Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tinha colocado esta mensagem num tópico existente mas reparei que não era realmente o assunto e poderia passar despercebido. Assim abro um tópico dedicado.

    Vou substituir um recuperador a lenha (nem lhe chamaria bem recuperador mas mais lareira fechada). Andava a sondar para um recuperador a lenha, pois serviria para aquecimento local e tornar a sala mais agradável visto que tenho AC em toda a minha casa. Entretanto vieram falar-me para colocar um recuperador a pellets, mas se um recuperador a lenha já ficava caro (cerca de 2100€ instalado e c/ iva) o de pellets ia para os 2800€. Isto seria para submeter ao fundo ambiental. Estava a ficar entusiasmado com os pellets, devido à capacidade de ter mais tempo a funcionar sem abastecer, mas este fim de semana resolvi fazer um ponto da situação.

    As conclusões a que cheguei foram as seguintes:
    - Recuperador a pellets fica mais caro
    - Recuperador a pellets é mais complexo logo mais manutenção
    - Tenho AC logo a vantagem de ter pellets fica muito dissipada

    O recuperador seria para substituir outro (é mais uma lareira fechada) que tenho na sala. Já tenho alguns orçamentos e tudo de marcas diferentes. Há alguma a evitar?

    Tenho para Carbel, Solzaima, Flamebox, Bronpi...

    Um deles disse-me que Solzaima dava problemas em pellets. Mas não sei se é conversa de vendedor, já que não vende Solzaima...

    Gostaria de ouvir as vossas opiniões perante este cenário.
    • NLuz
    • 31 janeiro 2022

     # 2

    Tenho um Solzaima a pellets à 3 meses e estou satisfeito.
    Não tenho um método de comparação, mas até ver....
    Tem modulo wifi, o que é engraçado pois antes de chegar a casa ligo aquilo no telemovel, e quando ochego está a bombar. :)
    Modernices !
  2.  # 3

    Eu estava interessado em perceber como adaptar um recuperador atual com saída de ar no caminho para a chaminé para algo que me fizesse também o aquecimento central.

    Queria algo a lenha porque me é gratuita. Alguém sabe quanto poderá ficar o custo?
    •  
      taunus
    • 11 fevereiro 2022 editado

     # 4

    Quanto ao recuperador a pellets que estou a pensar instalar, hoje passou por lá um técnico da empresa que me ofereceu um orçamento e equipamento mais interessante, apesar de os recuperadores andaram por preços que de interessantes não têm nada :(

    Ele diz que terá de furar a lareira na lateral e colocar uma grelha para que o recuperador possa receber ventilação, por causa da electrónica. Nunca se me tinha colocado tal questão, até porque a lareira é toda em mármore e não estava nada interessado em fazer furos.

    É mesmo necessário fazê-lo por protecção, ou poderá ser uma medida prescindível?
  3.  # 5

    Colocado por: taunusQuanto ao recuperador a pellets que estou a pensar instalar, hoje passou por lá um técnico da empresa que me ofereceu um orçamento e equipamento mais interessante, apesar de os recuperadores andaram por preços que de interessantes não têm nada :(

    Ele diz que terá de furar a lareira na lateral e colocar uma grelha para que o recuperador possa receber ventilação, por causa da electrónica. Nunca se me tinha colocado tal questão, até porque a lareira é toda em mármore e não estava nada interessado em fazer furos.

    É mesmo necessário fazê-lo por protecção, ou poderá ser uma medida prescindível?


    Alguém que me ajude nesta questão por favor. preciso de tomar uma decisão. Será que havendo uma saída para a chaminé exterior não dá para prescindir desta entrada de ar?
  4.  # 6

    Alguém tem ideia que um recuperador a pellets para aquecimento central a água (radiadores) irradia muito calor (para dentro e fora da hotte).

    Dizem que não, que têm temperaturas mais controladas e que praticamente só aquecem a água. Mas gostava do testemunho que alguém que de facto tenha um inserível a pellets.
 
0.0122 seg. NEW