Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostaria de pedir opiniōes sobre climatização e aquecimento de águas sanitárias numa moradia que comprei em fase de construção. Infelizmente já não é possivel instalar ar condicionado e ainda não existe gás natural na nossa rua.
    A casa não é grande (180m2) e é bem isolada, construída na zona centro perto de Coimbra. Por tudo o que já pesquisei por aqui nos numerosos tópicos sobre assunto, parece-nos que a bomba de calor com radiadores/ ventiloconvectores seria a melhor opção longo-termo em termos de eficiência.
    A verdade é que como casal jovem em inicio de vida, esse era um valor de investimento que não tinha "contabilizado" nesta fase e representaria um enorme esforço e sacrifícios nesta fase. Somos completamente leigos neste assunto e estamos a tentar perceber se há outras opçōes viáveis. Temos também um bom recuperador de calor na sala e o meu pai que já trabalhou em construção sugeriu que colocássemos só uma opção "barata" para já só para aquecimento das aguas e perceber no primeiro inverno que lá passávamos se valia a pena o outro investimento.
    Caldeira a pellets foi também uma opção considerada mas já recebi mau feedback de pessoas que têm.

    Desde já muito obrigada pela atenção! :)
  2.  # 2

    Boa noite, tenho caldeira a pellets com radiadores para aquecimento central e não me queixo, estou satisfeito.
    Para AQS uso gás de botija (também não existe gás natural na nossa rua).
  3.  # 3

    Pode montar AC a qualquer altura, ainda mais estando em construção. Para AQS, equacionem uma bomba de calor.
 
0.0080 seg. NEW