Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, sei que é mais um tópico sobre AC.
    Será um tópico mais direcionado a quem tem estes equipamentos, são os evaporadores comuns não aqueles "quadrados" que foram lançados há uns anos.
    Eu tenho consciência que o recomendado será sempre Mitsubishi/Daikin.
    A minha questão é que gosto bastante do look desse LG Artcool, a minha pergunta é, será realmente uma aposta errada devido a ser muito inferior às marcas citadas, ou poderá ser satisfatório e até dar a mesma resposta/satisfação como a Daikin e Mitsubishi?
    Será uma unidade interior de 18000 BTUS E 3 DE 9000 BTUS, é para uma apartamento tipologia T3.
    Volto a frisar que o topo será sempre Daikin ou Mitsubishi, mas gostava de perceber se é uma opção a considerar o LG, ou será um erro...
    Quem tenha este equipamento, se for possível dar uma opinião, agradeço...
    • ematos
    • 23 janeiro 2022 editado

     # 2

    Bom dia,

    Não tenho feedback de LG, mas estava na mesma situação, para a sala queria uma unidade "bonita" por ser o sitio onde se recebe pessoas e queria algo que na fosse um "mono". Estive mesmo para adquirir o LG artcool conforme refere.
    Entretanto com o instalador que me referenciaram, aconselhou-me daikin e Mitsubishi e também Toshiba. Pela questão estética falou-me do Toshiba haori 16, acabou por ser a minha escolha e para os quartos escolhi Toshiba shorai de 9K. este modelo shorai Apesar de serem unidades "normais" das brancas, têm umas linhas engraçadas e não são muito grandes.
    Ele disse que ficava muito melhor servido com estes Toshiba do que com LG's, samsung's etc..
    Tem a vantagem de ter 5 anos de garantia total (maquina interior e exterior).
    Deixo foto do haori como ficou na sala.

    Apesar de não responder à sua questão, pode ajudar... :)
    Acrescento que são unidades super eficientes e com baixo consumo.

    https://www.toshiba-aircon.co.uk/wp-content/uploads/2020/12/10054_BROCHURE_HAORI_Rev1.pdf
      Captura de ecrã 2022-01-23, às 11.51.30.png
  2.  # 3

    Obrigado pela contribuição, é verdade esse também tem um design interessante, deve ainda ter uma diferença de preço significativa para os LG não? Estive a ver no site e parece não estar disponível para multislipt...
    O técnico enumerou algumas vantagens claras em relação ao LG Artcool ou foi uma coisa generalista? É da zona de Lisboa o técnico?
    • ematos
    • 23 janeiro 2022 editado

     # 4

    Tem um design que passa muito mais despercebido que o LG. e pode comprar os tecidos da cor que quiser para a tampa. Trás dois na caixa(cinzento claro e escuro).
    Este ficou por cerca de 1200+iva já com a montagem (sem pré instalação, tiveram de fazer os roços e tudo).
    Zona de Aveiro,,

    é de 16000 BTU mas pode nem precisar de tanto.

    O que ele disse é que são maquinas superiores no geral. Mais eficientes.
    Que por exemplo às vezes uma boa maquina de 12K, pode ter melhor desempenho que gamas mais baixas de 16K

    Coisas desse género.
  3.  # 5

    Pois eu no meu caso fiquei bastante agradado com o aspecto do evaporador da LG, tenho lido umas coisas e visto umas reviews e até parece que gasta bastante pouco, o de 9000 BTUS ligado 24 horas anda por volta dos 5.5 kW...
    No meu caso para a sala que tem 35 m2 é necessário um de 18000 BTUS.
    Neste caso este Artcool é o topo de gama da LG, parece consumir pouco e arrefecer e aquecer rápido. Nesta fase tenho um orçamento de cerca de 4300€ para os tais 18000 BTUS + 3 X 9000 BTUS, tenho pré instalação mas falta a parte da cabelagem, ainda vou investigar um pouco mais.
    Mas pelos vistos há pouca malta com este material, ou então não se manifestaram...
    Vou tentar também pedir um orçamento desse Toshiba para ter uma noção de preços.
    • Lupan
    • 23 janeiro 2022 editado

     # 6

    💪🏻💪🏻💪🏻💪🏻💪🏻💪🏻
    • ematos
    • 24 janeiro 2022 editado

     # 7

    35 m2 nao precisó de 18 necessariamente... um bom equipamento de 16 chega bem e sobra.

    Eu diria que instalação é contar entre 100 a 150 euros por equipamento.

    No meu caso foram 1200 como disse + iva e o de 9000 foram 900 + ivatambém com instalação.
    Ou seja cerca de 4000 + iva.

    Deixo aqui os certificados energéticos para poder comparar.
  4.  # 8

    Colocado por: ematos35 m2 nao precisó de 18 necessariamente... um bom equipamento de 16 chega bem e sobra.
    se calhar um com 12kbtus era mais do que suficiente
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, DuarteM, pkasa
    • ematos
    • 24 janeiro 2022 editado

     # 9

    Colocado por: jorgealvesse calhar um com 12kbtus era mais do que suficiente


    Pois.. não quis estar a dizer isso porque não tinha certeza
  5.  # 10

    Há uma conta que indica 600 BTUS por m2, por essa conta até daria 21000BTUS, não é para ter em consideração?
  6.  # 11

    Colocado por: LupanHá uma conta que indica 600 BTUS por m2, por essa conta até daria 21000BTUS, não é para ter em consideração?

    Isso é um autentico exagero!!!
    Se a quantificação "habitual" de 500 BTU's /m2 já é excessiva, quanto mais 600!!
  7.  # 12

    Colocado por: Lupanserá realmente uma aposta errada devido a ser muito inferior às marcas citadas, ou poderá ser satisfatório e até dar a mesma resposta/satisfação como a Daikin e Mitsubishi?


    Não é inferior. Vai ficar igualmente satisteita embora atualmente a diferença de preços não seja muita.
  8.  # 13

    Colocado por: LupanPois eu no meu caso fiquei bastante agradado com o aspecto do evaporador da LG, tenho lido umas coisas e visto umas reviews e até parece que gasta bastante pouco, o de 9000 BTUS ligado 24 horas anda por volta dos 5.5 kW...
    No meu caso para a sala que tem 35 m2 é necessário um de 18000 BTUS.
    Neste caso este Artcool é o topo de gama da LG, parece consumir pouco e arrefecer e aquecer rápido. Nesta fase tenho um orçamento de cerca de 4300€ para os tais 18000 BTUS + 3 X 9000 BTUS, tenho pré instalação mas falta a parte da cabelagem, ainda vou investigar um pouco mais.
    Mas pelos vistos há pouca malta com este material, ou então não se manifestaram...
    Vou tentar também pedir um orçamento desse Toshiba para ter uma noção de preços.


    A empresa que optei por instalar os meus ar condicionados e que vendem qualquer marca do mercado e que vendem bastante, disseram que Daikin e Mitsubishi estão ao mesmo nível e que são ambas marcas de topo. A seguir seria a Panasonic (acho que até usa algumas peças da Daikin) e depois nuns patamares abaixo Toshiba/LG/Samsung/ etc isto falando dos modelos de topo de cada marca.

    Eu pessoalmente iria para Daikin ou Mitsubishi, escolhi Daikin apenas por uma questão estética.
  9.  # 14

    E em relação a custos a empresa que instalou é competitiva? É de que zona do país ?
  10.  # 15

    Boa noite , sou instalador na zona norte , e posso dizer para esquecer Lg . A duração do material é muito curta . Se instalamos 100 Lg s já fomos a uns 90 ver pequenos problemas, e peças que normalmente duram uma vida na Mitsubishi/Daikin duram 4-5 anos na Lg . Já para não falar em consumos ,rendimento e ruído. Antes montava uma gama mais baixa destas marcas que a melhor da Lg .
  11.  # 16

    Aqui no escritório, já foram mudadas 1 main board a cada multisplit Mitsubishi, e válvulas expansoras. Isto, em 3 anos de idade.

    Em casa, tenho LG com 16 anos, e só agora tenho um problema de comunicação com um dos aparelhos.

    E agora, o que é fiável?!
  12.  # 17

    Colocado por: WhocaresE agora, o que é fiável?!
    a fiabilidade de um equipamento com produção em massa é definida pelo numero de avarias por unidades de fabrico, sendo equipamentos sujeitas a instalação que por vezes não é a mais correta nem respeitam as recomendações dos fabricantes é normal existirem problemas também não deixa de ser verdade que mesmo com tudo certinho existem anomalias, afinal são maquinas.

    um utilizador domestico tem contacto com um numero muito limitado de unidades e obviamente que a sua experiencia é sobre aquilo que possui e conhece, no entanto quando esta analise é alargada a milhares de unidades, as conclusões podem ser completamente opostas.

    é conhecido no ramo a pouca fiabilidade e indisponibilidade de componentes para substituição em algumas marcas.
  13.  # 18

    Que se aplica ao caso da LG?
  14.  # 19

    Colocado por: LupanQue se aplica ao caso da LG?
    não nomeio nenhuma marca em especifico,

    nas redes sociais existem paginas de técnicos que partilham ideias e informações além de alguns foruns da especialidade, sendo nesses elementos que baseio a minha descrição pois pessoalmente também não tenho contacto com um numero suficiente de unidades para fazer qualquer apreciação objetiva.


    prefiro de longe evidenciar uma marca pela positiva.
  15.  # 20

    Colocado por: jorgealvesa fiabilidade de um equipamento com produção em massa é definida pelo numero de avarias por unidades de fabrico, sendo equipamentos sujeitas a instalação que por vezes não é a mais correta nem respeitam as recomendações dos fabricantes é normal existirem problemas também não deixa de ser verdade que mesmo com tudo certinho existem anomalias, afinal são maquinas.

    um utilizador domestico tem contacto com um numero muito limitado de unidades e obviamente que a sua experiencia é sobre aquilo que possui e conhece, no entanto quando esta analise é alargada a milhares de unidades, as conclusões podem ser completamente opostas.

    é conhecido no ramo a pouca fiabilidade e indisponibilidade de componentes para substituição em algumas marcas.


    Não sou bem um utilizador doméstico, aceito a opinião mas, alguém acredita que em 100 aparelhos, 90 já tiveram que ser intervencionada em pouco tempo?

    Certamente é como escreve; a instalação não deve ter corrido bem, daí as pequenas falhas
 
0.0213 seg. NEW