Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Venho por este meio solicitar uma opinião técnica ou de alguém com experiência na área. Tenho uma moradia em construção (o projeto é chave na mão mas como fizemos alguma alterações ao projeto inicial e como temos uma plafon para escolhermos os materiais temos acompanhado sempre a obra).
    O espaço cozinha/ sala é open space. São cerca de 80m2 de área aberta. Desde início pensei em colocar um bom exaustor dada a área do espaço. Já duas empresas me aconselharam o pando evo. Até aqui tudo bem.
    Na altura disseram-me que o tubo deveria ter uma saída se 150mm para o exaustor funcionar na perfeição. Fui de imediato à obra para saber qual a dimensão do tubo que la estava. E o que lá está é de 100mm. Na altura na obra disseram para não me preocupar porque existiam redutores que se adaptam e que poderia colocar o mesmo exaustor. Até disseram que se poderia colocar um motor intermédio para dar uma ajuda extra.
    Ora bem sendo que não ando por dentro desses assuntos nem sei como as coisas funcionam fiquei mais descansada apesar de ter percebido claro que o exaustor pode não funcionar na perfeição e acabar por ter uma capacidade de extração menor.
    Acontece que nos últimos dias decidi ir ler mais sobre o assunto é começo a ficar preocupada. O que eu gostava efetivamente de perceber é se poderá o exaustor não funcionar mesmo ou se poderá queimar o motor por este ter um esforço extra.
    Ainda tenho outro problema, o tubo anda na horizontal 2 metros para depois subir pela parede até à chaminé. Isto também vai prejudicar a extração. Gostava também de perceber se existe alguma forma de fazer uma extração direta para a rua uma vez que a exaustão se encontra na parede externa. Se isso é possível é melhor ou se é pior a emenda que o soneto.

    Obrigada
    • SrR
    • 23 janeiro 2022

     # 2

    Tire o de 100mm e coloque o de 150mm
    • SrR
    • 23 janeiro 2022

     # 3

    É que nem pense duas vezes, 100mm é insuficiente para o caudal que pretende de exaustao, coloque no minimo 150mm
  2.  # 4

    Pois, eu já percebi isso. A questão é que do que eu percebo é pelo que vejo o tubo quando sobe a parede antes de chegar à chaminé passa perto de uma viga. Pelo que vejo e me dizem um tubo de 150mm não passa lá. Se não claro que eu iria até à última para me tirarem o de 100mm
    • SrR
    • 23 janeiro 2022

     # 5

    Nessa zona que podem fazer uma secção rectangular com 100mm de altura e 200mm de largura que passa de certeza, e depois ligam ao de 150mm ,nao se deixe ficar com os 100mm isso é pouco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ninja906
  3.  # 6

    Daria para substituir o tubo de 100mm por um de secção retangular? Que não passe os 100mm de largura disponíveis, mas tenha maior dimensão no outro eixo, perfazendo mesmo calibre/capacidade do tubo de 150mm
  4.  # 7

    100x200mm, p,ex,
  5.  # 8

    Sr. Beto está a dizer retirar o tubo de 10mm e colocar um tubo retangular com 10mmde largura e 20mm de altura? Pois, não faço ideia se é possível. Sei que tendo em conta que percorre aqueles 2m na horizontal, no chão, na obra disseram-me que o chão iria subir 20cm. Vamos colocar piso radiante e para isso são necessários 10cm portanto também não sobra muito espaço para passar o tubo digo eu.

    Fico mesmo preocupada com a situação e não vejo grandes opções 😭
    • SrR
    • 23 janeiro 2022 editado

     # 9

    Colocado por: Di CostaSr. Beto está a dizer retirar o tubo de 10mm e colocar um tubo retangular com 10mmde largura e 20mm de altura? Pois, não faço ideia se é possível. Sei que tendo em conta que percorre aqueles 2m na horizontal, no chão, na obra disseram-me que o chão iria subir 20cm. Vamos colocar piso radiante e para isso são necessários 10cm portanto também não sobra muito espaço para passar o tubo digo eu.

    Fico mesmo preocupada com a situação e não vejo grandes opções 😭
    acabei de lhe dar uma solução, na zona onde tem a viga e so pode passar um tubo com 100mm colocam um tubo com secção rectangular 100mmx200mm e depois ligam ao tubo de 150mm redondo, pelo que conta nao esta difícil, pode é haver falta de vontade em tirar o tubo fora
    Concordam com este comentário: Beto1980
  6.  # 10

    Ah ok, já percebi, não tinha entendido. Vou perceber com eles se isso é possível. Sim, cálculo que não exista muita vontade de tirar o tubo mas nem que eu pague para isso..não queria era ficar com uma má exaustão.
    Caso me digam que não é possível, seja la porque for, não tenho nenhuma opção mais viável, pois não? Uma saída direta para a parede não é possível nem viavel pois não?
    • SrR
    • 23 janeiro 2022

     # 11

    Se a unica justificação que lhe deram foi por causa da viga entao tem solução como ja foi dito aqui, veja bem porque 100mm é insuficiente.
    • SrR
    • 23 janeiro 2022 editado

     # 12

    Uma coisa assim do género, vai em 150mm, na zona da viga passa a rectangular descentrado, passa a viga volta ao redondo.
      4377.jpg
  7.  # 13

    Ok. Vou tentar que me ouçam com esta parte. Agradeço imenso a sua ajuda. Mas quando me diz que os 10mm é insuficiente significa que o exaustor não será capaz de funcionar ou irá funcionar mal? E seria melhor ter um exaustor com uma capacidade de extração mais baixa vais tenha de ficar com o tubo de 100?
    • SrR
    • 23 janeiro 2022

     # 14

    É seguir as indicações da maquina, la fala em 150mm coloque 150mm, antigamente usavam tubagem 80mm e 100mm , à medida que os exaustores passaram a ter mais capacidade de exaustao a tubagem começou a ser no mínimo de 125mm, mesmo assim com maiores comprimentos da tubagem e perdas de carga ja se começou a normalizar o uso de 150mm para acomodar o caudal necessário que muitos dos exaustores produzem
  8.  # 15

    Eu tenho a mesma situação que a sua, da sala e cozinha juntas. Optei pelo exaustor da Teka das fotos.

    Da prefeita mente conta do recado.

    Em relação ao tubo aconselho a ter o maior diâmetro possível, principalmente se tiver curvas até á saída na cobertura.


    No meu caso o exaustor tem saída de 150mm e tenho tubos de 160mm.

    Quanto maior for o diâmetro, menos perda de carga tem, mais caudal o exaustor conseguirá retirar.


    Por outro lado, se quer ter um exaustor com grande capacidade de extração, deverá também possuir uma boa admissão de ar, senão corre o risco de o exaustor perder eficiencia.
      IMG_20220123_102955.jpg
      IMG_20220123_103036.jpg
  9.  # 16

    Sim, eu percebo o que está a dizer. O meu exaustor será encastrado no armário por isso é que optei por um da pando..isto porque de encastrar no armário não encontrei grande coisa com capacidade mais elevada. A minha questão é que se não conseguir alterar a situação uma vez que não depende de mim terei de ficar com o tubo de 10. E nesse caso fico na dúvida se faz sentido investir 1500€ num exaustor com um motor de 1250v e capacidade de 1053m3/h uma vez que vai perder muita eficiência
  10.  # 17

    Por esse preço comprava 3 exaustores iguais ao meu.

    Eu nesse caso optava por um motor externo.

    Colocado por: Di CostaSim, eu percebo o que está a dizer. O meu exaustor será encastrado no armário por isso é que optei por um da pando..isto porque de encastrar no armário não encontrei grande coisa com capacidade mais elevada. A minha questão é que se não conseguir alterar a situação uma vez que não depende de mim terei de ficar com o tubo de 10. E nesse caso fico na dúvida se faz sentido investir 1500€ num exaustor com um motor de 1250v e capacidade de 1053m3/h uma vez que vai perder muita eficiência
  11.  # 18

    Por um motor externo como assim? Pode explicar por favor ?
  12.  # 19

    A S&P tinha uns extratores para colocar em série com a conduta para fazer a exaustão.

    Nesse caso tinha de ter acesso ao exaustor.
    Também existem exaustores para colocar na chaminé, mas esteticamente não são bonitos.

    Colocado por: Di CostaPor um motor externo como assim? Pode explicar por favor ?
  13.  # 20

    O modelo que tenho previsto, com extração remota trabalha com tubo de 200. Mas também se pode aplicar de 150 (com o consequente aumento de velocidade e ruído).
 
0.0216 seg. NEW