tal como eu sugeri neste tópico.
  12.  # 19

    Colocado por: Luis K. W.Faltam, portanto, louças+torneiras, pavimentos e carpintarias, e pinturas, é isso? duas cozinhas, electrodomésticos, portões, gradeamentos, paineis solares, lareira, recuperador, churrasqueira, AC, Roupeiros e armários, corrimões, varandins, ligações electricas (quadro, tomadas, etc), aspiração central, iluminação interior e exterior, arranjos exteriores, etc...

    O construtor pediu, portanto, um empréstimo de 305.000 para construir DUAS moradias.
    Provavelmente, como as moradias ainda não estão concluídas, o Banco ainda não passou todo o dinheiro para a mão do construtor. Admitemos que o Banco só entregou 85% e que estão ambas nas mesmas condições (isto é, metade do dinheiro é da sua casa). O banco terá, portanto, lá metidos uns 130mil euros.

    Mesmo que fossem 100% dos 305mil, metade seriam 152.500€.

    E VOCÊ DEVE AO CONSTRUTOR 205.000?? Não vejo qual o seu problema! 100.000 de sinal + 152.500 hipoteca = 252.500,00€. Certamente que com os restantes 47.500 não conseguirei acabar o que falta

    De qualquer maneira, para «manter o CPCV válido» (digo-o entre aspas), você devia sugerir ao construtor um aditamento ao contrato, prevendo uma nova data para conclusão da obra e escritura. Realmente é isso que estou a tentar fazer, mas não estou a conseguir reunir com o construtor.
    Olhe... tal como eu sugerineste tópico.


    Vou ter que comprar um fraque e tentar apanhar o construtor.
 
0.0235 seg. NEW