Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: FejobaPortanto, se bem percebi, parece-lhe que o homem está a pedir pouco, é isso?

    sim...
  2.  # 22

    Não conhecendo a instalação acho que é pouco para o trabalho proposto.

    Por exemplo para passar o cabo pelas tomadas são necessárias duas pessoas, uma para puxar a guia e outra para encaminhar o condutor de terra.

    Fazer isto tudo numa instalação é muito complicado. Eu bem sei quando fiz o mesmo num apartamento que tinha.

    Agora se lhe for fazer isso tudo e não ter proteção diferencial ou tomadas com polos de terra, pouco ou nada lhe vai servir ter terra.


    Pode colocar uma foto do quadro eléctrico e das tomadas que tem?

    Colocado por: Fejoba

    Portanto, se bem percebi, parece-lhe que o homem está a pedir pouco, é isso?
    • RMPG
    • 25 janeiro 2022

     # 23

    Olhe que isso está bem barato. Mudar 8 disjuntores é diferencial.. Dar um jeito no. Quadro... Mudar 20 e poucas tomadas e. Meia dúzia de interruptores... Meter uns 6 metros de calha fiz eu montagem de todo o. Equipamento e um amigo eletricista fez o trabalho no quadro. Apenas em. Material e em casa da especialidade com um bom desconto. Foram 430 euros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fejoba
  3.  # 24

    Não estou agora em casa, mas amanhã mando com certeza, pois já percebi que é um entendido na matéria e os seus comentários são uma boa ajuda.
    As tomadas existentes na casa são próprias para terra, embora ela não exista.
    Protecção diferencial não sei do que se trata, pois sou leigo, mas posso lhe perguntar.





    Colocado por: BigmouseNão conhecendo a instalação acho que é pouco para o trabalho proposto.

    Por exemplo para passar o cabo pelas tomadas são necessárias duas pessoas, uma para puxar a guia e outra para encaminhar o condutor de terra.

    Fazer isto tudo numa instalação é muito complicado. Eu bem sei quando fiz o mesmo num apartamento que tinha.

    Agora se lhe for fazer isso tudo e não ter proteção diferencial ou tomadas com polos de terra, pouco ou nada lhe vai servir ter terra.


    Pode colocar uma foto do quadro eléctrico e das tomadas que tem?

  4.  # 25

    Colocado por: FejobaProtecção diferencial não sei do que se trata, pois sou leigo, mas posso lhe perguntar.


    Grosso modo, o interruptor diferencial corta a energia caso a corrente que entre na instalação não seja a mesma que saia.
    Se tudo estiver OK, a corrente que entra é a corrente que sai.
    Se houver corrente a escapar-se ou pelo fio terra ou (pior ainda) por uma pessoa, o interruptor diferencial corta a energia por segurança.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 26

    Colocado por: ClioII

    Grosso modo, o interruptor diferencial corta a energia caso a corrente que entre na instalação não seja a mesma que saia.
    Se tudo estiver OK, a corrente que entra é a corrente que sai.
    Se houver corrente a escapar-se ou pelo fio terra ou (pior ainda) por uma pessoa, o interruptor diferencial corta a energia por segurança.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas




    Não consigo colocar as fotos aqui, posso enviar por mail se quiser
  6.  # 27

    Colocado por: Fejoba



    Não consigo colocar as fotos aqui, posso enviar por mail se quiser


    Debaixo da caixa de escrita da mensagem tem um link onde clicar:

    [+] Anexar ficheiros (imagens, etc.) - tamanho máximo: 5MB

    Aparece-lhe um botão "Escolher ficheiro", e a partir daí já não tem problema.
  7.  # 28

    Colocado por: ClioII

    Debaixo da caixa de escrita da mensagem tem um link onde clicar:

    [+] Anexar ficheiros (imagens, etc.) - tamanho máximo: 5MB

    Aparece-lhe um botão "Escolher ficheiro", e a partir daí já não tem problema.
      20220126_115036 (2).jpg
  8.  # 29

    Quadro
  9.  # 30

    Foto do quadro, não sei porquê, não carrega
  10.  # 31

    OK, as tomadas já possuem terminal de terra (são os contactos metálicos expostos em cima e em baixo). Falta saber se já tem fio terra enfiado ou não. Se houver, para onde está dirigido.

    A foto do quadro ultrapassa 5 MBytes? Pode não carregar por isso.
  11.  # 32

    Colocado por: ClioIIOK, as tomadas já possuem terminal de terra (são os contactos metálicos expostos em cima e em baixo). Falta saber se já tem fio terra enfiado ou não. Se houver, para onde está dirigido.

    A foto do quadro ultrapassa 5 MBytes? Pode não carregar por isso.


    A foto tem menos de 5 Mbytes mas não carrega. O electricista viu o quadro e disse que não tinha ligação terra.
      20220126_114912 (6).jpg
  12.  # 33

    Não deixa de ser curioso, pois esse quadro deve ser de origem na casa a avaliar pela marca dos disjuntores (BBC, Brown, Boveri & Cie, marca que deixou de ser usada nos anos 80).

    O disjuntor maior é diferencial (já falámos disto).

    De alguma forma aparece eletricidade na água, o que significa que deve haver algum tipo de ligação de terra que está a ser direcionado (indevidamente) para a canalização (era prática comum utilizar a canalização de ferro galvanizado como elétrodo de terra).

    Você tem habilidade e conhecimento para tirar a tampa do quadro e de uma tomada em segurança?
  13.  # 34

    Colocado por: ClioIINão deixa de ser curioso, pois esse quadro deve ser de origem na casa a avaliar pela marca dos disjuntores (BBC, Brown, Boveri & Cie, marca que deixou de ser usada nos anos 80).

    O disjuntor maior é diferencial (já falámos disto).

    De alguma forma aparece eletricidade na água, o que significa que deve haver algum tipo de ligação de terra que está a ser direcionado (indevidamente) para a canalização (era prática comum utilizar a canalização de ferro galvanizado como elétrodo de terra).

    Você tem habilidade e conhecimento para tirar a tampa do quadro e de uma tomada em segurança?


    Sim, o quadro tem um ar antigo, deve ter sido colocado no final dos anos 70, quando o prédio foi construído.
    Tirar a tampa duma tomada sim, é fácil.
    Tirar a tampa do quadro, creio que faz-se tirando os parafusos. Se tiver o botão azul para baixo (desligado) não deve ter perigo, certo?
  14.  # 35

    carregue antes no vermelho, do diferencial

    Colocado por: FejobaSe tiver o botão azul para baixo (desligado) não deve ter perigo, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fejoba
  15.  # 36

    Não. Se tiver o limitador de potência desligado não terá tensão no interior do quadro.

    Aproveite e veja se diz no limitador de potência, o grande do lado direito e botão vermelho e preto, a indicação de disjuntor não diferencial ou disjuntor diferencial 500mA.

    Se vai intervir na instalação aproveite e substituía os equipamentos de proteção, disjuntores e interruptor diferencial ( o que tem a patilha azul). Se não tiver disponibilidade financeira para todos substituía pelo menos o interruptor diferencial, que pelo que consigo ver é de 300mA. Este é o principal equipamentos que o irá proteger da electrocucao, e de sentir o formigueiro quando mexe nas torneiras.

    O interruptor diferencial só funcionará devidamente se a resistência de terra for boa, neste caso se tem um diferencial de 300mA devia ter um resistência inferior a 83ohm.

    Agora se você a sua instalação ou a do visitinha tem um defeito de isolamento, que faz com que a canalização eléctrica tenha tensão. Enquando não resolver o diferencial irá atual e colocar a instalação fora de serviço.

    Para além das tomadas e equipamentos, o electricista deveria também ligar a canalização à terra.

    Colocado por: Fejoba

    Sim, o quadro tem um ar antigo, deve ter sido colocado no final dos anos 70, quando o prédio foi construído.
    Tirar a tampa duma tomada sim, é fácil.
    Tirar a tampa do quadro, creio que faz-se tirando os parafusos. Se tiver o botão azul para baixo (desligado) não deve ter perigo, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fejoba
  16.  # 37

    Já testou a Terra do Diferencial? carregar no botão branco com a letra T. Se desarmar o diferencial, tem ali alguma terra ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fejoba
  17.  # 38

    Não necessáriamente. Pode não ter nenhuma terra na instalação e o teste funcionar, porque o ensaio do botão é realizado entre fase neutro ou fase fase.

    Colocado por: Pedro BarradasJá testou a Terra do Diferencial? carregar no botão branco com a letra T. Se desarmar o diferencial, tem ali alguma terra ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Fejoba
  18.  # 39

    Colocado por: Pedro BarradasSe desarmar o diferencial, tem ali alguma terra


    Ou nenhuma.. pode ter uma terra TN e estar ligado apenas ao neutro e não haver ligação à terra a montante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fejoba
  19.  # 40

    Também pode ter diferenciais em sistemas de terra TN, mais propriamente em sistemas TN-S.

    Nesses sistemas é obrigatório utilizar diferenciais para circuitos de iluminação e tomadas.

    Em sistemas residenciais, não tenho agora a certeza, mas acho que não é permitido sistemas TN.


    Colocado por: hangaspode ter uma terra TN
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, hangas, Fejoba
 
0.0209 seg. NEW