Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: hangasNenhuma das duas highlight que usei tinha limitador de potencia total, o que torna praticamente impossível a sua instalação quando apenas se tem uma tomada shucko de 16A disponível por exemplo.


    Por acaso... a que tenho (ARISTON) com 18 anos, gere...

    De resto toda a tua analise está correcta. Os meus pais tem uma mista ( 2 focos indução + 2 focos high-light - foi assim decidido para se aproveitar parte dos tachos e panelas não compatíveis com indução), já com uns 11 anos e o que descreves é facilmente observável.

    REsumindo.- Escolham sempre indução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  2.  # 22

    Colocado por: hangasA minha experiência como utilizador das duas diz-me que é mais fácil acomodar uma placa de indução com menos potencia disponível que uma vitroceramica do tipo highlight.

    A potencia máxima total de ambas ronda os mesmos valores, 6000 a 7200W, é um facto. Mas há pequenos detalhes que fazem a diferença.

    Nenhuma das duas highlight que usei tinha limitador de potencia total, o que torna praticamente impossível a sua instalação quando apenas se tem uma tomada shucko de 16A disponível por exemplo.

    Ja as de indução, quase todas as placas decentes permitem limitar a potencia até ao limite desejado/disponível. 10A, 13A, 15A, 20A ou 32A. Eu tenho uma de indução a trabalhar limitada a 10A, com raras limitações praticas no dia a dia.

    Isto permite que se possa operar a placa à vontade sem medo de mandar o quadro abaixo. Continua a não ser possível colocar todas as zonas no maximo ao mesmo tempo, é certo. Mas é muito mais pratico prevenir fazê-lo do que puxar essa corrente e o disjuntor ir abaixo.

    Depois tem a ver com o modo de funcionamento. highlight mesmo em potencias baixas, quando a resistência está on, está on!
    Ou está a puxar a corrente toda, ou não desliga temporariamente por acção do termostato.

    As de indução trabalham por pulsos. ex. se a potencia da zona estiver nos 50% a placa liga 0.5s e espera 0.5s desligada (estes tempos são apenas exemplificativos. Mas são pulsos muito curtos. Isto permite também à eletrónica da placa gerir a potencia pelas varias zonas mediante a potencia disponível.

    Depois há a questão de eficiência, em que para aquecer o mesmo litro de agua gasta muito menos, mas isso não tem muito a ver com a potencia necessária para operar.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Por falar nisto dos pulsos tenho uma dúvida. Comprei uma placa de indução há cerca de 3 meses. Foi a 1ª que tive. Quando uma zona está abaixo de 5 (de 0 a 9) nota-se perfeitamente os pulsos a actuar, ou seja, levanta fervura por intermitência e consegue-se ouvir. Isto é o comportamento normal de todas as placas de indução?
  3.  # 23

    Colocado por: taunusPor falar nisto dos pulsos tenho uma dúvida. Comprei uma placa de indução há cerca de 3 meses. Foi a 1ª que tive. Quando uma zona está abaixo de 5 (de 0 a 9) nota-se perfeitamente os pulsos a actuar, ou seja, levanta fervura por intermitência e consegue-se ouvir. Isto é o comportamento normal de todas as placas de indução?


    Todas todas, não, mas a maioria sim.
  4.  # 24

    Entretanto foram lá ligar a electricidade (a casa foi comprada nova), e o técnico disse logo que a instalação eléctrica é antiga e o quadro nem dá para a potência de 5.75 que pedi, só dá para 4.6. As tomadas e interruptores da casa são todos novos mas cheira-me que trocaram sem intervir na instalação, na volta as tomadas nem terra têm. Vai lá o electricista amanhã ver a casa e dar um orçamento. A ver vamos quanto vai ser o gasto, se não der para ser agora lá vou ter me aguentar com as botijas uns meses.

    Já agora, alguém pode partilhar fotos como ficam as paredes com calha técnica? Estou a pensar se vale a pena isso em vez de abrir e fechar roços.
  5.  # 25

    Colocado por: LissaJá agora, alguém pode partilhar fotos como ficam as paredes com calha técnica? Estou a pensar se vale a pena isso em vez de abrir e fechar roços.


    eu acho isso horrivel, e para limpar, e etc.
    Espere pelo electricista, a ver o que ele diz da sua instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lissa
  6.  # 26

    Afinal o electricista não conseguiu ir lá, mas já vi que as tomadas têm terra. Só que a terra está ligada no contador da água que está na cozinha. Agora é esperar para ver o que o electricista diz.
    • Lissa
    • 14 fevereiro 2022

     # 27

    Entretanto recebi dois orçamentos, um de 650 e outro de 885. Vai ser feita intervenção na caixa coluna com 2 pontos de energia, aumento de potência, novo quadro eléctrico, circuitos separados para placa de indução e termoacumulador. As tomadas realmente têm a terra ligada no contador de água, mas a canalização é antiga e o prédio não tem terra por isso para já não vamos mexer. Vai ser tudo feito com calha técnica, do corredor até à cozinha, a calha fica em cima junto à sanca do tecto e acho que nem me vou lembrar qu e ela existe, na cozinha fica a ver-se mas não sei se me incomoda o suficiente para querer gastar mais dinheiro nisto.

    Penso que a diferença entre os dois orçamentos está na mão de obra, o mais barato trabalha sozinho e diz que precisa de uns 3 dias para fazer tudo, o mais caro trabalha com um colega e diz que faria o trabalho em 1 dia e mais umas horas. No meu caso não me faz diferença porque a casa vai estar desabitada até ao fim do mês, ainda tenho tempo. Escolhi o mais barato e por mais 100€ vai fazer também o circuito para o forno.
 
0.0153 seg. NEW