Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! Tenho andado a pesquisar soluções para ligar tomadas e interruptores á rede de internet para poder controlar pelo telemóvel ou por vós através do Google ou Alexa.

    Agora, a minha dúvida, sei que há interruptores e tomadas inteligentes, que basta substituir pelos existentes para estores iluminação e tudo mais.
    .. Mas já vi soluções para ligar directamente ao quadro elétrico. Não tenho a certeza se neste caso, é necessário trocar tomadas e interruptores ou se funciona com os existentes normais?!


    Está aqui um exemplo:
    https://www.legrand.pt/index.php/residencial/itemlist/category/427-gateway-modular-cx3-with-netatmo
  2.  # 2

    Se já tens a habitação feita e quadro eléctrico o melhor que fazer é colocar uns Shellys, aproveitas os botões e tomadas que tens instalados.. Não te esqueças que tens de ter um boa rede wi-fi

    A serie Netatmo se tiveres já aparelhagem Legrand compatível é só adicionar uns módulos atras.. ou os modulos no quadro a trabalhar com a aparelagem atual..
  3.  # 3

    Boas,

    Também comecei a instalar shellys, vou indo e vendo, neste momento já tenho estores elétricos a abrir e fechar com o amanhecer e entardecer, deles nos portões das garagens e portões da rua, tenho um a medir os consumos no quadro....

    Os próximos devem ser para colocar nos interruptores da luz de fora da casa...

    Vamos ver até onde consigo ir..lol....

    O fixe fixe, é mesmo o tamanho das peças, cabem perfeitamente nas caixas já instaladas :)
  4.  # 4

  5.  # 5

    Colocado por: RUIOLIE isto?

    https://shelly.cloud/knowledge-base/devices/shelly-4pro/


    Mas para isso tem que ter um circuito de iluminção independete a passar pelo quadro, ou de uma tomada.. normalmente não é feito assim, fica 1 disjuntor para um bloco de tomadas por exemplo sala.. e 1 disjuntos iluminção sala
    Concordam com este comentário: RUIOLI, tigoncal
  6.  # 6

    Encontrei uma resposta para a pergunta do OP

    Existe um painel eletrico que se liga a rede wifi mas de momento penso que so esteja disponivel nos EUA

    Chama-se Span Smart Panel. Desenvolvido por um exfuncionario da Tesla

    https://www.span.io/panel

    Pode-se ligar baterias, paineis solares, e carros eletricos e gerir a distribuição de energia entre eles podendo gerar poupança

    Tem uma app onde podemos seleccionar que circuitos queremos que sejam essenciais e continuem a funcionar mesmo que falhe a luz.

    Possibilidade de criar 3 paineis virtuais e mexer os circuitos virtualmente para os paineis que quisermos no momento

    A app consegue mostrar se ha alguma alteraçao suspeita num circuito e assim podermos ver se precisamos de arranjar algum aparelho

    Também podemos programar tempos para o funcionamento dos circuitos

    Se sairmos de casa e nos esquecermos do forno ligado podemos ir a app e desligar.

    O sistema também funciona com Alexa

    Esta ligado a Ethernet, possibilidade de Wifi e em caso de falha de luz ainda tem ligaçao satelite

    Tem 32 cirucuitos, no maximo podese por dois breakers por circuito mas assim nao da para controlar cada um individualmente. Possibilidade entao de 64 circuitos

    Pode-se ter mais que um painel destes se isso nao for suficiente

    Custava 3.500 dolares agora acho que custa 4.500 dolares

    Agora a minha pergunta é a seguinte. Se isto ainda nao esta disponivel em Portugal, há alguma coisa parecida que esteja?
    • zed
    • 28 outubro 2022

     # 7

    Colocado por: bimbimcusta 4.500 dolares

    Mais IVA.

    Colocado por: bimbimAgora a minha pergunta é a seguinte. Se isto ainda nao esta disponivel em Portugal, há alguma coisa parecida que esteja?

    Não conheço, mas quer mesmo essas funcionalidades todas? Algumas parecem-me bastante supérfluas... Com uns Shelly Pro 3 e Home Assistant por menos de €1000 faz talvez 85% do que descreveu mas, lá está, é uma solução costumizada.

    Cuidado com produtos ligados à "Cloud", por vezes se à empresa vai à vida o produto perde funções ou no limite fica de funcionar.
  7.  # 8

    Colocado por: zed
    Mais IVA.


    Não conheço, mas quer mesmo essas funcionalidades todas? Algumas parecem-me bastante supérfluas... Com uns Shelly Pro 3 e Home Assistant por menos de €1000 faz talvez 85% do que descreveu mas, lá está, é uma solução costumizada.

    Cuidado com produtos ligados à "Cloud", por vezes se à empresa vai à vida o produto perde funções ou no limite fica de funcionar.


    Obrigada pela resposta.

    Estas funcionalidades todas permitem poupar a longo prazo. O futuro das smart homes esta mesmo ai. Numa gestao de energia eficiente, seja offgrid, seja com falha de luz a usar a bateria. Daqui a pouco os carros electricos vao poder dar energia às casas em situacoes de blackout... estamos a caminhar para o futuro. Talvez daqui a 10 anos isto chegue a Portugal...


    O Shelly Pro 3 pode ter ligaçao ethernet ou cada shelly é preciso ligarse ao wifi?
    • zed
    • 30 outubro 2022

     # 9

    Colocado por: bimbimEstas funcionalidades todas permitem poupar a longo prazo. O futuro das smart homes esta mesmo ai. Numa gestao de energia eficiente, seja offgrid, seja com falha de luz a usar a bateria. Daqui a pouco os carros electricos vao poder dar energia às casas em situacoes de blackout... estamos a caminhar para o futuro. Talvez daqui a 10 anos isto chegue a Portugal...

    Estive agora a ver um vídeo sobre o Span Panel. O painel em si não lhe vai poupar grande coisa, especialmente por $4500 + IVA. Só poupa na medida em que consegue ver os consumos e alterar os seus hábitos, mas isso também um medidor de 20€ faz. Se comprar dez Shelly Pro 4PM fica com 40 circuitos medidos e controlados remotamente por relé (acho exagerado pois dificilmente tem 40 aparelhos com consumos de relevo mas se é isso que quer...) o que é mais que o Span Panel.

    Os 3 "painéis virtuais", ou 30 se quiser, consegue fazer com o Home Assistant. Pelo que vejo aquilo limita-se a integrar com dois inversores de bateria (Powerwall e LG Chem RESU) e desligar os circuitos do painel 3 e 2 sucessivamente quando a rede vai abaixo e a bateria chega aos 50%, respectivamente. Com o HA consegue fazer muito mais e com inversores de mais marcas. Não tem é a App deles e vai dar mais trabalho.

    A poupança real advém dos painéis solares e/ou bateria mas esses ainda teria de os comprar à parte.

    O Shelly Pro 3 pode ter ligaçao ethernet ou cada shelly é preciso ligarse ao wifi?

    Tem aqui os detalhes dos vários produtos da linha Pro: https://www.shelly.cloud/shelly-pro-smart-home-automation-solution/ . Todos têm porta Ethernet.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  8.  # 10

    Colocado por: zed
    Estive agora a verum vídeo sobre o Span Panel. O painel em si não lhe vai poupar grande coisa, especialmente por $4500 + IVA. Só poupa na medida em que consegue ver os consumos e alterar os seus hábitos, mas isso também um medidor de 20€ faz. Se comprar dez Shelly Pro 4PM fica com 40 circuitos medidos e controlados remotamente por relé (acho exagerado pois dificilmente tem 40 aparelhos com consumos de relevo mas se é isso que quer...) o que é mais que o Span Panel.

    Os 3 "painéis virtuais", ou 30 se quiser, consegue fazer com o Home Assistant. Pelo que vejo aquilo limita-se a integrar com dois inversores de bateria (Powerwall e LG Chem RESU) e desligar os circuitos do painel 3 e 2 sucessivamente quando a rede vai abaixo e a bateria chega aos 50%, respectivamente. Com o HA consegue fazer muito mais e com inversores de mais marcas. Não tem é a App deles e vai dar mais trabalho.

    A poupança real advém dos painéis solares e/ou bateria mas esses ainda teria de os comprar à parte.


    Tem aqui os detalhes dos vários produtos da linha Pro:https://www.shelly.cloud/shelly-pro-smart-home-automation-solution/. Todos têm porta Ethernet.
    Concordam com este comentário:RUIOLI


    Obrigada pela sugestão. Se os Shelley Pro têm ethernet então seria uma boa opção para fazer home automation com o Home Assistant e ter um perfil de EMF baixo. Seria no entanto necessario colocar um em todos os sitios que se queira automatizar não é? Em vez de um em cada circuito, seria um em cada luz, cada tomada eletrica, etc..?

    Ainda assim não ponho de parte no futuro colocar um Span Smart Panel. Eles dizem que a vantagem é que em vez de ter que comprar as baterias todas necessarias para assegurar a máxima utilização da casa, pode-se reduzir a quantidade de baterias porque a gestão inteligente da aplicação permite que dois carros eletricos, as baterias, e a utilizaçao de energia em casa sejasuficiente para uma quantidade de baterias menor. A app até vai permitir ao cliente decidir um threshold maximo de energia que queira usar da rede. A app fará as decisoes necessarias para tornar isso possivel.
    Descobri que têm planos de lançar uma versão europeia no fim do proximo ano. Também já estão a trabalhar em integração com o Home Assistant, para já só têm Alexa.

    Outra vantagem é a de reduzir a quantidade de equipamento que é preciso adquirir so para energia solar e armazenamento. Neste video consegue ver a comparação da quantidade de equipamentos. Basicamente nao precisa de um subpainel para circuitos essenciais, nem uma autotransformador, nem "gutter boxes". Com o Smart panel só é preciso o painel, o inversor e a bateria. Eles também lançaram um carregador para carro eletrico.
    https://youtu.be/3iYyOOMdpT0?t=280
    • hangas
    • 1 novembro 2022 editado

     # 11

    Colocado por: bimbimSeria no entanto necessario colocar um em todos os sitios que se queira automatizar não é? Em vez de um em cada circuito, seria um em cada luz, cada tomada eletrica, etc..?


    O ShellyPro está feito para ser colocado em calha DIN, logo seria num sitio centralizado e nao perti de cada equipamento.
    Uma solução (em construção nova) seria prever um quadro intermedio entre o principal e a cada luz, interruptor, tomada etc.
    Isto iria requerer tubagens ponto a ponto/estrela semelhante ao que se faz com QNX.

    Uma solução intermédia seria prever um caixa/quadro parcial em cada divisão (atrás da porta por ex) que seria uma especie de caixa de derivação glorificada. Inicialmente poderia ter apenas shunts/bypass e depois poderiam ser colocados quaisquer equipamentos para calha DIN. Sejam shelly pro, ou QNX ou qq.

    Mas em construção nova, pessoalmente iria para uma solução mais industrial/standard e não dependente de um fabricante apenas. De qualquer forma iria precisar de um quadro de controlo com um switch ethernet e calhas din para os equipamentos.

    Em construção existente, o shelly realmente é uma mais valia. E é isso que estou a usar, mas como os devices locais por WiFi. O perfil EMF é uma brutalidade, mas é o que é. Já vou em 20-25 devices e ainda faltam instalar mais uns 10-15.

    Agora não me vou dar ao trabalho de controlar cada tomada individual, mas controlo cada divisão. Equipamento na primeira tomada e controla toda a repicagem dai para a frente.
      image (9).png
  9.  # 12

    Colocado por: hangas

    Equipamento na primeira tomada e controla toda a repicagem dai para a frente.
      image (9).png
    Ou seja colocou o Shelley na primeira tomada das várias que estão ligadas em série e dessa fora consegue ligar, desligar o circuito sempre que quer, certo?
  10.  # 13

    Colocado por: bluthunder82Ou seja colocou o Shelley na primeira tomada das várias que estão ligadas em série e dessa fora consegue ligar, desligar o circuito sempre que quer, certo?


    Sim, permite fazer isso, Mas desliga obviamente todas as tomadas dessa divisão (5 neste caso). Mas o interesse aqui é mais medir o consumo que fazer o on/off.
  11.  # 14

    Colocado por: hangas

    Sim, permite fazer isso, Mas desliga obviamente todas as tomadas dessa divisão (5 neste caso). Mas o interesse aqui é mais medir o consumo que fazer o on/off.


    Sim, isso mesmo.
  12.  # 15

    Colocado por: hangas

    O ShellyPro está feito para ser colocado em calha DIN, logo seria num sitio centralizado e nao perti de cada equipamento.
    Uma solução (em construção nova) seria prever um quadro intermedio entre o principal e a cada luz, interruptor, tomada etc.
    Isto iria requerer tubagens ponto a ponto/estrela semelhante ao que se faz com QNX.

    Uma solução intermédia seria prever um caixa/quadro parcial em cada divisão (atrás da porta por ex) que seria uma especie de caixa de derivação glorificada. Inicialmente poderia ter apenas shunts/bypass e depois poderiam ser colocados quaisquer equipamentos para calha DIN. Sejam shelly pro, ou QNX ou qq.

    Mas em construção nova, pessoalmente iria para uma solução mais industrial/standard e não dependente de um fabricante apenas. De qualquer forma iria precisar de um quadro de controlo com um switch ethernet e calhas din para os equipamentos.

    Em construção existente, o shelly realmente é uma mais valia. E é isso que estou a usar, mas como os devices locais por WiFi. O perfil EMF é uma brutalidade, mas é o que é. Já vou em 20-25 devices e ainda faltam instalar mais uns 10-15.

    Agora não me vou dar ao trabalho de controlar cada tomada individual, mas controlo cada divisão. Equipamento na primeira tomada e controla toda a repicagem dai para a frente.
      image (9).png


    Mas neste caso tem 3 shellys nessa divisão, certo?
    1 para as cortinas, 1 para as tomadas e 1 para as luzes? Ou tem apenas uma que controla tudo isso?
  13.  # 16

    Colocado por: joaopss

    Mas neste caso tem 3 shellys nessa divisão, certo?
    1 para as cortinas, 1 para as tomadas e 1 para as luzes? Ou tem apenas uma que controla tudo isso?

    Era bom ter 1 para tudo, mas não há milagres desses assim tão baratos.
  14.  # 17

    Sim, 3 shellys. Dois Shelly 1PM e um Shelly 2.5 para os estores.

    O 2.5 se usado como relé simples, tem dois canais. Pode por exemplo controlar duas luzes de um comutador de lustre, separadamente.
  15.  # 18

    Colocado por: hangas

    O ShellyPro está feito para ser colocado em calha DIN, logo seria num sitio centralizado e nao perti de cada equipamento.
    Uma solução (em construção nova) seria prever um quadro intermedio entre o principal e a cada luz, interruptor, tomada etc.
    Isto iria requerer tubagens ponto a ponto/estrela semelhante ao que se faz com QNX.

    Uma solução intermédia seria prever um caixa/quadro parcial em cada divisão (atrás da porta por ex) que seria uma especie de caixa de derivação glorificada. Inicialmente poderia ter apenas shunts/bypass e depois poderiam ser colocados quaisquer equipamentos para calha DIN. Sejam shelly pro, ou QNX ou qq.

    Mas em construção nova, pessoalmente iria para uma solução mais industrial/standard e não dependente de um fabricante apenas. De qualquer forma iria precisar de um quadro de controlo com um switch ethernet e calhas din para os equipamentos.

    Em construção existente, o shelly realmente é uma mais valia. E é isso que estou a usar, mas como os devices locais por WiFi. O perfil EMF é uma brutalidade, mas é o que é. Já vou em 20-25 devices e ainda faltam instalar mais uns 10-15.

    Agora não me vou dar ao trabalho de controlar cada tomada individual, mas controlo cada divisão. Equipamento na primeira tomada e controla toda a repicagem dai para a frente.
      image (9).png



    Obrigada pelas respostas. Tem ideia de qual seria o custo de instalação do hardware da solução "construção nova" (automação só por cabo)?


    Já agora alguém sabe qual o custo de um painel eléctrico normal?

    O Span são os tais 4.500 mais iva e instalação. Existe outro que se chama Lumin que é uma caixa controladora que se liga ao nosso painel e custa 2.000 mais iva e instalação. Sei que também existe um que se chama Leviton mas nao sei os custos...
    https://www.youtube.com/watch?v=cpMamgPFNpo
  16.  # 19

    Colocado por: bimbimTem ideia de qual seria o custo de instalação do hardware da solução "construção nova" (automação só por cabo)?


    Há aqui uns tópicos sobre esse tema.
    https://forumdacasa.com/discussion/58072/1/domotica-em-construcao-nova/
    https://forumdacasa.com/discussion/69937/1/preinstalacao-de-domotica-knx/

    Embora por vezes estas soluções de domotica se foquem mais no controlo do que monitorização. Mas isso poderá ser uma questão de selecionar os equipamentos adequados.
 
0.0255 seg. NEW