Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Tenho 2 situações que gostava de resolver mas não tenho conhecimentos para o fazer. Presumo que com home assistant se consiga resolver, mas o meu conhecimento é ZERO, o que me levou (entre outra razões) a optar por domótica KNX quando construi casa. Só que aparentemente com KNX não consigo resolver isto de forma simples:

    a) Tenho uma BC mitsubishi que faz AQS e Climatização do PRH. Mas também tenho solar térmico a fazer AQS. O depósito de 300L possui ainda uma resistência que está sempre desligada (para já – ver ponto b). O termostato e o permutador da BC estão mais a meio do depósito e o termóstato e permutador do solar estão mais na base do depósito. Isso significa que apenas o solar aquece a totalidade da água. A BC apenas aquece a metade superior do depósito (zona por onde sai a agua). Programei a BC para só fazer AQS de manha, das 7 às 8 (para os banhos da manhã) e ao final do dia (18h). Desta forma, se houver sol, a BC não trabalha à tarde. Mas de manha trabalha sempre porque com os banhos de fim de dia a agua no depósito desce, na zona do termóstato da BC, para cerca de 35C, logo, de manha ela vai trabalhar para repor os 46. Só que a parte de cima do depósito ainda tem água a 45 graus e dá para tomar banho sem qualquer problema sem ser necessário fazer a BC trabalhar. No entanto, se o dia tiver sido nublado, a água foi aquecida apenas pela BC, logo só há meio depósito de água. Isso significa que na manha seguinte a BC tem que repor a temperatura porque toda a água do depósito está fria. Gostaria de ter um sistema inteligente que controlasse a programação da BC a fazer AQS mediante a meteorolóogia. Se está sol, então não faz AQS na manhã seguinte. Mas se esteve nublado, então no dia seguinte ligar a programação de manha. Neste momento tenho a BC ligada ao sistema de domótica apenas para ligar ou desligar o standby relacionado com a climatização (se não for necessário aquecimento ou arrefecimento, desliga). Tenho também controlo remoto da programação via app MelCloud da mitsubishi. Mas tenho que estar permanentemente a analisar se ligo ou não as AQS de manhã, o que não é prático. São apenas pormenores, mas gostaria de ter isso automatizado.

    b) Tenho painéis fotovoltaicos (para além do solar térmico que fazia parte do contrato de construção da casa) e gostaria de aproveitar o excedente para canalizar para a resistência do depósito de 300L. Seria uma forma de aumentar a temperatura da água mais rapidamente até ao máximo possível. Há a possibilidade de usar um gestor baseado em FreeDS, mas esse tipo de gestor em algumas situações pode fazer aumentar os custos desnecessariamente porque não contabiliza o excedente do net metering, apenas excedente instantâneo. Muitas vezes a BC trabalha por 5 minutos e nesses 5 minutos vou buscar energia à rede, mas nos 10 minutos seguintes estou a injectar. Mas no total dos 15 minutos o saldo foi 0. Com um gestor sem net metering, e usando o mesmo exemplo, mal houvesse excedente iria consumir o equivalente na resistência e no final teria que pagar o que consumi nos 5 minutos em que a BC trabalhou. Já vi que é possível ter um gestor com net metering através do home assistant.

    Alguém da zona de Braga estaria interessado em me ajudar com estas 2 questões? Para começar pago uma francesinha e depois podemos acertar as contrapartidas :)
  2.  # 2

    Não leve a mal, mas acho que dificilmente irá encontrar uma alma caridosa disposta a gastar tanto tempo para lhe montar isso.

    Eu ainda não me converti ao HA apenas porque gosto de programar directamente nos aparelhos (controladores), mas vou acompanhando a comunidade HA, e acho que o melhor que tem a fazer é começar a aprender como funciona.
    Depois disso, tera de ver se a bomba permite controlo via alguma forma de comunicação (Modbus, etc) ou por pinos. Depois, no HA, poderá usar os serviços de meteorologia para decidir o que mandar fazer a BC.
    Quanto ao NETmetering, eu desenvolvi o meu próprio projecto (em constante evolução), mas não é em HA, embora teoricamente fosse possível converter em HA, pelo menos a lógica de netmetering. Sei que existe um projecto em HA para isso, mas não me lembro ao certo como são feitas as medições, para atestar o nivel de precisão. Eu obtenho as leituras de Shelly's, mas não é fácil pk a actualização de leitura do ocorre a cada minuto, o que obriga a ler permanente a potência instantânea também, e fazer as contas/acertos.

    É um bom projecto, mas está aí muito trabalho/tempo pela frente.
  3.  # 3

    Pois eu tenho noção disso. Vai ser uma longa batalha que nao sei se terei tempo para tal.
    O que usou para fazer o gestor com net metering? Eu uso 1 shelly 3EM como medidor de consumo e outro para produção (contador trifásico).
  4.  # 4

    Eu tb tenho tudo baseado em shellies (EM no contador e para os futuros painéis, plugs, 2.5, etc). Basicamente tive de prever no código todos esses equipamentos dado que existem pequenas diferenças na informação enviada por alguns, e tb assim posso trocar dispositivos on-the-fly, por exemplo, dizer que o termoacumulador é agora um determinado IP e um determinado shelly.

    Depois tenho o código a correr num controlador nodemcu (parecido com um arduino com wifi de 2€), que lê os consumos/dados dos shellys a cada segundo, faz as contas todas, e uso a plataforma blynk para poder visualizar tudo em tempo real no tlm ou no browser.

    Também faco muitas outras pequenas funcionalidades, que são mais apropriadas para o meu caso (por exemplo, um único termoacumulador que tem de ligar na mesma se tiver x tempo sem ter ligado no mínimo y minutos, etc).
    Basicamente se aprender HA, tb conseguira criar todas estas funcionalidades sem ter necessariamente de aprender código puro.
 
0.0103 seg. NEW